🤔 Para Refletir : "Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles." - Ricky O Bardo

Análise Root Maker - A Caçadora da Fenda

Redação Redação
"Se nada nos salva da morte. Pelo menos que o amor nos salve da vida..."
Postagens
762
Bravecoins
423
5QXaaEg.png


Ola Makers! Depois de muito muito tempo no tumulo reapareci com mais uma analise de jogos makers que super recomendo. Para quem não me conhece ainda, prazer me chamo Cross e este é um quadro da comunidade onde faço avaliações super detalhadas de jogos de RPG Maker ao qual recomendo jogarem (é meio que uma recomendação para quem procura bons jogos no maker rsrs). E hoje é com muito orgulho que venho trazer a análise de um game que já estava querendo recomendar por aqui a algum tempo. Por isso sinta-se a vontade pois hoje trago até vocês uma ánalise completa do game A Caçadora da Fenda (The Huntress Hollow) game desenvolvido por Bleet em 2016.

AGRADECIMENTOS: Quero dedicar este post a toda fanbase deste fantástico game que me ajudou a tornar este tópico muito bem enfeitado com suas incriveis artes, além de dar meus eternos agradecimentos a Charlotte, responsavel pela realização em 2010 da tradução deste fantástico game em portugues.

ATENÇÃO: Para quem odeia spoilers fiquem tranquilos está análise contêm informações de onde tem spoilers do jogo ou não, então fiquem tranquilos que este tópico não vai estragar sua experiência :okay:

dWrBs2b.png


R8UNoCJ.png


O game foi desenvolvido originalmente em 2016 pelo talento de Bleet, artista de pixel art de excelente qualidade e fã da engine RPG Maker 2003, também tendo feito outros excelentes jogos como Fleshchild e The Looking Glass sendo este ultimo um fã game de Yume Nikki. Além disto Bleet também fornece diversos tutoriais no Tumblr sobre o RPG Maker 2003. Sua ideia ao desenvolver o game era de basicamente fazer uma reimaginação do clássico conto "A chapeuzinho vermelho", mas calma meus amigos. Esqueça toda aquela baboseira de lobo sequestrador de velhinhas que se disfarça de vovozinha. Aqui a "Chapeuzinhoverso" é expandido dando novos conceitos e liberdade criativa a historia.


NAZW7Ns.png

Por ser um game criado no RPG Maker 2003 suas funções são bem básicas. É o clássico ABC dos RPG's onde você anda corre e acessa o menu. E seu diferencial aqui é justamente esse, a simplicidade. Tanto os tutoriais quanto as mecânicas do game são de extrema facilidade de aprendizado. Com rápidos ensinamentos simples e diretos sem muitas enrolações, em minha própria experiência posso dizer que achei tudo muito bem encaixado e fluído, ao ponto que quando percebi, já estava muito a frente no game sem nem se quer perceber pois tudo te prende facilmente no game, o que é excelente!​

SISTEMA DE ITENS E EQUIPAMENTOS

Ao contrário dos demais games de RPG este possuí um diferencial e charme a parte em comparação a outros jogos. Aqui não existe loja de equipamentos tão pouco itens para se comprar, tudo aqui é adquirido conforme você avança na historia do game, explorando os cenarios e vencendo batalhas, a propósito, não existe "level up" por aqui também, quanto mais você avança e alcança novas armas elas automaticamente equipam o personagem aumentando assim seu MP (aqui chamado de APP) e seu HP, eu percebo que ele é um game de excelente escolha para iniciantes de RPG visto que você não precisa se preocupar com essas questões.​

HeHG86C.png

Mas e as batalhas contra o lobo mal? ksks, bem eles vão progredindo junto com o jogador deixando tanto a historia quanto a jogabilidade flexíveis uma com a outra ao velho estilo de batalhas lateriais (QUE EU AMO!). Mas não pense que o fato de você não se preocupar com equipamentos, níveis ou itens vai fazer com que o desafio deste game seja ignorado. Muito pelo contrario, o mais recomendavel é você evitar batalhas para poder no final ter os recursos necessários para enfrentar as maiores batalhas la na frente. Quanto aos chefes? Bem não existem muitos chefes no game, e os que estão presentes são desafios que se você se preparar bem e evitar certas batalhas não terá problemas ao longo do game. Posso dizer que os maiores desafios mesmo são os proprios lobos presentes no jogo hehe. Meu ponto negativo aqui é que todas as batalhas são praticamente as mesmas ordas de inimigos. Mesmo o autor querendo reforçar a importância dos lobos no game acho que seria legal dar uma variada, mesmo que fosse para variar os proprios tipos de lobos presentes nas batalhas, Mas é inegavel que mesmo praticamente todos eles sendo iguais, esses lobões são maneiríssimos no design rsrs​


yTWQVAh.png

E por falar em design o que dizer sobre os graficos deste fantástico jogo? Meus amigos que jogo lindo! apesar de todo o cenário do game serem dentro de uma floresta o autor conseguiu ambientar bem o jogo. seu design me faz lembrar muito o game OFF de Mortis Ghost (principalmente nas batalhas), usando cores unicas no cenário. Além de que conforme você vai progredindo no ambiente do jogo elas vão se alterando em cores, deixando o ambiente cada vez mais denso conforme você vai se aprofundando mais na floresta. Uma jogada genial para ambientação do jogo, eu simplesmente fiquei apaixonado pela criatividade que o autor teve com tudo isso.​

