🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Duvidas generalista e duvida sobre "nomenclaturas"

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Boa tarde, tudo bem?


Venho aqui pedir encarecidamente a força de alguma alma bondosa para tirar algumas duvidas, procurei por canais de multimídia e internet afora algum tutorial ou algo para ter como base sendo que não tive exito algum, então vim aqui como ultimo recursos(não gosto muito de pedir ajuda =\). Pode parecer um pouco bobas minhas perguntas, mas vamos lá:

É possível criar janelas? - Bom eu procurei de relance e li alguns tópicos produzidos pela comunidade daqui e não consegui achar nenhum referente a criação de novas janelas(window_box(não sei ao certo o nome));

Como posso vir a customizar 100% o menu e seus subelementos(status, personagem, etc...) adicionando e\ou os removendo? - O motivo de querer criar janelas é para consegui editar o menu principal completamente.

Eu pensei em um jeito de burlar esse pequeno impasse criando o menu principal a partir de eventos e imagens, similar a ideia de criar a tela de titulo pro eventos, mas antes quero saber se há alguma maneira de uma estilização mais clean =p

"Herois sempre morrem"
-Warwick

Att
 
Sim, é possível criar janelas/editar o menu. Existem muitos scripts/plugins por ai que fazem isso, é só dar uma pesquisada.
Pra VOCÊ mesmo fazer isso, teria que ter algum conhecimento em RGSS ou Java(pro MV). Talvez só de ler o script base você já teria uma noção de como fazer isso. Outra forma é ler algum script criado pela comunidade e que faz isso.

Acho que o sistema mais simples que você pode achar isso é sistema de save e load básico, os que criam uma nova janela pra vários saves.
 
Kawthar comentou:
Sim, é possível criar janelas/editar o menu. Existem muitos scripts/plugins por ai que fazem isso, é só dar uma pesquisada.
Pra VOCÊ mesmo fazer isso, teria que ter algum conhecimento em RGSS ou Java(pro MV). Talvez só de ler o script base você já teria uma noção de como fazer isso. Outra forma é ler algum script criado pela comunidade e que faz isso.

Acho que o sistema mais simples que você pode achar isso é sistema de save e load básico, os que criam uma nova janela pra vários saves.

Você tem algum link d site e\ou tópico com essas informações? Sério, isso me ajudaria muito <3
 
Se você usa o RPG Maker VX Ace você pode encontrar as janelas que existem no jogo, exemplo:

Window_Gold
Window_TitleCommand
Etc...

1 - Se você quiser criar uma janela nova, aconselho a você analisar como funciona elas... (Por exemplo, olha a Window_Gold, como ela faz pra desenhar o texto do dinheiro, etc)

2 - Depois que você analisar, se quiser testar diretamente, você copiar e colar, por exemplo a Window_Gold e renomear ela e trocar/adicionar tudo que desejar nela XD

3 - Após editar tudo que você quis, testar etc. Pronto, a janela está criada e agora?
Agora que você criou ela, ela deve aparecer em algum lugar...
Se quiser pode testar no Mapa mesmo, vá na Scene_Map no método start (que é o iniciar) e faça algo do tipo:
Código:
@variavel_nome_que_eu_quiser = Window_Nome_Dela_Que_Eu_Coloquei.new

E pronto. Com isso você poderá brincar e aprender mais sobre janelas XD
PS: Sua janela aparecerá no mapa. (Mas não vai ser atualizada)

 
FelipeFalcon comentou:
Se você usa o RPG Maker VX Ace você pode encontrar as janelas que existem no jogo, exemplo:

Window_Gold
Window_TitleCommand
Etc...

1 - Se você quiser criar uma janela nova, aconselho a você analisar como funciona elas... (Por exemplo, olha a Window_Gold, como ela faz pra desenhar o texto do dinheiro, etc)

2 - Depois que você analisar, se quiser testar diretamente, você copiar e colar, por exemplo a Window_Gold e renomear ela e trocar/adicionar tudo que desejar nela XD

3 - Após editar tudo que você quis, testar etc. Pronto, a janela está criada e agora?
Agora que você criou ela, ela deve aparecer em algum lugar...
Se quiser pode testar no Mapa mesmo, vá na Scene_Map no método start (que é o iniciar) e faça algo do tipo:
Código:
@variavel_nome_que_eu_quiser = Window_Nome_Dela_Que_Eu_Coloquei.new

E pronto. Com isso você poderá brincar e aprender mais sobre janelas XD
PS: Sua janela aparecerá no mapa. (Mas não vai ser atualizada)

Felipe, não uso RPGM mas é uma dúvida que eu tenho e que pode ser do criador do tópico também.

