🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

Flanderização e Flanderização Inversa

Membro Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Postagens
327
Bravecoins
142
Saudações!
Nossa! Faz tempo que eu não faço tópicos assim.


Introdução
Depois de tanto tempo, eu finalmente vou fazer outro tópico sobre construção de personagem. Pra quem não sabe, um dos meus primeiros tópicos aqui no Condado foi sobre como criar um bom personagem, sendo que, mais tarde, eu fiz uma continuação/remake do mesmo. Este tópico não pretende ser uma versão mais completa do último, mas está diretamente ligado com o assunto.

O que é Flanderização?
Flanderização resumida em uma imagem:
sitcom_char_89842.jpg
Em palavras, eu resumiria o fenômeno Flanderização em um processo de desumanização de um personagem por meio de caricatura. Quando um personagem é criado, geralmente ele possui mais de uma característica, o que torna ele mais humano dependendo da forma que o mesmo é trabalhado. Com o tempo, há uma grande exploração de uma das características do personagem, ao mesmo tempo que as outras se tornam cada vez menos visíveis, com isso, resta apenas uma característica super inflada, reduzindo o personagem a apenas um esteriótipo ou caricatura de alguém. Como o nome já diz, esse conceito se espelha ao que aconteceu com o personagem Ned Flanders, de Os Simpsons. Um traço de Ned Flanders era ser religioso e, com o tempo, a série o transformou em um religioso ultra moralista e obcecado em ser do bem , deixando seus outros traços quase invisíveis.

Flanderização Inversa
Há situações em que o ocorre o inverso, um personagem super caricato que, com o passar do tempo, vai se tornando mais humano. Dois exemplos para esse fenômeno são encontrados em Animes. O mais recente é em Boku no Hero com o personagem Ejiro Kirishima. Caso não queria spoilers da quarta temporada do Anime, não leia o que está abaixo:
Uma particularidade de Boku no Hero é a atenção que ele dá à personagens secundários. Kirishima, no início da trama, tinha os seus momentos, mas o Anime não trabalhou o personagem em específico. No entanto, nos últimos episódios, o Anime tem dado um atenção em especial para ele. Foi mostrado que ele não era só um cara com uma determinação muito grande, mas que, devido à sua individualidade e seus medos, ele sentia uma certa insegurança e desesperança, além do motivo pelo qual o cabelo dele era daquele jeito.
Outro exemplo é o Anime Katekyo Hitman Reborn. A obra, em geral, sofreu Flanderização inversa, já que, no início, não vemos muita profundidade tanto na trama geral quanto nos personagens, que eram caricatos a ponto de não parecerem humanos. A maioria dos que assistiram dizem que o primeiro arco é o pior de todos, e com razão, antes de ocorrer todo aquele caso com Rokudo Mukuro, o Anime é um Slice of Life genérico sem nenhum aprofundamento de personagem. Com o passar das sagas, vemos um visível aprofundamento do plot e dos personagens.

Como Evitar Flanderização?
Pode ser simples, mas um procedimento para evitar Flanderização é evitar mostrar determinada característica mais de uma vez. De preferência, essa característica deve ser mostrada quando vermos o personagem pela primeira vez, assim a pessoa que está acompanhando a obra já identifica essa característica facilmente. Mas isso não deixaria o personagem sem personalidade? Não, pois mesmo que tentemos evitar esse traço,  ele não será excluído, pois uma característica não vale apenas para ser ou fazer algo, mas também em não ser ou não fazer algo, ou seja, se um traço de um personagem é ser temperamental, provavelmente nunca veremos uma cena dele bebendo chá enquanto algo do enredo acontece. Um traço de um personagem mostrado "sem-querer" é bem mais natural do mostrado para mostrar.

Isso é tudo!
 
Voltar
Topo