🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

Make the RPG - 17ª Edição

Membro Membro
Postagens
1.956
Bravecoins
379
nIk9EdB.png
Depois da grande comemoração que foi a histórica Make the RPG #16, agora viemos aqui continuar com nosso compromisso de "ir onde nenhuma revista maker já esteve" e publicar uma nova leva de tutoriais focadas em trazer o desenvolvimento de jogos amadores para novos patamares. Materiais de qualidade para formar makers de qualidade. De RPG Maker e várias outras engines!​

Agora com uma leitura ainda mais leve, design transbordando simplicidade, mas sem perder a densidade de conteúdo, temos o orgulho de apresentar os resultados dos nossos esforços em reimaginar a revista, tanto em aparência, como em seções (sendo que algumas infelizmente se despediram de nós), trazendo uma revista ainda mais ágil e dinâmica, e se tudo der certo, quem sabe ainda mais edições por ano?​

"Para quem deseja aprender cada vez mais, não existe o fracasso, só experiência acumulada!"


Nessa edição, entenda o que são as Game Jams e por que é tão interessante participar delas; acompanhe mais duas colunas exclusivas do nosso querido Professor Ronaldo Bento; acompanhe o lançamento da nossa nova seção regular Revendo, onde faremos análises detalhadas de jogos, nessa edição, Pokémon Ascension; Aplique conceitos de administração ao seu processo de fazer jogos aprendendo a Analisar o Mercado; aprenda o básico do básico da modelagem 3D no Blender, um bloco por vez; dê uma turbinada nos seus plugins no RPG Maker MV aprendendo a criar parâmetros avançados para eles; e confira uma super matéria (nossa maior até então!) analisando o porquê de Ico ser um jogo tão fantástico e como isso pode te ajudar a definir a forma fundamental do seu jogo. E claro, muito mais!


mtrpg17.jpg


Os créditos para esta fantástica ilustração de capa vão para o meu brother e xará [member=47]rafaelrocha00[/member]

Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED17.pdf?dl=1[/descarga]​



Bom, só aproveitando mais esse espacinho, pra eu (Sim, o Rafael_Sol_Maker), fazer um breve agradecimento aos Colaboradores, que aos poucos estão se integrando ao time da revista e já estão tendo uma participação muito importante desde essa edição. Claro, agradeço também às parcerias e leitores, mas dessa vez eu dedico a revista primeiramente ao Yoshi (que não participou dessa, mas nunca deixou de nos apoiar) e também a heróis anônimos que nos ajudaram nas edições passadas e sequer receberam créditos devidos por isso. Essa aqui é minha homenagem a vocês, por acreditar conosco na ideia e por podermos dividir os nossos sonhos juntos. Dizem por aí que o nome Jabu, da qual deriva meu avatar desde sempre, significa "guerreiro injustiçado", mas a verdade é que eu não poderia deixar de passar essa oportunidade de fazer essa homenagem e evitar que mais uma injustiça aconteça. Uma salva de palma para eles.
 
Última edição por um moderador:
Matérias interessantes nessa edição, gostei particularmente das reflexões trazidas nas colunas do Sr. Bento.
A matéria sobre análise de mercado tb foi bem pensada, afinal, se a concepção e o planejamento começam com pé torto, as chances da fase de implementação atingir um erro crítico e incorrigível são muito maiores...

Bom trabalho, equipe e colaboradores do Make!
 
Show de bola maninhos, achei a ideia de reduzir as matérias excelente, muitas vezes deixar muito cheio os conteúdos estraga tanto em quanto novos assuntos vierem quanto no excesso de informações que muitas vezes deixa o conteúdo muito massante, espero que com esta nova meta mais públicos sejam alcançados rsrs
 
É motivador saber que a equipe ainda possui forças para seguir firme e forte.
Mas como nem tudo são flores, notei que algumas páginas ficaram sem numeração e que me deixaram no vácuo bonito na seção de cartas, muito obrigada hahahá!
Gostei muito do novo visual da revista, ficou tudo bem encaixado e ainda mais leve do que que era antes e essa arte do [member=47]rafaelrocha00[/member] me lembrou da última edição que fiz parte (#14), onde também foi feita uma belíssima arte exclusiva para ilustrar a capa pelo V@gner KOHAI, eis uma prova que existem muitos membros talentosos nesse universo indie aqui no Brasil e eles dois são ótimos exemplos.
Sem textão desta vez, mas fico muito contente em ver que o cargo de colaboradores vingou muito bem, isso certamente garantirá uma melhora absurda no planejamento das próximas edições e conteúdos de alta qualidade.
Parabéns gente!
 
