🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Homem acredita que emuladores podem salvar a história dos games [matéria]

Membro Membro
Postagens
391
Bravecoins
0
Como vão todos!

Penso que emular não é crime, criar CDs com um milhão de games e vender na 25 de março talvez seja uma contravenção, mas baixar para testar, colecionar ou coisa que o valha deve ter outra conotação. Se não fosse a emulação, eu mesmo não teria tido a chance de jogar tantos RPGs no SNES, mais de 20, muitos traduzidos do bom japonês para o inglês...

Veja a postagem e discussão no fórum da Outerpace, com direito ao link da matéria, já com o meu comentário acima:

Homem acredita que emuladores podem salvar a história dos games, diferente das grandes empresas

Abraços para todos!
 
Nossa se não fosse os emuladores eu nunca jogaria os clássicos do Nintendo e Ps1, mas sempre gostei de ter em casa as fitas e os Cds tudo bonitinho na estante. Os emuladores com certeza é uma ferramenta de salvação para os amantes de jogos.
 
Eu tenho um mangá que é uma história onde já começa um adolescente japonês sendo preso por colocar ROMs de jogos na internet para baixarem livremente, e realmente dependendo das leis do país, pirataria pega muito mal e é demonstração de falta de carater.

Mas qualquer um que jogou videogames dos anos 80 até o começo de 2000 sabe exatamente qual é a sensação de não poder mais conseguir tais jogos, quando descobri o emulador de Gameboy pirei, eu nunca tinha jogado Pokémon, eu tinha em torno de 16 anos e tinha acabado de recuperar meu primeiro computador que foi dado e era muito ruim, rodava só com Windows 98 sendo o XP o melhor dá época, anos depois fui conseguindo os jogos com amigos que já tinham o PS2 e tinham uns CDs lotados de jogos e versões Hacks mal feitas dos mesmo, mas fui pegar os que eu realmente queria num site muito famoso da época brasileiro.

Os ótimos Rpgs da geração do SNES e MegraDrive que não joguei estavam em japonês e nunca vieram pro ocidente, por isso dificilmente aparecem na listas de jogos bons do gênero.
 
Crixus comentou:
Eu tenho um mangá que é uma história onde já começa um adolescente japonês sendo preso por colocar ROMs de jogos na internet para baixarem livremente, e realmente dependendo das leis do país, pirataria pega muito mal e é demonstração de falta de carater.

qual o nome desse manga? parece legal
 
Se chama Prophecy ??? (Yokokuhan):
http://torredosgurus.com.br/prophecy-e-o-mundo-atual-que-vivemos.html

É bem conteporaneo, mas focado já na era dos Smartphones, fizeram acho que um filme LiveAction pra contar mais ou menos a mesma história, mas eu nem quis assistir.
 
Deveria ter emulador de tudo referente a games, tudo do passado se perde com o tempo, um tesouro que morre. Eu sou totalmente a favor de emuladores, tanto porque as empresas de games ja faturaram milhões com os jogos no passado, tudo era caro, escasso e difícil de conseguir. Emuladores servem não só pra reviver esse conteúdo como também para servirem de forma didática principalmente quem usa o RPG Maker como a gente. Muito se fez com eles e muito ainda pode se fazer baseado neles.

Eu não li o artigo nem vou ler, mas baseando-se pelo título do tópico o cara ta mais do que certo. Sem emular é conteúdo morto.
 
eu tenho preferencia por games antigos por causa da nostalgia, estaria perdido sem os emuladores :3
tantos que não pude zera na época kk que agora zero pelo celular no caminho do trabalho.
 
kamicat comentou:
eu tenho preferencia por games antigos por causa da nostalgia, estaria perdido sem os emuladores :3
tantos que não pude zera na época kk que agora zero pelo celular no caminho do trabalho.

faço a msm coisa ha muitos jogos q nao pude zerar ,nem comprar,ou alugar na época.
Agora posso matar minha vontade  :XP:
 
Existem vários jogos do inicio dos arcades que foram para sempre perdidos e se na época a internet estivesse mais difundida estariam disponíveis até hoje então penso que a pirataria não é de todo o ruim por armazenar velharias obscuras que meia dúzia de pessoas se importam para a posteridade.
 
Usei muito o Snes9x mas no fim das contas fui pro Znes e nenhum jogo mais deu bug (eram poucos) mas pude zerar.

Eu só continuei a usar o Snes9x para ripar gráficos através de screenshots por tecla que era muito mais rápidas que do Znes.
Mas atualmente eu nem faço mais isso por que tem praticamente tudo na internet, exceto os jogos japoneses de Super Famicom/NES.
 
Para a leitura: Estudo afirma que pirataria não afeta venda de músicas, games e livros

Pirataria pode ser crime, mas quase não afeta na receita das empresas. Não há receita de algo que nunca seria comercializado. Quem pode comprar quase sempre irá comprar, quem não pode nunca irá comprar mesmo. Não faz diferença alguma para qualquer empresa se essa segunda gama de usuários irá ou não piratear.

