🤔 Para Refletir : "Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele" - riquecamarg0

5 dicas para evitar a procrastinação no Home Office

Membro Membro
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Postagens
226
Bravecoins
576
Olá, condadenses do meu coração! *:)

Hoje venho trazer pra vocês cinco dicas preciosíssimas que aprendi sobre o famoso Home Office. Com a situação atual do mundo, muitos profissionais foram forçados a trabalhar nessa modalidade que têm se tornado tão famosa. Sabemos que na área criativa, como a nossa, é bem mais comum encontramos profissionais que trabalham exclusivamente desta forma, mas está longe de ser a maioria.

Existem diversas vantagens que encontramos ao trabalhar em home office. Como a maior flexibilidade no horário, a redução de custos, ter mais tempo para passar com a sua família e até mesmo perder menos tempo no trânsito. E isso vem sendo levado em consideração por várias empresas, como por exemplo o Twitter, que durante o período de isolamento decidiu adotar a política de home office permanentemente. Isso mostra que é um sistema totalmente viável, mas assim como todo novo processo é necessário um período de adaptação. Tanto da empresa quanto dos profissionais que desejam se aventurar nesse mundo.

Mas por outro lado nem tudo são flores, conversando com outros profissionais e ouvindo o relato de várias pessoas durante os últimos meses, percebe-se que o maior problema que todo mundo encontra no home office é a procrastinação. Pensando nisso resolvi trazer algumas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo e aproveitar melhor todo esse período e talvez te mostrar que essa “nova” modalidade de trabalho pode ser bem viável e mais saudável para você caso consiga ter a disciplina certa para encarar esse desafio. Então vamos lá?

1. Crie uma rotina :cafe:

Trabalhar de casa é bem libertador, mas existem algumas coisas que você precisa ficar atento para não se prejudicar durante esse processo. Lembre-se que a mudança precisa começar de você. Muitas vezes não terá um chefe te pressionando e muito menos precisará dividir sala com vários companheiros de trabalho. Então algumas pessoas acabam relaxando com o trabalho o que pode ser bem perigoso.

Então para te ajudar com isso é muito importante que você crie uma rotina de trabalho e avise aos seus familiares que durante certo horário você não poderá estar disponível, pois não se engane, as constantes interrupções são o pior inimigo para a sua produtividade durante o trabalho. Muitas vezes pode ser difícil para sua família assimilar que mesmo estando em casa você está trabalhado normalmente e precisa ter uma rotina. Então trabalhe isso com eles desde o primeiro dia para que se torne uma coisa natural.

2. Crie um local de trabalho confortável e funcional :computador:

Tente estabelecer um cômodo da casa como seu escritório, se não conseguir um cômodo inteiro, tente manter uma mesa como espaço de trabalho em um lugar confortável para você. Também sempre lembre de escolher um lugar silencioso, bem arejado e iluminado, pois isso te ajuda a manter o foco no que você precisa fazer e se sentir confortável enquanto trabalha é essencial para ter um bom rendimento.

Lembre-se também que quando falamos em trabalhar confortavelmente não significa que deva trabalhar da cama usando pijama, isso está longe de ser o ideal. Invista em uma boa cadeira para te acompanhar no seu escritório e sempre mantenha sua mesa organizada com seus materiais de trabalho ao alcance, isso realmente vai ser um divisor de águas na sua produtividade.

3. Tenha uma lista de afazeres :reading:

Quando nós não temos um plano de execução bem definido qualquer tarefa parece um grande monstro que não pode ser derrotado. Então, ao criar uma lista com todas as tarefas que você precisa executar fica tudo mais claro e ainda evita aquele sentimento do não saber por onde começar.

Outra dica legal é que você pode dividir uma tarefa principal em varias outras menores, assim tornando o processo mais natural e fácil. Pois você pode ir cumprindo pequenos passos que vão te levar até o objetivo maior.

