🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

Introdução à Criação de Referências 3D para Artistas

Membro Membro
Postagens
155
Bravecoins
111
Introdução à Criação de Referências 3D para Artistas


Saudações. Vim trazer apresentar aqui, para quem não conhece, um programa recente porém promissor chamado VRoid Studio, para criação de personagens 3D em estilo anime. Isso não é um tutorial, meu objetivo aqui é apenas mostrar a existência desses programas.

Pra que criar personagens 3D? Além do uso direto em jogos e animações, claro, esse tópico vai ser voltado para artistas visuais que queiram dar vida ao seus personagens e criar uma forma fácil de desenhá-los, usando os modelos como referência. Não vai ser necessário qualquer conhecimento prévio de modelagem 3D para isso, mas os programas mostrados podem ser úteis também para artistas 3D.

Os programas que quero mostrar para vocês são:

VRoid Studio

v222.png
Programa para criação de avatares 3D. Não, não é um joguinho de roupinha. Neste editor, é possível detalhar o rosto e o corpo do personagem através de diversos parâmetros customizáveis (ao estilo The Sims 4), modificar qualquer textura e, o maior diferencial do programa: criar o cabelo mecha por mecha. Esse vai ser o foco.

A utilização é bem intuitiva, e não precisa instalar nada - é um projeto de Unity 3D. Com esse programa você pode criar o modelo inteiro, mas eu particularmente só uso para criar o cabelo mesmo. Ainda é um programa em desenvolvimento, e ocorrem grandes mudanças de uma versão para outra. Por isso, apesar de ainda ter alguns bugs / ausência de algumas ferramentas importantes, eventualmente irão corrigir os erros.

Como usar:
  1. Na aba de editor de cabelo, cria uma camada nova manual;
  2. Modifique a superfície para ficar no formato que deseja;
  3. Usando a ferramenta do lápis, desenha mecha por mecha por cima da superfície;
  4. Use a ferramenta de pontos para arrumar/reposicionar cada mecha;
  5. Use a ferramenta de seleção, clique numa mecha e ajuste largura ou espessura se quiser;
  6. Crie mais camadas com superfícies de formatos diferentes se o cabelo não for todo regular;
  7. Na última aba, exporte o modelo do cabelo como arquivo OBJ.

Dicas:
  • Os sliders de customização podem ser "burlados" se você digitar diretamente o número que quer em vez de deslizar o slider.
  • Faça o cabelo primeiro de uma forma grosseira, e depois vai refinando. Eu geralmente começo pela franja, que faço manualmente, e depois preencho a parte de trás com o cabelo gerado proceduralmente. Depois disso, caso o cabelo seja mais "bagunçado", eu uso novas camadas para as mechinhas rebeldes.
  • Quanto mais camadas, mais memória RAM, então eu recomendo usar esse programa apenas para cabelos mais "comportados" se você tiver memória RAM limitada. O mínimo que eu diria que é necessário que seu PC tenha é 4GB, mas pode ser limitante às vezes, então recomendo pelo menos 8GB.
  • As cores são editadas, em geral, mudando as texturas.
  • O modelo masculino e o feminino possuem (por algum motivo) sliders de customização diferentes. Ás vezes pode ser mais adequado usar um modelo feminino para um personagem homem ou vice-versa, dependendo de quais partes do corpo você queira customizar. Sugiro testar ambos.

Aqui estão dois personagens meus que fiz no VRoid, ao lado de seus respectivos designs originais, para exemplificar o que dá pra fazer no programa:
MK3bYG6.png
UXg59m6.png
W9vbSlo.png
I2apALk.png

Ainda sinto falta de maior diversidade de roupas e acessórios, mas já está dentro dos planos dos desenvolvedores (já dá pra ver, por exemplo, uma lista para acessórios de cabeça, apesar de ainda estar vazia). Algumas coisas, porém, dá pra fazer com belas gambiarras usando mechas de cabelo: por exemplo, brincos e piercings. Eu já consegui também até fazer um headphone, porém ficou uma bosta e por isso apaguei XD Mas dá pra sair algo legal se você se esforçar mais que eu.

