🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

Entrevista com o Youtuber Felipe Lopes do Canal Café Gamer

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.711
Bravecoins
427
Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos. Boa leitura!
Descrição do Canal

XlmmhxZ.jpg
O canal é como o meu diário, seja muito bem-vindo a fazer parte disto. Não se esqueça de pegar um café!

Bento: Agradeço muito por aceitar o convite e compartilha seu trabalho e experiência conosco. Como é de praxe gostaria de perguntar: – Quem é o fundador do Canal Café Gamer?

Felipe Lopes: Difícil de responder acho que sou só um fã de games e de cultura pop, um daqueles nerds da época que ser nerd não estava na moda. Cresci jogando RPG de mesa, salvando princesas e matando zumbis, continuo fazendo isso até hoje. E levo uma vida tripla, entre Esposa, trabalho e o Canal do youtube.

Bento: Gostei do lance de “vida tripla”... Seu excelente Canal acabou de completar quatro anos de existência. De onde surgiu a ideia de fazê-lo e em quanto tempo você percebeu que estava fazendo sucesso como produtor de conteúdo?
Felipe Lopes: Eu sempre gostei de opinar, seja sobre como eu achava que um jogo deveria ser ou mesmo sobre como ele não deveria ser, sobre qual golpe o Goku deveria ter desferido ou qualquer outra besteira. Acompanhando alguns canais, sempre pensei que eu também poderia fazer aquilo, mas me faltava coragem e sempre odiei minha voz. Até que decidi começar para ver no que ia dar, sem um tema, sem uma ideia muito definida, apenas comecei para ver até onde ia.
Sucesso é algo exagerado do meu ponto de vista, acredito sim que o canal está em ascensão, mas não considero que seja um canal de sucesso. Mas falando sobre a sensação de sucesso, se é que ela realmente existe, não lembro quando foi exatamente, mas sempre sinto isso quando um inscrito agradece, dizendo que o vídeo o ajudou, ou mesmo quando alguém elogia o canal. Acredito que o combustível do canal seja formado pela aceitação dos inscritos, não fosse isso, eu já teria parado há muito tempo.
Bento: Diga lá! Qual a melhor e a pior parte de ser youtuber?
Felipe Lopes: A melhor parte com certeza é quando vejo um inscrito falando que a mensagem do vídeo foi eficaz, seja o tutorial que se fez ser entendido ou aquela pequena mensagem que tento passar enquanto estou tentando salvar o mundo ou juntar os 7 cristais elementais em um jogo de rpg maker de um inscrito.
A pior parte, difícil falar só uma, mas acredito que conciliar o tempo do canal com todo o resto, muitas vezes acabo fazer as coisas com pressa, o que quase sempre acaba gerando problemas, já perdi inúmeros vídeos, mais do que posso contar, isso desanima com toda certeza.
Bento: Acredito que não seja fácil conciliar a tal “vida tripla” rs’. Do inicio até os dias de hoje com todos esses seguidores e parceiros, o que você aprendeu de mais relevante com o canal?
Felipe Lopes: Impossível contabilizar seja sobre o RPG Maker, que é um aprendizado diário, ou com as longas conversas com amigos que ganhei com o canal. Acho que o que o canal me ensinou é que sempre da pra ir um pouco além, sempre tem como dar mais um passo em direção ao seu objetivo, e mesmo que você não saiba qual é o seu objetivo, basta andar, uma hora vai acabar passando por ele.
Bento: Quais são os seus planos em relação ao RPG Maker ou outras ferramentas de criação de jogos para o canal?
Felipe Lopes: Planos surgem aos montes, todos os dias, mas claro que alguns se destacam, para o RPG Maker como um todo, pretendo manter a Café Game Awards e fazer com que ela se torne cada vez maior, talvez um dia se solidificando como uma espécie de Oscar Br dos jogos de RPG Maker. No âmbito mais voltado para o canal, a ideia é centralizar os jogos que passarem por lá, todos em um site, acompanhado de uma resenha do jogo, uma espécie de acervo maker. Agora no que se trata de um aspecto mais pessoal, já estou trabalhando em um game próprio e espero trazer alguma coisa mais palpável no decorrer de 2021.
Bento: Projeto interessante e promissor e como os inscritos podem fazer pedidos para ter seus jogos no canal?
Felipe Lopes: Em todos os meus vídeos existe o link para o formulário de envio dos jogos. Ressaltando que os envios de 2020 foram encerrados, o novo formulário para 2021 já está no ar e desta vez com um critério novo, a obrigatoriedade de um post do jogo dentro do Condado. Além disso, acho importante destacar que todos os jogos que são enviados para o canal, participam da Café Game Awards e concorrem a prêmios.
Bento: Bacana! Promovendo o amadurecimento dos projetos e consequentemente o incentivo em desenvolvê-los. Você já desenvolveu algum jogo? Fale sobre ele?
