🤔 Para Refletir : "Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo." - BENTO

[Loose Leaf] 11ª Lição: Textura 1

Membro Membro
Pixel Art 💘
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

11ª LIÇÃO: TEXTURA 1

 Há muitos objetos dentro da sala. Esses objetos são feitos de diversos materiais, como madeira e ferro, se não forem bem representados como tal, podem se tornar difíceis de identificar. A partir de agora, daremos ênfase à textura desses objetos.
 Primeiramente, na seção sobre textura 1, explicaremos a visão geral do processo de trabalho.​


RUuaYtE.png

 Dessa vez, também pensamos em incluir um gráfico facial e a filha do dono da loja de ferramentas é a modelo.
 Ela é uma das garotas mais bonitas, com cabelos loiros fofos, olhos verdes claros e pele branca. Talvez não pareça assim porque minha habilidade de desenhar é ruim.
 Ela tem um colar com uma placa de prata de amuleto e uma garrafa de vidro em suas mãos, tornando-a um personagem perfeito para expressar a textura.
 Essa imagem é digitalizada como uma fotografia preto e branco, cerca de cinco tipos de anti-aliasing foram aplicados nas linhas. Esse anti-aliasing servem como guia para corrigir as linhas. Incluímos a imagem em preto e branco em vez de duas cores para ajustar o brilho e o contraste no Photoshop e criar a imagem.​



gaLlpec.png

 Normalmente, consertar as linhas é o que você faria, mas começo derramando a cor principal. No meu caso, o esboço é apenas um esboço, então conserto as linhas enquanto desenho. Mas se houver uma imagem original, às vezes corrijo as linhas primeiro para não prejudicar a imagem.
 No entanto, se você pintar assim, poderá corrigir facilmente linhas que tendem a ser desagradáveis. Se você está frustrado com a correção do desenho de linha, tente pintar com o método no fim dessa lição.

●Mais Detalhes no Final do Tópico●​



DxgNTUJ.png

 Adicionaremos sombras à pele. Se você tiver em mente a direção da luz, pode pintar sombras de maneira surpreendentemente fácil. O corpo de garotas é frequentemente desenhado com curvas, o que torna as sombras naturalmente arredondadas. Por outro lado, no caso dos meninos, quanto mais velhos ficam, mais as sombras se tornam finas. Lembre-se de que esta é uma parte importante da textura da pele.​



hETuSgm.png

 Onde e como aplicar o anti-aliasing depende do estilo de desenho, mas normalmente colocamos um gradiente escuro abaixo do queixo, pois a parte do pescoço fica atrás. A área acima do queixo é cerca de duas cores.​



XeOaZl8.png

 Aplica-se anti-aliasing em todas as linhas do rosto. É claro que também é aplicado nas sombras.
 O que se deve ter cuidado aqui é com a sensação de tridimensionalidade. Para destacar o contorno do rosto a partir do cabelo atrás, deve-se aplicar anti-aliasing com cores escuras ou pretas. Na parte em que a franja cai, como não há muita distância entre a pele e o cabelo, se destacar, o cabelo parecerá suspenso. Portanto, tenha em mente que o contorno deve ser escuro e a borda com a franja deve ser clara. Quanto mais distantes os objetos estiverem, mais escuro deve ser o contorno mais próximo, para dar dinamismo à imagem.​



oRGwwel.png

 Pinta-se os olhos. Preste atenção no fato de que as áreas brancas dos olhos também podem ter sombras. Primeiro, pinta-se a parte da íris com a cor mais escura, aplica-se anti-aliasing e com uma cor intermediária. Quanto maior a parte da pupila, mais redondo e expressivo ficará. Acho fofo quando as meninas têm olhos grandes. Finalmente, adiciona-se o brilho. É um pouco como Candy Candy. Quando o brilho é bem definido, parece que os olhos estão úmidos. Especialmente se colocar em áreas escuras, parece uma joia. Para ladrões e outros personagens, deve evitar o brilho nos olhos para parecerem mais suspeitos. A forma de desenhar os olhos é um ponto importante para enfatizar a individualidade de cada personagem. Se você aplicar muito anti-aliasing ao brilho, ele ficará opaco e perderá o brilho, portanto, mantenha-o no mínimo.​



YQaSMRm.png

 Agora vamos para o cabelo. Eu odeio pintar cabelos porque são confusos e difíceis.
 Primeiro, assim como na pele, pinta-se as áreas sombreadas. É bom que saia um pouco das linhas principais, então pinta-se com pressão. Aqui também, preste atenção na direção da luz e não faça as sombras em direção oposta às da pele. Acho que é bom usar um anime como referência para sombrear.​



ZEs4NtW.png

 Enquanto corrige as linhas principais do cabelo, pinte elas. Se pensar na direção da luz, saberá naturalmente onde colocar as sombras. Os cabelos na parte de trás do pescoço são escuros. Isso também ajuda a destacar o rosto.
 Ao corrigir as linhas, certifique-se de não ir contra o fluxo do cabelo para que as curvas pareçam naturais.
 Embora o cabelo seja feito de fios individuais na vida real, ao desenhá-lo, deve ser agrupado em uma única forma. Se você imaginar uma imagem de anime, será mais fácil de entender.​



vQ6pYDn.png
vapP1VF.png

 Vou colocar destaques (brilho) no cabelo. Como o método de colocação de destaques varia de acordo com a preferência de cada pessoa, não posso dizer nada em particular, mas por favor, faça de acordo com o design, se você quer torná-lo realista ou parecido com anime. A imagem abaixo foi pintada parecendo anime. Como o acabamento de anime pode fazer parecer mais brilhante e suave, tente várias coisas. As características da pintura de anime são cores escuras embaixo, cores intermediárias em cima e destaques no meio. As linhas do contorno devem ser nítidas para que os destaques sejam destacados.
 Os destaques, como o nome sugere, devem ser a cor mais clara que você usa no cabelo.
 Para torná-lo como um cabelo real, no final, adicione dois ou três fios independentes, para aumentar a semelhança com a realidade. Especialmente ao pintar anime, pode acabar parecendo um capacete. Não os faça em excesso, pois pode parecer uma imagem com ruídos ou muitos rabiscos.​


 Desta vez, criei a pele, olhos e cabelos, mas só pude explicar o fluxo básico das tarefas. No 2, gostaria de explicar mais detalhadamente e intensivamente sobre a textura dos olhos e cabelos.​



●É UM MÉTODO DE CORREÇÃO DE LINHAS EM QUE AS LINHAS ESCANEADAS SÃO USADAS DIRETAMENTE●​


334XVt7.png

 Escaneie o desenho a lápis em preto e branco com um scanner. Pode pegar sujeira do papel ou fazer as linhas principais ficarem fracas. Isso pode ser muito trabalhoso quando for colorir o desenho. A correção das linhas é um trabalho que deve ser feito no desenho inteiro, portanto, é natural querer simplificá-lo o máximo possível. Portanto, use o Photoshop ou um software semelhante para corrigir o desenho como uma linha limpa. Se você não tiver o Photoshop, ajuste manualmente o brilho e contraste ao escanear.​



LSDrItA.png

 Ajuste-o para que as linhas principais sejam claras o suficiente e não haja pontos de cor diferente no fundo branco.​



ffh3hwX.png

 Converta-o para uma paleta de cores indexada e ajuste-a à paleta de cores que você planeja usar. Isso geralmente resulta na falta de cores e na aplicação de uma cor diferente e de intensidade próxima.​



RBUXBzw.png

 Comece pintando com a cor principal que deseja. Se as linhas estiverem quebradas, elas sairão do limite ao pintar, então certifique-se de conectar todas as linhas no estágio de desenho ou conecte-as quando estiver pintando.
 O anti-aliasing faz com que pontos brancos apareçam em vários lugares porque ele foi de preto para branco.​



PNeqNLN.png

 Por enquanto, adicione sombras aos pontos brancos em vez de removê-los.​



1Siq1Bb.png

 Aplique anti-aliasing em uma cor intermediária no limite entre sombra e luz e adicione uma cor com tom mais escuro do que a cor que foi pintada anteriormente aos pontos brancos mencionados anteriormente.​



hciAJAH.png

 Em seguida, adicione uma cor um tom mais escuro que a cor branca, uma cor ainda mais escura do que a cor branca e assim por diante.​



06k8Omh.png

 Em outras palavras, é como a correspondência mostrada na figura à esquerda. Ao traçar o anti-aliasing mais próximo das linhas escaneadas pelo computador, você pode corrigir as linhas de maneira limpa.
 No entanto, devido à redução de cores e à diminuição da resolução, pode haver alguma distorção, então você precisa corrigi-la usando sua própria intuição. Se você se concentrar em fazer com que pareça limpo, não será tão difícil.​



uP0DrZe.png

 Agora está completo. Quando exibido em tamanho real, é assim.​


 
Última edição:
Voltar
Topo