🤔 Para Refletir : "Seu jogo nao precisa ser o melhor ou o mais popular, apenas precisa fazer o dia de alguem melhor" - codingkitsune

[Discussão] Me dêem sugestões para engine de RPG tático

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Membro Membro
Postagens
155
Bravecoins
111
Oi.

Vim aqui recolher opiniões. Eu tô no início do desenvolvimento de uma engine para TRPGs, utilizando o framework da LÖVE 2D para renderização, audio, etc, e estou pensando em publicar a engine quando finalizada, mas para isso preciso saber o que vocês acham.
Quem puder/tiver tempo eu gostaria que respondessem umas perguntinhas.
Para quem não sabe o que é um RPG tático: https://en.wikipedia.org/wiki/Tactical_role-playing_game

1) Você já pensou ou teve interesse em fazer um RPG tático?
1.1) Se sim, você o fez?
1.1.1) Se não fez, por quê?
2) Quais engines para TRPG você conhece (scripts/mods para RPG Maker ou outra engine genérica também contam)?
3) Que problemas/limitações essas engines têm?
4) O que você gostaria de ver numa engine para TRPG?
[Comentários adicionais são bem-vindos].

OBS: Detalhem bem a 4, pls. Sejam específicos quanto às features que querem. Um jogo de exemplo seria muito bom (embora não obrigatório).

É isso. Obrigada e por favor não me deixem no vácuo :B
 
1) Você já pensou ou teve interesse em fazer um RPG tático?
1.1) Se sim, você o fez?
1.1.1) Se não fez, por quê?

R: Já tive. Mas pausei porque o setting exigia obstáculos e armas de fogo, e a incoerência do alcance dessas armas (que é curto) me incomoda nesses jogos. O que estou fazendo agora provavelmente se tornará um. Só depende do tempo disponível e da coerência interna.

2) Quais engines para TRPG você conhece (scripts/mods para RPG Maker ou outra engine genérica também contam)?
R: Conheço um script de RM pelo GDL. Parece extremamente difícil de manusear, por causa de bugs. Clickteam tem pathfinding para tabuleiro, o que me parece o bastante (já que pretendo customizar o resto).

3) Que problemas/limitações essas engines têm?
R: O GDL me contou de erros inesperados que exigiram ajuda do criador do script. Seria uma boa você conversar com o Gundam de Lima, quem sabe. O de Clickteam não é uma engine para tático propriamente dita.

4) O que você gostaria de ver numa engine para TRPG?
Suporte para o básico e liberdade (até mesmo flexibilidade) para o resto. Configuração para grades diferentes também seria interessante.

[Comentários adicionais são bem-vindos].
Talvez não seja complicado (em relação ao resto) ir além do que é oferecidos por JRPGs táticos. Há rpgs de mesa com tabuleiros de regras particulares para movimentação, fog of war etc. Imagino que nesse caso o público seria maior (especialmente caso exiga o aprendizado de uma linguagem para customizar).
 
Obrigada pela resposta. Zug.

Então, essa questão de flexibilidade é complicado. Quando mais flexível, menos intuitivo é o aprendizado. Além de que é realmente impossível eu conseguir prever todo tipo de customização que o usuário pode querer (se eu quiser levar em conta toda customização possível, o framework vai se resumir a pouquíssimo código em comum entre todos os tipos de jogos). O que eu posso tentar fazer é: englobar o que eu pessoal mais quer criar (isto é, o mais comum), criar uma base para isso, e deixar o código todo aberto para modificações para quem não quer criar algo "comum".

Quem puder se bem específico com relação ao que quer, tipo "ah, eu queria tal feature que eu não vejo em nenhuma das engines existentes", seria melhor. Por ex, a configuração para grades que você citou, talvez mapeamento em camadas ilimitadas, visualização da batalha estilo Fire Emblem, exploração de cenários estilo Trails in the Sky, sistemas de classes tipo FFTA, customização de atributos, tipos de terreno específicos, etc. Coisas que você como usuário gostaria de colocar no seu jogo mas as engines não dão suporte.
 
1) Você já pensou ou teve interesse em fazer um RPG tático?
1.1) Se sim, você o fez?
1.1.1) Se não fez, por quê?
Jogos táticos são algo que curto bastante, só não criei nada até hoje por falta de oportunidade/tempo.

2) Quais engines para TRPG você conhece (scripts/mods para RPG Maker ou outra engine genérica também contam)?
Andei bem desligado nos últimos anos sobre scripts/mods para tais coisas, então não me recordo muito.
Lembro que o MOG estava produzindo um, mas não sei se já foi lançado. Porém aparentava ser bem limitado.

