🤔 Para Refletir : "Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles." - Ricky O Bardo

[Debate] Qual a diferença entre inspiração e plágio? Sea of Stars é plágio do Chrono Trigger?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433

8kueV6P.jpg
Ainda não finalizei o jogo Sea of Stars, eu com diversos problemas pessoais, estou morando e trabalhando para meu Tio com agricultura familiar, meus primos possuem PC (games) e PS4, PSP e Nintendo switch etc... Eu... geralmente de noite jogo com eles e no final de semana estou jogando Dragon Quest XI que é bem longo... Mas meus primos estão jogando e também acompanhei vários games players como a Live do @Ricky O Bardo


Um dos canais que mais gosto
Comentei lá no canal do Cogumelando: "Cogu, gostei muito da sua analise. Mas como aspirante ao desenvolvimento... Acredito que ele é sim muito parecido com o excelente Chrono Trigger, mas na realidade tanto filmes, quadrinhos, animes, séries, livros e uma cacetada de jogos também são parecidos com algo feito antes, quando vi em 1996 o Chrono Trigger eu achava ele muito parecido com Dragon Quest 3 e 4, pois sou velhinho e morava na roça e meus vizinho eram japoneses que tinham o jogos do Dragon Quest, alias vi o Chrono Trigger original e japonês, claro apenas vendo e não jogando.... Enfim, eu achei muito bom, e quem sabe não saia um jogo novo de Chrono Trigger?"

Gosto de jogos parecidos e não vejo problema e você, o que acha?
 
Última edição:
Perfeito @BENTO muito bem colocado cara. Claro todos tem direito a opinião e se a opinião dele for essa, não tem problema.
Mas eu gostaria de citar uma coisa "O SUCEESO DOS OUTROS INCOMODA" - essa frase é o martírio na vida de quem faz qualquer coisa que atinja um público e alcance mais pessoas - bom, ter semelhanças, algumas particularidades aqui e ali, não vejo nada demais, lembrou-mr o Chrono? Sim. Muito, e foi por isso que joguei, citado o Bento...
Gosto de jogos parecidos e não vejo problema e você, o que acha?
e por isso que gostei muito fdo game. Acabei não terminando ele em live pelo PC, mas platinei aqui console (inclusive dá de 10 a 0 no tecladinho do PC) e que delícia de jogo. Nossa.

Mas de volta ao "sucesso incomoda", então as vezes as pessoas querem discutir certos temas que por si só não sustentam argumentos para uma discussão... Um exemplo bem simples é o Metroid, ele é o game de plataforma de época que chocou o mundo, em especial o SUPER METROID, então Higarashi (criador do Castlevania Symphony of The Night) disse, "Oh, que saber vou usar esse recurso também" e assim surgiu o estilo Metroidvania - e o elhor Castlevani de tosos - agora, se formos para esse tipo de lógica do colega (youtuber) citado a cima, vamos acabar dizendo que todo "plataformer" com sistemas de exploração "SÃO PLÁGIOS" de metroid... acho que não é bem por ai.

Então concordo com a sua opinião Professor e nem um pouco com a do colega. Claro, dentro do meu livre direito de concordar ou discordar, sem ofender ninguém.

PS.:
Olha só um "plágio de você mesmo" rsrsrssr
e depois o...
 
Eu também tinha assistido ao vídeo dele e não levei em consideração o "plágio" dos monstros/ângulos/objetos segundo ele, mas achei interessante apontar sobre a repetição exacerbada de puzzles/dungeons parecidas do mesmo gênero e falta de vida nos mapas da cidade.

Tem um vídeo que gostei da análise deste cara, onde segundo ele "muitas mídia de noticias ou fãs impondo como se o Chained Echoes dependesse muito do Chrono Trigger ou fosse um parecido com Chrono", ele analisa mais as mecânicas do jogo do que lore e gráficos.




Gosto de jogos parecidos e não vejo problema e você, o que acha?
Parecidos a que nível? Depende, jogos de sequência são parecidos em mecânicas, mas implementam fases novas, habilidades novas, personagens novos, equipamentos e inimigos novos até reaproveitando alguns antigos mais famosos, já que se repetisse, por que o cliente compraria se já tem o anterior?