Enfim a minha sequencia de 16 edições seguidas fazendo parte da redação chegou ao fim (#xupajabú).
É isso ai galera, união e trabalho em equipe (apesar dos altos e baixos que fazem parte) são ótimos ingredientes para o sucesso.
Ao longo dessa longa jornada tenho que agradecer à Deus por sempre poder contar com pessoas de bem trabalhando ao meu lado, a lista é enorme, então não vou listar ninguém aqui para não causar nenhuma injustiça.
E não [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member], muito pelo contrário, eu fiz questão de não ajudá-los dessa vez (e poderia tê-lo feito) para testar a força atual da redação e a capacidade da mesma de se organizar por conta própria e vocês foram muito bem, estou orgulhoso!
Agradeço a consideração e gostaria de parabenizar todos os envolvidos, o resultado ficou excelente!
 
1) Me deram o crédito pela revisão nas letrinhas miúdas, mas é bom dizer que fui a pessoa com menos colaborações dessa edição. Só dei uns pitacos e achei uma ou outra letrinha fora do lugar, literalmente.
2) Eu quero trocar de nick.

Deixando as brincadeiras de lado, a edição está menor em número de páginas, mas com a mesma qualidade de sempre. A matéria sobre mercado, por exemplo, trata de assunto extremamente relevante, mas que quase ninguém comenta no cenário. Ou ao menos era assim, nos últimos meses já vi pessoas investindo até em marketing, dá gosto de ver. Vou encurtar meu comentário para facilitar a vida dos diagramadores na próxima versão, então por enquanto é só.
ok.gif
 
Nice, pena que tiraram a seção do estúdio, vinha mais por causa dela (?_?)
FL fazendo um excelente trabalho como coordenador, botando ordem na casa haehahshe
A revista parece mais organizada e bem feita do que antes.
A matéria que eu mais gostei é a das Game Jams, extremamente detalhista e jornalística. Abordou tudo que precisava (não sabia que Evoland nasceu na Ludum Dare) excelente mesmo!
Vai ser difícil manter esse novo formato, pois fica um tanto maçante. Acho que a dinâmica das outras revistas era justamente a interação, que vinha da entrevista, e faltou bastante nessa edição.
Com exceção dessa matéria das Jams, as outras são mais simples, não prendem muito, e parecem mais um jornal com coisas que você pode pesquisar no google. Para uma revista com edições mensais, as matérias devem ser atemporais, o que não acontece na maior parte das matérias. Alguns tópicos também muito sucateados, como "se inspirar em jogos antigos ou atuais" e relevância dos gráficos. Acho que temos muitas outras questões para tratar que não são debatidas com frequência, como a questão de "formar e manter uma equipe gamedev" que é uma questão muito mais pertinente à comunidade.
A revista já tem cacife pra sair da tendência de "Noticiário" para ir pra um campo mais inteligente e aprofundado. Ela estava indo pelo caminho certo com matérias como "A Queda da Mundo RPG", mas parece que deu um passo pra trás.

Mas em questão de organização, essa edição ainda é a melhor.
Parabéns galera o/
 
[member=2115]Nan[/member]

Valeu pela força! Bom saber que você gostou desta matéria diferenciada da seção Extra. Vamos batalhar pra trazer mais!


[member=648]Cross Maker[/member]

Só lembrando que algumas seções ainda existem, só não são mais regulares. Outras podem ser trazidas de volta de vez em quando também. Não adiantava trazer qualquer coisa pra tapar buraco e agora com os prazos mais ágeis, vamos priorizar a qualidade ao invés de trazer tudo de uma vez.


[member=1]Yoshi[/member]  , ou deveria chamar de @Pingu?

Exatamente por isso eu decidi montar em separado sem a interferência de ninguém (além da outra causa que eu já te citei). Mas os arquivos já estão de volta aonde devem. Foi bom quebrar o ritmo um pouco, aproveita e tira umas férias da revista, huashausahsuahsua. Brincadeiras a parte, eu sei que dá pra contar com você. A equipe é forte por que você tem parte nisso. Agora vê se ajuda, miserávi, que a barra é pesada, huashaushausa.


