🤔 Para Refletir : "Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar." - Yonori Akari

Ingressando no mundo da ESCRITA

Membro Membro
Postagens
1.343
Bravecoins
1.645
escrita.jpg


Olá, senhoras e senhores. Como vão? Bem? Presumo que sim, mas não é de meu interesse.
Venho aqui para mostrar algumas coisas que podem prender sua atenção.
Antes, questione a si mesmo: Você adora criar histórias? Tem vários rascunhos no word e no papel, mas não sabe o que fazer? Pois bem, talvez eu tenha a solução para você.
Textos, contos, livros etc são como os jogos. Existem de monte, sejam profissionais ou amadores. Agora, você quer realmente que as pessoas leiam suas dissertações? Você quer fascinar o povo com seu conto de mistério? Quer se tornar famoso com seu livro de romance? Quer obter um feedback agradável para melhorar sua escrita? Ótimo. Essa matéria foi feita para você!


1. Comunidades de leitores e escritores.
    Existem abundantes artigos de leitura na internet. Você não conhece muitos por não participar de uma comunidade específica para os mesmos. Assim como a MRM está para os jogos, sites como Recanto das Letras, Launchora e bookess estão para a literatura. Existem muitas pessoas na mesma situação que você.
2. Publicando sua obra.
    É realmente fácil encontrar sites para disponibilizar suas obras literárias, sejam de editoras, ou não. Dois dos citados acima envolvem a publicação e a venda do produto. Em outras palavras, você pode, além de apenas disponibilizar online, girar a roda do capitalismo e ganhar um dinheiro com seus textos/livros - Assim como você pode publicar, você também pode ver o que os outros publicam, e interagir com várias ferramentas disponíveis. Para isso, você precisa estudar bem os contratos de cada site, de cada editora, e ver qual "bate" mais com seu perfil. Sites como o sistema Publique-se, da Saraiva e o site da Bubok são ótimas escolhas.
3. Aprimorando a escrita.
    Ninguém tem uma escrita perfeita. Ninguém sabe o significado de todas as palavras nos dicionários. Mas, tentar chegar mais perto destas coisas, é um belo objetivo a ser seguido. Você não pode aprimorar sua escrita, você deve. Tente estudar um pouco de Etimologia, gramática ou qualquer coisa relacionada à escrita. Pegue seus livros e dê uma lida. Não tem livros? Tente comic books, contos, ou até mesmo matérias na internet. E lembre-se que, acima de tudo, você deve escrever. Não adianta querer que as palavras se combinem como mágica diante de sua arma criativa - lápis, caneta e outras coisas do gênero.
4. Recomendações.
    Você deve saber quem você é. Escrever, definitivamente, é uma arte magnífica. Mas você não pode escrever qualquer coisa - quero dizer, poder pode, mas não deve. Se você, no momento, anda apaixonado, curtindo a vida, saindo muito com os amigos, não pegue para escrever um drama. Você não vai conseguir colocar suas emoções corretamente no papel. Enquanto você escreve "eu odeio a vida" e a imagem de seu melhor amigo(a) sorrindo vem na sua cabeça, você não passa as emoções corretas para a coisa. Quando for escrever, deixe suas emoções saírem.
    Dizem que para escrever bem você precisa ler todos os tipos de clássicos da literatura nacional, todos os gêneros literários e obras de mil e quinhentas páginas. Mas está errado. Isso ajuda no seu aprimoramento, de fato. Mas existem outras milhares de formas para que você aprimore seu eu escritor.
5. Finalização.
    Seguindo essas dicas você vai, com o tempo, tornando-se um melhor leitor e escritor. Mas acima disso, um apreciador da escrita, o que é importantíssimo para todos nós, sem exceções.
    Se você quer saber como funciona cada plataforma, aqui vão alguns exemplos:
    Launchora;
    Bookess;
    Clube de Autores;
    Recanto das letras;
    Garganta da serpente;
    Cronopios.
   

Existem diversas informações que podem ser obtidas fora desta matéria. Boa sorte.
 
Voltar
Topo