🤔 Para Refletir : "Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!" - HenriqueGibi

Como foi sua experiência com Locadoras de Games?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
Olá Condado!

Como foi sua experiência de alugar uma fita ou jogar por um tempo limitado em uma locadora?

yTfpmdp.jpg

As Locadoras segundo a pesquisa do jornalista Felipe Maeda - surgiram nos EUA no final da década de 70, oferecendo aluguel de filmes em fitas de videocassete. O modelo fez muito sucesso e, em pouco tempo, se espalhou pelo resto do mundo. Em seguida com o sucesso do Atari 2600, os comerciantes perceberam que os jogos de vídeo games também tinham um bom apelo, superando as expectativas.

Depois que conheci os Arcades (Fliperamas) tornei-me um “viciado” em jogos. Meu pai preocupado com minha atual condição (Vide tópico: Como foi seu primeiro contato com os Arcades (fliperamas)?)... Comprou um Phantom System (há diversos clones do NES no Brasil) onde realmente comecei a frequentar as locadoras.

Continuava frequentando os fliperamas, pois a ficha era mais barata do que jogar por hora ou alugar uma fita, mas no fim de semana a coisa mudava, eu e meu primo alugávamos geralmente 3 fitas para entregar na segunda-feira. Era mais ou menos assim: Tio! Chegou o Metroid?


Novos Tempos
O declínio do centro da diversão gamistica (ficou forçado!)

Primeiramente os motivos que acarretaram o declínio das locadoras foram sem dúvida a pratica da pirataria de fitas e depois com a 5° geração de consoles, quando os sistemas começaram a utilizar mídias em discos. Lembro-me perfeitamente que tinha uns caras que vendiam o CD pirata do jogo pelo mesmo preço do aluguel. Depois com a forte ascensão da mídia digital, as locadoras perderam completamente o sentido de existir. A mídia física esta em extinção? Muitos jogadores que possui conta na Steam de PC, por exemplo, tem vários jogos. Além disso, é mais barato que o disco!

Enfim, mesmo que as locadoras não voltem mais, elas deixaram ótimas lembranças para quem vivenciou seu auge na década de 90. As locadoras representam um simbólico período na vida de muitos jogadores.

 
Faltou mencionar que trabalhei 3 anos na  locadora de Vídeo e Games dos meus Primos. Foram anos incríveis!
 
Alugar jogos era uma coisa incrível. Eu alugava apenas um de cada vez, sempre em sextas-feiras com devolução na segunda. Jogava o mesmo jogo no final de semana inteiro para aproveitar ao máximo. Lembro de jogos que eu e meus amigos tivemos que alugar várias vezes até finalmente conseguir zerar.

Um caso especifico me veio a mente agora: Maui Mallard in Cold Shadow, do mega drive. O jogo do pato donald ninja.
Teve uma certa área do jogo que a gente não conseguia passar. Tentamos várias vezes mas não tinhamos ideia de o que precisava fazer para sair daquela parte.
Era uma area bem pequena e o jogo deixava óbvio que era preciso sair por cima, mas era alto demais para pular. Tivemos que devolver a fita sem conseguir passar dali. Não sei quantas vezes devolvemos sem conseguir passar do mesmo lugar.
O jogo tinha controles bem simples, com três botões: pulo, ataque e especial. Se pressionasse ataque e especial junto, ele dava um super ataque.
Um dia resolvi alugar a fita de novo e cheguei nesse mesmo lugar. Fiquei tentando pular e pular sem sucesso, quando meu irmão disse: "Dá um super pulo!" e aí as engrenagens na minha cabeça giraram e eu finalmente tive a ideia de apertar os botões de pulo e especial juntos (uma combinação que não faz nada em qualquer outro lugar do jogo antes desse). O resultado foi esse:

hqdefault.jpg


Meu irmão gritou de surpresa: "como tu fez isso?". Eu apertei a combinação mais algumas vezes e consegui subir, finalmente podendo continuar o jogo.
 