[member=962]Jully Anne[/member]

Então, Jully, em algumas páginas a numeração atrapalhava algum outro elemento. A grosso modo nem todas as páginas precisam de numeração. Nem numa revista de verdade, o que dirá um PDF, que tem um contador de páginas permanente. Bom, você nos dá um parabéns, mas na verdade a gente que te deve um "muito obrigado" bem grande por toda a sua colaboração passada na revista.

Bom, eis a resposta faltante:
O que podemos dizer? Saudades da nossa escravidã-... Dessa BigBoss sensacional, esplêndida, dedicada, esforçada e amiga (entre muitas outras palavras, algumas não são tanto positivas segundo o Yoshi, que o FL mataria a gente porque iria ocupar espaço demais e aprisionaria todos nós dentro de pokébolas para sempre :x ). Mas essa marca, BigBoss, é graças a você que segurou MUITAS vezes a situação e não deixou a peteca cair, além de sempre se esforçar bastante para está tudo em dia, compreendendo a situação de cada integrante ali e sempre pensando no que podia fazer para fazermos melhor. Você faz parte desse marco de forma tão especial que é difícil colocar em palavras, porém que estará eternamente registrado, principalmente na edição passada. Por tudo que fez por nós, pelas oportunidades e confiança que depositou em cada um, o nosso mais sincero e carinhoso: MUITO OBRIGADO!
É um alívio muito maior podermos trazer mais um edição, mantendo o esforço de quem confiou esse trabalho tão gratificante, prazeroso e esplêndido da mesma forma como fizeram, saber que continuamos conquistando novos olhinhos para ler cada palavrinha que escrevemos com amor e dedicação. É muito bom saber que, acima de tudo, estamos deixando vocês felizes e orgulhosos, esperamos que seja assim sempre!

Nós é que te parabenizamos, Jully-sensei! Agradecemos cada palavra sua, como sempre são muito encorajadoras e carinhosas! s2


[member=1211]Joseph Poe[/member]

Não são aceitas mudanças de nick, hehehe. O cara já tem nome de um dos maiores escritores e poetas, o Edgar Allan Poe, e ainda acha ruim? Brincadeiras a parte, sua colaboração, assim como a de qualquer outro, foi essencial pra conseguirmos esse resultado. isso  sem contar outras vezes que você já ajudou nas edições passadas com material. E quanto a facilitar a barra para os diagramadores (heh, piada interna), pode ficar tranquilo que na próxima edição vamos resolver isso de uma maneira melhor e com menos pressa! Pode comentar a vontade!


[member=1013]Zaggojhon[/member]

E então, meu caro John, a matéria de estúdio é justamente uma das mais difíceis de trazer justamente por não termos ninguém especializado que possa ajudar (Oi? Você conhece alguém que bata o requisito? Rsrsrs). Daí achamos melhor não colocar nada pra evitar o "efeito jornalístico brasileiro" já bem conhecido, onde um cara que não entende nada do que tá falando faz alarme totalmente falso, criando notícia com título clickbait.

Vamos fazer um acordo? Prometemos com a abertura da seção Estúdio que íamos dar mais importância a área de sonoplastia no geral, que (eu concordo com você) é muito underrated. Que tal agora na 18 a gente se esforçar (com sua ajuda, se possível), para trazermos 2 matérias bem legais disso? Acho que assim todo mundo ganha e a gente cobre esse furo. Dá até pra fazer uma edição temática disso, se tivermos ajuda especializada.

Bom, vamos lá, sua sugestão das matérias no geral é bem pertinente. Eu queria que as matérias fossem atemporais e definitivas também, afinal a revista vai continuar por aí mesmo que a comunidade se acabe... O negócio é bater com a proposta da revista, que é ser de tutoriais. Pensa bem, como podemos equilibrar trazer um tutorial de cada área, como uma análise profunda dessa mesma área. É simplesmente complexo demais, e a revista ficaria semestral pra conseguirmos escrita dessa qualidade, já que é coisa que demora muito pra refinar.

Essa matéria da Jam, além da maioria (senão todas) as matérias de capa, admitamos, são verdadeiras masterpieces bem craftadas ao extremo e altamente relevantes. Mas é bem difícil garantir isso pra toda uma revista. Se forem discussões de alto nível ou polêmicas, pra mudar o status quo à lá uma Super, vai ser bem difícil manter a periodicidade e a revista fugiria da proposta dela.

