🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

Churrasco do Kleber - Mario Party 8

Membro Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Postagens
327
Bravecoins
142
Err... Oi!

Eu não pensei que faria uma review completa de algum jogo, mas aqui estou. Ou melhor, aqui está o Churrasco do Kleber!
Mas, Jeffrey Nelson, por que "Churrasco do Kleber"?
Simples. Por que você precisa ser um mutante pra ler isso até o final. Agora que eu contextualizei o leitor, vamos falar, finalmente, do jogo que eu escolhi para ser o primeiro do Churrasco do Kleber. Como de costume, sempre tem que acontecer alguma merda na vida... O tópico iria ter ilustrações desenhadas digitalmente por mim mesmo, mas advinha o que quebrou? Não sei quando vou ter contato com o notebook de novo, então vou ter que substituir o que deveriam ser as minhas ilustrações com imagens do Google. Graças a isso, o tópico vai parecer cringe (ou, pelo menos, mais do que deveria).

1650289459625.jpeg

Por quê?​

O último jogo da franquia Mario Party foi o Mario Party: Superstars. De certa forma, é mais um remake do que um jogo novo, já que todos os tabuleiros e minigames são de jogos anteriores, além do jogo deixar claro o tempo todo que o ponto principal é a nostalgia. Estava eu, no dia de lançamento do jogo, vendo uma gameplay do Guilhermeoss (AKA Hobbit Roscão) e, logo no início, aparece uma coisa peculiar: O jogo perguntando qual é o seu Mario Party favorito. Guioss, escolhendo o Mario Party 8 disse:
Ah! Eu vou tomar pedrada, velho... Eu gosto do 8, mano.
A primeira coisa que pensei sobre isso foi:
Bases. Guioss being based again...
Ok, isso é irrelevante, mas o segundo pensamento importou bastante pro tópico, que foi:
Ué? As pessoas não gostam do Mario Party 8? Por quê?
Dando uma pesquisada, eu descobri que sim, Mario Party 8 é, consideravelmente, impopular. Ver isso foi meio estranho, considerando o fato de que é o meu Mario Party favorito e eu nunca vi uma crítica séria de um jogo da série com exceção do 9 e do 10. Isso tudo me deu a ideia desse tópico. Mario Party 8 é, realmente, ruim e eu sou um retardado cegado por nostalgia ou a crítica está errada? Vamos descobrir!

mario-party-8---button-1558566997848.jpg

Mario 8 - Tem Dado Nessa Festa?


intel_hd_graphics_badge.jpeg

Gráficos​

Err... A primeira coisa que vou falar já é algo negativo. Os gráficos do jogo são estranhos, ainda mais considerando que é um jogo da série Mario. Além do fato do jogo não ter widescreen, o que aconteceu? Sou só eu ou o jogo é meio sem sal ou, digamos, "cinza" em comparação com qualquer outro jogo de Wii? Os gráficos, junto com as músicas (que eu vou falar depois), dão uma estética, desintencionalmente, melancólica pro jogo. Em Mario Party 4, há a sensação de que estamos num parque de diversões. Em Mario Party 8, há a sensação de que estamos num parque de diversões que vai fechar no próximo dia.
actiongamemario1510img6.jpg

Entendem o que eu tô falando? WTF!

300px-CWCGitarPlaying.jpg

Trilha Sonora​

A trilha sonora de Mario Party 8, pra mim, soa como uma versão menos boa da trilha sonora de Bomberman Land 3 (que eu recomendo que escutem, mesmo que não tenham jogado), porém, sim, existem certas músicas icônicas como o tema de King's Boo Haunted Hideaway e Shy Guy's Perplex Express. Acho que o problema geral é que a trilha sonora não é, necessariamente, ruim, mas ela não soa como uma trilha sonora de um jogo do Mario. Em certas partes, eu sinto que estou vendo algo da TV Cultura de 2008 e não jogando um jogo do Mario. Mario Party 9 e 10, ironicamente, fizeram um trabalho melhor nesses dois primeiros quesitos.
Parece uma música que uma escola criaria pras crianças aprenderem sobre reciclagem.