Depois pra "abrir" a janela, seria só chamar essa variável né? E poderia chamar ela por botões já existentes no menu base do jogo?
 
Kawthar comentou:
FelipeFalcon comentou:
Se você usa o RPG Maker VX Ace você pode encontrar as janelas que existem no jogo, exemplo:

Window_Gold
Window_TitleCommand
Etc...

1 - Se você quiser criar uma janela nova, aconselho a você analisar como funciona elas... (Por exemplo, olha a Window_Gold, como ela faz pra desenhar o texto do dinheiro, etc)

2 - Depois que você analisar, se quiser testar diretamente, você copiar e colar, por exemplo a Window_Gold e renomear ela e trocar/adicionar tudo que desejar nela XD

3 - Após editar tudo que você quis, testar etc. Pronto, a janela está criada e agora?
Agora que você criou ela, ela deve aparecer em algum lugar...
Se quiser pode testar no Mapa mesmo, vá na Scene_Map no método start (que é o iniciar) e faça algo do tipo:
Código:
@variavel_nome_que_eu_quiser = Window_Nome_Dela_Que_Eu_Coloquei.new

E pronto. Com isso você poderá brincar e aprender mais sobre janelas XD
PS: Sua janela aparecerá no mapa. (Mas não vai ser atualizada)

Felipe, não uso RPGM mas é uma dúvida que eu tenho e que pode ser do criador do tópico também.

Depois pra "abrir" a janela, seria só chamar essa variável né? E poderia chamar ela por botões já existentes no menu base do jogo?

[member=1052]Kawthar[/member]

Como assim?

Basicamente pra controlar a janela sim, você usaria  a variável qual você armazenou a classe.
 
No sentido de, por exemplo, ao pressionar ESC abrir o menu de save/inventário.
Pra abrir o menu custom, seria chamar essa variável?
 
FelipeFalcon comentou:
Se você usa o RPG Maker VX Ace você pode encontrar as janelas que existem no jogo, exemplo:

Window_Gold
Window_TitleCommand
Etc...

1 - Se você quiser criar uma janela nova, aconselho a você analisar como funciona elas... (Por exemplo, olha a Window_Gold, como ela faz pra desenhar o texto do dinheiro, etc)

2 - Depois que você analisar, se quiser testar diretamente, você copiar e colar, por exemplo a Window_Gold e renomear ela e trocar/adicionar tudo que desejar nela XD

3 - Após editar tudo que você quis, testar etc. Pronto, a janela está criada e agora?
Agora que você criou ela, ela deve aparecer em algum lugar...
Se quiser pode testar no Mapa mesmo, vá na Scene_Map no método start (que é o iniciar) e faça algo do tipo:
Código:
@variavel_nome_que_eu_quiser = Window_Nome_Dela_Que_Eu_Coloquei.new

E pronto. Com isso você poderá brincar e aprender mais sobre janelas XD
PS: Sua janela aparecerá no mapa. (Mas não vai ser atualizada)


Opa, boa noite sir!


To lendo uns arquivos em pdf q achei e to tentando entender essa linguagem, o q vc quis dizer com "metodo start (que é o iniciar)"? Realmente n entendi, mas quando efetua a estilização de uma dada janela, pode então atribuir uma img como seu fundo(divergente da window_skin)?

Eu acho que só aprendemos fazendo, isso que você falou agora parece algo bem tranquilo, mas ainda n consigo identificar, o método é uma "classe" que se cria para as mais diversas estilizações ou já é algo pre-definido no padrão? Ah, e quando vc falou sobre inserir o esse código que vc mandou com as devidas substituições de nome, é para inserir ele à seco sem por nenhum outro código pra ajudar ele à sua efetivação? (ps: eu n consegui fazer o que vc disse) Todos começaram por algum lugar, né?  =p

Essa linguagem me lembra um pouco sobre CSS e HTML, dai eu consigo ler bastante coisa, basicamente a ideia se mantem, mas existe alguns termos e variações que não consigo compreender bem xD




Att
 
Se você gostar pode começar pelo RPG Maker MV, talvez ele seja o mais adequado pra você no caso da linguagem. (Javascript, se você já sabe Html e Css pode ser que saiba alguma coisa)

[member=1530]fenn[/member]

Espere um pouco que já já posto umas imagens pra demonstrar e fazer você entender, deixa eu só preparar aqui... já volto o/

Um exemplo com imagens só pra vc entender:
A Window_Gold (Janela de dinheiro) vem nos seus scripts por padrão. Ela é mostrada no Menu, como percebeu.