Um exemplo que posso dar é Pokémon e os jogos similares a ele, tentei jogar, mas não consegui, sendo os mesmos sistemas com diferença nos monstros, até mesmo entre a série principal de Pokémon hoje não tenho vontade de jogar (sei que tem uma base enorme de fãs e várias hackroms inovando) enfrentando novamente os ginásios, capturando/treinando todos pokémons da região, enfrentar uma equipe maligna, rejogar a versão que não tem os pokémons na outra para trocar e completar a pokedex. Talvez por ter me saturado muito como aconteceu ao jogar muito RTS, no caso Age of Emperies II HD, tem outros jogos de RTS que tenho e joguei, porém não me prenderam por muito tempo.

Outro exemplo são os jogos similares a Diablo, barra de XP, vida e magia representados como esferas ou outro tipo de objeto, equipamentos com status randomizados, pega-se 1 nome/modelo/design de equipamento, mas a cada vez que dropa ele tem um nível diferente ou/com status adicionais, o mesmo estilo de jogabilidade sabe. Tenho um desse na Steam aqui, tentei jogar, mas avancei pouco não por ser difícil, mas enjoei mesmo, talvez por ter jogado e finalizado recentemente Diablo, naquela época?

Outro exemplo de saturação é o famoso debate no uso do RTP da engine especifica. Entre nós da comunidade que convive com a engine há muitos anos, ver mapas mal desenvolvidos/vazios e o mesmo char Actor01.png RTP com mesmo monstros e windowskin é enjoativo sem adicional nenhum, porém ao adicionar o design diferente no personagem, mapear detalhadamente mesmo que siga o estilo RTP, adicionar edições e criar novas relacionados ao estilo, trazer mecânicas que fogem do padrão do jogo de RPG Maker, criar minigames dentro do jogo, num tempo onde poucos sabiam ripar/montar/editar os gráficos dos consoles que conhecíamos poucos, uso do MACK, FSM, uso Kaduki/Kazuki, Celianna... melhoravam o interesse no jogo, como arte própria em Orca, porém ao copiarem a mesma formula/uso de material/mecânicas nos jogos que faziam mais sucesso, outros novos surgiam repetindo.
Porém, como comentei, isso é para nós que convínhamos direto com isso, nos saturamos. Para quem é de fora do Dev, gosta de jogar casualmente e não incisivamente ao ponto de conhecer todos os jogos de um série/franquia ou de outras e compara-los são poucos que podem não levam esses pontos que citei acima e que o próprio Cogumelando apontou na sua critica unilateral.

Na minha opinião sobre o Cogumelando, já vi alguns vídeos dele, nessa análise dele me pareceu ter sido feito de forma obrigatória por exigência dos inscritos como se ele fosse obrigado a jogar algo que não gosta, "vocês pediram muito, então eu trouxe", foi o que senti ao ouvir e ver as expressões dele durante análise. Talvez, suposição minha, por ele ser saudosista de mais, jogar muitos jogos antigos (principalmente RPGs segundo ele) e indicar por meio de análises e listas os mesmo, enfim, talvez? Não sei, mas pode ser um indicativo de estar se saturando também. Como por exemplo, ficar saturado com: filmes de ação parecidos, animes que se passam em escolas, isekais, series somente de investigação, você começa a ver detalhes de mais e começa avaliar os pontos dela onde são ruins, onde são parecidas com outras obras ou onde aquela obra em especifica fez melhor.

O que consigo jogar ou o que estou jogando hoje?
Apenas o FF12 de PS2, via emulação, já joguei no passado pelo console e zerei normalmente sem guia e sem fazer o 100%. Anos depois, põe bastante tempo, fui joga-lo no notebook atual quando comprei um controle usb para fazer os 100%, cheguei até certa parte em Great Crystal e salvei antes de enfrentar um boss/esper (não é difícil para deixar claro) e depois você pega um teleporte para ver uma cena com os Ulcuria (não sei se escreve assim)... Então, nesse save antes desse boss, ficou aqui guardado por meses, não sei dizer qual foi a data que joguei pela última vez e por que, eu parei? Não sei, talvez por ter enjoado ou por ter jogado outros tipos de jogos que me interessaram nesse meio tempo. Recentemente esbarrando com OST e as vezes algum vídeo falando sobre detalhes de produção do FF12, outras pessoas comentando sobre seu FF preferido, me fez retornar ao jogo, inicialmente fiquei com receio, "será que ainda tenho algum save, onde eu estava? Acho que lá pro final do jogo", não lembrava, ao entra no save e me localizar, notei que deixei algumas side-quests para trás, como a pescaria, jogando dessa vez eu consegui completar o último local de pesca rapidamente com poucas tentativas para conseguir uma das loots para vender e fazer a uma das armas fortes do jogo, as hunt que ainda tinha de caçar eu passei tranquilamente sem ter muito aperto, apenas sendo exigido tempo mesmo para ficar lutando.

Antes disso joguei a demo do Apu, peguei tudo que podia fornecer, acessei todos locais possíveis, matei os boss, cheguei ao fim da demo, gostei muito do estilo da arte e jogabilidade dele mesmo sabendo que foi feito no RM e tendo jogabilidade parecido com Zelda, que alias, não jogo algum Zelda faz uns bons anos, lembrar de Zelda me lembra outro jogo que não lembro de zerar que era de ação e tenho vontade de jogar ou rever em algum momento.
Antes dele joguei um de plataforma aqui de um usuário do fórum indo até o fim e tentando adquirir os itens todos para completar as fases, antes desse joguei o Lionheart, tinha travado num boss onde está lá nos meus comentários, mas depois de dar 1 tempinho para tentar novamente eu fui lá e consegui mata-lo, fui avançando no jogo e cheguei até a cidade da torre com boss duplo, não consegui, tentei outras vezes, fui grindar para tentar mais vezes e não consegui, então decidi dar uma pausa ao game, "depois volto nele". É feito no RM, mesmo que seja versão mais antiga, mesmo que apresente gráficos de mapas que já vi muito como comentei acima, os mapas são bem feitos e detalhados, a importância aos status nas habilidade é bem feita, muitos que joguei depois de certo nível os inimigos/boss novos eram fichinha e a cada habilidade nova aprendida mais forte fazia com que você esquecesse as outras deixando elas inutilizadas com passar do tempo...

Enfim, me alonguei muito e posso ter fugido do escopo da sua pergunta um pouco no fim do tópico, mas é apenas para deixar claro do porque ao mesmo tempo que gosto de jogos parecidos ("a que nível") e do porque não gosto, talvez falte isso, dar tempo entre os tipos de jogos. Não jogar apenas 1 gênero, não jogar apenas RPG turno por turno, não jogar apenas jogo de esporte futebol, não jogar apenas FPS, jogar apenas jogo de carta, não jogar apenas RTS...

Eu tenho aqui baixado os jogos do Gui, os 2 do 1 e 2 bit, o do Tigrão, porém ainda não consegui encaixar meu tempo para jogar, não consigo passar horas jogando como antes, no FF12 por exemplo eu deixei as hunts mais demoradas para o dia especifico da semana que estarei tranquilo para caça-lo.
 
Última edição:
Realmente tem algumas partes que parecem que foram "Plagiadas" mesmo , esta certo que acordar em uma cama é algo cliche mesmo que o personagem sejam diferentes e o quarto também as posições e a forma de começam é muito igual a chrono trigger, mas não chega a ser uma história voltado ao tempo pelo que entendi é uma história contra alquimista parece nunca joguei o jogo não sei se tem vários finais igual o Chrono trigger por isto, apesar de ter algumas coisas iguais a ele não sei se pode ser considerado um "Plagio" acredito que seria por exemplo, se a história fosse igual ao do Chrono não sei se chega ou se as vezes foi posto de propósito para deixar uma homenagem ao jogo alguns pedaços já que se serviu de inspiração e parece também que esta avisado já que é algo inspirado por isto talvez seria visto mais como uma homenagem não sei também se o autor tem algum pronunciamento do jogo falando o motivo de ter feito daquele jeito para ter uma melhor clareza.

