Autor Tópico: AventuraRPGEducacional Dragon Shadow - Sword of Light -Completo  (Lida 4110 vezes)

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Dragon Shadow - Sword of Light -Completo
Online: 16 de Outubro de 2015, 05:24:51



Olá Condado!

O projeto Dragon Shadow - Sword of Light é um jogo experimental voltado aos meus alunos, uma espécie de “AULA GAME” promovendo a iniciação deles com a engine RPG Maker.

Existe uma motivação muito grande minha para a criação deste projeto, mas os detalhes colocarei na última parte desta apresentação



FICHA TÉCNICA!


Colaboração do amigo Star Gleen!

Criador: Ronaldo Bento
Desenhista/Animador: Luiz Felipe Martins
Testador: Junior De Sousa/JoeFather/Blake Angel
Roteirista: Ronaldo Bento/JoeFather(apoio)
Idioma: Português Brasileiro
Gênero: Fantasia
Engine: Rpg Maker VX Ace
Início do projeto: 01/03/2015
Lançamento do projeto: 27/06/2016
Duração do jogo: aproximadamente 30 horas

Andamento
100%





Em um passado distante, Homens e Dragões conviveram em harmonia no mundo. Era uma paz fundada na sabedoria e no respeito mútuos que se prolongou durante muitas gerações. Porém os homens expandiram muito seu território perturbando o equilíbrio do mundo.

Os dragões interviram em um ataque súbito aos homens que não respeitavam outros seres e seus territórios. Com isso, iniciou-se uma guerra que abalou para sempre o convívio entre ambos. Esta guerra se chamou “DRAGON SHADOW”, pois os dragões em menor número atacavam e fugiam das flechas de longo alcance, mas não por muito tempo... Derrotados e humilhados os dragões que sobreviveram desapareceram dos reinos para se recuperar. Com o tempo os homens estenderam seus domínios por todo o Continente de ISMIR.
     
Houve uma guerra entre os Reinos de Leonia e Grado que abalou o continente de Ismir. Devido às pretensões imperialistas de Grado e de seus mais fortes e astutos líderes, Leonia interveio. O resultado desta guerra de proporções gigantescas foi que Leonia com muitas baixas acabou se tornando a vencedora e Grado teve que ceder parte de seu território para consolidar o tratado de paz entre os dois Reinos. Com isso, o sentimento de revanche da parte de Grado aumentou como jamais visto ao longo dos anos. Após alguns anos o Reino de Leonia se encontra em relativa paz, depois do embate já consumado entre Leonia e Grado, que fez de Leonia a potência continental e o ponto de equilíbrio entre os outros Reinos.





Uma potência militar como Leonia só pode transmitir paz caso tenha em sua liderança pessoas dispostas a preservar o significado desta palavra. Infelizmente existe um golpe de Estado orquestrado por um de seus Generais, Hector e o seu braço-direito, o Mago Damodar. Damodar assassinou o Rei Berek de Leonia fazendo com que o cavaleiro Terence parecesse o culpado e Hector derrubou todos aqueles que eram contrários ao seu novo ideal de Reino. Para tanto, deveria perseguir toda a Família Real e o Príncipe Orson herdeiro legítimo do trono, bem como seus aliados.

Neste momento, um grupo de heróis liderado pelo Guerreiro Erick procura resposta para o aparecimento de vários tipos de monstros ao redor da vila do castelo de Leonia.

De forma inesperada eles escapam do Caminho do Portal da Luz e chegam são e salvos na Vila. Ao relatar o ocorrido para o Ancião da vila ficam sabendo da morte do Rei e do desaparecimento do Cavaleiro Terence e do seu amigo o Espadachim Ernest. O Ancião então sugere para que eles encontrem os dois amigos e formem uma resistência para combater Damodar e Hector. Porém são acusados de conspirar contra o Reino e estão sendo perseguidos por mercenários contratados pelo General Hector.

Com muito custo se encontram com o Cavaleiro Terence e com o espadachim Ernest. Agora eles viajam pelo continente de Ismir, buscando ajuda e companheiros para restaurar a paz entre os Reinos.





Esse jogo possui muitos personagens, começando com um grupo jogável de quatro heróis:

Isabelle
Feiticeira nascida no Reino de Grado e por isso tem sido caçada há tempos, ela busca seu lugar no mundo.
Erick
Um dos poucos mercenários que sobreviveram ao massacre durante a Guerra entre Leonia e Grado, ele entra num frenesi quando em combate.
Nathalie
Seu avô era um mestre do Gen Mak, e lhe ensinou tudo o que sabia. Agora ela luta por seu dojo.
Brenda
Arqueira que cresceu na floresta ao Oeste de Leonia, e agora busca vingança daqueles que a queimaram.
Terence
Cavaleiro do Reino de Leonia que perdeu seu posto, agora viaja procurando redenção.
Ernest
Espadachim à procura do antigo mestre, precisando de truques para manter sua arte viva.
Ryoma
Samurai desonrado (Ronin) busca vingança contra Yoshimitsu para recuperar sua honra.
Rick
Ladrão elegante que viveu à beira da sociedade de Grado toda sua vida. Daria sua vida pelos amigos.
Noah
Sábio que vivia no Castelo do Reino de Caerleon, ele previu um mal iminente e agora tenta preveni-lo.
Alice
Princesa do Reino de Magvel, que tem compaixão por seus inimigos e amor por seus aliados.
Mia
Amiga e rival de Nathalie, treinada na Arte Marcial Gen Mak pelo avô de Nathalie.
Leonardo
Espadachim destemido e corajoso torna-se mercenário para poder pagar uma dívida.
Elmer
Ladrão com habilidade de rastreamento. Irmão mais velho de Mai se orgulha de sua aparência e velocidade.
Leon
Arqueiro, irmão da Brenda, ambos cresceram na floresta e agora buscam vingança contra aqueles que a queimaram.
Eliana
Mercenária que busca fama derrotando adversários fortes com sua lança.
Ralph
Mercenário Espadachim busca fama derrotando adversários fortes com sua habilidade com espada.
Eva
Amiga de infância de Leonardo, ambos participaram do Clã Aliança da Lua Nova.
Mila
Menina com poderes de invocação, integrante do Clã Aliança da Lua Nova.
Yuri
Onna-bugeisha (Samurai Feminino) serve o Samurai e General Ryoma.
Orson
Príncipe de Leonia busca vingança pela morte de seu pai o Rei Bereck.
Damodar
Mago misterioso do Reino de Grado. É o provável conselheiro que iniciou o primeiro conflito entre os Reinos de Grado e Leonia.
Hector
General de Leonia nascido em Grado. Misterioso e poderoso, ele assassinou o Rei de Leonia controlando o Cavaleiro Terence com magia negra e ordenou a execução do Principe Orson. Terence o admirava por sua postura e bravura.
Rita
Espiã a serviço de Leonia. Sua principal missão é proteger o Ancião da vila, mas ela está sempre ajudando o cavaleiro Terence e também o arqueiro Leon. 
Ancião da Vila
Ainda com nome indefinido, porém ele é uma personagem que revela muitos segredos do passado. Além disso, é como o líder do grupo.
Padre Noel
Padre do Reino de Leonia ajudou Terence e Ernest e foi obrigado a sair  de Leonia e pedir asilo no Reino de Magvel.
Sábio Worth
Rei de Caerleon e pai de Noah. Ele lutou lado a lado com o mago Damodar e com a Rainha dos Elfos Yuufa contra o Rei Orc e contra o Rei Dragão Bahamuth.
Sábio Nergal
É rival de Noah e ambos foram treinados pelo Sábio Worth. Nergal sempre procura mostrar para seu mestre que é mais poderoso e astuto que Noah.
Rainha Yuufa
Rainha dos Elfos da Floresta ela lutou com os homens em várias eras e ao longo dos anos percebeu a ganância dos homens e por isso, não confia mais neles e construiu um santuário entre as nuvens para abrigar seu povo.
Rei Bereck
Rei de Leonia e pai de Orson. Morto por Terence aos olhos do General Hector. Ele era considerado um bom rei, pois ajudava todos aqueles que o procurava e fornecendo até asilo político.
Lorde Yoshimitsu
Regente de Yamato é um tirano que se alia ao General Hector e Damodar para conquistar os reinos de Magvel e Caerleon. 
Lorde Vaynard
Regente de Grado é considerado um ótimo estrategista, infiltrando Hector e Damodar no Reino de Leonia para assassinar o Rei Bereck.
Rei Demônio Yasha
Rei de Marmo. Ele governa com o auxílio de dois Dragões milenares, Narse o Dragão Negro e Balle o Dragão Vermelho.
Dragão Smaug
Os Dragões assim como os Elfos perceberam que os homens apenas destroem e decidiram acabar com eles, mas os homens em maior número derrotaram os dragões e Smaug percebeu que existem alguns homens que são diferentes como o povo da floresta e decide ajudá-los.





Busquei trazer algumas imagens do jogo e principalmente algumas do desenhista e animador Luiz Felipe Martins, que deu um UP no jogo através do seu brilhante trabalho.





VÍDEOS!

Podem assistir os vídeos sem receio de encontrar spoilers. O primeiro vídeo é o trailer oficial do jogo e o último vídeo que trata de um puzzle matemático colocará na mente do jogador que é coisa de criança vencer o desafio, mas durante o jogo o puzzle se repete e vai ficando mais difícil.












