🤔 Para Refletir : "Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?" - Aleth728

Análise Root Maker - Maker Zone

Redação Redação
"Se nada nos salva da morte. Pelo menos que o amor nos salve da vida..."
Postagens
762
Bravecoins
423
tnLjpaq.png

Olá Makers ! Cross aqui novamente :) após minha ultima análise fiquei em minha correria do dia a dia, no entanto senti falta de fazer minhas análises makers, por isso para não atrapalhar a rotina, decidi pegar um jogo relativamente simples em terminar mas EXCELENTE em qualidade, e também estou fazendo esta análise para perder um pouco a fama de fã fanático de Orca kkkkk por isso decidi matar dois coelhos em uma tacada só rsrs hoje é com muito orgulho que trago a vocês a análise completa de Maker Zone, um jogo que marcou história nas comunidades makers, e que hoje é considerado um jogo OBRIGATÓRIO conhecer, para quem se diz Maker de verdade xD xD xD​

[redalert]ATENÇÃO: Para quem odeia spoilers fiquem tranquilos está analise contêm informações de onde tem spoilers do jogo ou não, então fiquem tranquilos que este tópico não vai estragar sua experiência :Okay_fix:[/redalert]

AGRADECIMENTOS:Quero deixar meus agradecimentos ao autor do game [member=39]Ludovic[/member], que me disponibilizou os sprites originais do game para poder deixar bem caprichado está análise :Okay_fix:

c9WCuEx.png
XLj7s8Y.png

Maker Zone foi criado pelo prof, mestre, doctor Ludovic hahaha um maker que inicialmente chegou apenas fazendo algumas aparições aqui e acolá, mas com o passar do tempo começou a revelar seu verdadeiro potencial como gamer sonhador rsrs, chegando a desenvolver jogos comerciais como por exemplo Mondrive (que ainda está em desenvolvimento), além de vários jogos ao estilo "HueBr" como por exemplo o game "Show do Mizeravi" e "Estocando o Vento", atualmente Ludovic faz aulas gratuitas que ensinam como desenvolver de maneira sofisticada jogos de RPG Maker, que se tornou muito popular aqui na comunidade entre os membros rsrs, caso alguém se interesse pelo seu conteúdo estarei divulgando aqui o canal dele  :Okay_fix: (https://www.youtube.com/user/lordkeyboards/videos)

    Maker Zone surgiu em uma época em que as comunidades makers estavam em alta entre os internautas, entre elas 3 se destacavam, nosso querido Condado Braveheart, o luxuoso Centro RPG Maker, e o grandioso Mundo RPG Maker (que atualmente não se encontra mais disponível ao acesso x.x) a ideia era unir vários projetos que estavam em alta naquela época, juntar todos eles e fazer um jogo utilizando os ícones (mascotes kkkk) de cada comunidade (TEM COMO SER MAIS ÉPICO DO QUE ISSO ?).

7EcWean.png
Px5okK4.png

A primeira coisa que quero mencionar sobre a jogabilidade, é que ela consegue ser simples e ao mesmo complexa, não espere um jogo, com altos mistérios e viagens a serem feitas, onde você passa 2 horas em uma dungeon para chegar até seu objetivo, Maker Zone é simples e direto ao ponto, no entanto, ao mesmo tempo você irá se deparar com momentos complexos em que não será qualquer leigo que irá domina-lo de maneira simples, se você não entendeu nada fica em paz eu quase não entendi o que escrevi também  xD xD, mas vamos em frente que ainda temos muitas coisas a explicar e com o tempo as coisas vão ficando mais claras jovem maker rsrs

STATUS DOS PERSONAGENS

Maker Zone da um show de balanceamento de status, achei impressionante como o autor conseguiu balancear bem os status e a forma  como ele entrega em suas mãos a responsabilidade de balancear os status, e que podem te comprometer caso você não saiba fazer isso
[redalert]! ATENÇÃO!
Esta seção faz um breve resumo dos status dos personagens, caso nem está informação você queira saber recomendo que pule o tópico spoilers[/redalert]

NOGF5D6.png

LOHAN: Primeiramente nós temos nosso querido e falecido Lohan, que apesar de não possuir força, defesa e movimentação, possuí muita vida e serve muito como linha de frente para aguentar ataques de monstros enquanto outros na surdina vão e destroem a bagaça toda, sendo muito útil para isso.

jkub7SW.png

RICKAS: Em seguida temos Rickas que serve como um suporte de batalha excelentíssimo, sua movimentação vai alem dos demais do grupo, podendo não só atacar mais vezes mas como andar também, além de ser de elemento neutro não tendo vantagem nem desvantagem contra nada, no entanto apesar dessas muitas vantagens a força de Rickas é relativamente baixa comparado aos outros não sendo muito útil para confrontos diretos

sBINjsq.png

ROY: Roy Bravery é sem duvidas o meu favorito da lista, ele não tem vida e nem muita defesa, mas em compensação seu ataque é estrondoso, e sua movimentação é ótima comparado a outros membros do grupo, se você quer matar um monstro fácil ele é a opção certa mas sempre evite de expor ele a muitos monstros porque ele possuí pouca vida e baixa defesa podendo mata-lo facilmente

ddg8ntH.png

SUNA: Suna é a personagem com maior defesa do grupo, seu ataque também é relativamente alto, serve como uma parceria perfeita com Rickas em combate, mas com o Roy também já que seu ataque é excelente podendo juntamente com Roy matar monstros de maneira fácil, seu ponto fraco é que ela é uma das que menos tem vida no jogo

