🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

El Pistolero

El Pistolero
Membro Membro
Postagens
14
Bravecoins
51
mUMZZRN.png


Nome: El Pistolero
Engine: RPG Maker XP
Gênero: Ação/Arcade/Tiro/Quick Time Event(?)
Autor: Franklin Marques
Ano: 2023
Versão: Beta 1.1
Opções de idioma: Inglês e Português
Tempo médio de jogo: de 30 a 120 minutos
Tamanho: 105MB (não precisa de RTP)



Apresentação

Game concebido para o Desafio do Jogo em um Mapa Só, apresentado pelo Canal do Solon e divulgado aqui no Condado, cujas condições envolvem a criação de um jogo de RPG Maker contendo um único mapa limitando a 10 eventos de mapa, 10 switches, 10 variáveis e 5 eventos comuns.
Nota: este jogo é uma versão beta, e por enquanto estará desencriptado para fins didáticos (bem, espero que alguém possa aprender algo com ele). Se quiserem aproveitar algum dos recursos contidos neste jogo, por favor me deem os devidos créditos.


Descrição do jogo

Este é um jogo baseado em duelos de 1 contra 1 no bom e velho estilo faroeste. Para vencer basta ser o mais rápido no gatilho (ou no teclado).
Sua mecânica foi totalmente inspirada em um dos mini-games do meu projeto principal, o Hexagrama (onde você precisava derrotar um campeão em um jogo de dardos).


Trama

Você controlará Clint Eastwood o famoso e destemido atirador sem nome, conhecido apenas como "El Pistolero". Seu objetivo é vencer El Diablo e sua gangue, os Oito Imperdoáveis, na pequena cidade de Salt Valley, munido apenas da sua arma Lucille. Para recuperar o seu nome, o herói precisa enfrentar duelos diários em meio a inúmeras referências culturais do Oeste Selvagem.

Como jogar

Há uma barra na parte inferior da tela representando a sua velocidade no gatilho. Quando a barra desbloquear, ela se esvaziará gradualmente (a velocidade varia de acordo com o nível do adversário) bastando você pressionar o botão de saque rápido e atirar antes do seu inimigo. Quanto mais cheia estiver a barra, maiores serão as chances de você vencer um duelo.

Dicas

Começando no modo normal você poderá acumular inúmeros pontos e rodadas extras, mas verá o final ruim. Para ver o final verdadeiro, basta já iniciar o jogo no modo insano ou continuar jogando após terminar o modo normal. O modo pacifista é completamente inútil, pois não há lugar para frouxos neste jogo.
Recomendo começar nos modos normal ou pacifista, assim poderá assistir a mais de um final. Este jogo possui ao todo 5 finais diferentes:

  • Final cômico (fácil): termine o jogo no modo pacifista;
  • Final tranquilo (normal): termine o jogo no modo normal;
  • Final sombrio (médio): morra para o chefe final no modo insano sem pedir revanche;
  • Final heróico (difícil): termine o jogo no modo insano (final canônico);
  • Final melancólico (quase impossível): morra e mate o chefe final com double kill no modo insano (final secreto).

Screenshots


L6lbi1v.png
k2nDyaz.png
BGxE81a.png
klT6MNc.png
a2f00Il.png
n5J8zA4.png

Download

https://franklinmarques.itch.io/el-pistolero
 
Última edição:
Salve, forasteiro!

Tá aí, meu primeiro jogo zerado do ano. Pode me chamar de Paradiddle Kid (ou Old no caso), o pistolero mais rápido das terras do Condado. 🤠 E que surpresa agradável foi essa!
Como alguém que acompanhou de perto o anúncio e as lives do evento, já sabia que o jogo andava em desenvolvimento há alguns meses. E apesar de ele ser feito em um único mapa, é nítido que ele não foi feito da noite pro dia. Caramba, o jogo tá bem polido demais, das animações aos diálogos e caracterizações dos personagens, até obviamente a jogabilidade planejada e programada com cuidado, de forma simples mas viciante.