3) Que problemas/limitações essas engines têm?
Como citei, não mantive muito ativo então não estou sabendo KKK

4) O que você gostaria de ver numa engine para TRPG?
É bem raro ver engines/mods que realmente são customizáveis e adaptáveis, então isso seria um grande diferencial.
Normalmente tais sistemas são bem limitados ao que eles apresentam, dificultando bastante a criação de novos conteúdos.
Seria muito bom você ter essa liberdade. Uma engine que possua ações e que você possa combiná-las, que tenha diversos sistemas onde você escolha quais poderá usar, ao invés de ser obrigado a ter algum deles e também que você possa adicionar novos mods e eles fiquem inclusos nessas "ações"; customização de sprites para cada ação...

Curti muito o que o zug citou sobre RPGs de mesa, pode ser um bom público para analisar.
E também sobre a facilidade de uso, pois muitos acabam espantando criadores que não são expert em programação.

O que me vem a cabeça no momento é isso mesmo, caso eu pense em algo cito por aqui.
Realmente o que vejo de maior problema nos existentes é essa limitação que apresentam, a partir do momento em que dão liberdade, tudo (ou quase tudo) é possível.
 
Pretty-Belle comentou:
Oi.

Vim aqui recolher opiniões. Eu tô no início do desenvolvimento de uma engine para TRPGs, utilizando o framework da LÖVE 2D para renderização, audio, etc, e estou pensando em publicar a engine quando finalizada, mas para isso preciso saber o que vocês acham.
Quem puder/tiver tempo eu gostaria que respondessem umas perguntinhas.
Para quem não sabe o que é um RPG tático: https://en.wikipedia.org/wiki/Tactical_role-playing_game

1) Você já pensou ou teve interesse em fazer um RPG tático?
1.1) Se sim, você o fez?
1.1.1) Se não fez, por quê?
2) Quais engines para TRPG você conhece (scripts/mods para RPG Maker ou outra engine genérica também contam)?
3) Que problemas/limitações essas engines têm?
4) O que você gostaria de ver numa engine para TRPG?
[Comentários adicionais são bem-vindos].

OBS: Detalhem bem a 4, pls. Sejam específicos quanto às features que querem. Um jogo de exemplo seria muito bom (embora não obrigatório).

É isso. Obrigada e por favor não me deixem no vácuo :B

1) Sim. Não cheguei a concluir nenhum dos projetos, entretanto. Alguns eram muito antigos e eu era muito criança na época, outros mais recentes tentei fazer sistemas custom para RPG Maker e esbarrei em limites de resolução (era o VX Ace na época). Se eu fosse fazer uma nova tentativa de tactics, faria a engine do zero também.

2) Sim RPG Maker 97 é a única especifica de Tactical RPG que eu conheço.

3) Bem, as limitações a serem esperadas de uma engine de 1997. Amava ela na época, hoje em dia não dá para recomendar muito. E bem, não tem suporte para scripting nem nada mais complexo.

4) Suporte para formulas custom para atributos, skills, scripting para criações de sistemas próprios, etc.
 
Yoo Belle o/

Bom, vou contribuir com o que eu sei :3

1) Você já pensou ou teve interesse em fazer um RPG tático?
1.1) Se sim, você o fez?
1.1.1) Se não fez, por quê?

Eu sempre quis fazer um jogo de RPG tático, o problema foi mesmo a engine para fazer o jogo do jeito que eu queria, eu sempre usei o RPG Maker, e os scripts disponíveis para fazer um jogo tático são poucos, escassos e muito complicados, eu nunca foi bom com programação e.e

2) Quais engines para TRPG você conhece (scripts/mods para RPG Maker ou outra engine genérica também contam)?
Eu já vi o GUBID TBS pra RM XP, VX e VXAce, sabia de um outro criado por um brasileiro pra XP, mas sinceramente não entendia como funcionava e não consegui usar, não lembro o nome, mas sei que era de XP (Sei que isso não ajuda em nada :v) e tem o Sim RPG Maker 97, que a Ellye comentou, que fiquei sabendo a pouco tempo, que tem o estilo do fire Emblem, testei muito rápido e achei muito ruim D:

3) Que problemas/limitações essas engines têm?
A customização foi sempre a coisa pior em todos os scripts do GUBID, no XP ele funcionava bem, só que pra você personagem animado o sprite era enorme, tipo, eram uns 20 movimentos para cada ação e umas 30 ações, sendo que a maioria era bem desnecessário, e eu não gostava disso.

