🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)
Fala meu caro, como está?

Bom, comecei a jogatina e já vou dar algumas primeiras impressões até agora, gostei muito da intro com toda a parte artística, ficou muito bem feito, a praia também com todo o visual que "aparentia" estar em um sonho, desculpe o trocadilho kkkkk mas ficou muito bom tbm, você soube variar muito bem quando estamos em um "sonho" com todos os efeitos da tela movendo e quando é a parte real mesmo, isso achei incrível.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende? Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.

Continuando e acordando, a primeira impressão que temos é o quarto da Anastácia e devo dizer que todo o visual e interação que fez ficou bem legal, cada lugar com descrições e livros e detalhes fazem muita diferença.

E como assim não tem café cara? Como podemos começar nossa jornada sem café? Já é um sinal que vai dar ruim isso ai heim...kkkkkkk
AcabouCafé.png

Continuando e explorando, tive várias cenas interessantes com alguns moradores, você consegue perceber que nem todos estão satisfeitos com essa vida e que a parte Administrativa tem outros planos e podem simplesmente descartar qualquer um que não esteja de acordo com as normas estabelecidas, bem interessante ver como isso vai desenrolar.

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk

Uma outra coisa que reparei também nessa parte é que os mapas estão faltando a parte Acima do herói, toda essa seção de mapas após o elevador, talvez por isso eu não sei se estou deixando de ver algum lugar escondido ou que possa interagir, vou mostrar uns prints para ver.

Bug Visual.png



Bug Visual 2.png


Bug Visual 3.png

Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.

Abraços do Lyca.
 
Fala meu caro, como está?

Bom, comecei a jogatina e já vou dar algumas primeiras impressões até agora, gostei muito da intro com toda a parte artística, ficou muito bem feito, a praia também com todo o visual que "aparentia" estar em um sonho, desculpe o trocadilho kkkkk mas ficou muito bom tbm, você soube variar muito bem quando estamos em um "sonho" com todos os efeitos da tela movendo e quando é a parte real mesmo, isso achei incrível.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende? Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.

Continuando e acordando, a primeira impressão que temos é o quarto da Anastácia e devo dizer que todo o visual e interação que fez ficou bem legal, cada lugar com descrições e livros e detalhes fazem muita diferença.

E como assim não tem café cara? Como podemos começar nossa jornada sem café? Já é um sinal que vai dar ruim isso ai heim...kkkkkkk
Visualizar anexo 8019

Continuando e explorando, tive várias cenas interessantes com alguns moradores, você consegue perceber que nem todos estão satisfeitos com essa vida e que a parte Administrativa tem outros planos e podem simplesmente descartar qualquer um que não esteja de acordo com as normas estabelecidas, bem interessante ver como isso vai desenrolar.

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk

Uma outra coisa que reparei também nessa parte é que os mapas estão faltando a parte Acima do herói, toda essa seção de mapas após o elevador, talvez por isso eu não sei se estou deixando de ver algum lugar escondido ou que possa interagir, vou mostrar uns prints para ver.

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Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.

Abraços do Lyca.

Eu pretendia responder parte a parte do seu comentário, mas o bug das layers que você relatou deixou-me intrigado. Várias pessoas já jogaram a demo e esse problema nunca foi relatado. Durante os testes de gameplay, nada parecido foi identificado também. Além disso, as atualizações que fiz não envolveram alterações nas camadas de parallax (seja nos arquivos, seja no script), o que torna tudo ainda mais estranho.
Fui verificar os arquivos da demo e... descobri que algumas layers da Zona de Carga sumiram, enquanto outras se duplicaram com nomes diferentes (?). É a primeira vez que vejo algo assim acontecer e não faço ideia do que seja a causa. Verifiquei o arquivo principal do projeto, que é diferente do da demo, e está tudo absolutamente normal. As layers estão lá e os nomes dos arquivos estão corretos. Estou começando a achar que os arquivos da demo foram corrompidos em algum momento e não percebi, por justamente supor que estaria tudo em ordem.
Não sei se algo mais está corrompido, seria necessário um pente fino para descobrir. Tentarei dar uma olhada com calma e avaliar o lançamento de uma correção, mas não posso garantir nada, estou atolado de trabalho envolvendo o ramake gráfico do projeto, além do fato de que ele está sendo portado para o RPG Maker MZ (pois é, estou deixando o VX Ace). Enfim, muito obrigado pelo feedback, meu caro! Irei levá-lo em consideração, de verdade. E espero que mais bugs bizarros não apareçam. Apesar de tudo, fico feliz que estejas gostando!


