🤔 Para Refletir : "Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes." - InterPlay

Baú do Bento: Return of the Joker do NES

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
68cfFcv.png
Do tempo dos fliperamas, das locadoras de videogame, das revistas antigas... O Baú do Bento promove resgatar toda aquela nostalgia dos videogames clássicos dos anos de 1980 e 1990. Caso você não viu o oitavo tópico: Baú do Bento - Top Games Especial nº 4 Editora: Digerati
Homenageando o cara mais rico do Condado o Joker @Eliyud gente boa pra caramba!
Joguei muito esse jogo na década de 90 no meu saudoso Phantom System o paizão dos clones brasileiros do NES. Veja aqui: Meu Livro
Qz2Hj09.jpg
Com o lançamento do filme do Batman de Tim Burton em 1989, o Coringa ganhou uma nova popularidade graças à interpretação do astro Jack Nicholson. Com isso, uma série de jogos inspirados no filme foi lançada para NES, MS-DOS, Commodore 64, Atari ST, fliperama e Mega Drive. Com o sucesso da adaptação de NES, a Sunsoft lançou uma sequência totalmente focada no Coringa, o clássico Return of the Joker, com alguns dos melhores gráficos da época.
Produzido pela Sunsoft em 1991, o game é sucessor do Batman: The Video Game (1989), inspirado no filme de Tim Burton, mas muito melhor (pelo menos tecnicamente, sem dúvida) que aquele.
fjqMi21.jpg
Com gráficos de primeira linha e um som de tanta qualidade que mais lembra jogos de 16-bit, esse título entra fácil em qualquer lista de melhores games do Nintendinho. Só conferindo pra acreditar no trabalho primoroso da Sunsoft.
Se o primeiro já é lembrado como um dos games mais divertidos — e difíceis também — dos 8-bit, na versão seguinte a Sunsoft realmente botou a mão na massa, e livre da obrigação de seguir o script do filme, criou um jogo denso, cheio de qualidades, com dificuldade acentuada (bota acentuada nisso) em alguns momentos. É um dos poucos jogos do morcego baseada em quadrinhos e não em filmes, embora tenha elementos de cinema.
Batman usa sua gama de bat-geringonças para enfrentar a gangue do Coringa, lutando contra máquinas e robôs, veículos, tanques e muito mais. Ele é menos acrobata e mais atirador, disparando contra seus inimigos com um tipo de arma na luva, e ela aumenta de poder conforme itens são coletados nas fases, geralmente poderes escondidos dentro de caixotes de madeira (sabe-se lá o sentido, deve ter algum). As fases são em ação lateral, e o herói usa equipamentos até para voar.
Os gráficos são fantásticos quando levamos em conta ser um simples NES. Personagens grandes, chefes e inimigos que ocupam boa parte da tela, bem desenhados, cores bacanas. Fundos fazendo uso de efeitos como paralaxe para simular profundidade, como nas cenas de perseguição aérea, nuvens em camadas em movimento. Fantástico o trabalho que fizeram, tranquilamente melhor que certos jogos de 16-bits.
Os cenários tem um clima obscuro nas partes de cidade, desenhando a Gotham City caótica, e tecnológica em outras, sempre com muitos detalhes como partes móveis em árvores; a pouca variedade de cores não foi limitação para uma boa escolha delas. E não pense que o tamanho dos objetos influi na movimentação: ela e os controles são igualmente bons, com um pequeno detalhe para o movimento um pouco vagaroso, que pode incomodar alguns, mas nada comprometedor.

A jogabilidade é rica e funcional, incluindo práticas típicas de side scrolling com plataformas, como salto com tiro, além de ter estratégia ao saltar obstáculos e elevadores. Batman também desliza pelo chão (como um carrinho de futebol), mas use com calma para não ir direto para buracos. Sem contar as fases especiais de "shooter", quando Batman usa suas ferramentas hi-tech para voar.
O som é um caso especial: músicas muito bem feitas, com batidas que lembram muito (sério mesmo) games medianos / bons de Mega Drive e Super NES. A Sunsoft tirou muitos coelhos da cartola nas trilhas e sfxs, com efeitos de tiro, explosão e tudo para tornar o ambiente mais rico. É surpreendente. Coisa parecida em 8-bit, só nos games em FM do Master System e olhe lá.
Enfim, Return of the Joker é quase uma aparição dos 16-bit no seu Nintendinho. Recomendo!
 
