🤔 Para Refletir : "Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!" - Core32

Javascript - Operações Ternárias

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.092
6CgcP0o.png



O que são Operações Ternárias?

Assim como o comando if, uma operação ternária é responsável por analisar uma expressão lógica e determinar se ela é verdadeira ou falsa. A diferença é que esta é utilizada quando está se declarando uma variável.



Como utilizar Operações Ternárias?

A sintaxe de uma operação ternária é o seguinte:

Javascript:
let variavel = expressao ? valor_quando_verdadeiro : valor_quando_falso;

Ao declarar uma variável, primeiro, é passado uma expressão lógica, um 5 > 3 por exemplo. Depois é utilizado um ? ponto de interrogação para separar a expressão dos próximos elementos da operação. A seguir, são passados os possíveis resultados dessa expressão. Primeiro, é passado o resultado da expressão quando ela é determinada verdadeira e, logo depois, o resultado da expressão quando ela é determinada falsa, ambos os resultados separados por um : dois pontos.



Quando utilizar Operações Ternárias?

Veja a seguir um exemplo do comando if:

Javascript:
let idade = 21;

if (idade >= 18) {
    console.log("Maior de idade");
} else {
    console.log("Menor de idade");
}

// Saída: "Maior de idade"

Acima, o código verifica o número da variável idade e determina se esta é maior ou igual a 18. Se verdadeiro, é exibido "Maior de idade" no console. Do contrário, é exibido "Menor de idade". No caso desse código, é exibido "Maior de idade" no console porque a variável idade que contém valor 21 é maior ou igual a 18.

Agora veja esse mesmo exemplo porém utilizando operação ternária:

Javascript:
let idade = 21;
let mensagem = idade >= 18 ? "Maior de idade" : "Menor de idade";
console.log(mensagem);

// Saída: "Maior de idade"

Aqui, a execução do código é o mesmo do anterior. A diferença é que foi atribuída à uma variável a mensagem que será exibida com base numa análise sobre uma expressão realizada numa única linha.


Concluindo: O objetivo das operações ternárias é fazer essas operações como um atalho do comando if reduzindo o número de linhas de execução de código e tornando o código mais legível ao programador.

Mais informações:
 
Última edição:
Crixus comentou:
Eu ainda me perco usando esse comparador, fico com tanto medo de errar que uso IF mesmo kkkk

Isso eh mais comum do q vc imagina , conheço programadores velhos q tbm nao o usam, mas eh sempre bom saber,em programção sempre há varias maneiras de se fazer a msm coisa.
 
Crixus comentou:
Eu ainda me perco usando esse comparador, fico com tanto medo de errar que uso IF mesmo kkkk

Dá pra confundir mesmo, mas isso é bom pra quem gosta de abreviar bastante seu script ou usar esse método.

Pra nunca mais confundir, vou deixar uma dica pra não esquecer: Declarar uma variável comparadora é o mesmo que declarar uma FUNCTION que, consigo estão registrados comandos de IF e ELSE que, através da condição, pode retornar a um valor específico. Portanto, toda vez que chamar a FUNCTION, ele vai ativar o valor de acordo com o que foi registrado dentro dele. Lembre-se disso :Okay_fix:
 
Cristiano Sword comentou:
Crixus comentou:
Eu ainda me perco usando esse comparador, fico com tanto medo de errar que uso IF mesmo kkkk

Isso eh mais comum do q vc imagina , conheço programadores velhos q tbm nao o usam, mas eh sempre bom saber,em programção sempre há varias maneiras de se fazer a msm coisa.

Verdade, quem tem anos de prática tem seus "truques e manobras" na área da programação, e levam vantagem pois podem obter resultados melhores.
 
[member=306]Cristiano Sword[/member] eu bem que imaginei
[member=468]Daniel M. Neto[/member] Vou tentar analisar desse ponto de vista que você mostrou.
 
Tópico sobre Operações Ternárias atualizado e reestruturado.

Todo o texto foi refeito e formatado para tornar a leitura legível a todos.

~ Até mais! 🦁
 
Voltar
Topo