🤔 Para Refletir : "Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação" - Ricky O Bardo

Make The RPG - 18ª Edição

Redação Redação
"Se nada nos salva da morte. Pelo menos que o amor nos salve da vida..."
Postagens
762
Bravecoins
423
nIk9EdB.png

Caros makers é com muito pesar que venho neste dia crucificar a revista...... RIP MENTIRAAAA !! Sentiram saudades?Apesar da longa espera, estamos de volta muito fortes e com mais uma edição postada em Dezembro! Muita coisa mudou nos bastidores da redação durante a produção, onde algumas mudanças serão sentidas já nesta edição e algumas a partir da próxima.​

"O importante não é produzir as coisas com velocidade, mas, com consistência!"

Nessa edição, confira Dicas para fazer um jogo Rapidamente e como não errar a marcha no processo; veja nossas colunas sobre Criatividade e Inovação nos jogos & O que aprende jogando videogames; confiram um super combo especial de matéria + entrevista de 10 Anos de OFF, papo com Mortis Ghost; reflita se estamos perdendo nossa história; confira qual é a Chave do Character Designer; crie minigames com o RPG Maker MV; entenda sobre O uso de Leimotifs em Jogos Digitais. E muito mais!


mtrpg18.jpg

Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED18.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
[member=123]Caio Varalta[/member]

kkkkk fica em paz grande Lenda, tivemos sim alguns imprevistos nesta edição mas com toda certeza as coisas estão se ajeitando aos poucos, acreditamos que até a próxima edição teremos tudo certinho para evitar estes atrasos (estamos nos esforçando para isso rsrs) mas obrigado pela recepção ABRAÇOS :)
 
Olá população Braveheart e amigos,

Vou deixando aqui já aquela palavrinha básica. Dessa vez sem muito textão!

Essa foi uma edição de transição. Por um lado tivemos a gradual saída do Xandy do Prof. Bento, enquanto pelo outro tivemos a entrada do Cross e do Kazzter. Como resultado, essa é uma das revistas com recordes em colaborações e variedade de gente que opinou e ajudou na montagem, matérias, etc. Pra mim é um ideal realizado nesse aspecto, não poderia ter ficado mais feliz de ter participado da revista com tanta gente bacana.

Como parte da evolução a ideia foi continuar da onde a outra parou e subir mais um degrauzinho, pra isso o design de algumas matérias está mais caprichado, trouxemos um pouco mais de texto do que o que devíamos (a seção Estúdio voltou a aparecer também!) e agora aí está essa edição, definindo novos precedentes e subindo o nível da barra mais um pouco.

Porém como a evolução é um processo contínuo e por vezes surpreendente e com rumos inesperados, dessa vez nem eu posso dizer que direção as coisas vão tomar daqui pra frente, a próxima edição pode ser um bicho bem diferente desse, mas com certeza será muito melhor por ter sido construída sob essa base!

Vou deixar aqui brevemente meus agradecimentos a todos dentro e fora da equipe, que ajudam ou já ajudaram, que tornaram essa revista possível. Não só possível, como um item de excelência, a uber revista maker, por definição, me arriscaria dizer agora que a maior, de mais longa duração, mais consistente e melhor revista maker de todas e, claro, sempre em expansão. Vocês são o máximo, galera!

Por fim vou deixando aqui já o meu desejo de boas festas de fim de ano e virada para todos os membros e colaboradores Corações Valentes.

Ano que vem teremos muito mais revistas e não vejo a hora de poder publicar mais matérias minhas, hehe! Um forte abraço,

~RSM



 
Grande [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] apesar de novo aqui foi uma imensa satisfação trabalhar um pouco contigo como organizador desta edição, confesso que não esperava lançar a entrevista minha já que estava a tão pouco tempo por aqui, e que venha mais edições TAMO JUNTO MESTRE !!

[member=913]taisho[/member] E não pretendemos parar tão cedo manolo rsrsrsrs, agora com uma equipe estendida esperamos ter resultados muito melhores a cada edição.

PS A propósito bem vindo de volta a comunidade bro rsrs​
 
Antes de mais nada, parabéns para toda equipe envolvida na edição da revista. Sempre que sai uma nova edição, sinto como se fosse uma espécie de superação de vocês. Digo isso pelo intervalo entre a edição 17 e a 18, deve ter havido mil contra-tempos. Mas sempre que eu coloco as mãos em uma nova edição eu sinto que valeu a pena, hehehe.