E outra, muitos jogos só são comprados graças ao emulador! Se não fosse o emulador de Nintendo Wii, eu nunca teria experimentado Xenoblade e sequer teria cogitado comprar a versão de Colecionador da sequência que veio pro Wii U (Nem a que virá para o Switch). Se não fosse os emuladores hoje eu talvez sequer fosse fã de Zelda e nem teria gastado tanto dinheiro com coisas da Nintendo. A pirataria pode se tornar uma porta de entrada aos jogos originais para várias pessoas.
 
kleber comentou:
Para a leitura: Estudo afirma que pirataria não afeta venda de músicas, games e livros

Pirataria pode ser crime, mas quase não afeta na receita das empresas. Não há receita de algo que nunca seria comercializado. Quem pode comprar quase sempre irá comprar, quem não pode nunca irá comprar mesmo. Não faz diferença alguma para qualquer empresa se essa segunda gama de usuários irá ou não piratear.

E outra, muitos jogos só são comprados graças ao emulador! Se não fosse o emulador de Nintendo Wii, eu nunca teria experimentado Xenoblade e sequer teria cogitado comprar a versão de Colecionador da sequência que veio pro Wii U (Nem a que virá para o Switch). Se não fosse os emuladores hoje eu talvez sequer fosse fã de Zelda e nem teria gastado tanto dinheiro com coisas da Nintendo. A pirataria pode se tornar uma porta de entrada aos jogos originais para várias pessoas.

Os argumentos deste estudo realmente são bem fortes.
Mas a pirataria em si eu acho complicado. A produção de um game, principalmente, dentre as várias mídias, envolve muito esforço e investimento.
Quando é o caso de plataformas e jogos antigos que já saíram de circulação no mercado, acho que é uma boa. Como disseram, é uma maneira de preservar algo que já ficou no passado.
 
kleber comentou:
Para a leitura: Estudo afirma que pirataria não afeta venda de músicas, games e livros

Pirataria pode ser crime, mas quase não afeta na receita das empresas. Não há receita de algo que nunca seria comercializado. Quem pode comprar quase sempre irá comprar, quem não pode nunca irá comprar mesmo. Não faz diferença alguma para qualquer empresa se essa segunda gama de usuários irá ou não piratear.

Prejudica sim, e muito mas no caso de roms, com certeza não, até ajuda.
por causa da pirataria no Brasil q a nintendo nao opera aq oficialmente, embora muitos de nós compre o jogo
quando gosta dele, na massa em geral nao eh isso q acontece, esse foi uma das coisas q matou o dreamcast(entre muitas outras eh claro)
 
Cristiano Sword comentou:
Prejudica sim, e muito mas no caso de roms, com certeza não, até ajuda.
por causa da pirataria no Brasil q a nintendo nao opera aq oficialmente, embora muitos de nós compre o jogo
quando gosta dele, na massa em geral nao eh isso q acontece, esse foi uma das coisas q matou o dreamcast(entre muitas outras eh claro)

Pensando por este lado, você acha que jogos como DOTA 2, League of Legends, MMORPGs, etc, são uma forma de lançar um jogo e manter ele vivo por mais tempo?
É algo gratuito, mas que sempre impele o jogador a gastar dentro do jogo. O que acaba gerando grandes lucros também.
Isso faz tanto a plataforma quanto o jogo em si sobreviverem por mais tempo, não sendo pirateados.

Claro, tem os OTservs de alguns jogos, mas são praticamente irrelevantes no cenário na maioria dos casos.
 
Cristiano Sword comentou:
Prejudica sim, e muito mas no caso de roms, com certeza não, até ajuda.
por causa da pirataria no Brasil q a nintendo nao opera aq oficialmente, embora muitos de nós compre o jogo
quando gosta dele, na massa em geral nao eh isso q acontece, esse foi uma das coisas q matou o dreamcast(entre muitas outras eh claro)
O caso da Nintendo se deu por uma série de motivos: Impostos super elevados, ausência de uma fábrica própria no país, taxa de consumidores relativamente baixa para o investimento necessário e também pela distribuição e merscandising porcos por parte da Gaming do Brasil (responsável pelos produtos Nintendo que chegavam aqui legalmente na época). Vou explicar melhor no spoiler.
Teoricamente a Nintendo só esteve no Brasil com a Gradiente lá pelos anos 2000, de lá pra cá só teve a Gaming do Brasil vendendo os produtos de forma oficial, e esse ano a Nintendo "voltou" com a NC Games revendendo.

Antigamente você ia numa loja de games qualquer e se deparava com uma dessas situações:
1. Nenhum produto Nintendo
2. Quase nenhum produto Nintendo, com um preço exorbitante

Se eu pudesse eu comprava nas lojas oficiais, mas não só eu como tantos outros consumidores dávamos preferência aos revendedores não oficiais por serem mais baratos. Com as vendas baixas, a Gaming do Brasil não teve escolha a não ser parar de trazer os produtos para cá.
Mas os produtos físicos são um caso a parte que realmente gera problema para as empresas, a matéria que apresentei fala a respeito sobre produtos digitais que causam um prejuízo quase nulo.
 
Voltar
Topo