Olá amigos antigos VilaMakerianos, ou melhor, CondadoBraveHearthianos!
Bem, vou "inaugurar" a sessão de suporte para RGSS2, já que o CavacoAvatar trabalha apenas com o RPG Maker XP, e consequentemente o RGSS1.
Eu lembro que lá na VM tinha um centro de aprendizado, e eu aprendi algumas coisas lá. Como sinto que não dá para eu ensinar em retribuição, já que não consegui manter um blog meu, vou deixar que os outros ensinem, e eu vou facilitar isso aqui para vocês.
Aprender RGSS2 não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos supor que ele é uma língua normal como qualquer outra, sendo assim, quando você pegar um livro em alemão você não vai entender nada, mas com o tempo e aprendizado de algumas palavras fica mais fácil entender do que se trata.
Toda língua tem as suas regras tanto de ortografia, quanto sua gramática, e o mesmo não é diferente com as línguagens de programação em geral.
Elas são baseadas no inglês, e cada linguagem possui seu modo particular de escrever, sua ortografia, sendo umas mais fáceis, como o Basic e o Ruby, ou outras mais difíceis como o C++ e o Java.
As regras pela qual você se comunica aqui se chama de Lógica de Programação, essa será sua gramática. Uma vez que você aprende essa lógica fica muito mais fácil de entender a língua, assim como fica mais fácil de aprender alemão se você consegue diferenciar e posicionar corretamente os adjetivos, verbos, substantivos, etc.
O que estou fazendo aqui?
Eu estou aqui postando links de aulas que achei em umas comunidades.
Já você eu não sei o que está fazendo! Se quiser aprender, todavia, está no lugar certo.
Mas e então, o que é isso?
Por enquanto aqui anda sem muito conteúdo, ou enquanto o autor original não postar na Condado vou manter boa parte dos links apontando para outros sites maker. Tomei cuidado para não postar aulas repetidas, e o mesmo autor pode aparecer em sites diferentes com tutoriais diferentes ou não.
Outra coisa que deve notar é que alguns links servem tanto para RGSS1 como para RGSS2, que são quase a mesma coisa, mas aqui dedico especialmente ao RGSS2. Todo o conteúdo aqui está postando no bom Português, podendo ser tanto de Brasil quanto de Portugal. Pode ter algum conteúdo levemente repetido, é normal. Se tiverem links de alguma aula que eu não tenha aqui por favor postem! Aí vão!
Os links aqui não foram testados todos (ainda!), por isso pode ter algum quebrado, por favor me avise aqui no tópico ou por PM para que eu possa corrigir ou retirar. Qualquer outra coisa relativa aos links avise também. Eu não ofereço suporte nem nenhuma garantia sobre os links das aulas que estou colocando aqui, procure o autor original delas, mas eu posso ajudar em questões relativas ao RGSS2, para isso deixe a pergunta que eu vou tentar responder. Sem nenhuma garantia, claro.
Ah sim, evitem rivalidades entre comus, vou postar links que se encontram em outras comus, se eu achar que valem a pena, independente de alguém gostar daquela comunidade ou não. Isso aqui não é nenhum tipo de propaganda de outras comus, é só um apanhado dos tutoriais encontrados por aí.
Qualquer coisa ou outro problema por favor me avisem!
Obrigado por visitarem o meu tópico e bom aprendizado!
Este post foi editado por Rafael_Sol_MAKER: 14 February 2010 - 11:24 AM
Ótimos tutoriais encontrados Rafael! Com certeza muitos poderão aprender RGSS2 com eles, bela contribuição. Os únicos links que não estão funcionando são os da Empire Maker que parece estar fechada...
Ótimos tutoriais encontrados Rafael! Com certeza muitos poderão aprender RGSS2 com eles, bela contribuição. Os únicos links que não estão funcionando são os da Empire Maker que parece estar fechada...
