🤔 Para Refletir : "Seu jogo nao precisa ser o melhor ou o mais popular, apenas precisa fazer o dia de alguem melhor" - codingkitsune

As Armas do RPG

Membro Membro
Postagens
493
Bravecoins
24
5pXzSC4.png

msmQqb6.png
Essa curta matéria irá abordar um tema bastante comum entre os RPGs tanto profissionais como amadores. As armas. Elas estão presentes em praticamente todos os RPGs em forma de espadas, arcos, machados, revólveres, livros de magia, cajados, lanças e muito mais.


hphDJsq.png

WBvxLtS.png
Por exemplo, uma espada que possui pouco peso pode aumentar um pouco o ataque de um personagem sem causar nenhuma perda de parâmetro, enquanto um machado que geralmente é pesado reduz a velocidade e precisão em troca de um grande aumento de ataque físico.


uevrrmp.png
Alguns cajados, livros, báculos, varas e outros do tipo podem não causar aumento de ataque mas concedem habilidades como cura, buff, debuff ou magias elementais devastadoras.


p0M6Hxj.png
Algumas armas como Arcos, revólveres e outras que lançam projéteis pode garantir seu uso a uma longa distância, não necessitando proximidade. Nos RPGs táticos esse efeito fica bem evidente quando um arqueiro ataca de longe um adversário com uma espada, isso o deixa incapaz de contra-atacar, mas não pensem que numa batalha padrão de RPG maker isso não se aplica, o fato de determinar a distância de uma arma vai servir justamente para impedir que um usuário de arma de contato direto possa contra-atacar também.


gpc6gv6.png
Enfim, no RPG Maker há uma gama realmente satisfatória de opções que podemos explorar para configurar nossas armas como possibilidade de causar condições como envenenamento, paralisia, aumento ou redução de eficiência de elementos, aumento/redução de prioridade no ataque (ignorando velocidade), aumento de número de ataques por turno, causar efeitos fora da batalha como redução de encontros e muito mais. Com o uso de eventos, variáveis, switches e condições é possível aumentar infinitamente essas possibilidades, vai da criatividade de cada um.


vqat7By.png
Algo que chama bastante atenção na maioria dos jogos da Nis América são suas muitas opções de armas, geralmente as mesmas armas são reconhecidas em quase todos os seus games, mas não apenas essa personalidade que eles dão às suas armas mas, a importância dada a elas visualmente, quando um personagem equipa uma arma, ele a equipa MESMO!
Vamos ver um exemplo: Na maioria dos games de Fire Emblem você pode equipar o que quiser num personagem que ele sempre vai estar segurando a mesma arma nas mãos, o gráfico não muda, o engraçado é que eu já cheguei a equipar um cavaleiro com um arco e ele ser mostrado segurando um machado, lol. Nos games da Nis como Disgaea, Makai Kingdom, Phantom Brave, e outros, as vezes você encontra uma pedra no chão, ou arranca um tronco de árvore mesmo e carrega nas mãos para atacar os inimigos, sem falar em cada arma equipada com seu visual diferente para cada uma. Então isso quer dizer que foi feito um gráfico de cada personagem segurando cada arma? A resposta é Não!
O sistema consiste em criar os chars com posições propícias a ficarem naturais quando não estiverem segurando nada, ou quando um gráfico de arma for exibido em uma camada do game sobre os chars, o que visualmente não é perceptível, apenas vemos a beleza de um personagem equipando a mesma arma mostrada no menu.


U89Ch6f.png
Existem muitas armas famosas que até hoje se usam para nomear armas de RPG, chegam até a serem clichês.
Skalibur – A espada que tudo corta, a espada do Rei Arthur
Longinus – A Lança real capaz de atravessar tudo
Javelin – Uma lança criada especialmente para ser arremessada sobre inimigos que pensam em atacar o cavaleiro à distância.
Mjonir – O martelo do deus trovão Thor, filho de Odin da mitologia Nórdica
Entre muitas outras cujo espaço seria minúsculo para listar aqui.


Opinião Pessoal – Minha arma favorita
Para mim, a mais legal é a Lança de Cavaleiro pertencente ao personagem Croix do Game Ar Tonelico II, sei lá, simplesmente o visual dela me cativou, se fosse pra escolher uma arma numa aventura heroica, com certeza seria essa, talvez pelo impacto e ritmo frenético dos ataques que Croix desfere com ela no decorrer do game.
latest

Não posso deixar de citar uma outra arma muuuuuuuito criativa, a espada de Nero do game Devil May Cry 4, que possui no cabo (parte onde se segura) um acelerador similar ao de uma moto, isso mesmo quando o personagem quer carregar um ataque mais poderoso ele acelera e segura uma espécie de embreagem para então soltar o grande poder do ataque.
redque10.jpg


E na sua opinião? Qual a sua arma favorita? Cite uma ou mais armas que mais chamaram a sua atenção








 
Voltar
Topo