SISTEMAS DE BATALHAS

lGXFj6a.png

Ao contrário de muitos games feitos em RPG Maker, Maker Zone optou por utilizar um sistema de batalhas muito pouco utilizados e explorados entre os makers, o sistema de batalhas em estilo tático, para quem não sabe o que é um estilo tactics, é um estilo de batalha onde o cenário de batalha é semelhante a um tabuleiro, onde os personagens são "peças" que possuem determinado limite de movimentação  e ataque, além de utilizar, magias e itens e todas as outras coisas que um jogo de RPG tem que ter haha, no entanto ao contrário dos jogos táticos, Maker Zone possuí uma liberdade de movimentação e não padrões de movimento como em jogos clássicos em estilo tactics, no entanto apesar disso, ele possuí certas limitações dentro dos limites que são estabelecidos no jogo, além de cada personagem possuir seu elemento próprio, podendo ter vantagens e desvantagens de danos dependendo do inimigo ao qual ele vai enfrentar, e eu sei que você não entendeu absolutamente NADA pequeno andarilho, mas venha comigo e traga este miolo humano a qual chamamos de cérebro que o pop aqui explica rsrs :likeasir:

T1Lhusi.png


Como você pode observar na imagem acima, esta barra é o nível de movimentação que você pode utilizar para movimentar o seu personagem, quanto maior o seu nível maior será a expansão de movimentação que você pode ter, e não apenas isso, está barra também é utilizada para o numero de vezes em que você pode atacar, ou seja quanto maior seu nível maior também será o número de vezes em que você pode atacar, falando assim parece ser bem fácil o game, já que você poderá fazer vários golpes em combate conforme você sobe de nível, mas não se iluda jovem capataz :baixabola: rsrs, pois esse mesmo direito é dado aos oponentes, e quanto mais você avança no game, maior será o nível dos inimigos, e maior será o numero de ataques deles também, por isso você deve pensar bem os movimentos que você deve fazer em combate antes de fazer qualquer movimento desnecessário porque dependendo do seu movimento tudo pode ser perdido se não tiver uma boa estratégia, outro detalhe importante que acho valido mencionar é que existe uma habilidade a todos os personagens apertando A, que permite que seu personagem recupere 10% de seu HP gastando uma barra de movimento, achei bem interessante este sistema pois apenas seu personagem pode encher a vida o que acaba criando um desafio, pois em combate você tem que gastar barra de movimentos de determinado personagem caso queira encher sua própria vida, pois o jogo não permite que outros personagens recuperem a vida de seus aliados com está habilidade

YfwQ4K4.png


Logo em seguida temos a barra de nível de ataque, apertando S a linha amarela irá se movimentar e apertando D a linha irá determinar o seu nível de ataque, está linha é classificada em 4 níveis de forças:

PONTO AZUL: O ponto azul é determinado por um ataque fraco, em que irá tirar um dano relativamente baixo ao inimigo, podendo em grande parte dos casos tirar zero de dano ao inimigo, no entanto ele consome apenas 1 barra de movimentação podendo te fornecer realizar outros tipos de movimentos, no entanto ele não é recomendado em combate em hipótese alguma pelos motivos pelos quais irei citar logo a frente.

PONTO VERDE: O ponto é determinado por um ataque médio, fornecendo um ataque baixo porém que gasta apenas 1 barra assim como no ponto anterior, porém ele é muito recomendável já que ao contrário do ponto azul, ele fornece um dano maior, pouquíssimas chances de tirar zero de dano (comigo mesmo nunca aconteceu) além de ser muito útil em inimigos que estão com pouca vida e que você não quer gastar tantas barras de movimentação, já que você pode utilizar para acertar outros inimigos

PONTO AMARELO: Atingindo este ponto você irá causar um dano maior, porém irá gastar 2 barras de movimentação, outro ponto importante a ressaltar é que esse é um ataque elemental e dependendo de quem você utilizar pode gerar 0 de dano já que este inimigo em questão pode ter vantagem elemental contra seu ataque.

PONTO VERMELHO: Este é o ponto mais forte alcançado, nele você da uma especial (não elemental) que fornece um dano absurdo, chamado Overdrive, é bastante desafiador alcança-lo mas caso você manje em fazer isso sempre, seu Overdrive pode subir de nível chegando em um limite máximo de 5 níveis, e vai por mim você vai precisar MUITO manjar em usar isso caso queira se sair bem em desafios maiores, mas vale também lembrar que 1 Overdrive pode chegar a consumir 3 barras de movimentação, no entanto já houve casos em que usei com apenas uma, não sei ainda se foi um bug ou se existem momentos específicos que isso pode ser feito mas sempre achei estranho pois não foram apenas uma vez que isso aconteceu comigo

ERRO: Ocorre quando a linha amarela percorre todo o trecho da barra e volta ao seu estado anterior, caso você não digite D neste período de tempo, vai perder uma barra de movimentação e ainda não irá atacar

BARRA DE ATAQUE

PONTOS POSITIVOS: O jogo te fornece um nível de dificuldade e desafios absurdos no game, chega a ser emocionante o numero de vezes que você fica concentrado para tentar fazer um overdrive no inimigo, e o mais legal é que praticamente toda a barra te leva ao ponto azul fazendo você ter um alto nível de desafio para conseguir realizar ataques mais potentes

PONTOS NEGATIVOS: Por ser um sistema um tanto complexo, bugs e lags na hora de carregar a barra são frequentes dependendo do seu pc, ainda mais em áreas onde muitos eventos são colocados ao mesmo tempo, mas não chega a ponto de impedir que você consiga joga-lo (pelo menos não foi o meu caso, e olha que tenho um pc bem tenso aqui kkkk  ^^' ) mas ainda assim é um incomodo ter que passar por isso e muitas vezes você leva dano por um erro desses