UjugjZX.png


4BQLE9x.gif

SE LIGA NO PASSINHO DA CHAPEUZINHO DEPOIS DE UMA FESTA MUITO LOUCA

As musicas deste game são simplesmente INCRIVEIS. Ja perdi a conta de quantas vezes me peguei ouvindo de novo e de novo a musica de batalha dele, todas elas são 100% originais e feitas para este game e acredite são ótimas. A unica parte ruim que devo destacar é que grande parte delas são trilhas repetidas alterando apenas a velocidade da faixa muitas das vezes. Mas de resto acredito que as musicas deste jogo vão agradar bastante a quem jogar, super recomendo.​

MRk44Oe.png

O que posso dizer da história do game sem spoiler é que é bem simples, não espere grandes tramas até porque o game é bem curtinho podendo ser finalizado em até uma hora e meia no máximo porém apesar disso não pense que não terá nada para fazer, pois a forma como a historia é desenvolvida é muito bem construída, ao longo do game existe diversas situações em que você deverá fazer escolhas que poderão comprometer o rumo da historia, e sim, o game é recheado de finais alternativos para você poder fazer, é um ótimo game para se fazer experimentações de todas as alternativas que te levem a finais alternativos só para ver "o que aconteceria se eu fizesse isso?" caso você seja este tipo de jogador, este é um prato cheio para você! Além disso o game também vem recheado de cutscenes em pixel art o que dá um charme a mais a toda a narrativa do game, e por fim o game te recompensa com um extra ao final do jogo que super recomendo darem uma olhada quando terminarem ele hehe.​

[redalert] ! ATENÇÃO !
Atrás desta seção existe um lobo malvado pronto para te encher de spoilers, então caso não queira perder sua experiência com o game pode pular esta parte rsrs [/redalert]​

Em meu ponto de vista achei bem ok a historia. Nada muito surpreendente mas acredito que dentro do curto espaço de tempo que o game tem fez um excelente trabalho, achei interessante a forma como Bleet expandiu esse universo de relação entre a chapeuzinho e os lobos tornando algo maior como uma civilização de lobos e pessoas que compartilham do mesmo ambiente que é a floresta e que de certa forma existe um conflito de convivio entre eles. Todo o desenrolar entre esses seres e a forma como animais selvagens e civis tentam compartilhar o mesmo espaço é uma reflexão bastante interessante da nossa propria realidade onde tanto animais selvagens e humanos deveriam aprenderem a conviver em harmonia que é o que ocorre ao final do game. Meu unico ponto negativo é referente ao vilão do game "O Caçador", acho que ficou muito mal explicado as motivações dele para matar a propria manada ou mesmo se infiltrar entre os humanos para também mata-los. Fazer maldade por ser mal não me parece lá um desenvolvimento muito bem construído para um vilão. Mas ignorando estas questões achei bastante interessante todo o resto, Lenora é sem duvidas a personagem mais bem desenvolvida na trama passando de uma garota doce e inocente para uma protagonista bastante corajosa e determinada.​

V4pWzUF.png

Incrivelmente não encontrei nenhum glitch ou BUG neste game, exceto atrás da casa da vovó que te leva a uma sala aonde não se pode sair mais dela (esta sala inclusive é a sala que tem haver com os extras do game hehe)​

Y6uPIXQ.png


BVcNmzb.png


No geral A Caçadora da Fenda é um baita jogo e super recomendo para quem quer passar algumas horinhas descompromissadas jogando alguma coisa mais rápida e passageira. Para mim este jogo é um excelente exemplo de como um gamedev deve começar sua jornada na área de desenvolvimento jogos, fazendo jogos curtos simples e muito criativos, jogos como esse ajudam a desenvolverem suas próprias experiências e a desenvolver novas ideias e conceitos para desenvolver jogos maiores. Por isso minha nota final para ele é

CVGdbuQ.png


Apesar de seu talento em quase tudo, sendo todo redondinho e bem feito em todos os aspectos, ainda é inegável que ele ainda é um game muito simples, tanto em narrativa quanto em jogabilidade, mas também não posso desconsidera-lo a uma nota bronze por que certamente é inegável que este game é impecável naquilo que ele se propõe a fazer. Certamente tem um lugar bastante especial no meu coração

CASO ALGUÉM TENHA CURIOSIDADE DE CONHECER ESTE JOGO DEIXAREI O LINK DO DOWNLOAD DELE AQUI (TRADUZIDO), LÁ VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR ESTA OBRA PRIMA DO MUNDO MAKER, TAMBÉM DEIXAREI O LINK DE BLEET CASO ALGUÉM QUEIRA CONHECER OUTROS TRABALHOS :okay:

LINK DO DOWNLOAD DO JOGO
https://www.zerocorpse.com.br/2019/09/traducaoa-cacadora-da-fenda-huntress-of.html

LINK DO AUTOR
https://bleetdev.tumblr.com/huntress

815c7VB.png


E vocês o que pensam deste incrível game gostaram ? não ? conhecem ? tem vontade de conhecer ? deixe seus comentários e façamos um debate saudável deste game​
 
Última edição:
Voltar
Topo