Blender

snapshot-meshes.jpg
Programa grátis mais popular para edição 3D. Ele é bem complexo de usar, mas só vou mostrar funções bem básicas. Ele é necessário principalmente para correção de um bug na exportação do cabelo feito no VRoid.

Eu uso o Blender basicamente para arrumar o cabelo do VRoid para eu usar no DesignDoll. Tudo que eu faço é abrir o .OBJ exportado pelo VRoid, mover o cabelo para o centro da cena, e depois exportar de novo. Às vezes faço pequenas modificações no tamanho e nas proporções, mas só se achar necessário.

Como usar:
  1. Importe o arquivo OBJ do cabelo.
  2. Deixe no modo de Edit, para poder selecionar vértices.
  3. Selecione todos os vértices teclando A.
  4. Usando a ferramenta de deslocamento, mova os vértices para baixo, para o centro da cena (não precisa ser exato, é só pra facilitar a sua vida).
  5. Use a ferramenta de escala para adaptar as proporções se precisar.
  6. Exporte como OBJ novamente.

Ah, também é possível abrir um modelo inteiro do VRoid no Blender. O VRoid exporta modelos no formato VRM, que é um formato comum para avatares 3D. No Blender não há suporte nativo para VRM, mas é possível importar/exportar VRM usando este plugin: https://github.com/iCyP/VRM_IMPORTER_for_Blender2_79
Nota: você pode usar isso também para transformar arquivo VRM em FBX, caso queira usar em algum programa que só abra FBX (como o Pose Studio, citado na seção de alternativas).

Design Doll

aiSWjS9.png
Programa de posing. O VRoid também tem posing, então se vocês quiserem usar apenas ele, também serve. Porém, eu particularmente não gosto por ser bastante limitado e bem inferior ao Design Doll. Este programa é pago, mas possui uma versão grátis que tem as mesmas funcionalidades, porém não é possível abrir uma projeto que você tenha salvado.

Como usar:
  1. Customize o formado do modelo usando as tags de escala e de formato.
  2. Adicione o cabelo inserindo uma tag de importação. Na tag, abra o arquivo do modelo e importe com 1cm de tamanho mesmo. Ajuste depois a escala ("scale"): normalmente o valor adequado é em torno de 40. Coloque um link com a cabeça, e depois rotacione e mova o cabelo para se encaixar na cabeça.
  3. Clique nas partes do corpo e arraste para posicionar o modelo.
  4. Use os objetos do tipo "box" para criar um cenário simples, se quiser.
  5. Use a tag de sketch para desenhar marcas no corpo do personagem, se quiser.
  6. Aperte S para o modo de silhueta, para avaliar a silhueta dos personagens.

Exemplo!

Levei alguns dias, mas criei dois personagens meus com esses programas. Um deles até resolvi modelar a cabeça toda no Blender.

Claro que, como artista, você não precisa seguir 100% a cena 3D e pode fazer as adaptações que quiser para o seu estilo de arte. Eu mesma adapto o formato da cabeça e a posição do rosto enquanto desenho por cima, faço linhas a mais ou a menos. A referência está para te ajudar, não limitar.

tumblr_pxmahgtZ1C1x9yfk6o1_1280.png
tumblr_pxmahgtZ1C1x9yfk6o3_r1_1280.png

Esse desenho é uma nova versão de um desenho antigo meu, usando os mesmos personagens que mostrei de exemplo anteriormente. Para fazer a referência 3D, segui o pipeline: criação de cabelo no VRoid, edição no blender (no caso do personagem de cabelo preto, modelagem do rosto inteiro também), importação do cabelo no Design Doll. Customizei os modelos do Design Doll dentro do próprio programa, e adicionei o sofá com os objetos box. Também desenhei marcas nos modelos para auxiliar nas roupas. Notem que eu não segui totalmente o modelo: eu simplifiquei o formato dos ombros, e deixei maior e menos inclinada a cabeça do personagem da esquerda, e também afastei um pouco os joelhos.

Dá trabalho? Dá. Mas uma vez sendo os modelos prontos, o posicionamento dos personagens é relativamente fácil no Design Doll, e o rascunho do desenho já vai estar pronto e sem erros. A partir daí, desenhar por cima é uma tarefa bem mais direta.