img-672593-praca-e-nossa-completa-28-anos-no-ar20150506131430928661_widexl.jpg

Personagens​

O jogo conta com 14 personagens no roster, sendo 2 bloqueados. Uma coisa curiosa de Mario Party é que o roster de personagens não é consistente. Você pode ter um personagem no jogo e ele pode não estar lá no jogo sucessor. Por isso, vou separar os personagens em grupos:
Mario, Luigi, Peach e Yoshi (que tem uma ótima animação de vitória nesse jogo, diga-se de passagem), personagnes que sempre estarão no catálogo de qualquer jeito. Se um deles não estiver, a Nintendo toma hate.
Wario, Daisy e Waluigi, personagens que não estiverem em um jogo ou outro e estão no roster por ser uma contraparte (maligna?) da burguesia. Na verdade, o Wario apareceu em todos os jogos da franquia e é rico, mas ele não é um personagem relevante o suficiente nos jogos principais do Mario pra estar na burguesia. Also, por que o Wario não aparece nos jogos principais?
Toad e Birdo, personagens que estão em alguns jogos da série, mas não estão em outros porque... sim? O Toad é um caso engraçado... Nos jogos da série em que ele não é jogável, ele é um NPC, como se isso fosse uma desculpa pra não deixar ele como jogável. Existem vários Toads no universo de Mario, tanto é que ele é um personagem jogável em Mario Party 9 e existem Toads NPCs naquele jogo. Isso me faz pensar o quão importante como personagem o Toad (O de colete azul e bolinhas vermelhas) é pra Nintendo?! Por um lado, ele não apenas foi personagem jogável nos jogos da série principal como protagonizou um jogo próprio, mas, por outro, ele é só uma... raça?
Por último, o meu favorito. Boo, Toadette, Dry Bones, Hammer Bro e Blooper, personagens que mega aleatórios que não fazem sentido nenhum ser jogáveis. Eu entendo que eles precisam preencher o roster e o Bowser não pode ser um personagem jogável, mas por que não Goomba, Koopa ou o Bowser Jr. por exemplo? Pode parecer que eu estou reclamando, mas é o oposto! Eu adoro isso e só estou questionando. No 8, a gente tem o Blooper; No 9, a gente tem o Shy Guy e o Kamek; No 10, a gente tem o Spike (boca de vagina); No Super Mario Party, a gente tem um roster absurdo. Agora, imaginem a maravilha que seria o roster do Super Mario Party, porém com 1/3 dos personagens virando NPC e a Nintendo tem que substituir esses personagens com outros sem ter que repetir... Eles teriam que usar o catálogo do Super Mario Sluggers como referência. Por esse motivo, eu quero Ninji, Pianta, Monty Mole, Candy Kong e algum inimigo de Superstar Saga como personagens jogáveis no próximo jogo da franquia!
Pra mim, é, de longe, o melhor roster que a franquia já teve (desconsiderando Super Mario Party, é claro). Se tem algum defeito nessa parte, é o MC Ballyhoo (outro boca de vagina). Eu não tenho problemas com ele, na verdade, mas eu tenho certeza que ele assustou e deixou desconfortáveis crianças que jogaram o jogo pela primeira vez.
Primeiro fato desnecessário do CDK: O apelido do meu Galarian Slowking, no Pokémon Showdown, é MC Ballyhoo, justamente por causa do jogo.
mc ballyhoo.png
Aproveitando que estamos falando de personagens, eu gostaria de ressaltar que EU ODEIO A ROSALINA! Por que a Nintendo está dando tanta atenção a ela, sendo que ela só era relevante em Super Mario Galaxy? Eu não iria reclamar se ela só aparecesse em spin-offs, mas ela é uma personagem jogável em FUCKING SMASH BROS! WTF? Nintendo, não é porque ela tem um número gigante de resultados na Rule 34 que ela é uma personagem super importante... Se o número de resultados na Rule 34 fosse o parâmetro pra definir o quão importante é alguém, Jaiden Animations seria maior que o Elon Musk. Ok, eu já me acalmei...


1650289797464.jpeg

Gameplay​

Enfim, chegamos à parte mais importante do jogo, que será dividida em sub-tópicos. Vamos começar por onde não tem prédios:

- Campos:​

Temos 6 tabuleiros no total, sendo um deles bloqueado até você completar o "modo história". Vou fazer comentários de cada um.
AKA DK's Treetop Temple, é o único tabuleiro do jogo feito da maneira tradicional. Temos canhões que te jogam para um local diferente, Shy Guys indígenas que roubam doce e te dão moedas, escorregadores e... só isso? Sim, é um tabuleiro super simples, que lembra até os primeiros jogos da franquia, mas isso é algo ruim? Nope. Na verdade, o fato desse campo ser simples pode ser algo bom pra quem está jogando o jogo pela primeira vez. Você termina o primeiro campo, vai pro outro e se surpreende por ter uma mecânica totalmente diferente. Na infância, eu gostava desse campo por ser uma floresta... Yep, eu me atraindo por coisas verdes de novo...
AKA Goomba's Booty Boardwalk, sim eu só adaptei a piada do Poofesure pro português. É um campo onde você está indo pra frente o tempo todo, bem diferente do Brasil. E a mecânica inteira é sobre quem é mais rápido, já que, além do tabuleiro ser linear, a estrela no final do tabuleiro é de graça. Você pode pagar golfinhos pra adiantarem o seu percurso e ter eventos Piantas, mas existe algo mais importante pra se ressaltar... Literalmente, o antepenúltimo espaço antes de você chegar ao Capitão Goomba é uma casa de evento que pode te fazer chorar de raiva por 4 horas ou quebrar o seu Wii no soco. Caso você caia nessa casa, dois Goombas piratas te sequestram e te jogam num canhão que vai te disparar pro início do campo, ou seja, você vai ter um atraso gigante para a sua próxima estrela. Yep, é bem sacana eles terem colocado perto do final, sendo que não seria tão frustrante se fosse no meio ou um pouco depois do início. O lado bom é que essa casa gerou um dos Rages mais engraçados do Guilhermeoss:
34:53
AKA King Boo's Haunted Hideaway, é um campo que eu não gostava muito quando era pequeno, mas mudei minha opinião. Ele tem aquele tipo de mecânico que depende mais da sorte do que de estratégia ou de habilidade. Resumindo, é uma mansão cheia de caminhos alternativos, onde somente um deles te leva ao King Boo, que te dará uma estrela por 10 moedas. Eu diria que isso é um 8 ou 80 pra quem está na frente, já que, quando você erra o caminho, Boos vermelhos te levam pro início do tabuleiro e você precisa adivinhar o caminho outra vez (isso, considerando que os outros jogadores não irão achar o caminho certo antes de você). Talvez esse seja o mapa onde o Springo Candy é o doce mais útil, já que você pode "fazer outros jogadores escolherem o caminho pra você". Não recomendo começar por esse campo é sua primeira vez jogando.
AKA Shy Guy's Perplex Express, é um tabuleiro bem criativo e divertido (talvez o meu segundo favorito do jogo). De certa forma, ele é parecido com Goomba's Booty Boardwalk, pois depende, em grande parte, de quem é mais rápido. As diferenças são que a estrela custa 20 moedas e você precisa dar a volta por cima do trem quando chegar no final. Esse, provavelmente, é o tabuleiro onde as casas de interrogação têm a maior importância na gameplay, já que a maioria delas muda a sua localização ou muda a localização de um dos vagões do trem, então, diferente do segundo mapa do jogo, ações de um jogador afetam o destino de outro. Uma crítica minha a esse mapa é que a casa da sorte (o espaço dourado com a nota musical) dele privilegia mais do que deveria quem cai nele. O sujeito ganha uma estrela de graça e uma boa quantidade de moedas.
Mas, Irineu! O espaço da sorte da Bundinha do Goomba faz exatamente a mesma coisa e você não falou nada.
O ponto é que, naquele mapa, a inflação é bem menor. Moedas não são tão importante lá, já que a estrela é de graça e possibilidade de você não conseguir ela depende de sorte (má sorte, especificamente). Em Shy Guy's Perplex Express, especificamente, 15 moedas e 1 estrela valem muito mais aqui do que lá.
Fun Fact: Dando uma olhada na Wiki de Mario Party 8, vi que, aparentemente, houve uma polêmica envolvendo uma fala do Magikoopa nesse campo. Ele diz a palavra spatic, que, no Reino Unido, seria o equivalente de "aleijado" ou "sequelado". Imaginem se existisse uma versão em português (dublada, de preferência) do jogo... "Vamos deixar esse trem aleijado" teria a mesma energia da dublagem do Toad do desenho do Mario.
