🤔 Para Refletir : "O mais importante não é a história, mas como você conta ela." - FL

Entrevista com o Desenvolvedor RyanVitor06

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos e membros do Condado BraveHeart. Boa leitura!

PmlZry1.png




Desta vez nosso entrevistado é o desenvolvedor do magnífico game CONTOS DE ALDORE – TOCA DO DRAGÃO.

Bento: Agradeço muito por aceitar o convite e compartilhar sua experiência conosco. Por favor, conte-nos quem é o desenvolvedor por trás do avatar RyanVitor06. E seu avatar possui algum significado relevante?

RyanVitor06:
Anteriormente, eu estava utilizando um avatar de um personagem feito no gerador do RPG Maker MZ (embora eu use o MV para os meus projetos). Bom, o personagem é baseado em mim mesmo e está presente nos projetos, mesmo que muitos ainda não conhecem a real história dele e o que poderá acontecer naquele mundo. Atualmente, eu utilizo um avatar com um criatura dos livros lovecraftianos chamado Cthulhu, por dois motivos... Ela é uma criatura muito famosa e poderosa nos RPGs de mesa e eu a utilizei como novo chefe do meu segundo projeto, sim, o Contos de Aldore - Toca do Dragão que completou um ano ontem (2 de dezembro de 2022). Em relação ao Pixel Art, foi criada por um maker gringo da comunidade para a galera poder utilizar, porém a coloração original desta criatura (chamada de Mindflayer - Devorador de Mentes/Devorador Mental, caso não seja o Cthulhu) era totalmente diferente, com a sua roupa em tons vermelhos e meio amarelos e o seu tom meio roxo de pele. Concluindo, eu fiz uma coloração dele no Gimp com as cores azuis e verde para se basear melhor no Cthulhu.

Bento: Em que circunstâncias você teve contato com os videogames pela primeira vez? Quando aconteceu?

RyanVitor06:
Meu primeiro contato...... eu não vou conseguir lembrar da minha idade, nem mesmo a forma como eu tive o primeiro contato, porém eu era criança e meu primeiro videogame foi um Super Mega Drive 3 cinza, com mais de 70 jogos na memória + fita do Sonic 2 (tenha em mente que eu nasci em 2002, mas mesmo com Playstation 2, o console da SEGA ainda era forte no país). Inclusive, ele é o meu console favorito e experienciei muitos clássicos dessa lista de jogos.

Bento: Por isso que sempre digo: Obrigado Tec Toy!

Bento: Possui algum jogo preferido?

RyanVitor06:
Pergunta difícil....... em geral mesmo, Final Fantasy VI, jogo que me fez gostar de RPGs. Mas eu listaria Sonic 3 & Knuckles e vários jogos da SEGA (Phantasy Star IV, Streets of Rage 2, Shinobi 3 e por aí vai) se não fosse o sexto jogo dessa franquia da Square.

jXW252z.jpg

Bento: Clássico da era 16bits… Olha a polêmica… Meu Final Fantasy preferido. Depois do 7

Bento: Agora, como você conheceu as comunidades de desenvolvedores Indies? É como você analisa o atual cenário em que elas se encontram atualmente? Além disso, como é ser colaborador do Condado Braveheart?
RyanVitor06: Essa primeira pergunta é um pouco engraçada de responder, mas vamos lá. Em meados de 2013 e 2014, eu descobri um vídeo de um maker que fez o início do primeiro Final Fantasy (acredito que ele tenha se baseado na versão PS1 ou PSP) no RPG Maker VX Ace e acabei indo mais a fundo sobre isso. Alguns dias depois, eu descobri a engine, inicialmente com o VX em sua versão trial de 30 dias, mas eu fui direto para o VX Ace e utilizei por anos, mas eu tinha mais o costume de brincar nela e nunca terminei um projeto nessa versão do maker. Para entender melhor, eu larguei o VX Ace, comecei a usar o MV por volta de 2016 e utilizo até hoje, mesmo com o MZ ativo aí. Nessa época (2015 até 2018), o único canal que eu conhecia e acompanhava de RPG Maker era o famigerado e polêmico Drak tutoriais, sim ele mesmo. Demorei bastante para conhecer os canais do Murilo Maker (atualmente, Honrado) Café Gamer, Zona RPG Maker, Dr. XGB e por aí vai, mesma coisa com as comunidades brasileiras (foi a partir mesmo de 2019 e 2020 que eu tive mais seriedade com os projetos, me interliguei mais às comunidades, grupos e servidores de RPG Maker). Respondendo a segunda pergunta.... eu senti e percebi que o cenário melhorou consideravelmente em relação aos anos anteriores, tanto pela comunidade em si, como também pelos jogos apresentados e suas ideias. Anos atrás, era muito comum notarmos diversos e diversos jogos com a batalha padrão do maker, sem alterar habilidades, classes, inimigos, gráficos de inimigos e personagens (no caso, foi o RTP do VX Ace que mais teve em "quantidade", vamos dizer assim) e isso, na minha opinião e baseado na visão dos outros, trazia um aspecto ruim de que "todo jogo de maker é a mesma coisa". Hoje em dia... temos muito mais projetos diferenciados nas comunidades e cada um se diferencia/destacava pelas seus aspectos distintos (o ABS e as artes de Fumiko, a ambientação de Arquivos Ocultos, as diversas mecânicas de Elidriel, entre outros), claro que ainda existe aquele preconceito contra os jogos de maker, mas eu acredito que isso tenha diminuído, inclusive o projeto Lionheart do Moge é um ótimo exemplo de ótimo jogo criado com o RTP do RPG Maker 2000. Bom, sobre a última pergunta, ser colaborador da Condado Braveheart é "se integrar com a equipe com a qual trabalha, participa ou convive, como se estivesse no processo da organização de forma mais ampla". Eu me tornei colaborador da Condado Braveheart há um tempinho e já notei uma "importância" para a comunidade, embora eu ainda não tenha o mesmo tipo de importância que um administrador, criador e/ou programador teria em geral. Mas enfim, eu fico super agradecido por essa oportunidade que a Staff me proporcionou (Cenourão, Dobb, Yoshão, DanTheLion...) e espero estar mais presente com todos!!