Abraços!​
 
Caro @Lycanimus , verifiquei os arquivos da demo e upei uma nova versão corrigida. Também fiz alguns testes com o objetivo de encontrar outros eventuais bugs, mas aparentemente (sem trocadilhos... hahaha) o problema limitava-se aos parallaxes (e continuo sem saber o que aconteceu). Como é uma correção meramente gráfica, acredito que seja possível baixar a versão corrigida e apenas importar seu save. Fica a seu critério. Agora, vamos aos comentários mais elaborados a respeito das outras questões que você trouxe.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende?
Entendo perfeitamente, meu caro. A concepção desse tutorial foi pensada para quem nunca jogou um game feito no RPG Maker. Quem conhece como o mecanismo funciona, pode simplesmente ir clicando em tudo logo de início, mas um jogador de fora do nosso meio teria que se familiarizar com os comandos. Além disso, outra preocupação minha era com o ritmo. Ao invés de já despejar um tutorial de comandos logo na primeira parte jogável, julguei que seria mais interessante dosar a exposição. Por isso, em primeiro lugar, o jogador aprende apenas a se mover, depois ele é apresentado ao restante dos comandos e por fim à mecânica de uso de itens-chave a partir da interação com objetos do cenário.
Em Aparentia, não há nenhuma mecânica "bloqueada" a priori, por exemplo, o sistema de combinar itens está disponível desde o início do game, o jogador só não sabe ainda. Quando vamos para a casa de Anastácia, há um manual sobre o sofá ensinando o jogador a como combinar seus itens. A mecânica já está ativa, o jogador pode simplesmente ignorar esse tutorial se ele já souber como ela funciona.
Eu tentei replicar um conceito que vi sendo aplicado em "Signalis". Nesse jogo, o jogador é apresentado aos sistemas e mecânicas em doses homeopáticas, enquanto avança e explora, mas tudo, absolutamente tudo, já está disponível desde o princípio, o jogador apenas não sabe, num primeiro momento, o que pode ou não fazer. Ele descobre ao ler manuais e documentos, ao invés de simplesmente receber telas de tutorial. Em "Aparentia", procurei fazer algo semelhante, com o menor número de telas de tutorial sendo despejadas sobre o jogador.

Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.
Acho bastante válido apresentar essa possibilidade para o jogador. Adicionarei isso futuramente. Obrigado pelo toque!

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk
Acredito que sua dificuldade venha do fato da layer acima do herói que sumiu. No primeiro print que você enviou, há uma porta na parte inferior, mas ela é indicada justamente pela layer faltante. De qualquer modo, eu corrigi isso na versão que upei agora há pouco.

Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.
Fico muito contente de saber que a parte narrativa está funcionando bem. Dediquei-me bastante a ela. Os mistérios são o coração de "Aparentia".

Abraços, meu caro!
 
Ah perfeito meu caro, realmente achei estranho não encontrar onde ir, maldito layer, deixou meu jogo no hard kkkkkk

Interessante a parte do tutorial que explicou, não conheço esse game Signalis, mas faz sentido então, você tem tudo liberado mas o jogador precisa aprender as coisas meio que aos olhos do personagem né, ao ler e explorar, bem interessante mesmo.

Bom, vou baixar a nova versão que disponibilizou e importar o meu save, ai continuo, caso encontre algum problema eu te aviso.

Abraços!
 
Fala meu caro, como está?

Terminei a Demo agora, e não tive nenhum problema, tudo rodou bem de boa nessa nova versão, os layers estavam certinhos e não encontrei nenhum bug, só um adendo que nessa nova, estava sem o RTP, diferente da anterior, não sei se foi a intenção remover ou se acabou esquecendo, mas só para lhe deixar ciente mesmo, mas eu baixei aqui e rodou bem de boa.