No VX foi o que eu mais gostei, eu até conseguia configurar e fazer armas e ataques, o problema chegava na hora de testar, era bug em cima de bug e nunca tinha compatibilidade com quase nada, eu não podia escolher o que eu queria no menu, nem como seria o combate, era daquele jeito e pronto, e isso é péssimo!

O do Ace tem configuração simples como a do VS, mas eu odiei o que ele fez, pois ele colocou muitos Popups na tela, parecia um carnaval, e não dava pra tirar aquele e colocar outra de forma fácil (Pelo problema de compatibilidade) e a batalha era baseada no Fire Emblem, onde levava o personagem a outra tela para lutar, mas isso era péssimo, pois não ensinava como animava os personagens lá e nem na demo tinha as coisas animadas (O que dava a entender que não tinha nada animado, e a batalha tinha aquilo de forma péssima)

4) O que você gostaria de ver numa engine para TRPG?
Acho primordial poder escolher o que vai ter na HUD e os atributos que irei usar, em alguns jogos mais simples, ATQ, DEF e HP já bastam, dou exemplo de Advance Wars, em outros, como FFTA ou Fire Emblem, tem vários atributos.
O menu de escolha de ataque e outras coisas também poderia ser customizado facilmente, pois se eu fizesse um jogo no estilo Fire Emblem eu só teria a opção de atacar, já num Final Fantasy Tactics posso atacar, usar skill, defender, usar item, etc.

Outra coisa que acho que seria válido num sistema/engine assim seria criação fácil de armas e distâncias e compatibilidade com meios distintos, como acertar apenas dois "cubos" para frente, ou acertar 10 cubos de distância sem acertar os próximos do personagem, ou até mesmo algo como, quanto mais longe for, menos dano dá (Isso tem em um jogo chamado Ball Bullet gun de SNES, ele é um tático de tiro, ele é muito bom e usa um sistema de acerto interessante, você devia dar uma jogada pra ver)

Outras coisas como o Zug mencionou como Fog of War também seria interessante pra incrementar batalhas, sistema de "Flanquear" inimigo (Que seria quando existem aliados na frente do inimigo e você atacar por trás ele tomar mais dano), como o Zugzwang mencionou, RPG de Mesa de tabuleiro, como o próprio Dungeon & Dragons pode ajudar muito a ter umas regras boas para isso, pois ele foca um pouco na batalha com tabuleiro e isso pode lhe ajudar bastante! :3

Espero ter sido útil, uma vez que essa engine realmente existir eu queria muito poder testá-la e usá-la! *--*
Até mais o/
 
Obrigada pelo feedback, povo!

Agora me vem uma dúvida: pelo visto há reclamações tanto por engines serem "complicadas demais" quanto por serem "pouco flexíveis". Porém, normalmente, flexibilidade e simplicidade são inversamente proporcionais, então não tem como eu fazer um engine que supra ambas necessidades. O que vocês acham melhor? O RPG Maker, por exemplo, tá mais pra inflexível ou complicado? O que seria um meio-termo ideal?

Eu queria pedir só mais um favor: se tiver alguém aí tiver interesse em desenvolver um TRPG comigo, eu agradeço. Assim eu poderia ir desenvolvendo novas coisas à medida que eu for percebendo o que falta para o jogo. Mas para isso eu teria que ter gráficos, música, roteiro, etc... e eu não queria pausar o desenvolvimento do código só pra isso. Enfim, eu vou ficar só no código mesmo, quem quiser só dizer.

Thanks!
 
Eu acho que o RPG Maker (a partir do XP, quando começou a ter suporte nativo para scripts e tal) é um exemplo do tal balanço ideal entre flexibilidade e simplicidade.
 
Que tal suporte para o básico e flexibilidade para o resto? Como uma lista do que é mais popular entre o público que você quer alcançar. Minha influência é mais ocidental, o que costuma envolver sistemas peculiares, e pode não ser o que você está procurando.

Duas coisas que eu odeio no RPG Maker são a forma de lidar com objetos (não pré-visualizar as pictures, que nem têm atributos de objetos como em outras engines) e o input de texto, com sua caixa limitada.
 
Completando o que explicaram acima, acredito que uma engine simples de usar esteja ligada à sua interface simplificada e atrativa, mostrando facilmente que clicando em tal lugar fará tal coisa. E sua complexidade dependerá do quão o usuário sabe, podendo assim criar sistemas mais trabalhosos com suas ferramentas, como citei com os mods que podem ser inclusos.
Acho que um grande diferencial que você poderá ter é a modificação de valores base da batalha, deixando o usuário fazê-la da melhor forma possível.

Gostaria de ajudar, mas meio sem tempo no momento ;/
 
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo