🤔 Para Refletir : "Deus ajuda quem cedo farma." - Gui (Lummie)

Dúvidas na criação de instalador, lag e FPS. [RM2K3]

Membro Membro
Postagens
246
Bravecoins
64
Olá pessoal.
Estou com algumas dúvidas em relação à instalação de um jogo feito em RM2K3, quem sabe os mais experientes possam me ajudar. Vamos lá.

Criando um instalador: Eu queria criar um instalador fechado, que não desse para ser editado, lembro que há muito tempo usavam o MoleBox pra isso. Existe algo mais simples hoje ou ele ainda serve?

Outra dúvida é sobre a fonte. Acho meio tosco quem não tem determinada fonte (usada no RM2K3 e 2k) ter que instalar a fonte manualmente senão as letras viram aqueles garranchos. Tem alguma maneira de fazer com que a fonte seja instalada junto com o jogo pra evitar de ter que enviar arquivo pedindo pra quem utilizar o jogo ter de instalar a fonte?

Por fim, estou tendo um problema com o harmony.dll, se não em engano (meu conhecimento é auto adquirido e empírico lol) dll é biblioteca né? Só que, quando crio o jogo e instalo em um pc sem o RPGmaker instalado ele manda a mensagem de que o harmony.dll está faltando, curioso é que o arquivo está lá antes de criar o instalador, só que ao usar o criar instalador parece que ele não está jogando o harmony.dll junto.
Lembro que tinha um esquema de alterar algum arquivo no notepad, era pra esse caso?

Agora sobre o lag. Sei que o FPS do Rm2K3 é baixo e por vezes dá lag, minha dúvida é sobre o que gera o lag e se tem como diminuir.
Mapas grandes?
Usar muitas figuras?
Ter muitos eventos?
Ter muitos comandos em paralalelo?
Todos eles?

Caso alguém possa me ajudar, ficarei muito agradecido.
 
O molebox não cria um instalador, ele encripta um software EXE, no caso o jogo.
Para criar um instalador fechado existem inumeras opções, mas não vejo por que é necessário.

O que posso te ensinar é criar um instalador que autoinstale as fontes:
----- LINK REMOVIDO -----

Sobre o MOLEBOX, sim ele ainda funciona, porém ele é pago, a versão crackeada usada por vários usuários de rpg maker 2000 e 2003 na velha escola ainda existe, pois as atuais devem conter virus, vale lembrar que o AVAST até a época bloqueava qualquer jogo compilado por ele.

Sobre a HARMONY.dll:
Isso de bloco de notas não tem nada relacionado a DLL.
Basta ter a HARMONY.dll dentro da pasta do projeto, ou forçar o instalador a criar uma cópia na C:\Windows\System32\
Mas em todo caso vai faltar a indepencia da RTP e dos resources usados.
----- LINK REMOVIDO -----

Sobre os lags:
Somente analisando o seu projeto, qualquer evento em processo paralelo deve ter um Wait de 1sec ou 6 de 0sec.
Eu fiz várias vezes o testes na época do WindowXP e essa era a solução.
 
Opa, valeu Crixus, me ajudou muito mesmo suas dicas.

Então, é meio antipático isso de criar um jogo fechado mas é que eu estou dando andamento ao projeto que era do meu irmão, não sei se me sinto a vontade compartilhando algo que realmente não fui eu que criei.
Pois é o Molebox tem esse problema, meu pc mesmo tive de desabilitar o antivirus pro que não tinha jeito de rodar. Você importaria de citar outra maneira de criar um instalador fechado que não seja tão... digamos perigosa?

O lance da fonte vou testar aqui, achei foda =o

Então o lance com o DLL é que por algum motivo, mesmo ele estando na pasta o instalador não joga ele junto, e é algo exclusivamente com esse projeto, acho que deve ter algo a ver de ele ter sido "migrado" do 2000 pro 2003. Agora o lance do notepad eu lembrei depois era exatamente isso que você citou pra usar quando você retirava a dependência do RTP,mas o RTP hoje pra baixar não aumenta tanto o tamanho quanto aumentava antigamente, as conexões melhoraram.

Então no meu caso o Dr. XGB na Centro me deu a dica, era a quantidade de eventos no mapa que estava dando lag.
Ainda sobre essa dica do processo paralelo, eu não entendo muito bem por que um comando wait faz diminuir o lag. O 0.0 vale quanto?

Valeu Crixus, bom contar com pessoal experiente pra ajudar a sanar nossas dúvidas nubs.
 