Extras: Alternativas

  • Pose Studio: É uma alternativa ao Design Doll. Tem versão grátis também, porém não tem algumas das funcionalidades do DD que acho muito úteis, como a linkagem de um objeto com parte do corpo (como faço com o cabelo), as marcas no corpo, ou a customização do modelo. Porém, é possível importar modelos criados externamente e posicioná-los caso tenham rigging (mas é meio bugado e nunca consegui fazer funcionar 100%). Mas se fosse pelo sistema de posing em si eu prefiro o Pose Studio, por ser mais preciso e livre. Vou deixar o link aqui para caso alguém queira experimentar e comparar.
  • Magic Poser: Outro programa de posing. Eu não testei - porque não tem suporte para o modelo do meu celular -, mas parece bem interessante e fácil de usar. Porém não sei se tem como importar modelos externos.
  • The Sims 2 ao 4: Parece piada, mas The Sims 2+ é muito útil para criação rápida e fácil de cenários. Muitos dos cenários da minha comic foram feitos com ajuda do The Sims 2. Claro, não é nenhum AutoCAD, e é bem limitado, mas é suficiente se você só quer ajuda com perspectiva com formas e objetos básicos. Como todos sabem, é pago, então não tenho link para disponibilizar, mas tem versões crackeadas por aí bem fáceis de achar.
  • SketchUp: Modelagem de objetos e cenários low-poly simples, quase um "Blender para crianças". Tem uma versão grátis para usar no navegador. Não testei muito porque preferi usar meu The Sims 2 mesmo que é mais fácil, hue. Mas conheço alguns desenhistas que usam para fazer seus cenários.
  • Unity 3D: É uma engine grátis de jogos, mas pode ser perfeitamente usada para criar cenários e posicionar personagens. Aceita modelos com rigging, tem formas 3D básicas e, como é uma engine de jogos, dá pra fazer coisas bem complexas como colisões e animações. Eu não uso porque acho a ferramenta de posing MUITO ruim de usar, e também porque é muito pesado. Prefiro só usar o Design Doll mesmo. Mas ainda acho válido para montar cenários mais complexos que os de The Sims (mas, claro, vai precisar importar os modelos prontos de móveis, natureza, etc). Mas isso se você já tiver alguma experiência; porque a curva de aprendizado para usar é quase tão difícil quanto a do Blender. Também é possível abrir modelos VRM no Unity com este plugin: https://github.com/dwango/UniVRM/
  • Miku Miku Dance: Programa para criação de videoclipes 3D. Eu particularmente acho a ferramenta de posing dele horrível, quase tão ruim quanto a do Unity, mas é um programa bem popular e dá pra fazer muita coisa nele (tipo mudar expressões). O arquivo de modelo que ele aceita é PMX, mas é possível converter os modelos do VRoid para PMX com este programa: https://learnmmd.com/http:/learnmmd.com/convert-vroid-studio-to-mmd-with-one-click/
  • VWorld: Um mundo básico que permite você importar modelos VRM e controlá-los como num jogo. Dá pra criar o cenário num estilo The Sims, com modelos prontos. Infelizmente não sei se é possível colocar poses/animações extras além das padrão. É um bom programa pra você testar o meu modelo, pois a utilização é bem direta. Principal problema: consome MUITO da CPU. Mas pra quem tem PC foda, é uma mão na roda XD
  • MagicaVoxel (novo!): Programa para modelagem em voxels. Super simples e rápido de fazer, com várias ferramentas para acelerar o processo. Tem um renderizador próprio, mas também pode ser exportado para diversos formatos diferentes de arquivos 3D.

É isto. Espero que seja útil para algum desenhista de plantão aí!
 
Última edição:
Prezada, boa tarde!


Muito boa a matéria. Parabéns!
Confesso que tenho bastante interesse na modelagem 3D, mas é algo que parece muito complicado para aprender, e, por isso, acabo me afastando e permanecendo no mundo 2D, apesar de reconhecer que é um assunto inevitável, assim, aos poucos, busco me familiarizar com o tema, e, neste ponto, sua matéria trouxe bastantes informações - que para um novato como eu são - importantes.

