🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

O desafio da liberdade nos jogos

Membro Membro
See you, space cowboy
Postagens
1.338
Bravecoins
1.727
Saudações, corações valentes!

No vídeo de game design de hoje, vamos conversar sobre a liberdade nos jogos - e como implementá-la de uma maneira gradual e sustentável para que o jogador não fique perdido ou frustrado.

Como sempre, seu feedback é muito bem-vindo! Não deixe de comentar o que achou sobre o vídeo o/

Edição: @Nalfam
Roteiro: @Douglas12ds
Narração: @Lord Wallace
 
Primeira coisa:
@Nalfam (ou quem escolheu a música) -> você é um herói da nossa pátria condárquica

Segunda coisa:
Que produção fenomenal!

Gostei muito da Edição, Roteiro e Narração!! Parabéns aos envolvidos @Nalfam @Douglas12ds @Lord Wallace

Achei que o tempo do vídeo está bem ideal para o formato youtubersco.

Nalfam, cara, você é um monstro! O vídeo ficou bonito DEMAIS.

As conexões entre os jogos e as explicações do conceitos ficaram bem interligados e claros @Douglas12ds, foram ótimos exemplos!

E vou pular os comentários dessa narração profissa do @Lord Wallace

Eu gostei de como o vídeo se conecta com o primeiro!

Esse vídeo se conecta muito com a matéria de Game Design da última edição da MTG - e quem tiver interesse no assunto, tem essa referência de vídeo do Extra Credits também:

São boas formas de complementar os aprendizados! =)

P.S.: Faltou algum meme no final do vídeo. XD
 
Primeira coisa:
@Nalfam (ou quem escolheu a música) -> você é um herói da nossa pátria condárquica

Segunda coisa:
Que produção fenomenal!

Gostei muito da Edição, Roteiro e Narração!! Parabéns aos envolvidos @Nalfam @Douglas12ds @Lord Wallace

Achei que o tempo do vídeo está bem ideal para o formato youtubersco.

Nalfam, cara, você é um monstro! O vídeo ficou bonito DEMAIS.

As conexões entre os jogos e as explicações do conceitos ficaram bem interligados e claros @Douglas12ds, foram ótimos exemplos!

E vou pular os comentários dessa narração profissa do @Lord Wallace

Eu gostei de como o vídeo se conecta com o primeiro!

Esse vídeo se conecta muito com a matéria de Game Design da última edição da MTG - e quem tiver interesse no assunto, tem essa referência de vídeo do Extra Credits também:

São boas formas de complementar os aprendizados! =)

P.S.: Faltou algum meme no final do vídeo. XD
Valeu, Caio! Mas dessa vez eu tenho que tirar meu chapéu para o @Nalfam e para o @Lord Wallace. A edição foi algo tão bem feita e animada que nem mesmo entre canais grandes eu via algo daquele nível, e o Lord Wallace com a voz e o jeito de narrador dele jamais deixaria na mão com a narração.

E sobre as ligações... É a liberdade guiada completamente planejada e sem coincidências.:seei:
 
@Caio Varalta Castelo da Vânia nas sinfonias da night não podia faltar XD
Valeu mano, mas só pude fazer isso com as direções de @Douglas12ds e @Lord Wallace. Faltou meme no final né kkkkkkk vou pedir ajuda na próxima :plan:

@Douglas12ds valeu pelo elogio mano, seu roteiro ficou excelente, como o Caio disse, tudo no seu devido lugar e mto bem explicado!

A narração do @Lord Wallace que distrai uma galera mas não tem outra igual kkkkk
 
Oloquinho, meu!!!

Aquele velhinho na bike ficou insanamente louco, nos dois sentidos.

Gostei da ideia sobre liberdade tele guiada. Eu tenho um jogo em mente para ser criado que iria dar bastante liberdade para os players.
Mas agora já sei como fazer isso do jeito certo. É como no Half-life 2, onde, após saltar de uma janela, vc vê, logo à sua frente, uma porta semi-aberta - gerando curiosidade para ir até lá e abrí-la.

Gostei muito. gg demais.
 
Vídeo maravilhoso com um assunto que muito me interessa,

uma vez que, depois de Skyrim, eu praticamente comecei a procurar esse tipo de ferramenta nos jogos para considerar se compro ou não. Isso motiva a minha rejogabilidade. Cansei de rejogar Hitman por horas só para explorar as possibilidades de finalizar os contratos de várias vezes, o mesmo com Dishonored. Muitas pessoas reclamam de Project Zomboid pela quantidade de coisas no começo para serem feitas (que são literalmente qq coisa, já que é o apocalipse, né?), mas curiosamente eu tive essa rejeição com Kenshi (eu, que tinha tanta expectativa no game, não consegui ficar muito e até desinstalei, darei uma chance nova depois). Ultimamente, tenho me ligado aos tycoons pra obter essa liberdade, não só de ação, mas criativa (Series Maker e Mad Games Tycoon me foram dois sugadores de horas que nem senti). Com amigos em um survivor eu só cheguei nesse nível com 7 Days to Die (eles faziam suas bases e eu geralmente ficava de visita)

Portanto, visto que gosto dessas mecânicas, acabei tentando criar jogos assim. Tenho dois projetos de pequeno porte suspensos que encontraram jogadores que gostam disso e outros que detestam. Acho curioso falarem que um mapa com quests aleatórias ou espalhadas estejam "jogadas", mas eu chamo isso de vida do universo do jogo e que vai ser experimentada só pelo jogador que curte explorar, sendo eu mesmo um desses jogadores. Não apenas vivenciar o universo que convive com a missão principal, mas com os detalhes desse universo: um dos maiores elogios que recebi foi de alguém que passou horas na biblioteca da cidadezinha lendo os livros e eu gosto de ficar escrevendo um por um.

Parabéns à equipe, espero que continuem fazendo materiais fantásticos como esse e outros. Quando falo do Condado pras pessoas eu sempre comparo a uma universidade, não tô errado, tem várias áreas pra desenvolver.

C ya.
 
Voltar
Topo