DOWNLOAD!

https://mega.nz/#!i8BWnRKD!0w2sCiyOKd1Sj1dCEH9YVhIelHXnVJod0FKdaJ7XhNs

DOWNLOAD! Manual em PDF

https://mega.nz/#!ikJjAJxR!1wkYPa-7GEoprVdClJ2J4GxSVZwVUoo6thZ9QD301Bo

DOWNLOAD! Relatório em PDF - A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática em PDF

https://mega.nz/#!AFdC1b6D!SlsMvs5eJ5mgAnmPzWMK3ir-VQufG1kA86AaaHMscOk

DOWNLOAD! Modelo de Documento de Game Design em PDF

https://mega.nz/#!QN9WRDLI!1JqGrH5BeNnYiqX328toKk0MLwrEPmLJZMA0oTokLbU



CONSIDERAÇÕES FINAIS!


Primeiramente não sou um Maker e sim um professor de Matemática que não aceita apenas trabalhar com “Lousa e Giz”. Utilizando jogos de tabuleiro em sala de aula, depois utilizei a ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT) http://scratch.mit.edu/, acabei conhecendo o RPG Maker através de um aluno. Pesquisando apostilas sobre o mesmo, conheci a Revista RPG THE MAKER N° 4. Lendo uma entrevista do Arkhan Holycross feita pelo Yoshi achei formidável este trecho:
 
Yoshi: “No geral, o brasileiro não tem interesse por assuntos diversos que não envolvam dinheiro, futebol, festas e relacionamentos amorosos, como a arte e a cultura, que envolvem muita coisa capaz de expandir os conhecimentos (caso contrário, esse país seria bem visto mundo a fora). Óbvio que tem muita gente que gosta de um bom conteúdo, mas que acabam se “isolando” por causa dessa tendência imposta pela mídia brasileira e isso se aplica a muita gente que curte RPG.

Ao criar sites diversos como já fez, você acredita que seja possível trazer essas pessoas de alguma forma, fazendo com que floresça um interesse em massa pelo RPG aqui no Brasil? “

Arkhan: “Na verdade acontece o contrário. Quando você conhece todo o potencial do RPG (de mesa), você se liberta de muitas coisas que antes te atrapalhavam. Eu, por exemplo, gostava muito de futebol, mas hoje vejo a verdade por trás desse “esporte” tão aclamado. Televisão? Não paro voluntariamente para ver a uns cinco anos. Jornal só em rádio ou em notícias pela in­ternet mesmo. Com o RPG sua cabeça muda, você passa a ver a verdade do mundo e sabe que aquela máscara que está sendo mostrada só cai para alguns. Albert Einstein falou que “a imaginação é mais importante que o conhecimento”, e eu concordo. Se o brasileiro trocasse aquelas 3 horas de novela por 3 horas de um livro novo sua visão da vida mudaria, sua ima­ginação afloraria e aos poucos haveria um verdadeiro sentimento de liberdade intelectual, digna de um cidadão europeu. Filmes como Harry Potter ou O Hobbit tem trazido novos e curiosos jogadores para o RPG. Pessoas que você jamais imaginaria serem tão inteligentes, estrategistas, espertas, se mostram felizes com esse novo e divertido mundo de amizade e companheirismo. O RPG pode se sustentar sozinho por alguns anos, mas cabe a cada RPGis­ta dar o seu empurrãozinho para mostrarmos que o material exibido pela mídia é pura mentira frente ao universo verdadeiro de uma boa trama narrada por um verdadeiro mestre de RPG. O interesse existe. O ser humano é naturalmente curioso por coisas que não conhece, mas o preconceito também.”

Logo após ler está revista conheci o site do Atelier-Rgss http://www.atelier-rgss.com/ e lendo o regulamento para utilizar seus Scripts foi decisivo para iniciar meus estudos no RPG Maker e também tentar iniciar um projeto. Esse projeto foi inspirado no DEMO MASTER_11  RGSS3 & Layout By Moghunter, MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0), MOG - Ayesha_3_9, Smooooch_1_0 e outros como Khas Awesome Light Effects, Galv's Fishing Mini Game, Galv's Invader Mini Game e Galv's Map Positions.

O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade que é mais importante a meu ver do que apenas conteúdo.

Fundamentando essa questão, já realizo trabalhos voltados à educação através do uso de jogos há muito anos e abaixo segue a apresentação de um manual de 2013, cujo título é Jogos Lógicos em Salas de Aula:

"A Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, a criatividade, o raciocínio lógico, o cognitivo, as estratégias, suposições e críticas.

