🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

Estudo diz que Os Games Antigos Estão Desaparecendo!

Quanto à disponibilidade de jogos antigos, de forma oficial ou não, acredito que estamos bem servidos. No presente momento estou jogando Phantasy Star II que foi disponibilizado GRATUÍTAMENTE pela SEGA na Playstore. Quem opta por baixar jogos, de toda sorte, por sites paralelos têm à sua disposição um número muito grande de títulos. Note que eu não estou dizendo que é fácil encontrar qualquer jogo, principalmente se for alguma coisa super rara ou obscura. Mas dedicando algum tempo à pesquisa é possível encontrar a grande maioria dos títulos que se deseja, principalmente se forem jogos leves.

A reclamação de muita gente pelo que tenho visto ultimamente vem principalmente de quem quer ter o jogo em mídia física ou de quem quer ostentar que comprou o jogo na loja oficial da empresa. E é justamente esse pessoal que tem feito barulho contra o fim da mídia física utilizando os argumentos mais sórdidos ou descabidos possíveis. O Velberan é um desses caras.

Outro dia eu joguei “os 10 maiores desafios do Master System” todos por emulação (ainda que eu tenha um Master e tais jogos). Tem um jogo chamado “Chakan:the Forever man” que joguei no Mega Drive muitos anos atrás por meio de um cartucho locado e que hoje é raríssimo e super caro. Eu joguei Chakan por emulação e eu gostaria que mais pessoas conhecesse esse jogo para pararem de achar que Demon Souls revolucionou alguma coisa, mas nem por isso eu espero que a SEGA lance faça um remaster ou lance novamente esse jogo em nossos dias. Aliás eu sou o tipo de pessoa que acha totalmente desnecessário esse tipo de coisa (remaster, remake).

Dito essas coisas, não faço julgamento moral de quem baixa o jogos de forma não oficial, tampouco julgo empresas que promovem uma verdadeira caça às bruxas contra quem não lhe dá dinheiro por jogos de suas marcas. Honestamente eu não vejo muito sentido nem de criticar empresas que atuam com práticas contra os consumidores, como Sony e Nintendo, pelo simples fato de acreditar que se elas fazem isso é porque existe gente que se submete. O problema é estrutural e ficar dando chilique porque a empresa não pensa na história dos jogos ou em sua preservação. O que precisa acontecer é findar a mentalidade de que empresas servem para dar lucro a seus donos
 
A reclamação de muita gente pelo que tenho visto ultimamente vem principalmente de quem quer ter o jogo em mídia física ou de quem quer ostentar que comprou o jogo na loja oficial da empresa. E é justamente esse pessoal que tem feito barulho contra o fim da mídia física utilizando os argumentos mais sórdidos ou descabidos possíveis. O Velberan é um desses caras.
Trocaria muito por algo digital, que ficasse salvo em algum lugar como um backup caso o PC estrague, do que colecionar mídia física a rodo de vários consoles e consoles... isso ocupa muito espaço físico. ^^'
Dito essas coisas, não faço julgamento moral de quem baixa o jogos de forma não oficial, tampouco julgo empresas que promovem uma verdadeira caça às bruxas contra quem não lhe dá dinheiro por jogos de suas marcas. Honestamente eu não vejo muito sentido nem de criticar empresas que atuam com práticas contra os consumidores, como Sony e Nintendo, pelo simples fato de acreditar que se elas fazem isso é porque existe gente que se submete. O problema é estrutural e ficar dando chilique porque a empresa não pensa na história dos jogos ou em sua preservação. O que precisa acontecer é findar a mentalidade de que empresas servem para dar lucro a seus donos
O único problema que vejo é querer ganhar dinheiro com a venda desses jogos usando emuladores/roms.

Nesse ano, quando voltei ao cenário Dev/Games, tinha me deparado com jogos de PC-98, como apreciador de arte, eu ficava abismado com nível de pixel arte de alguns jogos. Baixei alguns, mas joguei poucos no emulador, até porque não entendo japonês :/. Então, como comentei que gosto do lado artístico, não vejo problema nas pessoas conservando itens/produtos antigos por vontade própria que estão fora do mercado, não acho que a empresa deve faze-lo no lugar das pessoas e muito menos condenar elas ou a necessidade de portar todos jogos para novas plataformas, já que muitas empresas foram extintas ou incorporadas, sem falar que os sistemas ficam defasados, FF ganhou aceleração já que o uso excessivo de batalhas aleatórias e ter de grindar muito é algo que caiu em desuso.

Uma coisa que me preocupou foi a notícia judicial em cima do site WebArchive sobre livros, já que sendo culpada poderiam muito bem mandar fechar o site, última noticia que vi era de terem recorrido. Se fecharem, perderíamos muitos conteúdos me lembrando a época da "queda" dos unploads de imagens (malditos photobucket e imageshack \Ò.Ó/! ) e arquivos. No WebArchive foi onde encontrei grande parte desses jogos de PC98, outros produtos antigos, acessar sites inexistentes... eu consegui entrevistar uma figura artística graças a uma página salva que indicava seu e-mail, e-mail alias que passou por vários domínios até que 1 deles funcionou, até consegui um software que era considerado perdido.​
 
Última edição:
A steam e a gog preserva bastante jogos, e a pirataria também. As vezes é a unica forma de se preservar os jogos, pois muitos desenvolvedores podem estar mortos já, ou as empresas falidas, como aquela do sim city, acho que sierra.

É difícil esse mercado pois as grandes empresas compram as pequenas e querem resultado de milhões e milhões de doláres. Então se o jogo não dá resultado ele é abandonado e não tem mais continuações.

Deus diz para não ajuntarmos tesouros nessa terra onde a traça e a ferrugem destroem, então creio que boa parte dos jogos vão morrer mesmo, e só quem faz a vontade de Deus vive eternamente.
 
Voltar
Topo