Felipe Lopes: Entre gravar vídeos, trabalhar, fazer horas extras para e estar com a família e amigos, acaba não sobrando muito tempo. Já houve momentos em que pensei em encerrar o canal e me dedicar a criar um jogo, mas o canal já faz parte da minha rotina, não é simples parar com ele e nem acho justo com quem me acompanha. Mesmo assim, tive diversos projetos, alguns engavetados, outros em espera. Tenho um mundo fictício criado, baseado na ideia de que a magia foi descoberta, tomando o lugar do que hoje chamamos de tecnologia, separando a humanidade entre os mágicos e não mágicos, a ideia do jogo é abordar o impacto que a magia causaria se de fato existisse como em obras fantasiosas que conhecemos. Porem, devido a grandiosidade do jogo, optei por aprender mais antes de me dedicar mais a fundo na ideia. Atualmente estou planejando algo, de menor porte, mas ainda é cedo para falar sobre.
Bento: A característica mais forte em usar o RPG Maker é a facilidade em desenvolver games, no entanto com o avanço de outras engines e ferramentas, podendo desenvolver games ainda melhores e com muito mais recursos. Mesmo assim, você acredita que esse tipo RPG Maker terá vida longa?
Felipe Lopes: Acho que a nostalgia jamais vai acabar mesmo as novas gerações, tendem a explorar o passado e tudo aquilo que já foi sucesso, um dia volta a brilhar, não acredito que a arte morra no passado e os museus são a prova disso, por isso duvido que o RPG Maker deixe de existir. A facilidade do RPG Maker é uma porta de entrada para o desenvolvimento de games, todos precisam começar em algum lugar, acredito que o RPG Maker seja o lugar ideal para isso.
Bento: Como conheceu as comunidades makers e o que chamou a sua atenção para visitá-la?
Felipe Lopes: O maior contato que tive com a comunidade, foi através do Facebook, comecei a interagir lá, postando meus vídeos, respondendo algumas perguntas e opinando às vezes. A comunidade maker, assim como boa parte das comunidades voltadas para a criação (seja desenhando ou fazendo origami) costuma ser muito mista, há aqueles que estão lá só para ver o que os outros estão fazendo, há os donos da razão e mesmo aqueles que possuem uma visão diferente do que é a realidade, na comunidade maker, não é diferente. Senti-me bem recebido, mas arrumei brigas como teria acontecido em qualquer comunidade que eu participasse. Enfim, apesar dos pesares, a comunidade maker sempre se ajuda, e isso é admirável.
Bento: Sempre faço essa pergunta aos meus entrevistados. Como professor, jogador e aspirante a desenvolvedor... Acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?
Felipe Lopes: Com certeza apoio e acredito que os games sejam uma ótima base de ensino, seja de forma direto ou indireta. Tenho certeza de que parte do que sou hoje, devo aos games, seja com a sensação ruim de usar um gameshark, aprendendo que só há gosto real naquilo que conquistamos com nosso próprio esforço ou nos muitos cálculos que fiz para encontrar a build correta para derrotar aquele “bichão”. Lembro-me de ter jogado alguns games que poderiam ser tachados como educacionais, no Super Nintendo, envolviam cálculos e problemas, mas é uma memória vaga, também me lembro de um jogo do Rayman que possuía uma pegada didática na gameplay, além disso, recentemente joguei no canal, Yuru Yuri – Perfect Math (deve conhecer esse) e Votucity. Além disso, diversos professores acompanham o canal, bem como alunos, o que me mostrou que os jogos educacionais estão crescendo cada dia mais. Eu nunca pensei em criar um game assim, mas espero conseguir ensinar muitas coisas e passar muitas mensagens quando finalmente publicar meus projetos, assim como tento fazer no canal.
Bento: Muito interessante em saber que professores estão acompanhando seu canal. Lembro-me que aproximadamente cinco anos atrás quando comecei era incomum. Agradeço muito pela oportunidade e deixo em aberto para mencionar alguma novidade sobre o seu canal ou mesmo um recado ou conselho que gostaria de passar adiante?
Felipe Lopes: Fiquei muito honrado com o convite, espero que possamos planejar e executar mais trabalhos juntos. Agradecer a todos que leram ate aqui e tomar as palavras do et bilu, “busquem conhecimento”, e claro, sejam criativos! Forte abraço.
Agradeço muito pela entrevista e recomendo fortemente o Canal Café Gamer!
 
Última edição:
Café humilde! Tá fazendo sucesso sim! ruahrauhraura
Fiquei impressionado com o jeito de falar escrito super parecido com o falado por voz nos vídeos. Esse é o famoso treinador e cuidador da senhorita Bisteca.

Agora tô ansioso pra ver o que vai sair na do @Ricky O Bardo.

Excelente entrevista, muito bem conduzida, além de passar a energia que temos cultivado ultimamente nas comunidades de desenvolvimento.

Obrigado, @BENTO. Obrigado, @CanalCafé. Continuem com ótimo trabalho!
 
Voltar
Topo