Acho que dá sim para investirmos em materiais assim (e eu até quero), mas justamente pra isso que precisamos de sugestões vindas de fora, pra nos servir de guia seguro, de termômetro e balança das necessidades dos leitores. Por sinal, valeu, já anotei as suas aqui. Se puder nos dar a pista, ficaríamos muito felizes em gastar um bom tempo pesquisando e bolando uma matéria que vá além "de uma pesquisa no Google". Só lembrando que, mais uma vez, o objetivo da revista é trazer tutoriais. Muitas vezes o que fazemos é mais despertar o interesse e mostrar novas possibilidades, para que aí sim o cara interessado, já com uma base mínima, possa aí usar o Google pra achar mais. Contra o Google não dá pra competir, filho.

No mais agradeço seu comentário de coração e bora botar essa revista pra evoluir ainda mais.

Nota: Há uma boa matéria sobre equipes na Edição 5, creio que possamos expandir sobre ela.



A todos até então, agradecemos imensamente pelos comentários! Espero que aproveitem a leitura!
 
E ae maninhos, que delicia de revista.

Li ontem, reli hoje, acabou tão rápido hehehe, achei ela curtinha mas a qualidade está lá, impecável.

Vamos lá, minhas matérias preferidas foram a analise de Ico e o bônus sobre análise de mercado. Senti falta da parte musical que na edição passada foi bem criativa e é claro de uma de minhas partes preferidas, a entrevista. Vi que a parte musical foi devido a saída do Zaggo, faz pouco tempo entrou uma maninha chamada [member=2115]Nan[/member] que parece entender bastante sobre o assunto, se ela e vcs se interessarem fica ai minha sugestão.

Uma coisa que gosto bastante na revista é esse sentimento de evolução, a revista está sempre se reinventando por motivos diversos mas nunca deixa a peteca cair, isso é bastante inspirador.

Gostaria de deixar algumas sugestões que me agradariam de ver como leitor:

- Talvez o desenho da capa ganhasse uma seção explicando o processo de criação, aproveito pra deixar meus parabéns pra arte do [member=47]rafaelrocha00[/member] que está top d+, quem sabe não convidar artistas variados pra ilustrar as capas assim como a ImagineFX faz com vários artistas podendo inclusive ser pixelart, mesclagens e design gráfico tb.

- Uma seção de detonado + análise com jogos indies, criados tanto na comunidade BR quanto na gringa, não apenas RPG Maker games mas qlq engine. E ainda, "copiando" um pouco o sistema de pilotos da revista SuperGamePower (Alguém lembra da inventada Marjorie Bros?) só que na Make the RPG seriam os Herois do Condado ou só herois, membros fixos cada um com suas especialidades na hora da análisar os jogos.

- Senti falta tb de tutoriais daqueles que todos os novatos de RPG maker sempre pedem, pixel art, animação de sprite, edição de sprite, conversão de arquivos de áudio, resumindo, os macetes que aprendemos no decorrer da nossa vida maker, provavelmente uma seção fixa.

Quero deixar aqui tb minhas sugestões de matéria, um especial sobre a trilogia completa de Orca contando um pouco (muito) sobre a trajetória do começo ate agora do Matt e um review detalhado de Vorum, na verdade na minha opinião as materias de capa poderiam muito bem ser menos genéricas e pontuar grandes marcos no mundo maker pra homenagear e inspirar outros a trilhar o mesmo caminho. Mesmo que já tenha sido feita alguma matéria no passado acho que cabe uma revisitada caso algum update inovador aconteça.

Provavelmente tem mais, mas sinto que aqui não deve ser o lugar pra isso, kkkkk.

Queria deixar meus agradecimentos a essa galera que faz a revista, ter esse trabalhão todo pra nos apresentar um produto desse nível totalmente de graça por puro amor.

Abração maninhos e maninhas vocês são show. o/
 
Quero deixar aqui tb minhas sugestões de matéria, um especial sobre a trilogia completa de Orca contando um pouco (muito) sobre a trajetória do começo ate agora do Matt e um review detalhado de Vorum, na verdade na minha opinião as materias de capa poderiam muito bem ser menos genéricas e pontuar grandes marcos no mundo maker pra homenagear e inspirar outros a trilhar o mesmo caminho. Mesmo que já tenha sido feita alguma matéria no passado acho que cabe uma revisitada caso algum update inovador aconteça.

