🤔 Para Refletir : "Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação" - Ricky O Bardo

[Loose Leaf] 15ª Lição: Textura 4 - Tecido

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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

15ª LIÇÃO: TEXTURA 4 - TECIDO

 Para expressão de textura, a última lição é "tecido". No jogo, é usado em muitos lugares, como as roupas dos personagens, toalhas de mesa, cortinas, etc. Além de ser capaz de tornar as paredes e pisos monótonos mais vibrantes. As características do tecido são expressas por rugas e fluxos de linhas. Como é difícil representar a textura do tecido em si (algodão ou seda) dentro de 32x32 pixels, é expressa usando todos os elementos da técnica de pixel arte, como cor e padrão de azulejos.​

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 Primeiro, em relação às características, o tecido é um material que é mais facilmente afetado pela gravidade e sempre parece estar sendo puxado para baixo. No entanto, a roupa pode ser puxada como se estivesse balançando ao vento, não se pode dizer que seja só isso.

 E o que é diferente dos outros chips é a sua espessura. Como o tecido é um material fino e leve, é difícil dar-lhe uma sensação tridimensional. Por isso, é necessário criar rugas e dar uma sensação tridimensional característica do tecido.

 As rugas no tecido são melhor desenhadas observando o tecido real, então é conveniente ter um esboço simples de tecido sempre à mão.​


 Ao desenhar o chip do mapa, basicamente é desenhado como se estivesse vendo de cima um pouco inclinado, portanto, para o tecido, é desenhado na mesma posição.

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  Devido à sua maciez, o tecido produz curvas e o conceito básico é o mesmo que um cilindro. Como não tem espessura, a parte superior do círculo desaparece.
  Antes da coloração, é importante lembrar o conceito de luz para dar a sensação tridimensional básica da pixel arte, ou seja, quanto mais distante, mais escuro e quanto mais há frente, mais claro fica. A imagem abaixo foi colorida com base nesse conceito.

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  Como o tecido é composto por curvas suaves e reflete a luz suavemente, não se aplica sombras marcantes como no caso do metal. Usa-se bastante a cor gradiente e aplica-se sombras lentamente. Esse é o básico da coloração do tecido.​


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 Na realidade, não há uma imagem tão ondulada assim, mas eu a fiz grande para ficar fácil de entender. Vou tentar aplicar o método de coloração nesta imagem acima.

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Pintando apenas as sombras​

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Finalizar conforme os conceitos aprendidos​

 Em geral, o tecido de interior é criado desta forma. A estrutura das rugas (como ondulações) variam ligeiramente dependendo da qualidade do tecido ou da situação (como estar sobre a mesa), então é melhor desenhar observando a situação real do tecido. Quando se transforma em pixel arte, deve-se tornar um tecido tridimensional e característico, realizando o mesmo processo realizado acima.

 Em relação as imagens usadas para chip de mapa, ficará para próximas lições "Desenhando Chips de Mapa - Interior".​


 
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