🤔 Para Refletir : "Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes." - InterPlay

Baú do Bento: FRASES QUE OUVÍAMOS NOS ESTABELECIMENTOS DE FLIPERAMAS

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
68cfFcv.png

Do tempo dos fliperamas, das locadoras de videogame, das revistas antigas... O Baú do Bento promove resgatar toda aquela nostalgia dos videogames clássicos dos anos de 1980 e 1990.
Acostumar-se com estabelecimento onde havia máquinas de fliperamas era uma experiência para poucos, daquelas que moldam o caráter humano. Já vi muita gente perder o dinheiro do troco com fichas. Mas o que vou recordar são “lorotas” – frases que muitos jogadores das antigas vão se identificar. Vou começar pela:
dROVRIY.jpg


1ª EU TENHO UM AMIGO QUE… ERA O CARA!

Todo mundo tem um amigo. Só muda a quantidade de façanhas que ele é capaz de desempenhar, segundo as fábulas que ouvimos por aí. “Eu tenho um amigo que trabalha numa fábrica de máquinas de fliperamas” ou “Meu amigo faz final com apenas um ficha em qualquer jogo”. “Tenho um amigo que tem uma máquina só dele” essa era a melhor “Meu amigo ganha de você fácil, fácil”. Então, vai lá e traz esse seu amigo... Seu chorão!

2ª SÓ SABE JOGAR COM OS APELÕES?
Mais uma frase dita sobre olhar de desdém, depois de uma completa derrota. O cara que entra contra, perde feio e depois fica te acusando de só saber jogar com “apelões” ou reclamar que você só sabe jogar fazendo o mesmo golpe. Mas que palhaçada! Se o golpe está no jogo, é do jogo ou não é? Bota outra ficha, frangote!

3ª ME DEIXA PEGAR UM ROUND? EU GARANTO A FICHA!

Clássica e trágica! Era de chatear qualquer um. Você economizava suas moedinhas suadas, obtidas com muita insistência, deixava de comprar guloseimas, revista em quadrinhos, álbum de figurinha, dentre outras coisas, só pra um folgado qualquer ficar te importunando pra pegar um round. E o pior, nem sempre o cara era bom o suficiente pra garantir de fato a ficha. Ou então ele chamava a turma dele, e quando você se dava conta, seu crédito já havia sido sequestrado. Era uma derrota pior que levar um Flawless Victory com Fatality no Mortal Kombat.
6ex7uT9.jpg
Uma única vez, o ‘burro’ que vos escreve, ofereceu para garantir o round contra um oponente no jogo Real Bout Fatal Fury, o problema é que esse clássico da SNK possui os cenários com cantos que podem ser destruídos, abrindo a possibilidade de vencer o adversário fazendo-o cair para fora do ringue. Adivinha! Perdi, pois meu oponente que era aparentemente inferior em habilidade conseguiu desferir uma rasteira e cai para fora do ringue, mesmo com mais LIFE. O dono da ficha partiu pra porrada! Chequei em casa com o olho roxo. Sabe como é... Não vai ficar assim vai ficar roxo. Miserável! Mas ele era maior e mais velho. Sabe como é...

4ª TRENZINHO OU 3 POR UM!

Essa frase é exclusiva para os jogadores de The King of Fighters ou KoF. Afinal, não havia humilhação maior do que perder a ficha sem sequer tirar um personagem do adversário. Quando a diferença de habilidades era grande demais, era hora de esquecer a vitória plena e partir para a estratégia de fugir do trenzinho (3 por 1). Gastar todos os níveis de apelação, utilizar os especiais com vontade (de uma só vez), fazer combo sujo… Só não valia tirar o adversário da máquina e nem desligar o botão e tirar da tomada. Já vi gente sair do fliperama chorando por esse motivo!

HZkIF1J.jpg

Aliás, lembro-me que uma vez eu estava levando um 3 por 1 de um cara no KoF 2000, eu já havia perdido o Takuma e o Kyo. Só usando o Iori Yagami consegui virar a luta e salvar a minha estimada ficha. Como o cara era de outro bairro, era evidente que toda a torcida estava do meu lado! Isso que era disputa de verdade!

5ª ME DEIXA VER OS BOTÕES?

nGFzv6R.jpg

Uma vez que os fliperamas do Brasil quase sempre tinham origem duvidosa, era bastante comum que cada estabelecimento tivesse uma configuração de botões diferentes, em vez de seguir o padrão original do fabricante. A resposta geralmente era tudo bem!

6ª PERFECT NÃO VALE!

kFzd2my.jpg

O título diz tudo. Estamos falando de uma humilhação sem precedentes, já que você acabou de ser derrotado sem sequer arranhar o LIFE do seu adversário.

7ª VAI COM CALMA PRA NÃO QUEBRAR OS BOTÕES!

Essa era uma das poucas frases proferidas pelo dono do estabelecimento, geralmente acompanhada de cusparadas – SE QUEBRAR VAI TER QUE PAGAR! Enquanto a turma estava jogando na santa paz, o dono do estabelecimento apenas observava de longe pra ver se a galera não estava massacrando os botões ou dando murros na tela de vidro que protegia o monitor.

8ª SÓ SABE JOGAR COM O RUGAL?

Nos fliperamas, jogar com um chefe era uma tremenda desonra, principalmente se você garantia suas fichas dessa forma. Principalmente no The King of Fighters com o chefe Rugal. Começou com o KoF 95. Para destravá-lo na tela de seleção, tinha que aperte primeiro em YES para a pergunta do Team Select. Em seguida, mantenha o START pressionado e apertando a sequência:

GRO45qc.png

CIMA + B, DIREITA +C, ESQUERDA+A, BAIXO+D
Nos campeonatos de KoF era estritamente proibido jogar com ele.

9ª POSSO ENTRAR CONTRA?

Sem as partidas contra, os jogos de luta não teria nenhum sentido de existir, já que jogar sozinho não oferece a mesma experiência e desafio de um jogo a dois. Quem viveu a era de ouro dos jogos de luta nos Arcades sabe que uma partida bem disputada tem o mesmo nível de tensão que uma final de Copa do Mundo.
10ª NÃO VALE BATER TONTO!

S4le4X0.png

Após levar uma sequência de golpes sem revidar, o seu personagem normalmente “fica tonto”, vendo estrelinhas e passarinhos rodando por um tempo. Para muitos, essa era a oportunidade perfeita para aplicar um combo daqueles, pra acabar definitivamente com a partida. Por outro lado, em alguns estabelecimentos de fliperamas a galera respeitava um código de ética oculto que dizia que bater no oponente tonto é coisa de gente covarde. O jeito era esperar, para só então retomar o combate.
Enfim, há diversas outras frases que muitos jogadores das antigas vivenciaram e acredito que elas serão lembradas para sempre.
Gostou do conteúdo? Ele faz parte do meu livro: COMO ERA SER GAMER ANTES DO ADVENTO DA INTERNET

 
Última edição:
Voltar
Topo