Seja como for inspiração e Plagio acredito que hoje em dia quase tudo é cópia da cópia, geralmente sempre vamos querer usar uma mecanica que vimos em algum jogo que achamos legal, entre elas por exemplo "Pesca" , "cozinhar" , "construir equipamentos" ou algum sistema de craft. sobre o Dragon quest o Chrono trigger também foi obra do Akira e ele é o mesmo que fez a animação do Dragon Quest por isto os personagens são meio iguais, acredito que até algumas coisas do Chrono trigger parecem ter um pouco de dragon ball se for ver, principalmente levando o lado de viajem no tempo e o jogo Dragon ball xenoverse como o Trunk do futuro que aborda isto de forma diferente.

Acho dificil alguem fazer uma obra tão bem feita como Chrono Trigger, por exemplo tentaram a continuação do chrono cross o começo é bem legal e tem muito sistema diferente da batalha mas não é tão legal como a história do Chorno Trigger não sei se é por causa da animação do Akira o qual faz algo muito bem feito de gráfico que voce meio sente empatia com o desenhos dele sei lá que macumba ou magia ou encantamento que ele faz que a coisa fica muito boa kkkk.

mas voltando ao assunto, Por mais que os jogos antigos inspirem bastante numa criação atual, geralmente sempre vai ter uma copia ou algo meio igual ou mecanicas iguais, sinceramente este jogo parece ser muito bom o "sea of star" por ter uma pegada diferente parece meio voltada a alguns classicos não só de crono trigger, como final fantasy , secret of mana e etc. se for uma copia ou não eu não sei mais tomara que tenha mais jogos assim nesta pegada pois os atuais que saem a pegada que eles fazem é muito enjoativa ou cansativa.

exemplo de alguns jogos por exemplo P2win, que acho que se baseiam no legend online não no lol e sim legend online, que começa com as classes básicas, mas tem uma dinamica muito boa, como montaria, craft de itens , campeonatos contra online, arena e etc com servidores. a maioria dos jogos com servidores pw2win tem a seguinte falha "enjoação" e " junção de servidores" a maioria dos jogadores começa animado mas logo ao repetir tantas quest acaba ficando enjoados os que ainda continuam, tentam ficar forte mas ajunta os servidores gera desbalanceamento e logo muitos param de jogar ficando só os viciados mesmo kkkk.

agora voce pega uns jogos offline de RPG não é enjoativo, pois voce zera tem um final não tem "quest repetitivas" é uma história, tem dinamicas diferentes eu gosto muito por exemplo de ver o jogo de RPG do pessoal se nota que é algo bem criativo alguns feitos para amigos ou para alguem do grupo aonde todos jogam se divertem por ser algo conhecido , tem vários jogos por exemplo de salvar a princesa alguns com mais interatividades outros nem tantos alguns com personagens iguais usando o Reid e outros não mais não deixa de ter histórias inspiradas e divertidas .

É dificil voce ver jogos com pegadas de finais diferentes apesar que na atualidade tem alguns que eu já vi além do chrono trigger, como o The Witcher , Detroit : Become Human , Beyon , life of stranger. não lembro se tinha mais mas são jogos que acabam se destacando por finais diferentes, não faço idéias se o Chrono trigger por ser o primeiro jogo com finais diferentes influenciou jogos assim de nascerem mais acredito que de alguma forma mesmo inscociente acabou gerando esta idéia e esta formula de criar jogos assim com finais diferentes.

Voce nota também tem muitos jogos como o Countier strike de tiro, se olha que a mecanica é quase igual a Battlefield e Calff of Dutty, como jogos de corrida as vezes tem alguns com a mesma dinamica acredito que muitos jogos meio são iguais com dinamicas iguais.


Só sei que seja como for hoje a maioria das coisas parece para mim a copia da copia é meio como a pessoa viu uma formula que deu certo e ganha dinheiro e replica isto para ganhar sem se preocupar em criar algo divertido ou não, só sei que é muito dificil voce criar algo bem criativo e original uma coisa que você faça mesmo e que não tenha nada que alguem compare que seja realmente algo unico.
 
Última edição:
Voltar
Topo