Concordo com O TsuYa, Orca merece uma homenagem já que aparentemente pelos comentários que Matt colocou no post de Orca 3 (que foi lançado recentemente) deu a entender que este seria o fim de sua jornada maker com jogos, acredito que uma homenagem iria cair muito bem e poderia inspirar muitas pessoas, falando de curiosidades dos bastidores da série,  (Eu sempre quis saber da onde que surgiu a ideia de criar o Oranggi que se mostra presente nos três jogos :x), se precisarem de uma força sobre os contatos do Matt podem falar comigo no privado porque eu tenho ele nas redes sociais rsrs

E sobre o Vorum também, eu confesso que não acompanhei muitas edições da revista por isso não sei dizer se o game já foi analisado ou não hehe, mas acho que seria bacana (caso não tivessem falado sobre na revista)
 
[member=994]TsuYa[/member] e [member=648]Cross Maker[/member]

Sim, claro, a trilogia Orca, do sensacional MattRvDr, assim como Vorum do nosso querido Star Gleen, são duas super séries de duas super figuraças, e que com certeza valem um Revendo. Já anotei essas aqui e quem sabe numa edição próxima a gente já pode encontrar eles, hehe!

Valeu!

[member=994]TsuYa[/member]

Uau, maninho, você realmente caprichou nas sugestões! Deixa eu correr aqui, pegar uma caneta e anotar tudo! Vamos lá:

A parte de sonoplastia já vamos resolver, como falei com o [member=1013]Zaggojhon[/member] . Se a [member=2115]Nan[/member] quiser  nos ajudar seria de muito bom grado também. Vocês dois estão ouvindo, né? Já foram pré-convocados pra dar um help aqui, rsrs.

- O procedimento do desenho da capa? Me parece uma ótima ideia. Tivemos um guia de pintura digital muito interessante na edição 15, pelo nosso querido Bruce, mas se você quiser mais, vamos trazer mais! Quanto a ilustração supimpa do Rafa, mais nada a comentar! Eu sempre quis ter uma ilustração de capa exclusiva, realizamos isso na edição 14, agora conseguimos de novo. Por mim essa era a meta definitiva de agora em diante, sempre que possível ter ilustração original na capa!

- Uma seção de detonado + análise com jogos indies? Bom de análise nós já temos, que é a novíssima Revendo, já detonado, foi-se conversado no passado, mas vimos que ela não agrega muito numa revista de tutoriais, já que nosso foco é criação. Pode ser que numa revista spin-off mais focada nos jogos isso possa acontecer. Junte gente interessada suficiente que a gente pensa na proposta!

- Dessa vez desviamos um pouco de tutoriais básicos dos jogos 2D e voamos um pouco longe, não é? Bom, as matérias dos diversos núcleos vão variar, as vezes elas podem ser úteis para diferentes engines, as vezes serem bem específicas. De toda forma eu gostei muito dessa ideia de uma seção só de macetes, com dicas básicas e essenciais para se fazer jogos mais simples. Vamos ver se a ideia segue adiante, essa é bem provável que sim!

No mais, pode ficar a vontade a comentar tudo o que quiser da revista por aqui. Se tiver algum assunto mais polêmico ou particular pra conversar, me mande PM (ou pra qualquer um da staff da Redação) ou envie um e-mail para revista@rpgmaker.com.br.

Sem mais, fico feliz que tenha gostado. A redação está aberta dia e noite para sugestões! Valeu, maninho!
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
A parte de sonoplastia já vamos resolver, como falei com o [member=1013]Zaggojhon[/member] . Se a [member=2115]Nan[/member] quiser  nos ajudar seria de muito bom grado também. Vocês dois estão ouvindo, né? Já foram pré-convocados pra dar um help aqui, rsrs.
Só chamar o/
Se eu tiver vivo eu faço de bom grado, a única coisa que me alegra mais que fazer música é falar sobre música.
A [member=2115]Nan[/member] também tem muito cacife pra domar essa área, assim como outros músicos do fórum, que estão aparecendo agora.
Sobre meu outro comentário, tente lê-lo com menos peso nas costas. É só um toque para que a equipe deixe aflorar mais a criatividade e particularidade de gamedev e deixe de lado a coisa padronizada que estamos acostumados a ver. Não é nenhuma reclamação nem nada. Mas também releve, não manjo nada dessas coisas, só queria dar uma força o/
 
Zaggojhon comentou:
Rafael_Sol_MAKER comentou:
A parte de sonoplastia já vamos resolver, como falei com o [member=1013]Zaggojhon[/member] . Se a [member=2115]Nan[/member] quiser  nos ajudar seria de muito bom grado também. Vocês dois estão ouvindo, né? Já foram pré-convocados pra dar um help aqui, rsrs.
Só chamar o/
Se eu tiver vivo eu faço de bom grado, a única coisa que me alegra mais que fazer música é falar sobre música.
A [member=2115]Nan[/member] também tem muito cacife pra domar essa área, assim como outros músicos do fórum, que estão aparecendo agora.
Sobre meu outro comentário, tente lê-lo com menos peso nas costas. É só um toque para que a equipe deixe aflorar mais a criatividade e particularidade de gamedev e deixe de lado a coisa padronizada que estamos acostumados a ver. Não é nenhuma reclamação nem nada. Mas também releve, não manjo nada dessas coisas, só queria dar uma força o/
Cara, não é peso nenhum!