AKA Koopa's Tycoon Town, é o melhor tabuleiro do jogo e, talvez, de toda a franquia. A cidade privada de um Koopa ANCAP, onde você ganha estrelas por investir em hotéis, sendo que outros jogadores roubam suas estrelas caso eles invistam mais dinheiro no seu hotel. De longe, é o campo onde as moedas têm a maior importância na gameplay, fazendo ele ser também o campo que mais exige cálculo e estratégia do jogador. "Eu deveria investir nesse hotel?", "Quanto eu devo investir?" e "Essas moedas vão fazer diferença depois?" são perguntas que vão passar pela sua cabeça enquanto você joga. É o meu campo favorito não só por isso, mas também pela atmosfera. Eu sempre gostei muito dessa atmosfera de cidade do início dos anos 2000 (pelo menos, em obras japonesas). Ruas, placas de trânsito, parques, crianças andando nas calçadas, um Koopa pegador de prostitutas... Sempre é bom. Also, prestaram atenção no que o MC Ballyhoo fala sobre o mapa?
Crueler than pirates! Scarier than ghosts! Riskier than a runaway train! In Koopa's Tycoon Town, you'll play an unbelievably dangerous game! Real estate! Dominate the town!
Ou ele é da ANPRIM Gang ou ele acha que o objetivo do mapa é sermos mafiosos (essa última não está 100% errada...)
AKA Bowser's Warped Orbit, é o tabuleiro que você só desbloqueia depois de terminar o Star Battle Arena. Eles reciclaram a mecânica de Snowflake Lake, de Mario Party 6, onde você não adquire estrelas normalmente e precisa roubar de outros jogadores. É uma ideia legal, ainda considerando que o campo do Bowser, mas... não sei se é um tabuleiro tão bom pra só ser obtido completando algo. Não estou dizendo que é ruim, mas é, realmente, algo especial (ainda mais considerando que a mecânica não é nova)? Temos dois doces exclusivos, que servem pra que os roubos aconteçam, mas, fora isso, o mapa não tem nada demais, tirando as casas de vento que mudam a direção do percurso.
We're in the blackest hole of all.
Não, MC Ballyhoo. O pior é que não estamos...
Agora que já falamos de cada campo, especificamente, vamos fazer uma análise geral. Podemos notar que não existem mais Duel Spaces e Chance Time Spaces. É interessante citar isso, pois, aqui, o único jeito de entrar em duelo é usando o Duelo Candy. Admito que prefiro o modelo tradicional da franquia, onde duelos aconteciam quando você caia nesse tipo de casa ou quando você caia no espaço espaço do jogador nos últimos 5 turnos. Olhando as críticas ao jogo, eu vi que uma delas é que reciclaram minigames de 4 jogadores pra usar como duel minigames. Particularmente, eu não acho isso algo tão ruim, já que, mesmo se não contarmos os que foram adaptados pros duelos, temos um total de 19 minigames, que é um bom número ainda mais se você considerar que o Superstars tem só 3. Sobre a falta do Chance Time (que é entre aspas, pois, em King Boo's Haunted Hideaway, uma das casas de evento é uma espécie de Chance Time), não entendo o motivo de terem tirado, já que é uma das coisas que deixava o jogo mais caótico (no bom sentido). O irônico é que vi umas pessoas falando que Mario Party 8 é muito focado em RNG em comparação com outros jogos da franquia, mesmo sendo o jogo que não tem Chance Time. Os espaços de Bowser e Donkey Kong estão de volta mais uma vez, porém com uma diferença que pode ser considerada um nerf (ou nada). Nos jogos antigos, o que acontecia, quando você caia nesses tipos de espaço, era aleatório, podendo até ocorrer um minigame próprio. Aqui, todo tabuleiro tem um efeito fixo pras casas de Bowser e Donkey Kong, que, na maioria das vezes, está relacionado com você ganhar ou perder uma estrela. Na minha visão, isso é algo negativo, pois eu achava legal as ideia dos minigames do Bowser era como se fosse um Jogos Mortais infantil. Por último, eles também tiraram o local de roubar moedas ou uma estrela do Boo (Olhando agora, parece que eles ficaram bem obcecados com os duelos, ao ponto de pegarem várias coisas dos jogos antigos e resumirem no Duelo Candy).

- Minigames:​

O fator minigames do jogo tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Por um lado, temos um catálogo muito bom de 73 minigames:
HZhpdOa.jpeg

Eu achei por um cara chamado MrBKainXTR. Culpem ele pela má qualidade.
Só achei uma escolha questionável terem colocado tantos minigames de duelo. Por outro lado, a maioria deles usa controles de movimento do controle do Wii, que não são a melhor coisa... Funcionam decentemente em minigames como At the Chomp Wash e Shake It Up, mas são horríveis em outros como Flip the Chimp (ESSE PRINCIPALMENTE), In The Nick of Time e Speedy Graffiti. Esse é o motivo pelo qual só trouxeram 2 minigames desse jogo pro Superstars, tanto é que eles perceberam o erro que cometeram e não colocaram tantos minigames de movimento no 9. Por mais que eu goste do Mario Party 8, isso foi uma escolha 100% racional.

- Doces:​

Sendo 100% sincero, eu prefiro os doces ao invés de itens ou orbes. A mecânica dos orbes é muito circunstancial, já que a maioria deles só funcionam se um jogador cair na casa específica onde você o plantou (Em Mario Party 5, você tinha que pagar pra usá-los ao invés de você simplesmente comprar numa loja. Eles consertarem isso no 6, mas mesmo assim...). Dos itens, eu não tenho reclamações. Eu só acho bem mais legal as mutações que os doces fazem com os personagens. Tenho coisas a comentar sobre dois doces específicos: (1) Quem não gosta do Bitsize Candy nem é gente e (2) O Slowgo Candy é horrível, já que nem lento ele é, ao ponto de eu já ter selecionado o número errado no dado mais de uma vez. Uma das melhores coisas já feitas foram ter substituído essa coisa de desacelerar o dado por, simplesmente, escolher o número.
75px-MP8_Springo_Candy_Boo.png

Cursed...

hqdefault.jpg

Ponto do Telekid​

Chegamos então ao nosso primeiro Ponto do Telekid.
"Tele" o quê?
Kid.
...Basicamente, é o ponto central do Churrasco do Kleber sobre o jogo escolhido, digamos, achar as repostas. Se lembram de Castelo Rá-Tim-Bum? O personagem que tinha a icônica frase "Porque sim não é resposta" se chamava Telekid e ele tem tudo a ver com contexto desta parte. Mas, vamos lá... Por que Mario Party 8 é impopular? A resposta, resumidamente, é escolhas burras de game design. O quanto eles se focaram nos duelos (sendo que é algo bem inusual nesse jogo); a existência de tantos minigames envolvendo os controles de movimento do Wii, mesmo que isso não sido dominado e sendo, muitas vezes, desnecessário; o fato de que você precisa completar a Star Battle Arena duas vezes pra desbloquear os dois personagens (o que torna isso uma ideia ruim é que Mario Party é um jogo em que a sorte tem bastante influência, logo perder no "modo história" se torna ainda mais frustrante); e ser tão difícil roubar estrelas/moedas, fazendo ser bem difícil virar o jogo estando na última colocação... Isso faz Mario Party 8 o pior jogo da série e, merecidamente, ter a menor nota entre os jogos da série principal (62/100)? EU DISCORDO! Sendo o meu jogo favorito da franquia, eu aceito argumentos mostrando o porquê ele não é melhor, mas não entendo como podem achar que ele é o pior. O jogo pecou em alguns aspectos, como foi mostrado, mas ele trouxe muitas coisas criativas e acertou em ser único. Se você está lendo isso e acha que Mario Party 8 é o pior, eu quero (AGORA) argumentos mostrando como ele é pior que o 5, 9 e 10.

Boa noite!

1*5DTJFnUt7wcIyskkTpoODw.png

Bloopers​

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

EU ODEIO A ROSALINA

Churrasco do Kleber poderia ser, facilmente, um quadro de análise de Hentais, mas o Grande Irmão não iria gostar e eu tenho medo de virar um coomer...

Talvez eu esteja errado em dizer que a trilha sonora do jogo seja a trilha sonora de Bomberman Land 3 piorada... As músicas do segundo têm valor emocional demais pra mim pra serem comparadas com a de outros jogos. Digo... Escutem o tema de Bom Paradise:


Talvez tenha sido daí que surgiu minha obsessão por cassinos...

Talvez tenha um Churrasco do Kleber de Mario Party 4 futuramente... Ainda mais levando em consideração que é uma "contraparte" do 8. Um é o primeiro Mario Party de Gamecube e o outro é o primeiro Mario Party de Wii.

Nem acho que vale a pena falar do Star Battle Arena aqui, pois modo história em jogos assim são um erro. É claro, eles mudaram certas mecânicas da gameplay natural pra se encaixar na temática, mas ainda é um jogo de sorte (ou azar, no caso). Infelizmente, o 9 levou isso de ter modo história mais a sério ainda.
 
Voltar
Topo