83orhLY.png


Na Scene_Menu (Menu), no método start (Inicializador como eu disse, ele acontece só uma vez, depois é tudo por conta do update > atualizador <) ele cria essa window.

Para melhor organização os programadores do maker criaram um método dentro da Scene_Menu, chamado create_gold_window
se você ver mais abaixo o que esse método faz é criar a window (@gold_window = Window_Gold.new).

Através do @gold_window.x = valor é possível colocar o valor da posição da janela na tela. (      .x, .y, .z, .width, etc, depois você procura estudar isso)

VLgv8P1.png
 
fenn comentou:
Opa, boa noite sir!


To lendo uns arquivos em pdf q achei e to tentando entender essa linguagem, o q vc quis dizer com "metodo start (que é o iniciar)"? Realmente n entendi, mas quando efetua a estilização de uma dada janela, pode então atribuir uma img como seu fundo(divergente da window_skin)?

Eu acho que só aprendemos fazendo, isso que você falou agora parece algo bem tranquilo, mas ainda n consigo identificar, o método é uma "classe" que se cria para as mais diversas estilizações ou já é algo pre-definido no padrão? Ah, e quando vc falou sobre inserir o esse código que vc mandou com as devidas substituições de nome, é para inserir ele à seco sem por nenhum outro código pra ajudar ele à sua efetivação? (ps: eu n consegui fazer o que vc disse) Todos começaram por algum lugar, né?  =p

Essa linguagem me lembra um pouco sobre CSS e HTML, dai eu consigo ler bastante coisa, basicamente a ideia se mantem, mas existe alguns termos e variações que não consigo compreender bem xD


Att

Não mexo com Ruby mas acho que é possível sim escolher uma imagem diferente da principal. É só você associar a imagem do novo menu sem usar a variável do window_skin.

E, como o Felipe disse, recomendo que você migre pro MV, que usa javascript pelo que eu lembro. Pode ser bem mais simples pra você.
 
Kawthar comentou:
fenn comentou:
Opa, boa noite sir!


To lendo uns arquivos em pdf q achei e to tentando entender essa linguagem, o q vc quis dizer com "metodo start (que é o iniciar)"? Realmente n entendi, mas quando efetua a estilização de uma dada janela, pode então atribuir uma img como seu fundo(divergente da window_skin)?

Eu acho que só aprendemos fazendo, isso que você falou agora parece algo bem tranquilo, mas ainda n consigo identificar, o método é uma "classe" que se cria para as mais diversas estilizações ou já é algo pre-definido no padrão? Ah, e quando vc falou sobre inserir o esse código que vc mandou com as devidas substituições de nome, é para inserir ele à seco sem por nenhum outro código pra ajudar ele à sua efetivação? (ps: eu n consegui fazer o que vc disse) Todos começaram por algum lugar, né?  =p

Essa linguagem me lembra um pouco sobre CSS e HTML, dai eu consigo ler bastante coisa, basicamente a ideia se mantem, mas existe alguns termos e variações que não consigo compreender bem xD


Att

Não mexo com Ruby mas acho que é possível sim escolher uma imagem diferente da principal. É só você associar a imagem do novo menu sem usar a variável do window_skin.

E, como o Felipe disse, recomendo que você migre pro MV, que usa javascript pelo que eu lembro. Pode ser bem mais simples pra você.


Bah, não podemos fazer omelete sem quebrar alguns ovos não é mesmo? Acredito q daqui a um tempinho, estarei conseguindo entender essa linguagem um pouco melhor melhor, pretendo ficar nessa plataforma mesmo(teimosia -qq). Já faz algum tempo(pouco na vdd) que to estudando o Ace, vou me ater agora mais na parte de programação.
 