Eu realmente sinto que essa é uma área muito pouco destacada e sinto que falta algo quando não falamos dela. Até a Make the RPG conseguiu ignorar ela nas 8 primeiras edições, sendo que a Mari-san era uma das maiores colecionadoras de OSTs que já vimos e nós nunca ligamos os pontos até a caçula Jully-san o fizer.

Dessa vez a gente correu contra o tempo pra ter a entrega da revista mais ágil e por isso não deu para incluir nada na área (assim como uma entrevista), infelizmente. Mas nosso compromisso é poder oferecer isso.

Fico feliz em ver que mais e mais músicos tem chegado aqui. Você, meu caro, Jhon, já tá convidadíssimo pra nos ajudar a tocar adiante. Nem que seja só prestando uma consultoria de vez em quando nós vamos querer sim sua ajuda, por favor!
 
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Olhando as postagens recentes aqui, recomendo que sempre tenham ao menos 2 matérias reservadas para a seção estúdio, acreditem, é uma das seções que mais chamam a atenção de quem procura a Make The RPG pelo o que ela se propõem a fazer: Ensinar! Mas se não encontrarem algo relevante, melhor deixar sem do que tapar buraco com qualquer coisa.
 
[member=994]TsuYa[/member] [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] [member=1013]Zaggojhon[/member]
Virge, caí de paraquedas aqui... Então, em termos de conhecimento da área de composição, creio que o Zaggo é atualmente a pessoa mais ativa e que mais se qualificaria para discorrer sobre o assunto... Meus conhecimentos são de amador, como instrumentista, e por isso, o que sei é a parte teórica mais rasa (parte que seria o suficiente para uma violinista tocar as peças com a devida consciência do que se está tocando e com qual sentimento/entonação se deve tocar, ou de um ouvinte amante do gênero clássico, mas chega a raspar só a superfície na visão de um compositor).

Apesar disso, dependendo do que pretendem colocar numa seção de estúdio, posso até me arriscar a dar uma mãozinha se precisarem e se o tempo me permitir, com a devida revisão de alguém mais capacitado... A dúvida principal quanto a essa seção é que não sei qual o público-alvo vcs pretendem atingir, pois, a meu ver, o nível do conteúdo de um tutorial ou artigo numa seção a respeito de música depende muito do nível de conhecimento teórico de quem está lendo.
Por exemplo, se o alvo são os programadores que não compreendem notação musical, formação de escalas e acordes, caberia bem aquela série de tutoriais que o Zaggo estava elaborando (*cutucando só um pouquinho) para começo de conversa. Agora, se o alvo é para quem já faz composições e manja de programas, a abordagem já poderia ser mais aprofundada, como análise de instrumentação, adequação de estilos musicais a tipos de ambientes do jogo, etc. ou até uma análise da composição de uma música bem conhecida e querida de algum rpg famoso...
 
Jully Anne comentou:
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Olhando as postagens recentes aqui, recomendo que sempre tenham ao menos 2 matérias reservadas para a seção estúdio, acreditem, é uma das seções que mais chamam a atenção de quem procura a Make The RPG pelo o que ela se propõem a fazer: Ensinar! Mas se não encontrarem algo relevante, melhor deixar sem do que tapar buraco com qualquer coisa.
Aham, concordo, Ju. O problema está justamente em achar algo relevante pra quem não é da área ou não tem muita intimidade. Vamos trabalhar bem esta questão e prometemos que o legado que você trouxe com a edição não caia no esquecimento!

Nan comentou:
[member=994]TsuYa[/member] [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] [member=1013]Zaggojhon[/member]
Virge, caí de paraquedas aqui... Então, em termos de conhecimento da área de composição, creio que o Zaggo é atualmente a pessoa mais ativa e que mais se qualificaria para discorrer sobre o assunto... Meus conhecimentos são de amador, como instrumentista, e por isso, o que sei é a parte teórica mais rasa (parte que seria o suficiente para uma violinista tocar as peças com a devida consciência do que se está tocando e com qual sentimento/entonação se deve tocar, ou de um ouvinte amante do gênero clássico, mas chega a raspar só a superfície na visão de um compositor).

