🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Como anunciar seu jogo na Steam [Tradução]

Membro Membro
Postagens
23
Bravecoins
51
Boa noite povo do condado! Acabei de ver um post excelente no Reddit sobre como fazer o lançamento de um jogo na Steam, o artigo em inglês está aqui, o texto abaixo é apenas uma tradução feita por mim que pode ser muito útil para todos aqui.


Introdução

Então, você trabalhou em seu jogo indie por algum tempo, e ninguém sabe sobre ele. Mas agora você está em um estágio em que sente que está pronto para anunciá-lo ao mundo. Mas você já pensou em como tirar o máximo proveito disso, em termos de visibilidade? É necessário bastante preparação, mas é certamente possível. Para maximizar a visibilidade do seu primeiro anúncio e para aumentar a quantidade de "Lista de desejos", é melhor planejar com antecedência. Não anuncie seu jogo indie se não houver ninguém para anunciá-lo, especialmente se você não configurou sua página da loja Steam. Postar muito cedo pode parecer uma ideia maravilhosa, mas na realidade, não é. Existem centenas de jogos anunciados todos os dias, muitos dos quais passam despercebidos. Não se torne uma estatística, torne-se um anúncio memorável.

O que você precisa para o seu anúncio

Vou guiá-lo, passo a passo, através do que acredito ser o essencial para anunciar seu próximo jogo indie Steam para exposição máxima. Vamos simplificar o marketing.

Conteúdo:
  1. Paciência
  2. Lista de desejos
  3. Página da Loja Steam
  4. Site
  5. Lista de contatos de imprensa
  6. Escrevendo para a Imprensa
  7. Redes Sociais
  8. Tempo certo
  9. Conclusão

1. Paciência

Os grandes publishers podem anunciar seu jogo poucos meses antes do lançamento, simplesmente por causa de seu alcance existente. Mas para indies, é aconselhável fazer isso com pelo menos um ano de antecedência. Você precisa de bastante tempo para acumular Listas de desejos e preparar um anúncio de qualidade. A imprensa precisa de algo tangível sobre o qual escrever, então dê a eles um conteúdo digno o suficiente para publicar. Publicar seu anúncio com mera arte conceitual não chamará a atenção. Eu vejo muitos indies anunciarem seu jogo muito cedo e têm pouco ou pouco conteúdo inspirador para mostrar com nenhuma frase de chamariz. Não há necessidade de se apressar. O estágio de desenvolvimento é importante ao anunciar seu jogo. Seu primeiro anúncio é o mais valioso. Use-o com sabedoria.

2. Lista de desejos

As listas de desejos são uma parte fundamental para dizer ao algoritmo do Steam que as pessoas se importam com o seu jogo. Eu sei que há algum debate sobre o quão tarde ou cedo você deve começar a construir listas de desejos, mas acho que há um meio termo que depende da qualidade do seu anúncio. A Valve não se importa com o quão recentes são suas listas de desejos, ela apenas se preocupa com o quão alto é o número. Quanto mais alto você conseguir esse número, mais vantagem você terá ao falar com eles sobre o suporte promocional para o lançamento do seu título - é até benéfico se você estiver procurando Publishers. As pessoas não esquecerão que adicionaram seu jogo à lista de desejos se o anúncio for memorável e se o marketing que você fizer posteriormente for consistente.

3. Página da Loja Steam

A página da sua loja Steam é o seu Call to Action ou, para ser mais preciso, um chamado para adicionar na Lista de desejos. É importante usar seu anúncio para criar o máximo possível de adições nas Listas de desejos. Se o seu anúncio ganhar bastante visibilidade, é provável que muitas pessoas falem sobre o seu jogo. Isso significa que há uma janela de oportunidade porque as pessoas vão pesquisar por ela, mas não vai durar para sempre. É por isso que é crucial ter sua página da loja Steam no ar ao mesmo tempo que seu anúncio, ao invés de lançá-lo meses ou anos depois. Tenha o seguinte pronto:

  • Trailer curto de jogabilidade: contendo imagens de jogabilidade emocionantes.
  • Lindas capturas de tela do jogo: 4 capturas de tela, cada uma única.
  • Features do jogo: quais são as melhores caracteristicas do seu jogo?
  • Texto publicitário envolvente: Escolha suas palavras com sabedoria e não exagere com o texto.


Dica: não inunde a página da sua loja com toneladas de texto ou gifs. Mantenha curto e simples.