Aqui o resumo final com o meu tempo de jogo para informações caso lhe interesse e ajude no desenvolvimento.
Tempo de jogo Aparentia.png

Começando agora pela história, eu gostei bastante de como o game se desenrolou, algumas dúvidas ainda ficaram no ar, mas acredito que é normal por ser a versão demo, como por exemplo no final supostamente a Anastácia ser a Eva e ela dar o início a essa nova Era, quem está por trás dessas lembranças dela? Há outras versões dela ou seria camadas escondidas da própria personagem, personalidades que ainda não foram apresentadas? O que exatamente há fora do Domo? Será se a Diretoria está falando a verdade mesmo, ou o que eles sabem que nós ainda não sabemos? Então são perguntas que acredito que vão ser respondidas nos próximos atos e até a versão final, então resumindo, conseguiu manter o mistério e eu particularmente gostei bastante.

A parte da jogabilidade e exploração eu gostei, a combinação de itens ficou bem legal e faz o jogador pensar. Porém, em alguns momentos eu me senti um pouco perdido no jogo, sem saber exatamente onde precisava ir, andando de um lado para o outro clicando em tudo e até revendo algumas conversas com NPCs que já havia conversado, com a esperança de ativar novas cenas ou interações. Isso se deu ao fato de eu precisar de alguns itens específicos que talvez não estavam bem evidentes. Claro que eu sei que isso faz parte da exploração, e eu particularmente gosto muito de jogos assim, onde você não dá tudo de bandeja ao jogador, mas seria interessante se você evidenciasse um pouco mais. Por exemplo, o NPC que fala dos containers e que é possível passar por eles para acessar a nova área dá uma boa dica da passagem secreta. Contudo, na parte da senha de 4 dígitos, por exemplo, eu demorei um tempo para entender que precisava somar os dígitos, e não há nenhum lugar que fale isso.

Outra situação é a tábua jogada para atravessar a caverna, em nenhum momento, na interação com o abismo, o personagem menciona que seria possível colocar algo para passar. Isso já faria uma diferença enorme, pois eu já focaria em achar algo para atravessar ali, ao invés de procurar uma chave para abrir aquela porta. Então, acredito que pequenas dicas aqui e ali ajudariam muito nessa parte. Mas, no geral, a jogabilidade é muito boa, depois que você descobre as coisas, há uma sensação de que realmente está progredindo e não empacado. Isso talvez tenha sido o ponto mais fraco para mim, por isso achei bom comentar. Se der uma leve melhorada nisso, acredito que a fluidez ficaria melhor.

Outra coisa que percebi, eu peguei um item com o nome de Caixa Crisálida, acredito que ela vai ser usada mais para frente em outras versões, porém, não sei se é um bug, mas após pegar o item e ver o nome dele eu abri o inventário e estava diferente, não sei se foi intencional ou não, deixarei uma print para verificar.
Pode reparar que está como "CaiDATA - ERRORlida" o que fiquei na dúvida se foi proposital ou não kkkkkk

Caixa Crisálida.png

Um fato curioso é que possui dois npcs com o nome de Simon? Um na ala médica quando ouvimos a conversa com o médico e ao sair no mapa inferior há outro com o mesmo nome, seriam dois Simon mesmo? kkkkkk

A parte artística do game, para mim, é um dos pontos mais fortes, juntamente com as frases poéticas. As cenas da Anastácia nas lembranças dela ou nos sonhos são excelentes, especialmente no final, quando ela abre os olhos. Ficou realmente incrível. Todas as transições de cenas também são super fluídas. Confesso que em alguns momentos tomei uns leves sustos, quando do nada aparecia os "PARE" kkkkk Mas no geral eu gostei muito de como foram aplicadas. Está de parabéns mesmo, meu caro.

Resumindo tudo, o jogo está excelente, meu caro. Estou ansioso para ver a continuação e com certeza jogarei assim que for lançada. Espero ter ajudado de alguma forma com este feedback e continue firme com o desenvolvimento.

Abraços do Lyca!
 
Opa, @Lycanimus! Agradeço pela informação acerca do tempo de jogo. Todos que jogaram a demo levaram mais ou menos esse tempo para concluí-la, isso me dá uma boa noção do que alterar no futuro, para melhorar o ritmo do game.