Apesar disso, dependendo do que pretendem colocar numa seção de estúdio, posso até me arriscar a dar uma mãozinha se precisarem e se o tempo me permitir, com a devida revisão de alguém mais capacitado... A dúvida principal quanto a essa seção é que não sei qual o público-alvo vcs pretendem atingir, pois, a meu ver, o nível do conteúdo de um tutorial ou artigo numa seção a respeito de música depende muito do nível de conhecimento teórico de quem está lendo.
Por exemplo, se o alvo são os programadores que não compreendem notação musical, formação de escalas e acordes, caberia bem aquela série de tutoriais que o Zaggo estava elaborando (*cutucando só um pouquinho) para começo de conversa. Agora, se o alvo é para quem já faz composições e manja de programas, a abordagem já poderia ser mais aprofundada, como análise de instrumentação, adequação de estilos musicais a tipos de ambientes do jogo, etc. ou até uma análise da composição de uma música bem conhecida e querida de algum rpg famoso...
Bom, Nan, não sei se você chegou a acompanhar as edições mais pra trás da revista, mas nosso público-alvo são os criadores mais iniciantes, pois se trata de uma revista de tutoriais. Não é voltado específico para programadores ou artistas, mas sim possui um leque de seções em áreas variadas para atender um público diverso, ou para o exército de um homem só que pretenda fazer seu jogo sozinho.

Noções básicas de sonoplastia, gravação, mixagem, teoria musical/acústica, composição, dicas de utilização de softwares, de produção, equipamentos, etc, são exemplos de coisas bem vindas. Mas se por ventura vier algo diferente disso pode ser que sirva também. Lembrando que isso vale para efeitos sonoros, músicas e esticando um pouquinho mais... para vídeos e animações (sob certo ponto de vista) também.

Alguma dúvida? Estamos feliz pelo seu interesse e vamos discutir algumas ideias por aqui, depois eu abro um espaço melhor para discutirmos em mais profundidade.

 
Agora chegando por SMS (chegou em 3 mensagens) diretamente pra mim...

[quote author=Heromerom]
Cara, fiquei sem internet mas deixarei os comentarios da revista por aqui. Alias, aqui é o Heromerom.

As colunas feitas pelo professor Ronaldo estavam excelentes, principalmente a qual fazia uma otima analogia sobre o grafico dos jogos. A sua segunda coluna também nao deixou a desejar, pois trata de algo que basicamente todo desenvolvedor usa para idealizar e por em pratica o desenvolvimento de um jogo: influencias.

O FL também fez um otimo trabalho tanto com a analise do Pokémon quanto a pesquisa sobre as Game Jams. Admito que nao participo, pois nao é minha area de atuacao, mas, depois dos 10 motivos que me foram dados para fazer parte dessa coisa, fiquei bastante curioso. Estamos sempre dispostos a tentar coisas novas, nao é? No que se refere à analise, o FL foi preciso em anotar defeitos e qualidades do jogo.

Rafael Rocha fez um trabalho otimo falando sobre a forma fundamental de um jogo. Confesso que divaguei nos primeiros paragrafos, mas à medida que eu lia o texto e me questionava, fui entendendo o que voce queria passar. Além de conseguir passar seu pensamento, conseguiu trazer uma excelente analise de uma obra prima que é o Ico. Sobre a aula do Blender, eu nao tenho muito o que acrescentar, pois o 3D ainda é uma area inexplorada para mim. Entretanto, vejo que o tutorial basico pode ajudar a muitos que ainda estao aprendendo a andar por esse caminho.

Rafael Sol vem trazendo explicacoes legais sobre o RMMV e seus plug-ins. Além de aprender sobre a ferramenta, a gente estuda, consequentemente,  Javascript. Ainda estou no basico do basico e falta muito para eu chegar no seu patamar ou de varios outros caras que sao feras, como o Dax, Terabin, Valentine, Profane... A lista é imensa. ??

Felipe Falcon nos trouxe um excelente pauta para se discutir (minha favorita até). Por aqui existe um grupo de desenvolvedores, PONG, que se juntam mensalmente para discutirem sobre jogos, exibirem prototipos e trazerem atualizacoes sobre seus projetos. La, muitas vezes recebo varias dicas sobre a importancia de um equipe, organizacao do trabalho de cada um.

