🤔 Para Refletir : "A vida é a caçada e o agora é o nosso campo de caça, os nossos sonhos são o alvo e as nossas lembranças são os troféus... Pois o nosso destino é sermos caçadores." - Frank

[Debate] Até que ponto uma boa relação na comunidade pode ser uma alavanca e vice-versa?

Membro Membro
Postagens
28
Bravecoins
0
Algo que tenho pensado bastante nos ultimos tempos é como uma boa relação com os makers ao nosso redor nos fóruns, grupos de apps de celular e afins são importantes pra uma carreira maker, seja ela num RPG maker ou em uma Unreal Engine da vida.

Importante discutir isso. Somos dependentes da empatia de alguém importante das comunidades em que estamos rotineiramente participando? Ou isso não interessa se o maker for bom o suficiente pra que consiga admiradores em lugares como a Steam tendo uma boa venda eu seus jogos ou até mesmo num site como a Itch.io em que temos uma boa visibilidade de pessoas que nunca ouviram falar de nossos nicks, muito menos nos nossos jogos? É possível ter uma carreira SÓLIDA mesmo não tendo a empatia de alguns ou até mesmo de todos os que convivem nos mesmos grupos e comunidades que começamos todo o nosso trabalho e divulgação do zero?
 
Acredito que boas relações fazem parte do sucesso. As relações interpessoais também são alicerce para isso. Já vi trabalhos medianos (não só no gamedev, mas muitas áreas da vida) crescerem em razão de oportunidades de aparecer e de aprender, bem como já vi trabalhos bons terem portas fechadas em razão de péssimas relações interpessoais. Lidar bem com as pessoas, com a diversidade, acolher também, faz parte do desenvolvimento como um todo. Um dia seu trabalho vai "caminhar sozinho", as pessoas vão dizer 'olha, mais um jogo do Mett, eu vou comprar na pré-venda", mas em algum momento alguém também disse antes "olha, esse é o jogo do meu amigo Mett, é muito legal".
 
Não vou dizer que é "impossível" ser bem sucedido sem possuir uma boa relação com os demais membros em fóruns, mas acredito que seja muito improvável. Normalmente você quer interagir com os demais makers para receber algum feedback dos que possuem mais experiência que você... Mas digamos que você já seja extremamente talentoso e apareça do nada com um jogo finalizado, que você mesmo fez sem nenhuma avaliação prévia ao lançamento do próprio. Se o seu produto for bom, ele terá um público alvo, independente da sua relação com qualquer comunidade. Mas ainda assim, eu diria que no mínimo você deve ser "bem visto" pela comunidade que participa, do contrário pode acabar como o Phil Fish, desenvolvedor do FEZ, que devido à sua conduta online, destruiu não só à própria imagem, mas também à própria carreira.
 
Última edição:
Networking ajuda, mas não resolve, não tente agradar todo mundo. Fora que, como comentaram em outra discussão, a comunidade do RPG Maker hoje em dia é majoritariamente formada pelo pessoal mais velho, que cresceu usando a ferramenta. É normal que ela se divida em grupos de amigos espalhados por aí.

E é perfeitamente possível nem participar da comunidade. A maioria dos jogos de sucesso aqui no ocidente foram feitos por japoneses que nunca ouvimos falar nem sabemos pronunciar o nome. Obviamente estar nelas não tem desvantagens, claro. Aliás, é bom que você tenha pessoas que não gostem do teu trabalho por perto. As opiniões delas também ajudam.

Preocupe-se em criar o jogo. O resto é papo pra depois.
 
Voltar
Topo