BATALHA CONTRA MONSTROS

wjBJUIp.png

Bem meus amigos ora de falar de TRETAS, DE GUERRA, DE SANGUE MUAHAHAHA !! mas eim ?? não tem sangue ?? pois é makers, ao invés de muito sangue o que rola neste game no máximo são graxas e óleos que saem dos robos pois todos o inimigos, são baseados em robôs, muitos dos sprites dos inimigos foram utilizados da net, mas ainda assim conseguem transmitir uma sensação ótima no game, a melhor parte de enfrenta-los é que cada batalha possuí uma peculiaridade em questão, vai por mim, NENHUMA BATALHA É A MESMA !! cada uma possuí um desafio adicional que você deve se encaixar bem a ele para poder se adaptar ao duelo, seja em missões em que elementos fogo não surgem tanto efeito, ou missões em que você perde um movimento a cada rodada, enfim, não vou dar muitos spoilers sobre isso mas por esses exemplos básicos espero que você entenda quando digo que NENHUMA BATALHA É IGUAL !! o mais fascinante é que dentro destas restrições existe uma causa e um motivo que se encaixa perfeitamente com a história do jogo, o que ficou ainda melhor, ao invés de simplesmente ter colocado como uma restrição whatever só para deixar o jogo mais difícil, vai por mim você vai se encantar muito por este aspecto  :palmas: a única parte ruim é que esse game não possuí uma variedade significativa de monstros no game (muita pouca mesmo para um game de tactics :/), apenas variando seus níveis em determinados pontos

[redalert]! ATENÇÃO!
Esta seção contêm spoilers de detalhes de todos os inimigos do game e algumas dicas de como vence-los, caso você não queira saber destas informações recomendo que pule a seção com spoilers[/redalert]

Irei aqui fazer breves comentários de todos os monstros que contêm no jogo, não irei detalhar especificamente seus status pois no próprio game, todas estas informações já vem detalhadas no tutorial, e se eu fosse puxar todas as informações em detalhes do game isso não seria uma análise e sim um tópico de tutorial do game, e esse não é o foco do tópico certo ? rsrs

INFANTROID:
xZX3k25.png


Em primeiro temos esta espécie de robô que possuí variações elementares no game, vou ser bem sincero com vocês eu considero ele apenas um pequeno encosto na gameplay, caso você fique rodeado de monstros sofrer ataques deste bichano torna-se complicado caso haja companhia com ele, mas a solo posso garantir que é bem fácil de ser derrotado, a não ser que ele tenha vantagem contra o seu elemento, caso isso aconteça pode ter certeza que vai rolar altas tretas entre vocês, mas ainda assim que podem ser superadas caso você saiba treinar seus personagens

ANDRONE:
VNcsdRC.png


Na minha opinião esse aqui é o segundo monstro mais fraco do jogo inteiro, é claro que lá da metade para o fim ele pode começar a dar umas dores de cabeça, por usar o overdrive, mas vai por mim não é nada muito preocupante perto de outros monstros, seus ataques são fracos e até mesmo se ele tiver vantagem contra você o máximo que ele fará é defender de todos os seus golpes elementares

BIO-SUCKER:
xQiFLSN.png

Estes monstrinhos são umas pestes, além de eles tiraram muita vida, o dano que eles te causam enchem suas vidas, o meu conselho é SEMPRE andar com o Roy (que é o mais forte da equipe) acompanhado com mais alguém, pois assim você o matará o mais rápido possível e terá tempo de matar outros monstros que estejam junto a eles (até mesmo monstros que são iguais a eles que acaba acontecendo muito em combate :/ )

AXES:
Ioq2mgi.png

E aqui está os monstros mais fáceis de serem destruídos no jogo INTEIRO ! Talvez você me questione COMO ASSIM ? ESSES MONSTROS SÃO UM TORMENTO DE DIFÍCIL ! Calma caboclo ! sossega está arma que você provavelmente esta carregando para me matar agora :wat: ele pode parecer difícil a primeira jogatina mas depois que você descobre o macete para derrota-lo fica tudo muito mais fácil, é simples, basta bater nele e deixar guardado uma barra de movimento assim que sobrar 1 você pula uma casa aonde ele não pode te atingir SIMPLES ! Já que ele não pode se movimentar fica muito mais fácil vence-lo, até porque varias vezes ele também acaba errando em seus ataques na hora de te atacar (isso aconteceu muito comigo)

ROBURNER:
R8HNVfS.png

E aqui está um monstro que realmente pode te causar problemas (principalmente se ele tiver vantagem elemental a sua) seus ataques podem tirar muito dano mesmo que ele não esteja com vantagem de seu elemento e quando seu overdrive pega meu amigo senta e ora para não morrer porque a coisa é complicadinho, se tu manjar bem em usar overdrive você pode derrotar ele sozinho, mas caso contrário eu recomendo você utilizar duas pessoas que é quase que certeza que vai conseguir derrota-lo e ainda me arrisco a dizer que se tu manjar um pouquinho, ainda sobra bastante barra de movimento para tu acertar um outro inimigo por perto ou encher a barra de vida

HI-ROCKET:
0IQdykV.png

Agora o assunto vai começar a ficar sério caro Maker :/, Hi-Rocket é uma verdadeira dor de cabeça em duelo, ele possuí habilidades de lançar misséis aonde quer que você esteja, e se não bastasse isso, ele ainda tem em média de 3 a 4 barras de movimento que podem acertar você, ou seja, são de 3 a 4 mísseis apelões que acertam por rodada, e não tira pouco dano não caso você pense nesta possibilidade, dependendo do seu nível ele pode te matar em 3 a 4 golpes (SÓ ELE !!) meu conselho é sempre que puder corra até ele e destrua-o (de preferência com o Rickas que é o que tem mais movimentação) e tente se possível ir acompanhado, caso você não consiga nem ir com o Rickas e muito menos acompanhado, use o máximo de movimentos possíveis para recuperar a vida com os danos que ele te der, até você conseguir chegar até ele, fora isso eu não vejo muitas escolhas boas que você vai ter :/