A Matemática como qualquer outra ciência não deve ser tratada de maneira complexa, mas de uma maneira para que esta seja aprendida por todas as pessoas, e não apenas pelas mais talentosas. O importante é perceber que a Matemática pode ajudar a desenvolver as capacidades como as de generalização, projeção, da abstração para a construção do conhecimento, entre outras, em que essas capacidades contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento criativo.
As atividades lúdicas, como os Jogos e Resolução de Problemas são recursos que contribuem de maneira considerável no processo ensino-aprendizagem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados e conceitos matemáticos. Este possibilita exercitar o aprendizado do conteúdo, pois contempla vários problemas, com diferentes características, onde são exigidos condutas e comportamentos capazes de influenciar positivamente ou negativamente rumo ao objetivo final. A utilização do jogo em sala de aula, quando bem elaborado e com planejamento contribui significativamente no ensino-aprendizagem da Matemática, na medida em que coloca todo o conhecimento, habilidades, atitudes e os procedimentos dos alunos de maneira espontânea e com naturalidade, livre da interferência direta do professor.
Os diferentes tipos de jogos são recursos importantes e motivadores para o desenvolvimento do aluno, sendo que este ao ser utilizado em sala de aula propõe a realização de atividades sem imposição e obrigações, valorizando competências importantes até mesmo para inserção do aluno no mundo do trabalho, visto que este o coloca diante de restrições e limites, favorecendo a socialização, pois na vida o indivíduo tem que conviver com regras e limites impostos pela sociedade.
O uso do jogo permite também avaliar diversas capacidades dos alunos entre elas a organização, a formulação de hipótese, tomada de decisão, obediência às regras e a socialização entre os indivíduos, pois o jogo possibilita ao aluno a construção do conhecimento pelo pensar, criar e fazer, o reconhecimento da validade dos resultados, onde o objetivo é encontrar a solução sem o uso de fórmulas padronizadas.
Todo e qualquer recurso é importante quando se trata de aprimorar e melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula de forma a favorecer o aprendizado, estabelecer relações de diálogo, promover a proximidade entre professor e aluno, além de exigir do mesmo a sua participação ativa.
Nesse sentido, a metodologia através de jogos, atividades lúdicas e resolução de problemas podem ser um recurso interessante que vem a contribuir no processo ensino-aprendizagem da Matemática, no desenvolvimento do cognitivo, e na tomada de decisão dos alunos."

Relato aqui também um pouco da experiência do amigo Junior De Sousa ao testar o jogo pela primeira vez:

Eu joguei somente um curto período de tempo do jogo mais pelo o que eu pude ver, é uma história bem única, tem vários pontos do jogo que o separam de ser um jogo totalmente clichê, a equipe tem trabalhado muito bem entre si desenvolvendo um RPG que não só leva pro lado educacional, mas entretêm e educa enquanto trabalha com o raciocínio lógico e matemático e, além disso, tem um ponto muito importante que eu vejo muito pouco por ai, a equipe tem um desenhista chamado Luiz Felipe Martins que está desenvolvendo uma arte para o jogo fantástica, com poucos recursos e com pouco tempo, e também tem toda uma preocupação com a experiência do jogador e como será sua opinião sobre o projeto do jogo.

Considerações do JoeFather:

Vi um tópico de apresentação dele no Mundo RPG Maker e logo de cara simpatizei com suas ideias de levar para o campo educacional os jogos, algo que está sendo tentado já a algum tempo por outros profissionais do ensino, que esbarram naquela questão de que os games só servem como passatempo ou PDT (perda desnecessária de tempo) e não somam nada ao indivíduo. Eu repudio essa ideia, sei bem de que tudo que é utilizado com equilíbrio nos trás um benefício em algum campo, tenho comprovações disso tanto pessoais como profissionais.

E são profissionais da educação tal como o próprio Ronaldo Bento que conseguirão com o seu empenho auxiliar na conquista deste espaço no campo educacional, principalmente por que está cada vez mais difícil manter o desafio em alta nas salas de aula, o que por sua vez acaba por afugentar o interesse dos bons alunos, esses de uma era tecnológica que veio para ficar.

Eu já joguei a primeira versão da Demo posso adiantar o seguinte para os amigos: a minha primeira nota para o jogo é 8, com base abertura, evento inicial, música, ortografia, personagens, enredo, cenários, jogabilidade, batalha, dificuldade, menus, recursos adicionais, inimigos, itens, bugs, demo, trailer e originalidade, mas o objetivo é elevar essa nota para acima de 9, e para isso, assim que a Demo for lançada, vamos contar com o olhar crítico e inteligente dos Gamers e Makers.

É claro que pela minha experiência como Gamer eu sou exigente pra caramba, pois o jogo apresenta alguns recursos interessantes que eu ainda não havia visto, mas deixarei que os amigos tragam seus próprios pensamentos para o debate e eventuais aprimoramentos.


Para encerrar segue abaixo links relacionados ao projeto e às suas motivações:

Página Oficial

Manual

Tópico de discussão no Mundo RPG Maker


Postagem sobre o tema

RPG Maker e Educação - Tópico de discussão na CRM

Termino por aqui, espero que apreciem o projeto e conto com a colaboração de todos para a melhoria do mesmo.

Abraços!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 09:14:29 por Zaggojhon »
 

Offline JuniorDeSousa

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2015, 13:58:36
Bem quero agradecer mais uma vez por estar na Equipe. O projeto do jogo é um projeto dirigido ao trabalho do Maker Moghunter, mesmo a equipe sendo formada por desenvolvedores iniciantes conseguimos uma colaboração de um Maker experiente como o Maker JoeFather trabalhando por um bem em comum, que é o RPG que proporciona diversão, conhecimento, desenvolvimento de um Pensamento Lógico-Matemático e conceituando uma proposta com temática educacional , espero que o projeto tenha uma boa aceitação...



Obrigado a todos !
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 16:55:51 por JuniorDeSousa »
 
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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Atualizado 18/10/2015
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2015, 08:01:57
Jogo atualizado com trailer oficial do jogo.

Abraços!
 
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Offline JoeFather

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo Liberada
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2015, 13:33:52
Fala gente!

\o/ Demo liberada para download! \o/

Está meio grandinha, acabei de baixar, e não conheço essa atualização ainda, então vou testar junto com os amigos, aos quais peço que deem o seu retorno para melhorarmos a qualidade do game.

Abraços renovados.

Offline CHICO BENTO

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo Liberada
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2015, 08:50:53
Olá Condado!
Segue abaixo o primeiro relatório sobre o projeto: A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática

Introdução

   Atualmente, o uso de computadores está se tornando cada vez mais frequente nas Escolas Estaduais. Entretanto a implementação dessas tecnologias da informação (TI) na escola apresentam muitas dificuldades, dentre as quais podemos citar: falta de formação, tanto técnicas quanto pedagógica, por parte de professores, no uso do computador, infraestrutura além das necessidades e pouca disponibilidade de material didático que utilize essas tecnologias e também receio por parte da direção que não confiam nos alunos em preservar o equipamento. Essas dificuldades apresenta grande impacto sobre a eficácia do uso do computador como ferramenta de auxílio e melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os softwares utilizados em educação, os Jogos Educativos podem ser um meio de passar por essas dificuldades, assumindo um importante papel na plena utilização das possibilidades educacionais do computador. No entanto como afirmou Luciano Meira, professor de psicologia da UFPE (universidade Federal de Pernambuco) "Os jogos comerciais oferecem um cenário muito interessante para a construção de aprendizagem, mas se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais".[1]

   Para Schwartz, o principal desafio no uso dos games nos processos educacionais é superar três preconceitos: que os jogos alienam, que incitam a violência ou a competição exagerada e que são apenas brincadeira, ou seja, coisa para a hora do 'recreio'. "Os games na educação vão ganhar importância na medida em que essas visões forem abandonadas, ou pelo menos contextualizadas, aplicadas em casos concretos onde efetivamente podem existir esses riscos", Novamente Schwartz afirmou: "o uso dos games surge na medida em que percebemos o potencial de recorrer às novas tecnologias para desenvolver práticas pedagógicas capazes de combinar o pensar, o fazer (em especial, fazer novos games) e o brincar". Para ele, a reflexão sobre ensino e tecnologia tornou-se absolutamente prioritária, mesmo entre aqueles que são contra o uso de computadores, celulares ou tablets em sala de aula ou no processo de aprendizagem. [1]

  Acreditando nesta proposta pretendo trabalhar com os jogos de Role Playing Game mais conhecidos pelo acrônimo RPG, que em português significa “jogo de representação”, que são considerados por alguns uma ótima alternativa para o desenvolvimento mental.

  Os RPGs são jogos de mesa ou eletrônicos onde os jogadores são inseridos em um mundo imaginário, com um enredo que pode ser criado no momento do jogo ou anteriormente. Neste enredo o jogador poderá inserir suas ações, modificando o próprio enredo (Finais Alternativos, Múltiplos finais). Dessa forma, “no RPG o jogador não é um mero espectador, mas um participante ativo, que como ator, representa um papel e como roteirista, escolhe caminhos e toma decisões nem sempre previstas pelo mestre, contribuindo na recriação da aventura.” [2]. 

Objetivo

  O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade, que é um dos aspectos mais importantes a meu ver do que apenas conteúdo seguir com o conteúdo programático.


A importância do RPG

   A motivação dos estudantes e a efetiva construção do conhecimento de forma ativa estão entre os fatores que levam a tornar os jogos tão úteis ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diferentes tipos de jogos, o RPG é uma ótima opção para ser utilizada em sala de aula, pois este tipo de jogo tende a aperfeiçoar: “habito de leitura, pensamento lógico, sentido de observação, planejamento de estratégias e a resolução de problemas e tomada de decisões” [3] . Seguindo este contexto em que ele está inserido, este pode ser tratado como um instrumento lúdico com grande potencial educacional.