Começando agora pela história, eu gostei bastante de como o game se desenrolou, algumas dúvidas ainda ficaram no ar, mas acredito que é normal por ser a versão demo, como por exemplo no final supostamente a Anastácia ser a Eva e ela dar o início a essa nova Era, quem está por trás dessas lembranças dela? Há outras versões dela ou seria camadas escondidas da própria personagem, personalidades que ainda não foram apresentadas? O que exatamente há fora do Domo? Será se a Diretoria está falando a verdade mesmo, ou o que eles sabem que nós ainda não sabemos? Então são perguntas que acredito que vão ser respondidas nos próximos atos e até a versão final, então resumindo, conseguiu manter o mistério e eu particularmente gostei bastante.
A demo deixa muitas perguntas em aberto e isso foi planejado desde o início, para justamente instigar o jogador. O Ato I serve a esse propósito, pois ele termina de uma forma aberta, não dá para saber ao certo o que vem depois. A busca de Anastácia por respostas será longa e preparei umas boas reviravoltas para o Ato II e III (o game contará com três atos no total). Aliás, praticamente todo mundo que jogou perguntou o que há fora do Domo, acho esse detalhe muito divertido... hahahaha... Bom, descobriremos quando o game for lançado... haha.
A boa notícia é que não pretendo demorar muito tempo para lançar o game completo. O cronograma irá atrasar um pouco por conta do port para o MZ, porém, o desenvolvimento está em um bom ritmo e o port tem sido até que relativamente tranquilo. Se tudo correr bem, espero lançar o game completo ainda este ano.

Outra situação é a tábua jogada para atravessar a caverna, em nenhum momento, na interação com o abismo, o personagem menciona que seria possível colocar algo para passar. Isso já faria uma diferença enorme, pois eu já focaria em achar algo para atravessar ali, ao invés de procurar uma chave para abrir aquela porta. Então, acredito que pequenas dicas aqui e ali ajudariam muito nessa parte. Mas, no geral, a jogabilidade é muito boa, depois que você descobre as coisas, há uma sensação de que realmente está progredindo e não empacado. Isso talvez tenha sido o ponto mais fraco para mim, por isso achei bom comentar. Se der uma leve melhorada nisso, acredito que a fluidez ficaria melhor.
Esse trecho da caverna é o que menos gosto, particularmente. Ele me soa um tanto deslocado. E concordo que há esse problema que você apontou. Acabei deixando-o de lado na última grande atualização, mas pretendo resolvê-lo. Na verdade, irei não apenas revisar esse puzzle, como redesenhar toda essa área da caverna e além. Tenho coisas planejadas para ela. Seu feedback apenas reforça mais um ponto para incluir no retrabalho futuro.

Outra coisa que percebi, eu peguei um item com o nome de Caixa Crisálida, acredito que ela vai ser usada mais para frente em outras versões, porém, não sei se é um bug, mas após pegar o item e ver o nome dele eu abri o inventário e estava diferente, não sei se foi intencional ou não, deixarei uma print para verificar.

Então... hahaha... essa caixa só fará sentido no Ato II. Não posso entrar em detalhes, para não estragar a surpresa, mas não se preocupe, não é um bug. Aliás, você teve a exata reação que eu queria provocar nos jogadores, quando eles abrissem o inventário para olhar a caixa... hahahaha...

Um fato curioso é que possui dois npcs com o nome de Simon? Um na ala médica quando ouvimos a conversa com o médico e ao sair no mapa inferior há outro com o mesmo nome, seriam dois Simon mesmo? kkkkkk

Ok, isso é algo que não foi planejado... my bad! São muitos NPCs, cada um com um nome diferente, acabei escorregando nessa... HAHAHAHAHAHAHA

A parte artística do game, para mim, é um dos pontos mais fortes, juntamente com as frases poéticas. As cenas da Anastácia nas lembranças dela ou nos sonhos são excelentes, especialmente no final, quando ela abre os olhos. Ficou realmente incrível. Todas as transições de cenas também são super fluídas. Confesso que em alguns momentos tomei uns leves sustos, quando do nada aparecia os "PARE" kkkkk Mas no geral eu gostei muito de como foram aplicadas. Está de parabéns mesmo, meu caro.

É, os sustos foram sacanagem, fui canalha nessa, confesso... hahahaha... Eu procurei construir as cenas da melhor maneira possível, dentro das limitações do Maker. Particularmente, me sinto muito orgulho por elas e fico feliz que tenhas apreciado também. Tenho essa noção de que os aspectos artísticos de Aparentia se sobressaem e por esse motivo dei uma grande ênfase neles.

Enfim, muito obrigado mesmo por ter dedicado parte do seu tempo para jogar e avaliar, isso é muito importante para mim. Ah, e obrigado por avisar sobre o RTP. Acabei esquecendo de remover a dependência do RTP. Irei corrigir isso assim que possível.

Abraços!
 
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