Olha, eu não tenho nenhum programa melhor que o MOLEBOX, não vou passar a versão antiga, pois nem no meu site eu reupei a tutorial, na época eu me virei contra softwares crackeados querendo visar apenas as tutoriais, tudo bem que eu usava os Rpg Makers piratex, mas eu parei de distribui-los.
Na realidade, na época nem tinha certeza de que o MoleBox funcionaria sem entrar com a licença, acredito que tentei.

Então, como eu disse, não existe como criar um instalador fechado, o que será fechado é o jogo, você pode usar a versão trial do Molebox para isso, porém quando o jogo iniciar ele mostrará uma mensagem de alerta do Windows falando que foi usado o MOLEBOX, mas em inglês.

Você deve apenas jogar a DLL dentro da pasta do jogo já encriptado, e nunca encriptar LIBS ou arquivos de parametros (*.INI) junto do SOFTWARE.

Ou seja, antes de encriptar um jogo de RM2k:
Código:
-Meu Jogo
 L Backdrop
 L Charset
 L Chipset
 L Monster
 L Music
 L Panorama
 L Sound
 L System
 L Title
 L RPG_RT.exe
 L RPG_RT.ini (Não encripte este)
 L RPG_RT.ldb
 L RPG_RT.lmt

Depois de encriptar:
Código:
-Meu Jogo Crypt
 L MeuJogo.exe
 L RPG_RT.ini
 L harmony.dll

E faça uma cópia do RPG_RT.ini dentro da pasta, mas com o mesmo nome do jogo encriptado, assim ficando:
Código:
-MeuJogo.exe
-MeuJogo.ini
-RPG_RT.ini
-harmony.dll

Ambos contendo os mesmos paramentros:
Código:
[RPG_RT]
GameTitle=Meu jogo
MapEditMode=2
MapEditZoom=1
FullPackageFlag=1

Está ultima linha verifica impede que o jogo verifique a instalação da RTP, ou seja sendo 0 (Zero) nulo ou "NÃO INSTALADO" então 1 que dizer  "SIM", confirmando que a RTP está instalada enganando o jogo mesmo que não esteja, então por sua vez ele pulará a verificação.
 
Vixen comentou:
O 0.0 vale quanto?
1 frame.

O que pode comprovar a eficiência do wait 0.0s é vc colocar duas mensagens. Após isso, tente colocar alguns waits de 0.0 (pode ser uns 8 que já dá pra notar a diferença) entre essas duas mensagens que vc verá que o jogo fará uma breve pausa antes de partir para a outra mensagem.
Código:
<> Show Messg: E vc assim pequeninho vendo um bicho desse tamanho.
  : O que achou?
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Wait: 0.0s
<> Show Messg: Cachorro?\|
  : Que cachorro o quê?\. Eu num sou cachorro não!
<>
Portanto para sistemas que demandam uma certa velocidade de processamento, ou seja, o Wait de 0.1s ainda não são o bastante, ele cai como uma luva e o jogo não trava ou laga.

Teste isso tbm:
Código:
<> CYCLE
  <>
: End CYCLE
<>
Com certeza o jogo vai crashar na hora. Tanto que, há casos que vc terá que forçar o encerramento do jogo, aparecendo aquela janela dizendo que parou de responder.

Depois tente isso:

Código:
<> CYCLE
  <> Wait 0.0s
  <>
: End CYCLE
<>
O jogo vai continuar rodando normalmente, pois essa pausa de 1 frame já é o bastante para não sobrecarregar a memória do seu computador e ele não vai crashar. Normalmente eu faço isso quando quero encontrar um erro de uma linha de comando cujo não consegui identificar dentro daquele evento sem precisar apagar ou recortar o código todo.
 
Loop está travando independente de qualquer coisa, tenho evitado =\

A dica do wait foi boa pra outras questões, o RPGM realmente dá uns pau esquisito, tive de usar o 0.0 quando mudava a BGM, mudava de mapa e tinha que trocar a BGM, por que a segunda BGM tocava com velocidade menor, só o 0.0 impediu isso.

PS: Show Messg: Cachorro?\|
  : Que cachorro o quê?\. Eu num sou cachorro não!
<> Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Crixus comentou:
Eu nunca usei Cycle, eu uso mesmo um evento em processo paralelo que seja interropido por outra página através de uma Switch.

Eu também nunca usei o loop (até tentei). Me sentia tão nub por isso, mas é que, como você disse o processo paralelo supre essa necessidade, pelo menos em todas que precisei. Fora que tem dado pau no meu maker u.u'
 
Voltar
Topo