Não querendo fazer propaganda, mas por ser um material bem útil ao caso, aconselho ver as aulas do Alisson. Realmente, fazer vai te proporcionar uma captação bem melhor de todo aprendizado, mas uma boa dose de teoria serve como um alicerce melhor para manter toda a prática.

Eu o aconselharia primeiro a tentar somente modificar a janela de ouro que é exibida do menu, sem que esta modificação cause erro. Adicionar um novo texto, alterar o alinhamento, essas minuciosidades. Depois, copiar toda a classe Window_Gold e modificá-la, para que vire outra classe (a grosso modo, uma Window_Gold2), e assim tentar colocar essa nova ao invés da janela de ouro antiga. Dessa forma tu já aprenderia adicionar janelas à Scenes.
Bom, o que quero dizer é que o aprendizado vai ser por ramificação. Tipo, tu quer mudar o menu, mas onde fica o menu? Na Scene_Menu. E o que tem nela? Janelas. Então modifico as janelas, onde elas estão? Na Window_MenuCommand. Como adiciono outro comando nela? Pelo método make_command_list. E como altero ele? Adicionando um novo add_command... E assim vai.
 
FelipeFalcon comentou:
Se você gostar pode começar pelo RPG Maker MV, talvez ele seja o mais adequado pra você no caso da linguagem. (Javascript, se você já sabe Html e Css pode ser que saiba alguma coisa)

[member=1530]fenn[/member]

Espere um pouco que já já posto umas imagens pra demonstrar e fazer você entender, deixa eu só preparar aqui... já volto o/

Um exemplo com imagens só pra vc entender:
A Window_Gold (Janela de dinheiro) vem nos seus scripts por padrão. Ela é mostrada no Menu, como percebeu.

83orhLY.png


Na Scene_Menu (Menu), no método start (Inicializador como eu disse, ele acontece só uma vez, depois é tudo por conta do update > atualizador <) ele cria essa window.

Para melhor organização os programadores do maker criaram um método dentro da Scene_Menu, chamado create_gold_window
se você ver mais abaixo o que esse método faz é criar a window (@gold_window = Window_Gold.new).

Através do @gold_window.x = valor é possível colocar o valor da posição da janela na tela. (      .x, .y, .z, .width, etc, depois você procura estudar isso)

VLgv8P1.png

Opa, valeu mesmo, ficou mais facil, eu tava indo em Script > W_Gold copiando e colocando ela uma nova pagina e fazendo altos nadas.

Então só pra recapitular, para criar uma janela tenho q estilizar uma pagina em branco com suas funções e as definições de como seria a as sua aparência(altura, largura e etc) será em Script > Window certo? Se estiver correto, logo, posso eu adicionar por exemplo icon, song ou coisas do gênero ?
 
King Gerar comentou:
Não querendo fazer propaganda, mas por ser um material bem útil ao caso, aconselho ver as aulas do Alisson. Realmente, fazer vai te proporcionar uma captação bem melhor de todo aprendizado, mas uma boa dose de teoria serve como um alicerce melhor para manter toda a prática.

Eu o aconselharia primeiro a tentar somente modificar a janela de ouro que é exibida do menu, sem que esta modificação cause erro. Adicionar um novo texto, alterar o alinhamento, essas minuciosidades. Depois, copiar toda a classe Window_Gold e modificá-la, para que vire outra classe (a grosso modo, uma Window_Gold2), e assim tentar colocar essa nova ao invés da janela de ouro antiga. Dessa forma tu já aprenderia adicionar janelas à Scenes.
Bom, o que quero dizer é que o aprendizado vai ser por ramificação. Tipo, tu quer mudar o menu, mas onde fica o menu? Na Scene_Menu. E o que tem nela? Janelas. Então modifico as janelas, onde elas estão? Na Window_MenuCommand. Como adiciono outro comando nela? Pelo método make_command_list. E como altero ele? Adicionando um novo add_command... E assim vai.



Obrigado pela indicação, crtz irei fazer uso desse material! Também to lendo um material disponibilizado pelo 'zero', n lembro se é daqui ou de outro comunidade. Conhecimento sempre será bem-vindo! xD

Grato =p 
 
fenn comentou:
Boa tarde, tudo bem?