   Este tipo de jogo possui três aspectos fundamentais, liberdade, regulação e separação, utilizando o conceito de que “o jogo é aquilo que você faz quando está livre para fazer o que desejar” [4] , portanto “num sentido puramente formal poderíamos considerar toda a sociedade como um jogo, sem deixar de ter presente que este jogo é o principio vital de toda civilização. A conclusão é que sem o espírito lúdico a civilização é impossível” [3]. Utilizando este conceito, fica claro que o lúdico na vida das pessoas possui grande importância e que o ato de “brincar” acarreta o surgimento de um universo imaginativo surpreendente, sendo este universo a base para a criação dos jogos em RPG.


Construindo RPGs Digitais

   Um software amplamente utilizado para a criação de RPGs digitais é o RPG Maker® da Enterbrain™, este software auxilia através de uma interface simples a criação de modelos, que vão desde cenários a eventos, que juntos formam o jogo em si. Ele possui varias versões, sendo a mais atual intitulada RPG Maker® MV, possuindo suas versões originais em inglês e japonês. Estou utilizando o RPG Maker® VX Ace em PT-BR adquirido na Steam que é uma central de distribuição digital de jogos, dona de um conteúdo vasto e com milhões de usuários ativos no mundo todo. O serviço, lançado em 2003, ganhou popularidade e infraestrutura ao longo dos anos, e hoje recebe milhões de acessos diários. No site: http://store.steampowered.com/about/, o seu download é subdividido em duas partes, a primeira contendo o programa em si e a segunda contendo o RTP (Run Time Package) que possui os sons, imagens e outros arquivos essenciais para o funcionamento do programa. O RPG Maker® é construído na base de uma linguagem de programação chamada Ruby (RGSS3), não sendo, porém, obrigatório o domínio dessa linguagem pelo criador do jogo, já que o pacote vem com uma quantidade considerável de scripts, ficando a critério do usuário o aprimoramento da linguagem para implementação de inúmeros outros recursos no momento do desenvolvimento dos projetos. Como o software possui um modo gráfico, onde o criador do jogo pode modificar desde o banco de dados até o uso dos scripts presentes, a sua manipulação ajuda muito aos leigos em programação.

   O RPG Maker® VX Ace foi escolhido como software (como o próprio slogan sugere “Simples para uma criança, poderoso para um desenvolvedor”) exemplo devido à sua facilidade de uso para pessoas que não possuem muita experiência na área computacional (Programação) e pela possibilidade de adicionarmos conteúdos pessoais.


O RPG Maker® VX Ace como ferramenta de construção de Jogos com Temáticas Educacionais

   Sendo professor e educador social a cinco anos utilizando jogos de tabuleiro em sala de aula, depois utilizei a ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT) http://scratch.mit.edu/,  decidi não trabalhar com Os jogos Educativos, pois se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais e não se motiva e, portanto não absorve o conteúdo proposto. 
 
   A praticidade do RPG Maker® VX Ace facilita a sua utilização para a construção de Jogos com Temáticas Educacionais, já que não são necessários conhecimentos avançados de informática para sua construção. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento do RPG: “O Jogo Dragon Shadow Sword of Light” é um RPG/ Fantasia com alguns Mini Games Educativos como, por exemplo: MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0).




Resultados

   Durante a apresentação do jogo aos sábados na E. E. Professor Antônio José Campos de Menezes Suzano-SP no projeto Escola da Família, foi claramente observado a motivação com que crianças e adolescentes jogavam. Observamos também que o jogo estimulou os participantes a levantarem dúvidas e se interessarem pelo assunto proposto, além do interesse pelas Cutscenes feita para o jogo. Pretendemos dar andamento ao desenvolvimento deste RPG e iniciar outros com o propósito de construir um repositório de jogos RPGs associados com assuntos ministrados nos ciclos fundamental e médio. Esse projeto também se enquadra dentro de um projeto maior que visa buscar recursos e parcerias para o desenvolvimento de outros jogos digitais.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer seguintes colaboradores:
JoeFather (J.G. Costa) Roteiro(apoio)
Desenhista/Animador: Luiz Felipe Martins
Beta Tester/Colaborador: Junior De Sousa
Beta Tester/Colaborador: JoeFather (J.G. Costa)
Colaborador: Rodrigo Carneiro
E. E. Professor Antônio José Campos de Menezes Suzano-SP
Beat Surf Roupas e Acessórios
https://www.facebook.com/beatsurfsuzano?fref=ts
Star Gleen administrador do fórum Condado Braveheart
http://www.condadobraveheart.com/
http://centrorpg.com/index.php
http://www.mundorpgmaker.com.br/
http://www.rpgmakerbrasil.net/forum/index.php

E para todos os “Makers” e apreciadores de RPGs.