Um feedback mais exato da minha experiência, caso ajude em alguma coisa, com alguns spoilers pra quem ainda não jogou:

Minha jornada pelas terras de Salt Valley começaram no modo normal, afinal eu não sou um Morricone maricón. Pelo mesmo motivo eu também mandei o tutorial direto pra vala, e já saí apertando o gatilho. Descobrindo na raça como funciona, não tive qualquer problema de dar cabo nível perfect dos inimigos até o 5º duelo, onde a coisa começou a complicar um tiquinho. Até então estava encarando todo mundo na base do mero reflexo, mas comecei a ter problemas lá pro dia 7, quando o jogo ficou mais sério. Levei algumas tentativas até perceber que jogar no susto não bastaria, testei algumas vezes até mesmo no chute, pra chegar então na estratégia que me pareceu ser o segredo do jogo.
Até ali eu imaginava que a barra desbloqueava em tempos aleatórios (tipo o minigame de samurai que tem no Kirby Superstar ou o Tin Star do SNES), mas a menos que eu esteja enganado, me parece que isso acontece na verdade mais ou menos sempre no mesmo tempo. Comecei a fazer uma contagem própria (por curiosidade: pra mim funcionou contando até 4 depois do efeito sonoro do barril da arma girando), e então consegui acabar com o resto dentro de mais algumas tentativas.

Já no final fiquei impressionado com a lore da parada, porque achei que seria só um minigame com uma desculpa de historinha boba pra justificar. Mas a coisa mudou quando dei sequência do modo normal pro difícil, com a intro e outras maluquices que me ganharam de vez (mesmo não tendo pego algumas coisas que são obviamente referências western). No final das contas, começando no normal e jogando o insano até o fim com a minha técnica, eu cheguei nos seguintes resultados:

Pistolero.jpg

Acho que se eu pegar desde o começo já com essas manhas talvez dê pra melhorar um pouco ainda.

Outras coisinhas a mais:

- gostei das músicas, que combinaram demais com o tema. O tema da Roxanne e do Diablo são minhas favoritas (RTP do MV, que loucura);
- me lembrando até um pouco do Hexagrama, gostei muito dos diálogos e da forma como os personagens interagem. Ficaram bem carismáticos, e ri alto umas boas vezes ao longo das cenas (e aquela new challenger, wtf). A movimentação também ficou bem cuidadosa: o virar das cabeças, braços balançam, armas são sacadas... Esses detalhes são notáveis e deram muito mais vida ao mundo;
- acredito que tenha conseguido o final canônico, e vou dizer que fiquei realmente curioso pelo final "secreto". Mas nem sei se entendi exatamente quais são as condições (tem que morrer pro chefe final e depois acertá-lo de perfect duas vezes seguidas?). Acho que vou deixar essa proeza pra um xerife mais hardcore, tipo o La Zanahoria;
- não acho que mudaria muita coisa, mesmo sabendo que a curva de dificuldade talvez afaste alguns jogadores mais casuais e impacientes. Talvez eu adicionasse um visualizador de finais e/ou cenas e também a possibilidade de pular os diálogos em partidas subsequentes, que facilitaria a vida de quem for tentar bater recordes pra valer. Mas não sei até onde isso pode extrapolar os limites da proposta do evento;
- jogador de RPG é a escória da humanidade, porque eu já pensei se não rolava expandir mais essa proposta com armas e munições adicionais, alguma lojinha ou quem sabe rotas alternativas com o herói andando pelo estado inteiro em busca de adversários à altura. Eu apoiaria 100% transformar a ideia num projeto full, caso haja interesse pra isso.

Enfim. O principal foi isso, a julgar pelas primeiras horas jogando. Talvez eu tente de novo mais tarde, e certamente mandaria pro pessoal das lives e do Youtoba pra testar, porque entre os projetos que me lembro, acho que esse já é meu jogo favorito do evento até agora.

Boa, Franklin!
 
Última edição:
Wow, quase 400 mil pontos! Esse é um bom resultado (geralmente eu faço 300 mil jogando normalmente sem debug, e termino o jogo quase sem rodadas extras), mas pela tua pontuação dá pra ver que sofreu 42 muertes hehe 😛.

Bem, no princípio era para ser um jogo simples, e a história era apenas o protagonista caçando bandidos (no momento só existiam o prota com o char do El Diablo e o Pancho). Só que esse tipo de enredo é tão batido que faria o jogo cair no ostracismo, ainda mais com uma jogabilidade minimalista. E como eu não queria desperdiçar a mecânica do jogo, fui atrás de inspiração.
Comecei a assistir diversos filmes de faroeste (nesse ponto, eu retiro o que disse sobre se inspirar em filmes ser uma má ideia) e acabei me tornando um pouco fã do gênero. Assim pude enriquecer mais o jogo com referências, contexto histórico, e claro, pude criar o elemento que se tornou o pilar de todo o enredo: a Lucille.

Daí criar os outros personagens foi moleza: o índio, a xerife, o ex-confederado, a "dama da noite", o cara do caixão (é regra: o personagem com design mais f*da tem que ser do país do criador do jogo! 😁), o latifundiário, o bandido... cada um carregando um pedaço da temática western (exceto a Ani, que é o protótipo da protagonista de Ani-Verse!, um jogo que ainda está só no papel). Depois mudei o design do protagonista me inspirando no Clint Eastwood, a maior referência dos filmes de faroeste (se bem que um prota que só aparece de costas só ajuda o jogador a se sentir na pele dele, eu acho) e fiz El Diablo sendo a sua contraparte (tanto nas cores quanto no cabelo e na personalidade, além dele ser canhoto - detalhe fundamental para a lore).

Falando em lore, para assistir ao final secreto, você deve morrer e matar o boss final ao mesmo tempo (quando os dois duelistas morrem aperece "double kill" na tela). E como na lore o boss final é quem revive o personagem, o jogo é encerrado com um final secreto. Quanto à jogabilidade... sim, a barra se desbloqueia quase no mesmo tempo, mas é uma diferença muito sutil.

E as músicas... ah, as músicas... acho que elas são a cereja do bolo. Depois de garimpar durante semanas na internet, testando músicas de outros jogos (testei até as de Wild Arms mas ficou uma bosta), achei as músicas ideais para dar a imersão que faltava: fazer com que o jogo lembrasse um filme de bang-bang italiano. Por isso os créditos finais (com direito a elenco de atores fakes 😁) e a tela de título lembram muito um filme. Falando em título, a música dessa tela era a Gerudo Valley, do Zelda: OoT, mas depois de ouvir a música atual e ficar com ela na cabeça por dias, decidi trocá-la (f*da-se a Nintendo! 🖕).

Enfim, como essa é uma versão beta, pretento fazer uma melhoria nos gráficos (se possível deixá-lo sem a cara de RTP e colocar mais personagens usando chapéu) e adicionar o idioma espanhol. Posso colocar também códigos de trapaça (ou simplesmente copiar o konami code do Hexagrama) para deixar o corte de cenas sempre habilitado, poder assistir aos finais, ou quem sabe adicionar conquistas ou um ranking online (vou ter que pesquisar como se faz isso). E sobre a ideia de fazer um RPG, poderia ser um spin-off a la Red Dead Redemption (quem sabe não pinta uma inspiraçãozinha?).

Bem, acho que é isso. Agora é aguardar mais feedbacks.
 
NOVAS ATUALIZAÇÕES

Esta nova versão não conta com nenhuma feature nova, são apenas correções de bugs (alguns mais leves, outros críticos mas que podem ser contornados), revisão de alguns diálogos e revisão da localização para o inglês (que creio não estar 100% perfeita). Eis uma listinha das maiores mudanças:
  • Adição de algumas poucas imagens na pasta do jogo (esse erro podia ser burlado simplesmente instalando o RTP);
  • Remoção de bug de travamento ao errar saque no duelo contra Ani (só podia ser evitado se resetasse ou pulasse o duelo);
  • Ajuste na ação do inimigo ao zerar o medidor no modo pacifista;
  • Ajuste de textos que foram cortados em alguns balões de diálogos;
  • Ajuste em algumas movimentações de personagens;
  • Ajuste na velocidade do rolamento dos créditos (pode segurar ENTER para subir mais rápido).
Os arquivos de save da versão anterior poderão ser aproveitados nesta versão.
 
Voltar
Topo