PROTOMINE:
DVC1mJJ.png

Chegamos a desgraça do game, esta cópia robótica de fuinha é uma praga, uma vez que ela te ataca ela se suicida mas em compensação ele te mata na hora não importando o quanto de vida você tiver, quer um conselho ?? QUANDO ELE ESTIVER POR PERTO LARGUE TUDO O QUE VOCÊ ESTIVER FAZENDO E MATE ESTA PRAGA O QUANTO ANTES !!! foram varias vezes em que me frustrei com esta fuinha robótica, você não precisa necessariamente correr atras dele mas quando estiver por perto vai com tudo para cima dele, e se puder marque o numero de passos que ele pode dar e fuja para longe para que quando ele te perseguir fique próximo de você e não te acerte te dando tempo e rodadas de sobra para você arrebenta-lo, pois acredite ele tem muito movimento para te perseguir :/

UÉ, MAS E OS MESTRES (CHEFES) DO JOGO ??
VmeO6WN.png

Pois é nem tudo são flores neste jogo apesar de eu achar incríveis os sistemas e batalhas, neste jogo não existe boss algum além do ultimo o que acaba sendo um pouco bem negativo comigo, em volta de todo o game você enfrenta um exercito de inimigos, e male má temos generais ou capitães desta tropa inimiga, o que acaba prejudicando não somente na jogatina mas também na história como um todo.
[redalert]! ATENÇÃO!
Esta parte irá relatar sobre a batalha contra o Boss final, caso você não tenha interesse em saber absolutamente nada sobre este assunto recomendo que pule esta seção[/redalert]
Batalha epicamente emocionante, o ultimo boss deste game vale bastante a pena, no entanto ele perde o foco da proposta tactics e estratégica no final, você não tenta bolar planos para derrota-lo (até teve um pouco) mas no geral o jogo literalmente te indica, vai para cima e mate-o antes que ele te mate, isso para mim fez perder a essência do jogo, no entanto da mesmo forma acaba valendo bastante a pena pela dificuldade que ele oferece ao derrota-lo

UÉ, MAS E OS ITENS E OS EQUIPAMENTOS ?

vXS3bNM.png

Outro ponto importante a qual preciso mencionar é que neste game também não temos a aparição de equipamentos e itens, todos os seus melhoramentos de status é baseado em Geo Gems, pequenos orbs que você adquiri em puzzles e mini-games que aumentam seus status, cada um possuí um tipo de aumento de status diferente e você deve saber usar bem cada um deles para balancear o nível de status de seus personagens, no game existem 5 tipos de Geo Gems:

ALPHA GEM:Que permite aumentar 1 ponto de HP permanentemente

BRAVO GEM:Que permite aumentar 1 ponto de Ataque permanentemente

CHARLIE GEM:Que permite aumentar 1 ponto de Defesa permanentemente

SYNC GEM:Que permite aumentar 1 ponto de todos os status anteriores

OMEGA GEM:Que aumenta 1 nível ao personagem

    Eu até que gostei desse sistema pois ele diferenciou-se de muitos outros sistemas, porém para um jogo ao estilo tactics é muito simples e eu acho que o autor poderia ter criado uma maior diversidade de opções para melhoramento de status, mas ainda assim foi um belo acréscimo rsrs

nQIoAkS.png
DzBkwsa.png

Agora irei falar de algo muito sensacional neste obra prima maker, aaaa meus amigos o que seria de um game sem seus cenários ? sem dúvidas Maker Zone da um capricho em seus cenários, seu estilo me lembra muito jogos tactics ao estilo Disgaea, seu tom em 3D ficou simplesmente sensacional, eu não sei se ele pegou de algum jogo específico porém mesmo que tenha pegado de algum game ficou muito show, o único problema é que são poucas as vezes que você se encontra em cenários relativamente novos, é claro que existem lugares bem diferenciados entre si, no entanto tem planetas que possuem cenários repetitivos dando a impressão que parece que você não mudou de lugar, mas são poucos os casos em que isso acontece (em especial no começo do game) outro ponto que quero destacar aqui a qual eu achei que foi um ponto negativo, é que existem muitos planetas que são desnecessários no game, existem muitos desses planetas que fazem referência a outros jogos lançados, e isso ficou muito show, porém a outra metade desses planetas não se tem um jogo em especial, e ao meu ver estão lá apenas para encher linguiça por isso acaba perdendo um ponto positivo comigo, além dos planetas dos protagonistas, que tem o nome das comunidades nele, que ao meu ver ficou muito Bahh !! eu entendo que ele queria referenciar as comunidades, mas se ele apenas tivesse feito um planeta com as cores principais da comunidade apenas nomeando o planeta de "MUNDO RPG MAKER" ou planeta MRM seria legal mas não ele teve que colocar os malditos nomes nos planetas kkkk onde ele tentou fazer tanta referência que acabou estragando o próprio game,  porém quero reforçar aqui também o designer dos personagens que estão AWESOME !!! que designer lindo e bem trabalhado por parte dos personagens, tanto das big faces quanto os chars, sem dúvidas um capricho sem igual que ganha pontos positivos neste game

41f2Dj2.png
47lLbWs.png

O que dizer dos puzzles deste game,? Mano! Que puzzles mais desafiadores você tem neste game  xD xD xD, achei genial cada um deles e seu desenvolvimento simplesmente dão um show de apresentações, o meu ponto positivo vai para o seu desenvolvimento que realmente foi genial, eles fazem você pensar muito bem para resolve-los então caso você seja um leigo neste assunto saiba que vai passar altos perrengues para decifra-los, com exceção de um puzzle em especial em que você deve decifrar portais coloridos que te levam a outros lugares, não encontrei sentido para este puzzle e me parece que não existe lógica para passa-lo por isso acaba perdendo um pequeno pontinho comigo, no entanto eu preciso ressaltar a falta de criatividade que o autor teve para explicar sua existência no game, e pessoas, que explicação broxante  :_ _: sem duvidas, ele teve uma falta de criatividade enorme para desenvolver alguns deles, tem puzzles que nem mesmo é explicado onde ele simplesmente joga o puzzle na sua cara e vamos em frente kkkkkk, mas apesar desta crítica, alguns desses puzzles ele teve um cuidado bem especial para explicar e ficou bem criativo acrescenta-los em suas aventuras rsrs