4. Site

O objetivo principal do seu site é redirecionar os visitantes para a página da sua loja Steam e permitir que os jornalistas extraiam informações do seu kit de imprensa. Neste estágio de desenvolvimento, você só precisa de duas páginas que atendem a dois propósitos: uma página de destino de aparência profissional que se concentra em sua chamada para lista de desejos e kit de imprensa. Conforme o tempo passa após o seu anúncio, você pode reformular e adicionar mais a ele. Lembre-se do seguinte:

Dica: certifique-se de que seu kit de imprensa e a chamada para lista de desejos estejam claramente visíveis para o leitor.

5. Lista de contatos de imprensa

Primeiro, pesquise quais jornalistas publicaram artigos sobre jogos semelhantes ao seu. Isso o coloca no caminho certo para criar uma lista de imprensa feita sob medida. Se você está confuso com o que quero dizer, aqui está um exemplo:

Digamos que você esteja lançando um Rogue-like shooter com mecânicas inspiradas em Risk of Rain 2. Agora você identificou seu público-alvo e pode começar a procurar um jornalista. Abra seu mecanismo de busca preferido e digite "Risk of Rain 2 reviews", percorra cada uma e tente obter o endereço de e-mail do autor e adicione-o à sua lista de imprensa. Quanto às informações a serem anotadas, aqui estão os princípios básicos:

RegiãoSitecontatoPosiçãoEmailRede Social
Brasilwww.reivewbr.comJõao SilvaEditor chefeex@alguma.coisatwitter.com/exemplo
EUAwww.revieweua.comMary SomethingEscritoraex@alguma.coisafacebook.com/exemplo

Eu entendo que a parte trabalhosa é encontrar um endereço de e-mail. Às vezes você não conseguirá, e tudo bem. Aqui estão minhas dicas sobre como encontrá-los:
  • Encontre colaboradores: A equipe editorial não é a única procurando jogos para escrever.
  • Twitter: Às vezes, eles têm seus DMs abertos ou colocam seus endereços de e-mail em suas biografias.
  • Linked In: Se eles não listarem seus endereços de e-mail, adicione-os à sua conexão.
  • Localizador de e-mail: use algo como voilanorbert.com
  • Se tudo isso falhar: Entre em contato com a equipe editorial usando o formulário de contato básico.
Dica: Não tenha pressa com sua pesquisa e não fique muito estressado. Uma lista de imprensa maior nem sempre significa uma lista melhor.

6. Escrevendo para a Imprensa

É muito importante entrar em contato com os jornalistas de maneira mais pessoal. É demorado, mas vale totalmente a pena. Eu recomendo este método porque lhe dá a chance de desenvolver e manter relacionamentos genuínos com eles depois de anunciar seu jogo. Sei que existem agências de relações públicas que podem fazer todo o trabalho pesado, distribuindo notícias para literalmente milhares de jornalistas ao mesmo tempo. Mas este é um guia para Indies, então presumo que você tenha um orçamento zero para essas coisas e, no final das contas, quero lhe ensinar os fundamentos de como fazer isso sozinho.

Avise antes

É aconselhável escrever para a imprensa pelo menos quatro semanas antes de seu anúncio ir ao ar para avisá-los com antecedência. Se você não receber uma resposta, escreva um e-mail de acompanhamento duas semanas depois, porque é provável que eles não tenham recebido o original. Se o pior acontecer, envie um e-mail final no dia do seu anúncio. Isso dá três e-mails em quatro semanas, com um intervalo considerável entre cada um. Apenas certifique-se de ser gentil, respeitoso e revisar ligeiramente seu e-mail de acompanhamento para que não pareça um ctrl-c/ctrl-v.

Seja criativo

Antes de enviar um e-mail, pergunte a si mesmo; por que meu jogo deveria ser coberto? Sua mensagem deve ser concisa e clara, evitando pedaços desnecessários de texto e conteúdo de mídia. A maioria dos desenvolvedores independentes segue o formato de comunicado à imprensa padrão porque eles acham que é a única maneira que funciona. Mas pense sobre isso; se você copiar todos os outros, não estará fazendo nada diferente. Você não está se destacando na multidão, seu e-mail apenas se mistura com dezenas de outros desenvolvedores que desejam que seu jogo seja coberto. Os jornalistas são pessoas reais com personalidades únicas, eles não são robôs projetados para responder de apenas uma maneira, eles estão apenas muito ocupados. Fale com eles como uma pessoa e você descobrirá que pode ter uma conversa construtiva.

Com tudo isso em mente, aqui está um exemplo inventado do que funcionou bem para mim:


Título/Assunto do email

"Press Release - Hi John, grab your sword, seek vengeance, and try to survive in our upcoming Roguelike, announced on Steam, May 30, 2021!"
"Comunicado de imprensa - Olá John, pegue sua espada, busque vingança e tente sobreviver em nosso próximo Roguelike, anunciado no Steam, 30 de maio de 2021!"

