🤔 Para Refletir : "Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele" - riquecamarg0

[日本語] Curiosidades Nipônicas

Membro Membro
Postagens
1.342
Bravecoins
1.641
1671585076204.png

Você gosta de cultura japonesa? Talvez você seja fã de animes, city pop ou sushi.

Caso positivo, você já deve ter se deparado com o idioma japonês. Seja o idioma falado, ou o escrito - através dos ideogramas. 🈚

Já faz um tempinho que vira e mexe eu tento aprender algumas coisinhas pra não ficar perdido nos mangas ou animes.​

Apesar de termos ótimas traduções e dublagens no Brasil, sempre perdemos um detalhe ou outro contextual ao consumir uma mídia que vem de outro país.

Portanto, eu decidi abrir esse tópico, para registrar alguns achados curiosos com relação ao idioma japonês.​

A intenção do tópico é fomentar - minimamente/devagarzinho - o aprendizado da linguagem e cultura japonesa.​

🇯🇵 Por isso, convido todos os nihongo-curiosos a corrigir, comentar e trazer suas informações, dúvidas, achados e discussões para este tópico. 🇯🇵



Para começar, eu queria falar um pouquinho dos números. Se você já fez alguma arte marcial, deve saber contar até dez em japonês:
  1. Ichi
  2. Ni
  3. San
  4. Shi (ou Yon)
  5. Go
  6. Roku
  7. Shichi (ou Nana)
  8. Hachi
  9. Kyuu (ou Ku)
  10. Juu
Mas a pergunta é: você já viu os Kanjis correspondentes a cada um destes números? São esses:
A princípio, é muita informação pra gente guardar, então eu queria dar ênfase nos kanjis de 4, 6 e 7.



4 em japonês é Yon (ou Shi). E não coincidentemente, o quarto hokage do Naruto é chamado de Yondaime.

E muito menos coincidentemente, o primeiro Kanji da capa do quarto hokage é o...

1671585870547.png


... Yon ()!

Os ideogramas formam "Yon dai me Ho kage" - 四代目火影. Traduzimos para "Quarto Hokage".

E até onde sei, o sexto e o sétimo hokage também usam uma capa - quase - idêntica. E adivinha só?

1671584036025.png


As capas literalmente leem "Quarto Hokage", "Sexto Hokage" e "Sétimo Hokage".

Yondaime HokageRokudaime HokageNanadaime Hokage















Legal né? O aprendizado do alfabeto japonês pode ser um pouco intimidador a princípio. Mas quebrar a informação em pequenas partes assim deixa o processo bem mais fácil.

E agora, pelo menos quando você estiver vendo seu narutinho, vai poder identificar os kanjis dos números 4, 6 ou 7.

(E por algum motivo eu achei o kanji 四 bem maneiro em comparação com os outros).

1671586451548.png


Por hoje é só, pessoal! Quando eu fizer mais descobertas curiosas, prometo trazer pra cá!

E de novo, fica o convite para a partilha do conhecimento nihongonesco da comunidade.

Acredito que temos outros membros curiosos/estudiosos/nativos da língua/cultura japonesa que poderiam contribuir com o tópico. É um assunto que eu particularmente acho bem divertido. <3

(E além disso, sintam-se à vontade para corrigir as informações que eu vier trazendo; eu sou iniciante no assunto então tem altas chances de eu trazer alguma informação errada - apesar de tomar cuidado com a pesquisa antes de escrever aqui kkkk)

Jaa na~
 
Bentō (弁当, べんとう, mais comumente referida como obentō) é um tipo de marmita japonesa para uma pessoa. Um bentô tradicional contém arroz, peixe ou carne e legumes cozidos ou em conserva (picles) como acompanhamento. São servidos em bandejas próprias que possuem repartições. Apesar de serem prontamente disponíveis em lojas de conveniências e lojas de bento (弁当屋, bentō-ya) por todo o Japão, o preparo de um bentô atraente ainda é considerado uma habilidade essencial de toda dona-de-casa japonesa.

Hanami_bento_by_Blue_Lotus.jpg

Quando treinei karate kyokushin, um dos senpai karate chamava-me de obentô - ele falava vou almoçar obentô e na época não entendia nada. Valeu @Jazz (Caio-sama).
 
Última edição:
@BENTO 弁当先生, agora você tem um apelido digno e estilizado em JP kkkkkk.

Cara, eu acho fantástico em como eles capricham esteticamente na comida. Essa foto da @BENTO que você mandou tá bonita dimai da conta sô!

Muito legal saber dessa curiosidade, professor!

E esse seu senpai do karatê era um baita tirador de sarro pelo jeito, em?

Bom demais 弁当先生 kkkkk.



Uma curiosidade que eu também trombei recentemente foi tentando fazer um crossover entre Yugioh e Naruto.

O Kanji representa FOGO.

No universo do naruto, os Hokages (líderes da aldeia da folha - do país do fogo) tem o kanji no chapéu:
1671635626286.png


Aí eu achei que ia trombar com esse mesmo Kanji na simbologia das cartas do yugioh do tipo fogo. Mas não foi exatamente isso que aconteceu.

1671635696427.png


Nas cartas de yugioh, parece que o Kanji está duplicado - como se fossem dois "火火" um em cima do outro.

Mas na verdade o Kanji é esse:

E esse Kanji representa chama/flama.

Não sei qual kanji originou qual - mas é bem nítida a relação entre os dois.
 
Voltar
Topo