QgveSfO.png
yS2hQcf.png

OOOHHHHH YEAAHHHHH CROSSMAKERSOVERS !!! tem coisa mais épica do que isso ?? colocar outros projetos neste jogo, foi a ideia mais genial e sem duvidas, foi o que me atraiu a dar final neste jogo 2 VEZES kkkkkk (sim eu dei final neste game 2 vezes  :Hm:) a forma como eles interligaram todos os mundos, foi algo sensacional, só acho que faltou um pouco mais de participação por parte dos personagens das outras franquias, porém como muitos destes projetos ainda estavam em desenvolvimento na época, eu entendo o receio do autor para não estragar a narrativa principal, no entanto agora iremos chegar ao ponto negativo desta seção, alguns dos jogos acrescentados aos crossovers foram cancelados, ou parados ao longo do tempo, e até mesmo os que estão parados parecem que não terão uma continuação em seu desenvolvimento, o que acabou perdendo seu charme hoje em dia, já que muitos desses jogos não são acessíveis hoje e parece não haver nexo atualmente existirem neste jogo, já que teoricamente eles nunca existiram

9TERRwc.png
e3rBIta.png

[redalert]! ATENÇÃO!
Está seção esta recheada de exercito de spoilers, caso você seja um soldado que não está preparado para encarar a conspiração universal por trás deste jogo, recomendo que você vá ao psicologo e volte o dia em que você estiver pronto (ou simplesmente termine o jogo e volte aqui hahaha) enfim pule a seção de spoilers caso não queria saber nada sobre isso :Okay_fix: [/redalert]

Bem meus amigos agora chegamos num ponto um pouco negativo, mas não tanto assim, a história do game possuí uma proposta bem construída e foi impressionante a forma como ele construiu o enredo sem mecher na história de nenhuma das franquias dos jogos lançados, no entanto estamos falando de um crossover e sabemos que crossover não tem histórias complexas (KINGDOM HEARTS COMO ASSIM ??) mas no geral a história é muito boa, o vilão final tem um designer sensacional e seus planos são bem coerentes, no entanto nada foi aprofundado sobre da onde ele veio ou porque quer conquistar todos os universos paralelos, o que acabou tornando ele um vilão super clichê que só esta lá para dominar o mundo (ou universos tanto faz kkkkk) acho que a história poderia ter sido mais aprofundada, o problema foi alguns detalhes que ele colocou que estragaram completamente a forma da narrativa, que é as MALDITAS ABERTURAS DE ANIMES !! A cada episódio nós temos estas aberturas e mano, que coisa decepcionante, se fosse um anime seria bem legal, mas estamos falando de um jogo, UM JOGO !! Calma Cross sossega o facho por favor  :nossa: :'o.o: mas apesar disso, você pode ignorar estas aberturas pulando elas kkkk (apesar de falar dessa forma isso não leva muito em conta a nota do game, é mais uma opinião pessoal mesmo, porque eu particularmente não gosto :x), e também a cena final achei bem legal só achei toscão o autor focar tanto nas imagens dos usuários, se fosse na imagem da central da nave, beleza, isso é aceitável, mas aquele final em que os caras dão um ataque final com as fotos dos usuários, foi algo tão tosco ao meu ver que parecia que estávamos fornecendo forças da web para derrotar o vilão kkkk, se ele apenas deixasse com aqueles quadrados amarelos simbolizando os usuários taria tudo certo, mas ele tentou homenagear tanto os membros das comunidades que acabou estragando a própria história um pouco, mas fora esses detalhes ta tudo certo rsrs

V5J6CLd.png
[redalert]! ATENÇÃO!
Esta seção vai falar dos extras que o game oferece depois de concluído caso você não queira nem saber desta informação recomendo pular este tópico rsrs ^^ :Okay_fix: [/redalert]

v0QjNXb.png

Após concluir o game, o jogo irá te oferecer missões extras para você fazer, oferecendo grandes desafios para você passar, e vão por mim alguns deles são eletrizantes e fazem você bolar altas estratégias para passar, eu curti muito cada um deles (em especial o ultimo que é overpower de difícil rsrs) o única coisa que achei chato, é que são missões sem muito fundamento acrescentadas ao game, acho que seria legal se o autor criasse uma mini história pós créditos, seria muito interessante acrescentar isso para dar um gostinho a mais aos jogadores, mas ao invés disso temos apenas missões de desafios que nada acrescentam no game além de aumentar seu ranking no sistema online (que atualmente está completamente desativado :/ )

Spoilerzinho extra para quem já terminou os extras do game rsrs:
Na ultima missão extra onde você enfrenta o ultimo boss com varios monstros, no meio do combate o final boss travou seus movimentos e não fazia mais nada, não atacava e não reagia, alguem sabe me dizer se isso é um bug ou uma trolagem mesmo do game para te causar medo em meio a tantos monstros ?

VPPf1Fb.png

Bem como vocês já sabem todas as minhas análises procuram erros graves que podem prejudicar ou favorecer muito o jogador (e não necessariamente bugs ou glitchs simples) mas acho que preciso fazer um comentário negativo sobre este assunto porque é muito perceptível neste jogo, ele está RECHEADO ! de glitchs e bugs, a sensação que eu tenho toda vez que jogo Maker Zone é que o jogo foi feito as pressas onde o autor parece estar querendo se livrar logo do game por ser um jogo gratuito e sem fins financeiros, já que ele mesmo mencionou que seria o ultimo jogo free desenvolvido, porque o número de glitchs é enorme e irei ressaltar alguns erros aqui que incomodam muito a jogatina de quem joga, por isso recomendo você que não jogou dar uma olhada neste tópico para estar ciente dos riscos rsrs

1- Quando você tira game over e volta ao ínicio do game, ele aparece a opção continuar porém quando você clica nele o jogo da new game, para resolver isso você deve voltar a opção duas vezes para que isso não aconteça, o que acaba sendo um TORMENTO para quem joga esse jogo

2- Existe algumas missões em que você pode pegar algumas geo-gems em combate no entanto caso você não pegue vai receber elas do mesmo jeito

3- Varias as vezes os inimigos, em combate ficam presos em algum canto da tela e ficam andando aleatoriamente nas paredes sem motivos aparente, te dando chances de fugir em combate e derrotar os inimigos, é claro que isso já salvou minha vida centenas de vezes, porém não posso deixar a facilidade de acesso me tirar do foco que mostra claramente que o jogo é meio bulgado neste aspecto

4- São varias as vezes em que se você tiver andando e fazer algum movimento para o lado, sua barra de movimentação aumenta sem você ter voltado em seus passos, o que facilita muito na jogatina, é claro que alguns casos é porque a seleção de movimentos trás toda a análise das possibilidades que você poderia se movimentar dentro de seu limite, mas já ouve sim alguns casos em que você não deveria se movimentar mas acabou acontecendo de você receber um movimento a mais do que o normal

E esses são apenas os principais que eu queria reforçar, porque o game tem MUITOS GLITCHS E BUGS, por isso acaba perdendo drasticamente na qualidade, para você ter uma ideia eu nem estendi esta lista porque existem algumas coisas que acontecem no game que eu sinceramente fiquei em duvida se era glitchs mesmo ou faz parte do jogo, como por exemplo usar overdrive com apenas uma barra de movimento como já aconteceu varias vezes comigo, além de outros detalhes que estendem muito mais esta lista, o pior é que o jogo não se estende a você explorar dungeons ou lugares tendo um seguimento LINEAR, em que a porcentagem de ocorrer glitchs e bugs  deveria ser muito menor comparado a outros jogos :/.

rk9Gm5F.png

Esse game é simplesmente épico e se destaca por sua temática e os crossovers e suas batalhas desafiadores e eletrizantes além por seu designer magnifico e sensacional, no entanto possuí alguns detalhes na história que deixam a desejar, além dos recheados glitchs e bugs que podem prejudicar na jogatina de quem joga por isso sua nota final é:
CVGdbuQ.png
ele receberia uma nota alta facinho, facinho, tanto pelo designer quanto pela dificuldade e criatividade nos desafios, mas é inegável que o jogo contêm muitos glitchs e bugs que o autor poderia muito bem ter arrumado durante todo este tempo, mas ele não se preocupou em fazer isso e acabou deixando da forma como está, a proposta e as inovações que ele colocou tanto como o designer, foram sensacionais, porém devido aos glitchs e bugs acabou perdendo muita qualidade, no entanto ele não chega a ser um jogo impossível de ser jogado, na verdade apesar dos bugs, você consegue jogar tranquilamente com apenas algumas variações de facilidade e dificuldade devido aos bugs :/
     

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CASO ALGUÉM TENHA CURIOSIDADE DE CONHECER ESTE JOGO DEIXAREI O LINK DO TÓPICO DELE AQUI, LÁ VOCÊ TERÁ IMAGENS E MAIS ALGUNS DETALHES DESTA OBRA PRIMA DO MUNDO MAKER, TAMBÉM DEIXAREI O LINK DO USUÁRIO E AUTOR DO JOGO CASO ALGUÉM QUEIRA CONHECER OUTROS TRABALHOS DELE :Okay_fix:

LINK DO TÓPICO DO JOGO​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=394.msg1985#msg1985​

LINK DO AUTOR​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?action=profile;u=39​

[avatar]Ludovic[/avatar]​

E vocês o que pensam deste incrível game gostaram ? não ? conhecem ? tem vontade de conhecer ? deixe seus comentários e façamos um debate saudável deste game
 
Rapaz, que ótima analise. O começo da análise me deu um Triggered pq não conhecia esse game kkkkkkkkkkkkkkkkkk hora de corrigir este erro, os gráficos são bem bonitos e a análise deu uma boa animada para jogar. Parabéns pelo tópico e parabéns ao Ludovic pelo game, está muito bonito.
 
Hizashi_Brum comentou:
Rapaz, que ótima analise. O começo da análise me deu um Triggered pq não conhecia esse game kkkkkkkkkkkkkkkkkk hora de corrigir este erro, os gráficos são bem bonitos e a análise deu uma boa animada para jogar. Parabéns pelo tópico e parabéns ao Ludovic pelo game, está muito bonito.

Muito Obrigado Higashi, deu uma trabalheira lascada fazer tudo aushauhsuahs fico feliz pelo feedback depois deste game vou dar uma parada pra acertar a minhas pendências do dia a dia, mas provavelmente lá pra julho eu farei mais análises de jogos rsrs

AVISO IMPORTANTE: GALERA EU ACABEI ALTERANDO O GAME COM UMA NOTA DE 7,85 PARA 8, DEPOIS QUE POSTEI O TÓPICO RELI VARIAS VEZES ELE PARA VER SE ELE REALMENTE MERECIA UMA NOTA TÃO BAIXA, NO ENTANTO APÓS AVALIAR BEM TODOS OS ASPECTOS DECIDI DEIXAR UMA NOTA 8, QUE APESAR DE CONTER MUITOS BUGS O JOGO AINDA CONSEGUE SER JOGÁVEL COM APENAS ALGUMAS VARIAÇÕES DE FACILIDADE E DIFICULDADE EM COMBATE, MAS UMA NOTA MAIOR DO QUE ESSA EU COM CERTEZA NÃO PODEREI DAR ;p
 
Caraca ficou muito show maninho, não sabia da existência desse jogo, me pareceu lendo sua analise muito bem feito. Essas imagens estão muito top.