Puts, vou verificar esses links e ver se acho umas alternativas. As aulas do pexavi são legais, o cara é gente boa. Bem, obrigado por vir dar um apoio, mas aqui a área de RGSS2 anda meio sem gente. (Acho que é por quê os veteranos do fórum aqui só usam o XP. )
Eu estou pensando em melhorar a situação dessa postagem, pelo que o Avatar me sugeriu, tipo, colocando uma ordem recomendanda de leitura ou separando por "dificuldade". Talvez eu também faça PDFs e coloque lá n meu 4shared, não sei bem. Tem alguma sugestão?
De qualquer forma fiz muita pesquisa para essas aulas mas tenho que melhorar a apresentação do post.
Valeu, e fica a vontade para postar os links lá na Dungeon, se isso for ajudar o pessoal lá.
Este post foi editado por Rafael_Sol_MAKER: 04 April 2010 - 12:01 PM
Ei Rafael, os meus tutos estão postados aqui no forum tbm. Se preferir colocar os links daqui ao invés dos de outr forum.
T+
Opa, tudo bem, mais uns links para atualizar! (O tópico já é meio velho mesmo...)
Se quiser dar uma sugestão, fica à vontade! Agradeço pela visita!
Té já!
edit-------------------
Bem, vou tentar dar uma ordem por aqui devagar, apesar da maioria dos links aparentemente ativos é necessário fazer uma reciclagem e de vez em quando caçar novos documentos para esta coleção. Bem, vou por enquanto deixar aqui uns links de alguns arquivos que eu reupei no 4shared, incluindo as aulas do peixavi (da EmpireMakers, que esteve fora do ar um tempo e sortudamente tinha salvo aqui no PC elas em um PDF).
Ainda tem alguns documentos que preciso revisar e buscar por aí, para ver se ainda existem, e alguns links para mudar, mas não preciso ter pressa pois o conteúdo em sua maior parte ainda está aí. BEm, sugestões de links e links quebrados por favor avisem, não podemos deixar o aprendizado maker das comus nacionais simplesmente se percam para sempre, não é mesmo? Aí os links:
Algumas observações que vão até parecer "chatisse".
Você fez uma explicação muito boa sobre o conceito de Linguágem de programação se referindo a diferentes idiomas e etc, mais gostaria de resaltar que RGSS e RGSS2 não são linguágens de programação, podemos chamá-las de API's, API para criação de games são conjuntos de funções e rotinas em uma linguágem de programação usadas para manupular Audio, Video e o sistema de "janelas". A linguágem em questão é o Ruby, RGSS e RGSS2 são funções gráficas e de audio criadas para "facilitar" o desenvolvimento de games, assim como Allegro, SDL, ou mesmo as mais robustas XNA, Unity3D.
Outro ponto interessante é que você ressaltou como na parte em que fala "Outra coisa que deve notar é que alguns links servem tanto para RGSS1 como para RGSS2" que as 2 "API's" são quase a mesma coisa, só faltou dizer que a RGSS2 é a "evolução" da RGSS, eles pegaram a RGSS corrigiram algumas coisas, adicionaram mais coisas para aumentar a produtividade mais na verdade as 2 são praticamente a mesma coisa, poucas coisas que se usa na RGSS não podem ser usadas na RGSS2.
Ótima iniciativa, a galera tem que começar a correr atraz das linguágens de programação e API's mais afundo mesmo!
Cara, valeu mesmos pelos comentários e esclarecimentos. Esse negócio já tá meio velho e eu preciso refrescar as idéias aqui apresentadas, sempre gosto de reler e melhorar os meus texos.
Bem, eu realmente só dei duro pesquisando os links, eu não ensinei muita coisa útil por aqui. Agora que eu realmente preciso melhorar isso para facilitar ainda mais e levar da melhor forma o conteúdo a quem quer ou precisa.
Uma das minhas idéias sempre foi juntar todo o conteúdo em PDF e disponibilizar uma ótima coleção de tutoriais, e eu sei que isso é possível, assim que as coisas estiverem mais disponíveis para mim vou tentar fazer isso, um ótimo guia para todos, já que eu não me acho bom o suficiente ou não tenho condições para lançar aulas isoladamente.
Pois bem, valeu mesmo LB, e até mais!
Este post foi editado por Rafael_Sol_MAKER: 17 July 2010 - 10:38 AM