Bento: Quais jogos indies, você indica para os corações valentes?

RyanVitor06:
Bora para a lista, com imagens de 3 jogos.
Z5DvRmk.gif

Arquivos Ocultos – O Desaparecimento de Julia Hill (@Ricky O Bardo)

5iyPZPS.jpg

Elidriel (@gabrielschade)


Pmn8sKO.png

Lionheart (@Moge)

Bento: Cara… O Lionheart do Moge é o arroz de festa dos jogos indies, pois todo mundo indica. Inclusive aquele quem vos escreve.
Arquivos Ocultos por sua grandiosa ambientação e sua brilhante imersão durante a história.
Elidriel por sua diversidade em sistemas, mecânicas e combinações, tanto no mapa, como em batalha.
Lionheart pela sua imensa diversão em todos os aspectos do jogo (com exceção do chefe Arkanis, o @Ricky O Bardo sabe muito bem disso).
Bento: Segredo exclusivo: Lionheart fez com que o Ricky, literalmente suasse a camisa… o cara sofreu horrores, seguiu lutando e lutando… E completou a Demo. @Moge seu malvado!

Bento: O que seria Neko Games?

RyanVitor06:
Neko Games é um grupo do Telegram de GameDev que demanda diversos jogos da comunidade, temos vários projetos diferentes naquele grupo. Sobre a logo dela, Neko vem da palavra "gato" em japonês e todos que possuem a logo dela no seu projeto, passaram por um processo de avaliação e/ou de aprendizado de desenvolvimento de jogos, como se fosse um selo de qualidade Neko Games.

Bento: Muito interessante! Olha @Ricky O Bardo seria muito legal o selo do Canal do Ricky ou algo do tipo @Dr.XGB Para o Condado Braveheart.

Bento: Fale sobre seus projetos?

RyanVitor06:
Embora eu tenha feito a sinopse do projeto maior em agosto de 2018, eu comecei a criar em 2019 no RPG Maker MV, porém já te garanto que não é nem um pouco fácil, principalmente no início quando eu não tinha muita noção de elementos de GameDev (meio que eu fui aprendendo eventualmente com os outros makers, projetos, entre outros). Todos os meus projetos atuais são interligados em um mesmo universo que criei, no caso, o mundo de Aldore, no qual as histórias se iniciam mesmo no ano 508, mas existem histórias e relatos passados contados durante algumas partes deles. Cavaleiros Natalinos de janeiro de 2021 se trata de uma missão secundária dentro de uma parte do projeto maior (Cavaleiros do Norte Norte, em desenvolvimento desde 2019), enquanto Contos de Aldore - Toca do Dragão se trata de um projeto paralelo com a história focada nos personagens da Toca do Dragão de Richard, o bardo (a diferença deste com Cavaleiros Natalinos é que a história está totalmente interligada com momentos do próprio projeto maior, inclusive o novo conteúdo incluído possui um personagem importante em uma trama). Hoje, dia 3 de dezembro de 2022, eu já tenho muito mais facilidade com os conceitos básicos e avançados da engine (com exceção da programação mais complexa), minha especialidade nos meus projetos se dá em batalhas laterais com sistema de combate baseado em Final Fantasy X e tenho planos de criação de novos projetos para o próximo ano... não revelarei ainda para vocês, aguardem mais um pouco....