Seu título deve ser seu gancho, a linha de texto que chama a atenção do leitor. Notou que comecei o e-mail com o Press Release (Comunicado de imprensa)? Desde que usei esse método, observei uma taxa de resposta muito maior. Acho que é principalmente porque é exatamente o que os jornalistas estão procurando, e talvez eles tenham algum tipo de filtro habilitado que prioriza assuntos com a palavra press release. Não tenho certeza, só sei que está funcionando! De maneira nenhuma você deve se dirigir ao jornalista como um amigo ou parceiro (chama-lo como "Cara" ou "Parça" não é recomendado). É absolutamente crucial mencionar o primeiro nome. Parece menos spam, mais pessoal e mostra que você fez algumas pesquisas sobre eles. Quanto ao resto do título , gosto de fazer parecer empolgante, evitando qualquer jargão corporativo chato que eles provavelmente estão acostumados a ouvir. Faça o seu melhor para que pareça profissional, intrigante e pessoal.

Introdução

"Back in 2019, you wrote an article about Risk of Rain 2 and you were not impressed with the instant death mechanic."
"Em 2019, você escreveu um artigo sobre o Risk of Rain 2 e não ficou impressionado com a mecânica da morte instantânea."

Na sua introdução, é aconselhável lembrar ao jornalista que ele escreveu um artigo no passado sobre um jogo semelhante ao seu. Isso não é porque você deve elogiá-los sobre isso, é porque você tem a oportunidade de citá-los sobre algo que eles não gostaram e, em seguida, mencionar no recurso abaixo por que seu jogo é melhor. Não comece o email com "espero que eles estejam indo bem" porque vamos ser realistas, você só espera que eles escrevam um artigo sobre o seu jogo. Sei que sempre digo que você deve ser gentil e pessoal, mas está sendo atencioso ao tornar seu e-mail o mais legível possível, indo direto ao ponto. Você está mostrando consideração pelo tempo deles.

Característica

"Sword of Vengeance gives death a whole new meaning because it's not permanent. Should you fail to survive, your soul will be carried back to Hell where you’ll face Dagan's Champion. Be warned, each failed attempt to defeat him means your teammates will pay the price. No pressure."
"A Espada da Vingança dá à morte um novo significado porque não é permanente. Se você falhar em sobreviver, sua alma será carregada de volta para o Inferno, onde você enfrentará o Campeão de Dagan. Esteja avisado, cada tentativa fracassada de derrotá-lo significa que seus companheiros o farão pagar o preço. Sem pressão. "

Pense nesta seção como seu segundo gancho. Tente transmitir a premissa fundamental do seu jogo com o mínimo de palavras possível. Não há necessidade de fazer uma lista completa de todos os recursos que seu jogo oferece, porque isso apenas faria o e-mail mais dificil de ser lido. Todas as informações adicionais devem ser incluídas em seu kit de imprensa porque é exatamente para isso que serve.

Proposição

"I was hoping you might be interested in covering it on the day we're announcing it? We’d be more than happy to give you an exclusive first-look at what it entails."
"Você estaria interessado em cobri-lo no dia em que o anunciássemos? Ficaríamos muito felizes mostrar o jogo a você em primeira-mão."

Esta é uma das partes mais importantes do e-mail, porque você está dando ao jornalista algo significativo para trabalhar, algo interessante. Você está mostrando a eles que há uma oportunidade. Muitos desenvolvedores independentes tornam difícil para os jornalistas escreverem sobre eles porque não são claros e genéricos em sua mensagem. Afirmar "ei, meu jogo existe" não é exatamente intrigante. Seja muito claro sobre o que você está perguntando ou pedindo.

Finalizador

"If there's anything you need from me, please let me know.
Kind regards,
Joe"

"Se houver alguma coisa que você precise de mim, por favor, me avise.
Atenciosamente, Joe "

Não há necessidade de escrever uma longa parede de texto sobre como você é grato pelo jornalista que leu seu e-mail. Ironicamente, ao fazer isso, você está apenas tomando mais do seu precioso tempo. Ao fazer uma pergunta aberta, você mais uma vez esclarece que você é todo ouvidos caso o jornalista precise de algo de você. É um sinal de encorajamento, no mínimo.

Assinatura

"IndieGameJoe Managing Director info@indiegamejoe.com"

Ok, vamos deixar isso bem claro. Uma assinatura terrível inclui ícones gigantes de mídia social, muitos hiperlinks, muitas imagens e um grande aviso de isenção de responsabilidade. Não é profissional e afeta potencialmente o desempenho do e-mail real. Mantenha a simplicidade, pessoal! Também recomendo fortemente adicionar seu endereço de e-mail ao final, caso o jornalista não possa responder ao seu e-mail original.