Poxa vida!! Fico lisonjeado com a menção honrosa!! Eu mesmo nem sabia que esse game existia! HAHAHAHAHAHA
Como sempre, trazendo postagens com conteúdo riquíssimo, professor! Eu, particularmente, acho que deveríamos falar mais sobre os retrogames e até mesmo inspirar-nos neles. Estão deveras esquecidos hoje em dia! Eu não sei se tenho culhões pra falar dele por não ter vivido a época, mas eu sinceramente não gosto do coringa do Tim Burton!! HAHAHA Eu acho ele muito mais cômico do que maléfico! Mas é só uma opinião local!! De qualquer forma, foi bom o suficiente pra ter um game inspirado nele!
 
Eu lembro desse jogo, podia jurar que eu tinha jogado no Mega Drive, aliás na época eu achei ele um misto de Castlevania com Phantom (insira uma data futurística aqui).

Aproveitando, qual o top 5 de Mega e o do SNES de vocês.
Os meus são (alguns mais por nostalgia do que por serem bons =p)

Mega :
X-men Clone Wars
Toejam e Earl
Earthworm Jim
Golden Axe 3
Tartarugas ninja (alguma coisa com "dome" no nome)

SNES
King Arthur's World
Killer Instinct
Demons Crest
Zombies at my neighborhood (que acho que mudou de nome)
Supermetroid
 
Eu lembro desse jogo, podia jurar que eu tinha jogado no Mega Drive, aliás na época eu achei ele um misto de Castlevania com Phantom (insira uma data futurística aqui).

pela imagem saiu para Mega e SNES também.

Mega

Street of Rage ( o segundo é melhor)
Phantasy Star 4
Claro os 3 jogos sonic
The Punisher
michael jackson

Snes
Killer Instinct
Demons Crest
Mario
Final Figt 3
o do pateta
 
Muito obrigado pelos comentários @Eliyud @Vixen @Indeterminado

Boa @Vixen
Aproveitando, qual o top 5 de Mega e o do SNES de vocês.

Só 5 fica difícil :cafe:

Entertainment System, ou simplesmente NES:

Tartarugas Ninjas 2: The Arcade Game
Metroid
Duck Tales
Super Mario Bros 3
The Legend of Zelda
Ninja Gaiden 2
Mighty Final Fight

Master System:


Phantasy Star
Alex Kidd in Miracle World
Prince of Persia
Wonder Boy III
Mônica no Castelo do Dragão
Castle of Illusion


Mega Drive:

Castlevania: Bloodlines
Comix Zone
Gunstar Heroes
Phantasy Star IV: The End of the Millennium
Shining Force II: The Ancient Seal
Streets of Rage 2
Sonic The Hedgehog 3 & Knuckles
The Punisher


SUPER NINTENDO SNES:

Chrono Trigger
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest
Mega Man X
Super Mario World
Top Gear
Killer Instinct
Super Metroid
Final Fantasy VI


Caramba é díficil... Acabei passando, mas faz parte da diversão!
 
Mais uma vez uma ótima matéria @BENTO ! Tive pouco contato com o Nintendinho mas joguei bastante coisa depois por emulação. Esse jogo em particular eu não conhecia.

Mega Drive:
- Phantasy Star 4
- Battletoads
- World heroes
- International Superstar Soccer Deluxe
- Quackshot Starring Donald Duck
(menção honrosa: Mortal Kombat)

Master System
- Phantasy Star
- Lord of the Sword
- Sonic: The hedgehog
- Double Dragon
- Alex Kidd in Miracle World
(menção honrosa: Jogos de Verão)

Super Nintendo
- Dragon Quest
- The legend of Zelda: A link to the Past
- Secret of Mana
- Breath of Fire 2
- Tatics Ogre: Let us Cling together
(menção honrosa: Fatal Fury Special)
 
Voltar
Topo