Referências Bibliográficas

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993. [4] ORSO, Darci. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.

KRULIK, S. REYS R. E.  A Resolução de Problemas na Matemática Escolar.
São Paulo, Brasil: Atual, 1997.

MACEDO. Os Jogos e o Lúdico Na Aprendizagem Escolar.
Lino Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christe Passos.

Revista Maker The RPG. N°1, Pg 20, 2012, Braveheart.

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Spoiler

« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 11:37:59 por Ronaldo Bento »
 

Offline Caio Varalta

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo Liberada
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2015, 11:40:29
Que lindo, @Ronaldo Bento! Sensacional!
Foi uma bela conquista!
Minhas sinceras congratulações!
Espero que consiga prosseguir muito com este projeto e deixe-nos à par das novidades!
 :Palmas:
 
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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo Liberada
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2015, 11:58:56
Muito bom, @Ronaldo Bento! Espero poder jogar a Demo e dar minha review assim que eu tiver tempo.

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - Demo Liberada
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2015, 11:42:24
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Que lindo, @Ronaldo Bento! Sensacional!
Foi uma bela conquista!
Minhas sinceras congratulações!
Espero que consiga prosseguir muito com este projeto e deixe-nos à par das novidades!

Obrigado Caio Varalta!

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Muito bom, @Ronaldo Bento! Espero poder jogar a Demo e dar minha review assim que eu tiver tempo.

Obrigado Star Gleen! É melhor esperar, pois vou lançar uma nova Demo atualizada e corrigida...
 
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Offline JoeFather

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2015, 08:13:30
Fala gente!

Acabou a moleza neste jogo, com a nova Demo 2.0 que foi liberada, o jogo ficou mais difícil e interessante, e as demais novidades só vou descobrir conforme for testando...

Abraços para todos!

Offline Alexandre Silva

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2016, 01:39:50
Olá Roberto Bento,

Meu nome é Alexandre. Sou doutor em Virologia e venho trabalho com divulgação cientifica e educação cientifica há alguns anos.
Nos últimos anos tive a idéia de produzir um jogo que ensinasse aos alunos de ensino médio e graduação sobre o estudo dos virus, ainda mais nessa época que estamos passando com aumento de doenças produzidas por vírus (Zika, Chikungunya dentre outros).
Há algumas semanas venho procurando na internet páginas que ensinassem melhor como fazer um jogo pelo RPGmaker. Programa que eu já conheço há algum tempo (jogo RPG desde criança) e que eu imagino que seja mais interessante para se começar a produzir jogos educativos.
Acredito que estamos evoluindo ainda nesse caminho de criarmos jogos que divirtam e ensinem. Isso é o que eu acredito e desejo.
Gostaria de agradecer à sua postagem e ao seu jogo, a idéia é ótima e se mais professores pensassem em novas maneiras de ensinar, talvez tivessemos alguma mudança na educação Brasileira.

Para terminar vou fazer uma auto propaganda. Tenho um blog sobre virologia chamado https://dotoevirose.wordpress.com/. Deem uma olhada e curtam. E se alguém se interessar pelo meu projeto, podemos nos unir. Logo colocarei ele aqui na página. É bem interessante.

Abraços.
 
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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2016, 13:40:13
Doutor Alexandre muito obrigado!

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Acredito que estamos evoluindo ainda nesse caminho de criarmos jogos que divirtam e ensinem. Isso é o que eu acredito e desejo.
Gostaria de agradecer à sua postagem e ao seu jogo, a idéia é ótima e se mais professores pensassem em novas maneiras de ensinar, talvez tivessemos alguma mudança na educação Brasileira.

Hoje existe uma definição para jogos com temática Educacional e cientifica denominado "Serious Games"...
 
O que são serious games?
Serious games, ou “jogos sérios” como o Ministério traduziu em seu edital, é um gênero maior que engloba os newsgames (jogos jornalísticos) que tratamos aqui. O que define um jogo sério, basicamente, é o fato de ele ser criado para um propósito que não é apenas divertir. O entretenimento característico dos jogos aqui é uma ferramenta para passar algum conteúdo “sério” ao jogador. Esse conteúdo pode ser uma forma de treinamento – seja militar, seja de pilotos de avião ou  de médicos; pode ser uma campanha política, uma tentativa de conscientizar as pessoa sobre algum problema (ativismo) ou uma forma de campanha publicitária. Pode ser, também, uma noticia jornalística transformada em games ou uma ferramenta de ensino para professores. No caso do edital do Ministério das Comunicações, esses jogos deveriam ter o objetivo de fazer o mundo melhor, seja educando, seja conscientizando seus jogadores.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/serious-games-como-jogos-serios-podem-ajudar-a-construir-um-mundo-melhor/

Vou divulgar seu blog e novamente muito obrigado pelo apoio!
Parabéns pela sua iniciativa Doutor!
 