Adoro suas analises Cross, são as mais completinhas que eu tenho visto. Manda lá um PM pra alguém da staff e pergunta se eles não querem mais alguém pra fazer analises na revista, já pensou que show.

Abraço o/
 
TsuYa comentou:
Caraca ficou muito show maninho, não sabia da existência desse jogo, me pareceu lendo sua analise muito bem feito. Essas imagens estão muito top.

Adoro suas analises Cross, são as mais completinhas que eu tenho visto. Manda lá um PM pra alguém da staff e pergunta se eles não querem mais alguém pra fazer analises na revista, já pensou que show.

Abraço o/

Thanks Tsu, cara eu fiquei também bem surpreso pelo pessoal aqui nunca ter ouvido falar deste jogo, na época ele fez um reboliço na comunidade, pra tu ter uma ideia tinha até um concurso que fazia algum membro como personagem jogável do game, e quem ganhou foi o mito cronus aqui da comunide (sim ele está no jogo *-*) mas sobre esta questão de entrar na revista eu pensei nisso também mas sei la cara eu não consigo organizar nem minha própria vida direito quem dirá uma comunidade inteira uahsaushuahs :x

PS: Grato pelo feedback isso me anima muito a continuar a produzindo este tipo de conteúdo rsrs
 
uuuuiiiaa!! Foi uma horna pra mim você fazer essa análise do meu humilde projeto.

Aqui vai algums dados sobre algumas coisas ditas aí.

-Quanto ao ataque Overdrive com menos de 3 energias, se vc se movimentar e exatamente no ultimo passo faltar apenas 1 energia, vc pode usar essa ultima como overdrive ou special, desde que nao tenha executado nenhum ataque anterior.

-Nao houve crossovers cancelados, foram apenas Vorum, Orca, Dead File e Zu. Os demais eu apenas fiz citações no game, algo menor que um cameo por assim dizar.

-Quanto a ter uma abertura de anime, porque eu sou fã de Sakura Wars que segue exatamente isso, o proprio game é uma hitoria estilo anime, foi essa sensação que "tentei" passar kkkkk e as aberturas podem ser ignoradas, não é obrigatorio kkkk

-Quanto ao bug do boss nos extras, fiquei sabendo agora kkkkkkkkk tarde demais

-Quanto aos erros citados na seção "CAROS"
1-Outro errinho que estou sabendo só agora, anos depois kkkk
2-As gemas vc ganha em quantidades, se pegar durante as fazes vai receber mais que as outras no final. Se deixar alguma caixa sem abrir, vai ficar sem ela.
3-Isso é devido a falta de um path findind, sendo que esse sistema é por eventos, ele apenas te segue e se vc se esconder atras de algo ele nao vai passar kkkkkk
4-Quanto a barra se encher na verdade nao há bug. Apesar de parecer livre, a movimentação é exatamente igual aquela de tiles marcados com uma cor, se vc anda pra qualquer direção, contando que vc não saia da grade a barra de energia vai se encher ou gastar, provavelmente vc deve ter andado uns 2 passos pra direita, pra cima e depois para a esquerda, recuperando um da distancia, é totalmente normal.

O servidor do ranking está offline porque quem mantinha era o Masked que sumiu kkkkkkk
Eu havia lançado um patch que corrigia alguns bugs, não sei se vc pegou...

 
uuuuiiiaa!! Foi uma horna pra mim você fazer essa análise do meu humilde projeto.

Que isso [member=39]Ludovic[/member]  é uma honra termos mais um game free na comunidade de excelente qualidade, isso auxilia muito pessoas que não tem muitas condições financeiras de comprar um jogo e procura boas opções de RPG gratuitos pela internet, e é esse meu trabalho com essas análises, oferecer boas opções de jogatina a quem procura boas opções rsrs :)

-Quanto ao ataque Overdrive com menos de 3 energias, se vc se movimentar e exatamente no ultimo passo faltar apenas 1 energia, vc pode usar essa ultima como overdrive ou special, desde que nao tenha executado nenhum ataque anterior.

Caraca eu não sabia disso kkkkk eu nem coloquei na lista justamente pelo receio de não ser bug apenas fiz um breve comentário sobre as condições que o jogo, oferece ai na duvida deixei apenas esta observação rsrs, mas isso está escrito no tutorial do game ?? (Sorry tenho preguiça de tutoriais kkkk :x)

-Nao houve crossovers cancelados, foram apenas Vorum, Orca, Dead File e Zu. Os demais eu apenas fiz citações no game, algo menor que um cameo por assim dizar.

NANANINANÃO !!! kkkkk Vale lembrar que Dead File (pelo que eu saiba) agora vai se tornar um jogo comercial, fora que pelo que eu fiquei sabendo a história e os personagens tomaram rumos completamente diferentes da proposta original, sendo assim ele meio que se perdeu em Maker Zone, e vale lembrar que tu esqueceu de Mana Tree que faz uma participação bem importante no game, que estava sendo produzido por RyanKamos na época e que até hoje ficou no limbo dos projetos.

-Quanto a ter uma abertura de anime, porque eu sou fã de Sakura Wars que segue exatamente isso, o proprio game é uma hitoria estilo anime, foi essa sensação que "tentei" passar kkkkk e as aberturas podem ser ignoradas, não é obrigatorio kkkk

Eu sei como é, é que nunca fez muito o meu estilo mesmo,é mais uma questão de gosto pessoal rsrs, lembro que eu amava a serie Phantasy Star e quando lançou o Phantasy Star Universe para Ps2 eu queria comprar logo de cara, até descobrir que aquela porcaria tinha opening kkkkkkk a musica era daora mas eu não acho que combina muito colocar este aspecto no game rsrs, no caso apesar de ser um gosto pessoal meu, achei bem bizarro pq vc usa graficos 2D, que acaba se tornando BEM MAIS ESTRANHO do que se fosse um jogo em 3D (minha opinião claro)

2-As gemas vc ganha em quantidades, se pegar durante as fazes vai receber mais que as outras no final. Se deixar alguma caixa sem abrir, vai ficar sem ela.

