🤔 Para Refletir : "Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?" - Aleth728

Dúvida: como fazer um labirinto

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OLÁ PESSOAS DO MEU LINDO CONDADO!

Map023.png

Hoje tentei fazer um labirinto para meu projeto lá no RPG Maker MZ e me deparei com o seguinte problema: eu não sei fazer labirintos. Fiquei um pouco inseguro quanto a minha tentativa e resolvi pedir ajuda. O mapa ainda não está completo, apenas a base dele está pronta (paredes e tals), mas vou perguntar mesmo assim: o labirinto está fácil demais? Será que devo adicionar mais caminhos? O que eu posso fazer para melhorar meu labirinto?
 
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Hoje tentei fazer um labirinto para meu projeto lá no RPG Maker MZ e me deparei com o seguinte problema: eu não sei fazer labirintos. Fiquei um pouco inseguro quanto a minha tentativa e resolvi pedir ajuda. O mapa ainda não está completo, apenas a base dele está pronta (paredes e tals), mas vou perguntar mesmo assim: o labirinto está fácil demais? Será que devo adicionar mais caminhos? O que eu posso fazer para melhorar meu labirinto?

Se você não me disse que esse mapa era um labirinto, eu jamais consideraria essa opção. Um labirinto deve confundir aquele que o adentra. O problema do level design do seu mapa é ele ser demasiado linear, o que neutraliza qualquer possível confusão: ele é basicamente uma linha reta com alguns caminhos adjacentes, sempre à direita (o que só acentua a linearidade), que por isso não impõem nenhum sentido de ininteligibilidade do caminho correto. Um labirinto pode ser muitas coisas, mas uma coisa que ele não pode ser é: linear. Isso torna muito fácil, para o jogador, deduzir qual o caminho correto a ser seguido. Aqui, um exemplo de labirinto:

1649195732991.png


E aproveito para deixar um conselho que te ajudará sobremaneira não só nessa questão em especial, mas para qualquer outra de mesma ordem: busque referências. Não há necessidade de fazer tudo apenas "de imaginação", geralmente isso dá errado, muito errado. Quer saber como um labirinto é? Pesquise sobre labirintos, procure entender a lógica por trás dele, como ele funciona e qual é o seu propósito. E o mesmo vale para cidades, florestas, desertos, vilarejos, ruínas, cavernas etc. Ter uma bagagem, isto é, um acervo mental de referências, vai te ajudar muito durante o processo criativo.​
 
E aproveito para deixar um conselho que te ajudará sobremaneira não só nessa questão em especial, mas para qualquer outra de mesma ordem: busque referências. Não há necessidade de fazer tudo apenas "de imaginação", geralmente isso dá errado, muito errado. Quer saber como um labirinto é? Pesquise sobre labirintos, procure entender a lógica por trás dele, como ele funciona e qual é o seu propósito. E o mesmo vale para cidades, florestas, desertos, vilarejos, ruínas, cavernas etc. Ter uma bagagem, isto é, um acervo mental de referências, vai te ajudar muito durante o processo criativo.
Concordo com o GatoPreto e reforço esse comentário! Referências são fundamentais!
Tanto para a ilustração de uma arte, quando a elaboração de mapas e elementos dos seus jogos.
Algumas pessoas tem a ideia equivocada que referenciar é algo "menos criativo" que vai estar "plagiando" tendo a discordar dessa posição. E digo mais, referências tornam seu projeto/desenhos/etc, MUITO melhores!

Ótimos apontamentos, Black. Eu não poderia fazer isso melhor.
 
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Hoje tentei fazer um labirinto para meu projeto lá no RPG Maker MZ e me deparei com o seguinte problema: eu não sei fazer labirintos. Fiquei um pouco inseguro quanto a minha tentativa e resolvi pedir ajuda. O mapa ainda não está completo, apenas a base dele está pronta (paredes e tals), mas vou perguntar mesmo assim: o labirinto está fácil demais? Será que devo adicionar mais caminhos? O que eu posso fazer para melhorar meu labirinto?
Recomendo vc buscar por referencias de labirintos e olhar a parte de iluminação(já que um labirinto tem que passar um pouco do tensão)(opinião pessoal).
 
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