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Offline Leo

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 08:58:52
Confesso que nunca joguei jogos de vídeo games, mas gostei do roteiro do seu jogo e decidi falar um pouco sobre ele sem spoiler.

Mesmo tendo muito “chichê” gostei do desfecho e sua ousadia em falar do mal que todos os seres humanos fazem com nosso planeta sem importar com outras criaturas, mesmo tendo muitos personagens... Você optou em trabalhá-los em grupos, assim o desfecho fica para todos evitando muita explicação. O ponto de virada ficou legal... Mas como não entendo de jogos não sei como será apresentado, mas se você deixar eu gostaria de auxiliá-lo!

Sem mais Leo
 
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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #12 Online: 22 de Março de 2016, 14:40:03
Olá meus amigo como vão!

Estão abertas 12° Olimpíadas brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e claro que apresentei uma proposta para direção da Escola onde leciono para utilizar o Mini Game Yuru Yuri Perfect Math do MogHunter (que faz parte do jogo Dragon Shadow Sword of Light ) para treinamento de “Cálculo Mental”. O mini game, baseado nos personagens do anime Yuru Yuri, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas matemáticas dentro do limite do tempo.

Fonte:
 
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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #13 Online: 23 de Março de 2016, 02:59:01
Olá meus amigo como vão!

Estão abertas 12° Olimpíadas brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e claro que apresentei uma proposta para direção da Escola onde leciono para utilizar o Mini Game Yuru Yuri Perfect Math do MogHunter (que faz parte do jogo Dragon Shadow Sword of Light ) para treinamento de “Cálculo Mental”. O mini game, baseado nos personagens do anime Yuru Yuri, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas matemáticas dentro do limite do tempo.

Eis o RPG Maker sendo usado de forma didática! Excelente.

Abraços meu amigo!

Offline CHICO BENTO

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Re:Dragon Shadow - Sword of Light - 2.0
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2016, 08:36:11
Olá meus amigos como vão!

Estou disponibilizando o Manual do jogo “Dragon Shadow Sword of Ligth” e também o Relatório “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”.

Dentro de alguns dias vou disponibilizar o Demo 2.5 do jogo com 60% do enredo concluído e aproximadamente 20 horas de Game Play.  :Okay_fix:

O projeto iniciou com a aquisição do software RPG Maker® VX Ace em PT-BR adquirido na Steam e com o Demo Master_11 do Moghunter e Moghunter - YuruYuri - Perfect Math (1.0) http://atelier-rgss.com/. Para aplicar em sala de aula utilizei os recursos do próprio software, para evitar problemas autorais. Os alunos tinham exatamente 40 minutos para resolver alguns Puzzles, Mini Games e batalhas, promovendo a resolução de problemas e raciocínio lógico. Já com o mini game MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0), foi aplicado exercícios de Calculo Mental. Maiores informação com o relatório: “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”. Também utilizei o jogo Guardiões da Natureza do autor: Silverlake.
 
Aproveitando o Demo Master_11 decidir desenvolver o jogo intitulado “Dragon Shadow Sword of Light” é um RPG/ Fantasia com alguns Mini Games Educativos.
 
O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade, que é um dos aspectos mais importantes a meu ver do que apenas o conteúdo programático.

Informações sobre o Demo 2.5 Dragon Shadow Sword of Light

O Demo conta com aproximadamente 20 horas de Game Play;
Tela de título animada;
Cutscenes feitas para o jogo e outras do jogo Fire Emblem - Path of Radiance;
Sistema ATB (Active Time Battle);
MOG - Active Chain Commands: Permite combinar (Linkar) ataques consecutivos através do uso de sequência de botões aleatório;
32 personagens jogáveis;
145 variações de inimigos;
Vários Mini Games;
Diversos Puzzles;
Sistema de galeria de imagens. 108 imagens Colecionável;
Livro de Monstros: verificar os parâmetros dos inimigos derrotados, o que inclui o battleback e a música de batalha;
Battleback com animação;

Parabéns a todos os “makers”, pois agora tenho uma pequena fração do árduo trabalho que é desenvolver jogos no formato RPGs eletrônicos.

Agradecimento especial ao maker Joefather, pois graça ao seu trabalho como Beta Tester e também com o auxilio no roteiro (apoio), consegui concluir o Demo 2.5 do jogo.

Relatório: https://mega.nz/#!NcUGiTxR!PJRARSUohOt06ubGux1ns8VWoefEJZ135eOdpOt5exo

Manual: https://mega.nz/#!oNdGXY4Z!KdVSOOnIOEoP75Ch-S72GR2apXuktnKkjdIya0aChLE
« Última modificação: 24 de Março de 2016, 13:17:19 por Ronaldo Bento »
 
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