Mas aí é que esta tem caixas que se você não abrir na batalha vai receber gemas do mesmo jeito no final, acho que foram uma ou duas missões que aconteceu isso (não lembro exatamente quais) mas lembro que não foram todas

4-Quanto a barra se encher na verdade não há bug. Apesar de parecer livre, a movimentação é exatamente igual aquela de tiles marcados com uma cor, se vc anda pra qualquer direção, contando que vc não saia da grade a barra de energia vai se encher ou gastar, provavelmente vc deve ter andado uns 2 passos pra direita, pra cima e depois para a esquerda, recuperando um da distancia, é totalmente normal.

De certa forma continua sendo um bug do mesmo jeito kkkk, porque tanto nos tutoriais quanto no game a intenção que o game te passa é que sua movimentação é livre, pelo que percebi no seu comentário você meio que disfarçou o sistema de movimento dos clássicos tactics, então apesar de não ser um bug, vc meio que disfarçou o sistema original de movimentação do estilo tactics o que de certa forma é pior ainda porque o jogo não oferece o que ele promete kkkkkk :x

Eu havia lançado um patch que corrigia alguns bugs, não sei se vc pegou...

Eu fiz o download mais recente aqui, acho que baixei este jogo mais o menos umas 3, 4 semanas atras mas continuou sem sistema :/

 
NANANINANÃO !!! kkkkk Vale lembrar que Dead File (pelo que eu saiba) agora vai se tornar um jogo comercial, fora que pelo que eu fiquei sabendo a história e os personagens tomaram rumos completamente diferentes da proposta original, sendo assim ele meio que se perdeu em Maker Zone, e vale lembrar que tu esqueceu de Mana Tree que faz uma participação bem importante no game, que estava sendo produzido por RyanKamos na época e que até hoje ficou no limbo dos projetos.

Ah entendi, vc quis dizer que o "Jogo que foi usado no crossover foi cancelado", mas não o crossover em si kkkkkk.

Mas aí é que esta tem caixas que se você não abrir na batalha vai receber gemas do mesmo jeito no final, acho que foram uma ou duas missões que aconteceu isso (não lembro exatamente quais) mas lembro que não foram todas

Estranho porque vc ganha gemas no fim das batalhas e ganha as que abrir tb. será que não confundiu isso? mas enfim, sei lá, faz tanto tempo sem mexer kkkk

De certa forma continua sendo um bug do mesmo jeito kkkk, porque tanto nos tutoriais quanto no game a intenção que o game te passa é que sua movimentação é livre, pelo que percebi no seu comentário você meio que disfarçou o sistema de movimento dos clássicos tactics, então apesar de não ser um bug, vc meio que disfarçou o sistema original de movimentação do estilo tactics o que de certa forma é pior ainda porque o jogo não oferece o que ele promete kkkkkk :x

Não, não continua sendo bug porque essa parte é intencional, como a movimentação é livre dentro da grade, voltar seria o mesmo que cancelar o comando que tem em todo game tático. Inclusive esse sistema é baseado no Sakura Wars So Long My Love que funciona exatamente assim. Enquanto vc não chegar no seu limite de movimento a energia recarrega se vc voltar proxmo ou diretamente ao ponto de origem.

;)


 
Estranho porque vc ganha gemas no fim das batalhas e ganha as que abrir tb. será que não confundiu isso? mas enfim, sei lá, faz tanto tempo sem mexer kkkk

Nop tem missões que você não ganha (são poucas mas tem)

Não, não continua sendo bug porque essa parte é intencional, como a movimentação é livre dentro da grade, voltar seria o mesmo que cancelar o comando que tem em todo game tático. Inclusive esse sistema é baseado no Sakura Wars So Long My Love que funciona exatamente assim. Enquanto vc não chegar no seu limite de movimento a energia recarrega se vc voltar proxmo ou diretamente ao ponto de origem.

Sim, sim eu mencionei isso na analise, a questão é que tem movimentos que ele acrescenta um movimento mesmo você não voltando seus passos, mas ai tu pode dizer, é porque se vc tivesse pegado outra rota ele iria gastar os mesmo movimentos, no entanto em alguns casos ele acrescenta sem motivo aparente, teve uma ou duas batalhas que fiz umas analises sobre isso pra ver se era isso mesmo e sim, isso acontece, eu não sei qual a frequência que acontece isso porque foram poucas as vezes que parei para analisar isso mas diversas vezes que me deparei com momentos em que eu olhei e pensei, Velho não era pra eu parar aqui na moral kkkkkk
 
Sim, sim eu mencionei isso na analise, a questão é que tem movimentos que ele acrescenta um movimento mesmo você não voltando seus passos, mas ai tu pode dizer, é porque se vc tivesse pegado outra rota ele iria gastar os mesmo movimentos, no entanto em alguns casos ele acrescenta sem motivo aparente, teve uma ou duas batalhas que fiz umas analises sobre isso pra ver se era isso mesmo e sim, isso acontece, eu não sei qual a frequência que acontece isso porque foram poucas as vezes que parei para analisar isso mas diversas vezes que me deparei com momentos em que eu olhei e pensei, Velho não era pra eu parar aqui na moral kkkkkk

Bom, então fica assim, já que eu nao vou ter tempo de ir lá verificar. Foi programado para vc  fazer exatamente o que quiser, andar voltar, recuperar, desde que não passe da grade (ele tem um grade invisivel daquele tipo ali na imagem abaixo). Se passar da grade (por exemplo, se tem 3 energias e eu andar 4 tiles de distância, então é bug), se não passar está correto como esperado.
mas nem precisa perder tempo com isso kkkkk nem muda nada mesmo.
abraço

1717745-snap005.jpg
 
Voltar
Topo