Tenho nostalgicas lembranças daquela epoca de 1998~2000 principalmente (sou de 92)

A estranha cacofonia de jogar THPS2 com aquela maravilhosa OST enquanto varias outras tvs com jogos de futebol, luta, castlevania, etc

Enquanto meu irmão jogava eu olhava e vice-versa, ficavamos competindo pelo maior score ou completar tudo da "fase do aviao" primeiro

As vezes jogavamos algo do SNES por que era mais barato ainda e não era sempre que os parentes descolavam uns trocados pros pirrai XD

Pessoas batalhando no MK, killer instinct, supperstar soccer, etc, calor infernal (cidade do interior da paraiba), agua quente em garrafa de coca, pouco ou nenhum ventilador, cds piratas arranhados, gravações apagadas, crianças/adolescentes banidos de alguma locadora local por briga ou derrubarem um PS2, 0% de mulheres, xingamentos o tempo todo em um clima juvenil mal educado, tvs de tubo

São tantas coisas gravadas na minha memória, algumas delas ruins.. mas guardo todas com carinho  :palmas:

edit: por muitos anos só tivemos console uma vez, um SNES que queimou o transformador em 1 dia de super mario world sem parar, meio pai nunca apoiou nosso interesse e tivemos que recorrer a locadoras... quando ficamos mais velhos toda buzinada ficavamos alarmados.. provavelmente era nosso pai que nos arrancava de nosso mundo e vez ou outra nos dava uns corretivos (mereciamos em parte, não estudavamos muito kkk)
 
Meu pai alugou tantas vezes um jogo chamado 'Boogerman' que dava pra ter comprado uma fita original com a grana, ueaheuaheuae.

Na época, a gente chamava de 'Jogo do Sujinho' (por causa do dono da locadora). A origem do apelido é clara: o protagonista matava os monstros com caca de nariz, peidos e arrotos.
Boogerman-Mega-Drive.jpg
Não demorou muito, porém, para que a febre do PS1 chegasse. Aí já era muito mais fácil comprar o jogo pirata nas barraquinhas da vida. Só quando era impossível de achar o cd que a gente apelava pras locadoras.

Foi um tempo muito gostoso, e imagino que você deve ter amado trabalhar no ramo, Ronaldo!

:XD:
 
Muito bacana ler as experiências de todos! O legal de Locadoras é que – mesmo em lugares e épocas diferentes muitas histórias são parecidas e tenho muitas saudades! Até mesmo das confusões que geralmente ocorria rs’.

[member=123]Caio Varalta[/member]

Sim meu amigo, até hoje compartilho histórias com meus primos e amigos... Um dia (dou uma de louco) e escrevo um livro...
 
Vixi tenho várias lembranças dessa época de alugar, a gente alugava o console e as fitas. As mais marcantes foram com X-men do Mega Drive em que o jogo era bugadaço, chegamos a testar umas 8 fitas diferentes e nada, e sem net naquela época era só recorrendo a revistas. Teve também ToeJam e Earl, quando zeramos eu já tinha morrido e meu irmão zerou sozinho, eu fingi que estava dormindo pra ele poder zerar comigo de novo no dia seguinte. E teve uma vez que desloquei o dedão da mão direita enquanto jogava Killer Instict tentando fazer os 25 hit combo.
Mas de todas a mais marcante foi quando retornamos das férias do meio do ano e meu irmão matou aula agosto todo e metade de setembro pra zerar um jogo dos Caça-Fantasmas no Phantom System numa locadora, meu pai pegou ele no pulo e tirou ele do colégio. XD
Bons tempos, só quem lambeu conector da fita e usou camisa em cima do controle sabe o que é diversão. XD
 
[member=1194]Vixen[/member]

E teve uma vez que desloquei o dedão da mão direita enquanto jogava Killer Instict tentando fazer os 25 hit combo.

Cara eu também joguei muito Killer Instict nos Acardes e no Snes, mas no meu caso não passou de bolhas nos dedos  :^-^:
 
Saudações!

Em minha cidade, havia algumas locadoras aqui e ali, mas nenhuma que alugava cartuchos de vídeo game. Quando chegou a primeira locadora, eu já havia saído do Atari 2600 e estava no Master System (1ª edição).

Em casa tínhamos um único aparelho de televisão, e a locadora tinha como promoção você pegar três itens (sejam filmes ou cartuchos) para devolver na segunda feira.

Havia um acordo entre meus pais e eu. Os três itens eram divididos em: um jogo para mim e dois filmes. Dos filmes, um eu tinha uma certa capacidade de escolha, mas se aprovados pelo meu pai (que me levava na locadora ao sair do trabalho e me buscar na escola). O outro filme, sempre era um do Mazzaropi. Ou então filmes antigos: E O Vento Levou, Ben Hum, Os Dez Mandamentos, Cleópatra, por aí vai...