Contos de Aldore: Toca do Dragão (RMMV) | SABADÃO DO CENOURÃO
Bento: Ok, sem problema. O que você acha do evento Brave Copa 2022?

RyanVitor06: Acabei descobrindo sem querer dentro do servidor do Discord, porém quando eu li..... fiquei extremamente empolgado e curioso em como isso funcionaria na prática. Estamos em ano de Copa do Mundo, nada mais justo criarem um evento "esportivo" baseado nela com 32 projetos em disputa, como se fossem seleções de futebol. Em relação aos meus, estou em três grupos diferentes (grupos A, C e E) e eu os achei até que equilibrados, não acabei pegando um grupo de só pedrada (né, grupo G), mas a partir da oitavas, espero passar, que a coisa começa a ficar complicada, onde caso perca, tá fora. Espero que todos gostem, se empolguem e se divirtam neste evento da Condado Braveheart!

Bento: Sorte sua, só peguei “seleções fortes”… Pauleira!

Bento: E sobre o Game Dev no Brasil? Quais as suas expectativas?

RyanVitor06:
Minha expectativa está alta e estou muito contente que essa imagem ruim da engine está diminuindo gradualmente, visto que tivemos projetos incríveis e diferentes neste ano (2021 também, mas eu tive mais percepção neste ano). O Game Dev brasileiro melhorou bastante nestes anos, não só de maker, mas em geral (exemplo de anos atrás: Celeste) e espero que se enriqueça de mais jogos incríveis

Bento: Por favor, fale mais sobre o game CONTOS DE ALDORE – TOCA DO DRAGÃO? E porquê decidiu homenagear o PodCast Toca do Dragão?

RyanVitor06:
Dia 31 de outubro de 2021, Halloween e "aniversário de 2 anos" da Toca do Dragão (entre aspas, porque não sei bem se é mesmo dia 31 ou não), eu estava na igreja e tive a ideia de homenagear a galera que eu amo ouvir nos podcasts com um projeto, aliás, que lugar específico para ter esse tipo de ideia hein 🤣). Inicialmente, ele apenas seria o natalino com os personagens, história e aspectos de batalhas diferentes, mas ainda bem que eu não fiz essa atrocidade... eu tinha que fazer algo bem feito, divertido e que realmente parecesse a toca, não em sua história ou cenários, mas em seus personagens baseados nas pessoas reais do podcast, como Richard e Wilkson, os apoiador Thiago Kawabata, a esposa de Richard, além de vários outras pessoas. Entretanto, não seria apenas um projeto separado em homenagem a eles... eu as incluí no universo dos meus projetos, como se fossem personagens existentes naquele mundo, inclusive alguns personagens da toca possuem relações com acontecimentos importantes da história principal, assim, agora eles fazem parte de Aldore! O projeto fez um ano ontem (2 de dezembro), canais e streamers já chegaram a jogá-lo, atualmente com a Grande Cenoura (@Dr.XGB) e o Canal do Ricky (@Ricky O Bardo) e fico extremamente grato e feliz que eles estão curtindo e se divertindo, principalmente o Richard ontem no primeiro episódio da série, sério, parecia que ele iria chorar de tanta emoção sentida nele ao jogá-lo. São pessoas que eu admiro com muita participação em comunidades, projetos, fóruns, podcasts em si e por aí vai, eles mereciam algum "presente" de aniversário.​

RPG MAKER | CONTOS DE ALDORE: TOCA DO DRAGÃO

Bento: Agradeço muito pela oportunidade de entrevistá-lo e deixo em aberto para considerações finais ou mesmo um jabá, recado ou conselho que gostaria de passar adiante?

RyanVitor06:
Eu fico agradecido por participar desta entrevista e, já adiantando, desejo um belíssimo Feliz Natal e Ano Novo para TODOS! Sério, sem vocês, o tigrão aqui não caminha 🤣, eu gostaria de agradecer todos que me apoiaram nestes anos de Game Dev e na vida em geral, todos vocês são parte desta família que criamos na comunidade!! Não sou muito de ficar fazendo jabá, mas caso tenha interesse em meus projetos, sem ser pelos tópicos dele aqui na Condado Braveheart, entre no meu perfil da itch.io POR AQUI, local onde você pode conhecer e baixá-los tranquilamente. Uma mensagem para todos:​

"Utilize o seu tempo de forma sábia, entre no mundo das histórias e visualize seu futuro."
 
Última edição:
Voltar
Topo