Também é interessante que você separe os seus afazeres por ordem de prioridade, porque assim você pode organizar melhor o seu tempo, deixando o seu dia a dia mais leve, e isso não precisa ser uma tarefa super complexa, apenas faça um mapa mental do que você precisa fazer e a ordem de prioridade logo no início do dia para que não surja uma demanda inesperada no final da tarde e te pegue de surpresa.

4. Faça pausas :wine:

Trabalhando de forma convencional como em um escritório por exemplo, você tira um tempo para tomar um cafezinho, beber água, tira um tempo para almoçar, para lanchar e etc. Então adote algumas dessas praticas no seu home office também, essas pausas são super importantes para o seu rendimento ao longo do dia. E você vai perceber a diferença rapidamente.

Elas também te ajudam a dar uma clareada nas ideias e logo você fica pronto para uma próxima tarefa, não é porque você está dentro de casa que você precisa ficar horas a fio totalmente focado no computador, tire um tempo para respirar quando possível.

5. Acabou seu expediente? Saia do trabalho! :bocejo:

Quando a sua jornada de trabalho chegar ao fim, vá embora do trabalho. Pode parecer um conceito estranho, mas mesmo no home office você precisa finalizar o seu expediente em uma hora pré-determinada sempre que possível. É muito comum nos tornarmos reféns do trabalho em casa, trabalhando por mais horas que o necessário justamente pela comodidade, mas você não estaria disponível no escritório presencial 24h, não é? Então finalize o seu trabalho e vá curtir o seu tempo livre para ficar novinho em folha para o próximo dia.

Enfim :okay:

O Home Office só tem a acrescentar para você, melhorando a sua qualidade de vida, te dando mais liberdade no dia a dia e até aumentando a sua produtividade. Mas para você fazer isso funcionar, precisará pagar um preço. Que é a dedicação e comprometimento com você mesmo e com o seu trabalho.

Tente ajustar o seu dia a dia ao novo estilo de trabalho, principalmente com os seus familiares, pois o apoio e compreensão deles é uma grande parte do bom funcionamento do seu home office. Se você está entrando agora nessa modalidade de trabalho eu garanto que essas dicas vão te ajudar a dar o ponta pé inicial nessa nova jornada e se você já é experiente nessa área, me conta aí: você segue alguma dessas dicas que eu citei?

Teria alguma dica a acrescentar? Quero até ver como anda o home office de vocês. :wink:

Até breve. :Gamers_Rise_Up: 👍
 
Dicas importantes e valiosas demais! Estou home office desde que tudo começou e já me deparei com várias situações vivendo essa rotina, ultrapassar o horário de trabalho, não fazer as pausas devidas e o relaxamento são uma luta constante, pois sua tendência ao estar em casa é realmente essa, você se sente mais "confortável" e logo está trabalhando mais do que deveria ou por muitas horas sem esticar as pernas. Se você tem família morando com você, as coisas tendem a ficar um pouco mais complicada, barulhos externos, as vezes você precisa estar naquela reunião mas tem sua mãe/esposa/filhos fazendo barulho o pedindo alguma coisa ou aparecendo indevidamente, muito complicado. Mas com um pouco de fé e paciência as coisas vão se arrumando, é um desafio constante.
 
Sou mais uma nessa rotina de Home Office e, por estranho que possa parecer para alguns, meu cotidiano melhorou desde então, porque agora possuo mais tempo disponível do que antes...
Mas tenho que concordar com o @Omar Zaldivar, porque existem muitas interferências nesse processo e, no meu caso, são meus gatos de estimação pulando em meu colo (sou uma almofada para eles, já me acostumei com isso...) sempre que preciso atender ligações importantesX3
Ótimas dicas @InterPlay (gostei principalmente da 2) elas podem ser muito úteis para pessoas que estão tendo dificuldades para se organizarem nessa época complicada que vivemos, ou para outras que, infelizmente, estão ficando insanas com essa história toda.
 
Voltar
Topo