Call to Action

Gosto de adicionar links diretos em vez de incorporar conteúdo ao e-mail porque quero ter certeza de que ele carrega corretamente. Um clique é tudo o que o jornalista precisa para acessar tudo o que precisa, caso você desperte seu interesse.

No geral, lembre-se de que não existe uma ciência exata para se chegar aos jornalistas. Não se preocupe em tentar apenas um método de comunicação. Misture tudo e nunca tenha medo de experimentar, porque foi exatamente assim que encontrei um método que funciona para mim.

Dica: use um endereço de e-mail profissional, não o seu pessoal.

7. Redes Sociais

As hashtags são suas amigas e podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu anúncio, especialmente se usadas corretamente. Por exemplo, o Twitter tem #indiedevhour, que é toda quarta-feira. Os desenvolvedores indie não são as únicas pessoas interagindo com essa hashtag. Muitos consumidores também verão, e até mesmo as editoras estão monitorando. O que quero dizer é que é melhor aproveitar as hashtags populares para o seu anúncio, em vez de não usar nenhuma.
  • Twitter (outras hashtags populares incluem #screenshotsaturday e #pitchyagame)
  • Facebook (há tantos grupos de desenvolvedores independentes populares para anunciar seu jogo)
  • Instagram (não tenha medo de usar muitas hashtags)
  • Linked In (ótimo para anúncios se você estiver conectado com jornalistas)
  • Discord (eu recomendo usar isso como seu HQ principal para sua comunidade)
  • Reddit (subreddits populares incluem; r / indiegame, r / indiegaming / rpcgaming, r / games)
  • YouTube (certifique-se de que a thumb do seu vídeo é atraente e que o título chame a atenção)

Dica: certifique-se de fixar seu anúncio e incluir sua loja Steam e o kit de imprensa.

7. Momento certo

Evite a hora do rush


A que hora e dia você deve postar seu anúncio? Bem, você provavelmente receberá muitas respostas diferentes para essa pergunta. Mas a pesquisa aponta para os editores lançando seu jogo entre 6h e 10h, horário da Costa Oeste, o que significa que é provável que a imprensa esteja muito ocupada durante esse período. E quanto a que dia, bem, gosto de usar gamespress.com como um bom exemplo. É um dos maiores recursos de PR (relações públicas) para jornalistas de jogos em todo o mundo, atualizado com os comunicados de imprensa mais recentes de editores e desenvolvedores de jogos. O principal resumo enviado por e-mail deles vai ao ar todos os dias às 14h30, horário do Reino Unido, e quinta-feira geralmente é o dia mais movimentado. Então, o que isso significa para você? Bem, eu tentaria evitar postar seu anúncio com base na hora e no dia mencionados acima. Pode funcionar bem para grandes publishers, mas para indies pequenos e ainda não reconhecidos, é melhor evitar competir com eles para que seu anúncio não seja ignorado.

Encontre sua rota
No geral, acredito que se resume principalmente à sua lista de contatos de imprensa e agenda pessoal. O que estou dizendo é que talvez você esteja trabalhando em tempo integral e não possa se comprometer com determinados dias. Nesse caso, não é um grande problema. Com tudo isso dito, digamos que o sábado seja o melhor para você. Não desanime por este dia, ao contrário da crença popular, pode ser muito eficaz. Aqui está o porquê:
  • Muitos colaboradores trabalham no fim de semana e estão procurando jogos sobre os quais escrever. Isso remonta ao ponto #4. Se você encontrou colaboradores que cobriram jogos semelhantes ao seu, então é um bônus ainda maior.
  • Publicar seu anúncio em grupos do Facebook, Twitter e Instagram enquanto aproveita uma hashtag extremamente popular, como #screenshotsaturday, ajudará a aumentar a visibilidade do seu anúncio.

8. Conclusão

Anunciar seu jogo pela primeira vez é uma aventura cheia de incertezas. Não há uma resposta concreta que garanta resultados. Mas o que você pode fazer é dar a si mesmo uma chance melhor de um anúncio bem-sucedido, especialmente se seguir meu conselho. Existem maneiras diferentes de anunciar seu próximo jogo? Sim. Todas as informações que forneci acima são minha experiência e acho que funcionou bem para mim. Estou apenas passando para você, esperando que ajude em sua jornada. Eu o encorajo a ser criativo, ousado e experimentar outros métodos. Talvez você possa encontrar a fórmula perfeita.

Obrigado por ler e boa sorte com seu jogo indie. Você vai conseguir!

If you have any questions, feel free to leave a comment below or drop me a tweet.
Se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário abaixo ou mandar um tweet.

@IndieGameJoe
 
Voltar
Topo