Sem falar que me deu até uma vontade extra de mergulhar nesse mundo. Certamente que irei baixar alguns desses programas listados para aprender um pouco mais na prática.

Mais uma vez, parabéns!


Abraços.​



 
Sempre vi esses programas serem recomendados mas nunca tive paciência de pegar eles pra aprender a usar. Vou dar uma olhada nesse VRoid Studio, recentemente estou com problemas pra fazer ums cabelos maneiros.
 
[member=28]Pretty-Belle[/member]

Ótimas recomendações! Nunca fui muito por dentro do mundo de modelagem 3D, então desses todos eu só conhecia o Blender. Esse tal VRoid Studio parece muito bacana e simples de usar, deve ser uma mão na roda pra fazer personagens de visual novel e afins.

The Sims 2 ao 4: Parece piada, mas The Sims 2+ é muito útil para criação rápida e fácil de cenários. Muitos dos cenários da minha comic foram feitos com ajuda do The Sims 2. Claro, não é nenhum AutoCAD, e é bem limitado, mas é suficiente se você só quer ajuda com perspectiva com formas e objetos básicos. Como todos sabem, é pago, então não tenho link para disponibilizar, mas tem versões crackeadas por aí bem fáceis de achar.

Queria só comentar que achei essa sugestão sensacional  xD Jogos 3D com customização de cenários tipo The Sims ou Minecraft são muito fáceis e diretos de se usar, então usá-los como ferramenta de referência de perspectiva pra desenho é bem útil e criativo.
 
Que bom que gostaram! c: Eu coloquei no tópico mais algumas imagens de exemplo que fiz usando esses programas. E também coloquei mais um programa na lista de alternativas (VWorld).

[member=1349]Dobberman[/member]  Eu também tinha muito receio de mexer com 3D, principalmente porque o primeiro contato que tive foi com o Blender - que tem uma interface nem um pouco beginner-friendly  :/ Mas arte 3D é menos complicado do que parece! Dá pra modelar bastante coisa só com simples arrastar de vértice.

[member=753]patriciomi[/member]  O VRoid Studio eu conheci no momento que lançou o primeiro beta praticamente, mas só recentemente tive saco pra usar. É bem divertido, no mínimo XD

[member=225]Lord Wallace[/member]  Sim, Minecraft também! Na verdade, a simples disposição de cubos num ambiente 3D já ajuda pacas na perspectiva XD Apesar de que eu acho o Minecraft um pouco mais difícil de usar que The Sims 2 ou o DesignDoll  ^^'
 
Gente, vim aqui só apresentar esse programa maravilhoso que é o MagicaVoxel! Voxel é basicamente o pixel 3D. Você faz tudo usando cubinhos *:)

ddy8iis-c92bc34a-7602-44cb-9a0d-191caeb0619d.jpg

Pra quem não manja de blender mas quer fazer uns modelos simples, ele é perfeito. Sinceramente adorei, e estou fazendo meus cenários que preciso todos lá!

Tem até como renderizar com raytracing e distorção de cenário:
ddy8iql-c4133b93-c656-4807-b79c-ca6240533924.jpg


E também tem como exportar como .OBJ para usar no DesignDoll, Unity, Blender, ou qualquer outra ferramenta básica de visualização 3D! Olham minha nova casinha de boneca <3(sim, deixei as paredes invisíveis shauidjasi)
ddy8iqf-5b1a8b22-0cab-4cf8-b313-754830791f97.jpg


E o melhor de tudo: é SUPER fácil de usar. É quase como um joguinho XD E é open source! Quem quiser testar pode baixar aqui: https://ephtracy.github.io/ :winking:
 
Ótima dica esse MagicaVoxel! Como o tópico é muito bom (e eu estava sentindo falta dele :p) vou colocar em destaque pra que mais gente possa conhecer essas ferramentas.
 
Eu já gostava desse seu tópico a MUUUUUUUUUUITO tempo! E, ver essa novidade que você trouxe, só me deixou ainda mais empolgado! Hahahaha

Nunca mexi com voxel! Eu gosto bastante de trabalhar com o extrude, mas vou sim experimentar qualquer hora! Obrigado, @Pretty-Belle !
 
Voltar
Topo