Sexta à noite a televisão era minha (depois do telejornal) e no sábado o dia todo (exceto à noite). No domingo, podia jogar de manhã e à noite (até a hora de começar o Fantástico). As tardes de domingo minhas tias vinham em casa e todos se reuniam para assistir alguns dos clássimos do Amácio Mazzaropi.

Depois outras locadoras começaram a oferecer jogos, mas a divisão entre jogos e filmes raramente era diferente.

Algumas situações acredito que tenham sido clássicas para muitos outros também. Cito algumas:

a) nunca conseguir encontrar aquele jogo lançamento que todo mundo queria.

b) escolher um jogo sem saber como ele é e ter que passar um fim de semana com um jogo péssimo.

c) jogos que possuíam "saves" que sempre eram apagados ao alugar o jogo novamente. E, a rara felicidade de pegar o jogo na semana seguinte e ver que ninguém tinha mexido no seu arquivo!

Esses são alguns dos meus "causos" sobre o tema...

Até mais!
 
Fala [member=565]Romeo Charlie Lima[/member]

a) nunca conseguir encontrar aquele jogo lançamento que todo mundo queria.

O Street Fighter II do Snes foi assim... O Streets of Rage II do Mega Drive também etc...

b) escolher um jogo sem saber como ele é e ter que passar um fim de semana com um jogo péssimo.

É a capa engana  :^^':

c) jogos que possuíam "saves" que sempre eram apagados ao alugar o jogo novamente. E, a rara felicidade de pegar o jogo na semana seguinte e ver que ninguém tinha mexido no seu arquivo!

No meu caso foi o Breath of Fire, Chrono Trigger e o Final Fantasy VI dentre outros.

Obrigado pelos comentários!
 
50 centavos pra 15 minutos, eu nem sabia a diferença dos consoles por que eram mesas com controles de fliperamas.
Foi uma época muito boa, depois meus amigos começaram a alugar fitas de snes e mega drive.
Foi quando descobri o Mario Kart, Sonic III, Road Rash II (esse eu amava).
 
Cara, até por volta dos meus 9/10 anos, videogames nunca foram nada de muito interessante para mim, somando-se isso ao fato de que meu velho nunca quis comprar videogames (para que não viciasse), fez com que meu contato com fliperamas e locadoras fosse mais limitado. Porém a febre do Super Nintendo invadiu e os videogames começaram a ficar muito mais populares, assim sendo muitos dos meus amigos do bairro conseguiram e eu acabei indo jogar com eles, entrando na onda eventualmente. Quando pensar que não, Top Gear, SMW, Bomberman 3, etc. já estavam entre meus jogos favoritos. Meus colegas sempre alugavam das locadoras ou faziam escambo (trocavam por outras coisas ou fitas) e assim mantínhamos a brincadeira.

Quando me mudei pro centro da cidade, as crianças lá já não tinham acesso a videogames como aqui no bairro, então as várias locadoras viraram meu lugar oficial de bater cartão diariamente (sendo que muito dificilmente ganhava alguns centavos -- muito dinheiro! -- e tinha a dúvida cruel entre juntar para jogar ou gastar em doces no recreio da escola. E assim foi até a transição para o PSOne, onde comecei a paixão pelo Final Fantasy e o resto da história...

Isso se repetiu até a era das lan houses/PS2, até que parei de frequentar esses lugares de vez, quando começou a compensar pro povo daqui ter PC e PS2 em casa, e como nunca ganhei videogame mesmo, virei gamer de PC/usuário de RPG Maker.

Alguns dizem que a pirataria atrapalhou a vida nas locadoras mas aqui foi um pouco diferente: vejo que muita gente nunca teve acesso aos jogos, mesmo piratas,  (moro no interior do nordeste, afinal, aqui não é SP-capital), então pagar a hora para poder jogar sempre foi um ótimo negócio por aqui. E os jogos piratas foram responsáveis por primeiro popularizar as locadoras e só muito depois que todo mundo começou a ter seu PC/ console.

Aí a coisa por um tempo voltou a ser jogar na casa dos colegas, e depois descambou de vez, ao menos pra mim. Hoje em dia é raro eu chegar perto de console, e a maior parte das locadoras/lan houses fechou mesmo, o que é uma pena, pois sempre foi um lugar muito bom para poder jogar junto com os amigos e conhecer novas pessoas/interagir. Os jogos online fizeram um estrago muito maior nesse aspecto do que a pirataria, na minha opinião.

 
Voltar
Topo