Venho aqui pedir encarecidamente a força de alguma alma bondosa para tirar algumas duvidas, procurei por canais de multimídia e internet afora algum tutorial ou algo para ter como base sendo que não tive exito algum, então vim aqui como ultimo recursos(não gosto muito de pedir ajuda =\). Pode parecer um pouco bobas minhas perguntas, mas vamos lá:

É possível criar janelas? - Bom eu procurei de relance e li alguns tópicos produzidos pela comunidade daqui e não consegui achar nenhum referente a criação de novas janelas(window_box(não sei ao certo o nome));

Como posso vir a customizar 100% o menu e seus subelementos(status, personagem, etc...) adicionando e\ou os removendo? - O motivo de querer criar janelas é para consegui editar o menu principal completamente.

Eu pensei em um jeito de burlar esse pequeno impasse criando o menu principal a partir de eventos e imagens, similar a ideia de criar a tela de titulo pro eventos, mas antes quero saber se há alguma maneira de uma estilização mais clean =p

"Herois sempre morrem"
-Warwick

Att


ola, se precisar de ajuda eh só pedir, q nós na medida do possivel iremos ajuda-lo ^^
Sobre sua questão da pra fazer sim, tem alguns plugins pra isso, mas depende muito do seu conhecimento em programação.
o rpg maker eh bem legal e rapido pra fazer varias coisas, mas se vc quiser algo muito customizado ,teria q ir pra outra engine.
 
Cristiano Sword comentou:
fenn comentou:
Boa tarde, tudo bem?


Venho aqui pedir encarecidamente a força de alguma alma bondosa para tirar algumas duvidas, procurei por canais de multimídia e internet afora algum tutorial ou algo para ter como base sendo que não tive exito algum, então vim aqui como ultimo recursos(não gosto muito de pedir ajuda =\). Pode parecer um pouco bobas minhas perguntas, mas vamos lá:

É possível criar janelas? - Bom eu procurei de relance e li alguns tópicos produzidos pela comunidade daqui e não consegui achar nenhum referente a criação de novas janelas(window_box(não sei ao certo o nome));

Como posso vir a customizar 100% o menu e seus subelementos(status, personagem, etc...) adicionando e\ou os removendo? - O motivo de querer criar janelas é para consegui editar o menu principal completamente.

Eu pensei em um jeito de burlar esse pequeno impasse criando o menu principal a partir de eventos e imagens, similar a ideia de criar a tela de titulo pro eventos, mas antes quero saber se há alguma maneira de uma estilização mais clean =p

"Herois sempre morrem"
-Warwick

Att


ola, se precisar de ajuda eh só pedir, q nós na medida do possivel iremos ajuda-lo ^^
Sobre sua questão da pra fazer sim, tem alguns plugins pra isso, mas depende muito do seu conhecimento em programação.
o rpg maker eh bem legal e rapido pra fazer varias coisas, mas se vc quiser algo muito customizado ,teria q ir pra outra engine.



E ai, tranquilo?

Que outra engine vc ta se referindo? Pelo que eu vi o ace da pra customizar bastante coisa =p
 
quis dizer no geral,entende?
Se vc souber ou tiver interesse em programar pode fazer muito em engines comerciais como o unity ,unreal entre outras.Ou até criar a engine do zero pra jogos muito complexos.
Gosto muito do rpgmaker, mas digamos q vc quisesse fazer um game de futebol, seria bem complicado fazê-lo no rpgmaker, na vdd
pra mim msm, daria tanto trampo, q seria mais facil ir pra outra engine.
 
[member=1530]fenn[/member]
Se você está se referindo a criar o seu próprio menu, com suas próprias imagens, e posições, isso é perfeitamente e facilmente possivel fazer no rpg maker. Olhe o tanto de scripts disponiveis com menus novos e menus inspirados em jogos famosos que você verá.

OU SEJA, SIM É POSSIVEL CUSTOMIZAR 100%, facilmente porém quanto mais próximo do 100% mais conhecimento te exigirá. Só que no caso de MENUS.. Isso é muito facil brother, no rpg maker.

dá pra fazer isso por evento também, caso queira fazer mais rápido.

obs: se você está buscando por tutoriais: Tem muito tutorial ensinando o básico do RGSS. Só que eles não vao te ensinar a fazer mas sim a entender. Leia-os, princiapelmente a biblia RGSS, e enquanto lê vai estudando o Scene Menu pois é ele que vai ter que modificar se for usar o RGSS.

Caso não queira investir muito tempo nisso, utilize eventos, que é muito simples fazer.
 
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