Os pontos que voce trouxe sao importantissimos. Se voce quer fazer um jogo, voce tem que se atentar para os clientes, concorrentes e fornecedores. Parabéns ai!

A toda a equipe, parabéns pelo otimo trabalho e sangue derramado para fazer esta revista.[/quote]

Agradeço a força que o Colaborador [member=694]Heromerom[/member] está fazendo em off, divulgando a revista na 4Tabern e levando pra a galera lá do RN! Valeu, meu caro!
 
...O problema está justamente em achar algo relevante pra quem não é da área ou não tem muita intimidade. Vamos trabalhar bem esta questão e prometemos que o legado que você trouxe com a edição não caia no esquecimento!
Me desculpe, mas terei que rebatê-lo...
Não, não é tão difícil encontrar algo para quem não é familiarizado com alguma área, ainda mais com tantos membros talentosos na comunidade, o difícil é sair da zona de conforto e procurar.
Posso me usar como exemplo, já que mencionou sobre o tal "legado que eu trouxe", agora receba:
Edição #9 - Decidi trazer a sonoplastia como destaque desta edição, pois, é uma área erroneamente esquecida para os makes de forma geral e descobri isso apenas dando uma pequena olhada pelas comunidades na época então pensei: "Por que algo tão importante é tão deixado de lado? Isso está errado, farei algo!" e assim foi.
Edições #11, #12, #13 - Criei uma minissérie de eliminação de fade in/fade out, porque esse detalhe é algo que pode sim ser contornado em qualquer formato de áudio suportado pelo RPG Maker (isso ainda está valendo para ti [member=2]Star Gleen[/member], mesmo após a minha analise feita para o Vórum hahahá!). Em resumo: Eu não teria capacidade para criar algo avançado em sonoplastia na época (nem agora X3), mas sabia que era uma área que merecia atenção e esse detalhe do fade in/ fade out foi um bom começo para inserir um tutorial básico e eficiente, simplesmente fui atrás de informações e eu mesma os criei, não tem mistério e nem explicações plausíveis para a seção estúdio ter ficado de fora (lembrando que ela não é voltada unicamente à sonoplastia) e foi uma perda gigante nesta 17ª edição, ainda mais para uma publicação voltada para o aprendizado. Se pretendem mesmo seguir a linha de raciocínio estabelecida no período em que eu estive na redação, removam apenas o que for realmente superficial e não o que for crucial, esse tipo de conteúdo não pode faltar em hipótese alguma.
Fora isso, as mudanças foram boas, volto a parabeniza-los!
 
Realmente é algo a se considerar o que falou, Jully.

Mas veja que a revista vai da capacidade de quem está na equipe no momento e das pressões da ocasião. Até aí nada de novo, você bem sabe.

Eu até pensei em uma matéria para a seção (um dia ainda termino de escrever ela, por sinal), mas dadas as dificuldades do redesign (que fiz praticamente todo do zero, como deve ter notado) e vários outros motivos, eu não ia ter tempo hábil de fazê-la. Também não quero chamar toda a responsa pra mim: Talvez outra pessoa pudesse ter feito, mas ninguém se responsabilizou ou procurou alguém que possa fazer. Cada um deve ter tido seus motivos. Acredito que por isso e pelo adiantamento do lançamento que o FL decidiu não colocar nessa edição.

Dessa vez, contudo, com mais tempo e de forma mais participativa, estou tentando trabalhar junto a um pessoal que tenha mais facilidade e intimidade pra melhor poder trabalhar os temas (como o Zaggo e a Nan). Acho ser uma alternativa melhor do que tentar tapar buraco às pressas. Aquela história do "é melhor nem fazer ao invés de fazer ruim", rsrs.

Mas sim, a importância do assunto é fundamental, e uma boa pesquisa de algo simples mas eficaz e útil teria feito toda a diferença. Só que não foi dessa vez, estava fora das nossas capacidades fazer na edição, poderiamos ter pedido ajuda antes, mas as prioridades eram outras (a reforma geral) e isso poderia ter atrasado o cronograma atual. Agora é torcer pra que a galera que esteja colaborando nos ajudar a trazer um material de relevância, quiçá algo até acima da média para podermos nos recuperar dessa ausência.

E no fim espero que seja só isso mesmo, uma ausência de uma ou outra seção pelo espaço de uma edição.
 
Voltar
Topo