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[Loose Leaf] 10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5

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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

10ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 5

 Ao criar mapas no RPG Maker 95, talvez você queira redesenhar completamente os chips do litoral automaticamente. No entanto, determinar a configuração correta é difícil, então você pode ter pensado em desenhá-los manualmente. Na verdade, há menos chips do que você imagina que precisam ser desenhados para criar o litoral automaticamente.​

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 Esta é a configuração automática que foi desenhada enquanto olhava uma amostra real. Ao criar um chip de criação automática, você deve escrever no papel como este para não cometer erros e pintar os pixels enquanto olha para ele. Desenhe linhas a cada 1 cm em um papel quadriculado de 5 mm. Se você fizer com que cada 1 cm seja de 32x32 pixels e as partes de 5 mm sejam de 16x16 pixels, torna-se mais fácil de entender.​


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 E aqui está a parte que realmente precisa ser criada. A moldura cercada por linhas pontilhadas será de 16x16 pixels. Combine-os e crie uma costa como a mostrada acima. Ao criar essa parte básica, é importante garantir que todas as linhas se conectem.
 Por favor, tente combiná-las como na figura abaixo e verifique se funcionam no RPG Maker.​


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 Foi criado apenas com os materiais feitos acima. Como resultado, a matriz de criação automática está concluída. Ao criar a base do material com 16x16 pixels, o trabalho se torna mais fácil. Por favor, tente criar algo simples como este uma vez e experimente no RPG Maker.
 Lembre-se de que, no caso da costa, a parte branca é o mar e a parte vermelha é a praia. Para a floresta, lembre-se de que a parte branca é a árvore e a parte vermelha é o solo (como a grama).​


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 O chip usado na criação automática é um chip de 46 unidades com 8 chips de largura por 6 chips de altura. Coloque os chips do mar na posição acima.​


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 Criamos o chip básico. Adicionar ou não um pouco de areia (terra) na beira do mar depende da sensibilidade do artista. Se adicionarmos uma pequena quantidade de areia como nesta imagem, a transição do solo, como a pradaria, para o mar será natural, mas a transição entre o penhasco e o mar parecerá um pouco artificial. Em alguns casos, podemos criar transições exclusivas para o mar e o penhasco. Por outro lado, se não adicionarmos areia, a transição será natural para todos os chips, mas terá a desvantagem de não podermos criar ângulos arredondados e ser mais propenso a combinações de linhas retas. Neste caso, diminuímos a quantidade de areia para reduzir a estranheza no penhasco. No início, se você não estiver familiarizado, acho que é melhor adicionar um pouco mais de areia para facilitar a verificação na colocação.
 Na beira do mar, usamos uma cor um pouco mais próxima do branco para representar as ondas. Neste caso, a imagem do mar em si tem muitos tons brancos e é difícil notar, mas se adicionarmos muitas ondas, a imagem parecerá mais leve, então optamos por usar menos ondas.​


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 Juntamos as peças de forma automática com referência ao modelo. Se você estiver com dúvidas, pode usar um software com a função de camadas, como o Photoshop, para sobrepor o modelo e organizá-lo para evitar erros. Depois de desenhar várias vezes, você se acostuma com o arranjo.
 As partes pretas desta imagem são transparentes.​


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 Agora, sobreponha o chip do mar preparado no início e está pronto. Como esperado, as ondas não são muito perceptíveis. No entanto, como a imagem do mar em si tem muitas cores claras e parecem confusa, talvez seja bom que as ondas não sejam muito grades.​


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 A imagem no jogo fica dessa forma.
 Terminamos a parte dos objetos naturais do chip do mapa desta vez. Na próxima vez, gostaria de dar uma aula mais detalhada sobre a textura dos objetos para entrar no interior de móveis e edifícios.​

 
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