🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

Como rodar RPG Maker e seus jogos fora do Windows

FL

Colaboração Colaboração
Postagens
1.419
Bravecoins
2.178
I84LSVt.png

O RPG Maker MV roda em Windows e OS X e exporta jogos para (além desses dois): Android, iOS e HTML5 que pode ser utilizado para rodar em todos os outros, mais outras plataformas como Linux. Mas e os RPG Makers mais antigos? Abaixo há formas de contornar esses problemas. Conhece mais algum meio de rodar jogos de RPG Maker em plataformas não-Windows? Compartilhe nesse tópico!

Linux
Há um programa chamado Wine que é uma camada de compatibilidade para Windows, ou seja, faz rodar coisas de Windows nele. Recomenda-se baixar uma implementação dele como PlayOnLinux ao invés dele puro. Com esse programa, você pode rodar o RPG Maker e seus jogos quase que perfeitamente. Há alguns raros problemas como as músicas em midi não funcionarem, apesar que há formas de contornar este problema. Você também pode conferir as tentativas dos utilizadores e seus resultados no database de aplicativos do WineHQ. Outra alternativa é exportar seu jogo utilizando uma implementação aberta do RGSS, o MKXP que foi utilizado com sucesso no famoso jogo To the Moon. Como usa os RGSSs, só funciona com jogos de RPG Maker XP, VX e VX Ace, além de alguns recursos como filmes e scripts que se comunicam com o Windows (Win32API) ainda não funcionarem corretamente.

Mac OS X
Mesma coisa que o Linux, a diferença é que há uma implementação do Wine chamada Wineskin que permite você mesmo configurar e compactar seu jogo num arquivo executável para OS X e distribuir. Também há o RPGHub que usa o Wine, MKXP e outros programas para realizar uma conversão de jogos de RPG Maker (e Wolf Editor) mais facilmente. Ele possibilita jogar alguns jogos ou até exportar projetos para formatos que ele pode executar.

Android
Existem alguns aplicativos que funcionam como emuladores para os jogos. Nenhum deles funcionam perfeitamente, especialmente (no caso do primeiro) para jogos que utilizam scripts com coisas do Windows (Win32API). Há alguns funcionais que foram retirados da Google Play, mas podem ser encontrados em outros sites. Os aplicativos
 
Última edição:
[member=779]FL[/member]
Show de bola juntar tudo num tópico todos os emuladores pra possibilidades multiplataforma pro Rpgmaker.

Alex-772 comentou:
Não teria uma forma de fazer os jogos do RPG maker vx ace pegarem online.
Basta hospedar os arquivos em um site seu, veja isso:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/rpg-html5/
 
Alex-772 comentou:
Não teria uma forma de fazer os jogos do RPG maker vx ace pegarem online.
Se for HTML5: Não conheço. Se for Online, tudo o que eu sei é que tentaram desenvolver um Netplay, mas não vingou.

Crixus comentou:
Alex-772 comentou:
Não teria uma forma de fazer os jogos do RPG maker vx ace pegarem online.
Basta hospedar os arquivos em um site seu, veja isso:

http://tanatosmaker.site90.net/games/rpg-html5/
Não é tão simples. Pelo o que eu sei, essa demonstração é de uma réplica de movimentação do mapa por tiles, top down. Tirando isso, não tem nada haver com o RPG Maker, inclusive sequer há botões de ação. Também não encontrei ninguém que conseguiu utilizar o enchant.js junto a um jogo de RPG Maker.
 
Olha, eu jurava que ele tinha escrito MV e não VX. Pro VXAce tinham um sistema com servidor que ficou bem conhecido, mas não lembro se chegou a ser concluído.
 
Existe uma ferramenta chamada PLiCy que converte jogos de várias engines pra um HTML5 hospedado no site deles. Dentre as engines disponíveis, há RPG Maker 2k, RPG Maker VX ACE e RPG Maker MV. O site também possui player para Android.

Obrigado [member=81]Shiroyasha[/member] por descobrir essa ferramenta.
 
FL comentou:
Existe uma ferramenta chamada PLiCy que converte jogos de várias engines pra um HTML5 hospedado no site deles. Dentre as engines disponíveis, há RPG Maker 2k, RPG Maker VX ACE e RPG Maker MV. O site também possui player para Android.

Obrigado [member=81]Shiroyasha[/member] por descobrir essa ferramenta.

Cara pega mesmo o_O
Os tiles e as coisas, ao menos são de VX Ace.

Pra quem está com problemas, parece que no Firefox não pega. Tenta usar o Internet Explorer que dá. (Navegador alternativo, caso não tenha o Chrome).
 
Olha, eu testei jogos de Rm2k nesse PLiCy e por teoria:
Eu acho que não existe uma conversão real e sim virtual do jogo, você envia os comandos e uma especie de emulador de Windows repassa pro jogo que por sua vez recebe a imagem de volta na tela dando a sensação do jogo estar no navegador.

É como assistir um vídeo em que você controla o que vai acontecer.

Exemplo de jogo de Rm2k:
http://plicy.net/GamePlay/38597

Isso por que não teria como interpretar perfeitamente todos os comandos e sistemas de tantas engines, se existisse uma API de emulação de Windows XP pra Android seria possível fazer um jogo rodar em smartphones.

[member=779]FL[/member] e [member=8]FelipeFalcon[/member]
Viram esse sistema dentro do site PLiCy.net conhecido como ??? ??????? Game Designer World
Rodou liso no Firefox o jogo demo:
http://plicy.net/GameEmbed/40868
 
Crixus comentou:
Olha, eu testei jogos de Rm2k nesse PLiCy e por teoria:
Eu acho que não existe uma conversão real e sim virtual do jogo, você envia os comandos e uma especie de emulador de Windows repassa pro jogo que por sua vez recebe a imagem de volta na tela dando a sensação do jogo estar no navegador.

É como assistir um vídeo em que você controla o que vai acontecer.

Exemplo de jogo de Rm2k:
http://plicy.net/GamePlay/38597

Isso por que não teria como interpretar perfeitamente todos os comandos e sistemas de tantas engines, se existisse uma API de emulação de Windows XP pra Android seria possível fazer um jogo rodar em smartphones.

[member=779]FL[/member] e [member=8]FelipeFalcon[/member]
Viram esse sistema dentro do site PLiCy.net conhecido como ??? ??????? Game Designer World
Rodou liso no Firefox o jogo demo:
http://plicy.net/GameEmbed/40868
[member=136]Crixus[/member], por alguma razão eu deixei essa mensagem passar despercebida.

Bem, mesmo se o processamento for remoto, para mim o importante é rodar os jogos de Maker, independente de como.

Testei o jogo que me passou (mesmo sem entender muita coisa) e me parece muito bem feito, mesmo fugindo bastante dos jogos feitos pelo Maker.
 
[member=779]FL[/member] eu apenas apontei o que eu acredito como é feito e por que provavelmente funciona dessa maneira, eu também acredito que essa é a melhor maneira, eu notei pelo console do navegador que o desenvolvedor usou Flash e SeverSide para fazer com que a emulação aconteça.

Claro que eu não sou o maior fã de FlashPlayer, isso por que o funcionamento pode variar da compilação para diferentes navegadores, mas ainda bem que não foi feito em JAVA Applet, ai ia ser melhor rodar direto no Desktop mesmo kkkkk

Obrigado por responder FL.
 
Voltar
Topo