Vamos ao feedback, bom, eu li, li de novo, e mais uma vez. Gostei muito que agora ela está bem recheadinha, e que prazer de ver que seção de entrevista voltou, e que bela entrevista, foi de longe minha matéria preferida, assim como Judge, eu criei um personagem no meu RPG chamado Sorine em homenagem a meu gato de estimação. Sempre puis fé que o mano Cross seria uma excelente aquisição para a revista, kkkkk.

Gostei bastante da matéria de capa, está bem detalhada, talvez pudesse ter links de sites e programas gratuitos em cada tópico, apesar disso está bem completa ao meu ver.

Senti falta de alguma arte do Rafael Rocha, hehehe, mas gostei bastante da matéria do Xandy sobre a importância do character design bem feito.

Como ainda estou engatinhando no mundo do JS, reservei a matéria de comandos do MV do Jabu para mais tarde.

Agora a parte "negativa", sei que eu já disse isso na última edição e também sei que vocês prometeram pensar no assunto, mas eu ainda sinto falta de uma matéria, ou seção na revista exaltando os jogos mais recentes da comunidade, um review completo de preferência recheados de screens (adoro screens kkkk), tem vários jogos incríveis sendo produzidos, alguns com 100% de recursos originais, que merecem um destaque foil na revista, um bom exemplo é o jogo do Raony, Canções de Mnemosine, fica ai a mesma sugestão de novo kkkk, prometo que não faço mais.

As outras sugestões ainda são as mesmas da outra edição, kkkk.

Parabéns mais uma vez maninhos, deve dar um trabalho dos diabos fazer essa revista, mas saibam que eu estarei sempre aqui esperando a próxima KKKKKK, ah e a diagramação melhorou muito, está pró d+.

Abraços. o/
 
Grande [member=994]TsuYa[/member] a quanto tempo que não nos falamos meu parceiro, agora como um humilde redator desta revista kkkkkk, fico feliz que minha matéria de OFF tenha agradado, eu mesmo nem consigo acreditar que consegui falar com  Mortis Ghost ele é um cara muito simpático e sem dúvidas uma ótima pessoa.

Sobre a sua sugestão referente a divulgação de jogos eu penso o seguinte (falando da minha opinião  e não pela equipe toda) é um tanto arriscado dedicarmos matérias especificas para determinados jogos que estão sendo produzidos no mundo maker, existem muitos autores que já desistiram de grandes projetos que acabaria desvalorizando uma matéria da revista, se for só para fazer um rapido anúncio de jogos que estão em desenvolvido acredito que pode ser até valido mas fora isso acho complicado :/ mas referente a projetos já criados como Orca 3 ou Druídas (que por sinal me parece um BAITA JOGO) eu tenho pensado bastante em fazer alguma coisa a respeito, já que eu trabalho especificamente com projetos Makers e autores deste universo (visto que sou líder da Root Maker) para mim seria uma mão com açúcar mas ainda estou planejando bem o que vou fazer referente a isso (pode ser que demore um pouco). Mas pode ter certeza que da minha parte eu não esqueci esta ideia, deis de que entrei na Staff me lembrei daquela sugestão sobre Orca 3 que vc teve na edição anterior e até hoje estou com isso na cabeça hahahaha, enfim não sei se serve como uma esperança mas é isso que posso dizer a respeito...​
 
Ô revista que dá gosto de ler!

Vou levar mais um tempinho pra aproveitar tudo o que a edição oferece, mas pelo que já vi está ótima como sempre. Gostei muito da matéria de capa - é uma mão na roda pra quem vai começar a participar de game jams, mas tem umas dicas bacanas até pra quem já é mais experiente. A matéria sobre Leitmotifs está muito boa também, eles são um aspecto fundamental na hora de elaborar uma boa trilha sonora tanto pra jogos quanto para filmes.

Ainda falta ler a entrevista e várias outras matérias, mas já deixo aqui meu parabéns à toda a equipe pelo grande trabalho  :Okay_fix:
 
grande mano [member=225]Lord Wallace[/member] muito obrigado pela recepção, ficamos feliz que tenha gostado das matérias tutoriais a intenção é realmente essa nestas seções, ensinar aos novatos novos conhecimentos para aprimorar suas habilidades já pensamos em montar uma equipe para este tipo de matéria então fique no aguardo rsrs

PS:
Gostei muito da matéria de capa - é uma mão na roda
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ObpcGNCU944[/youtube]
 
TsuYa comentou:
Sempre que sai uma nova edição, sinto como se fosse uma espécie de superação de vocês. Digo isso pelo intervalo entre a edição 17 e a 18, deve ter havido mil contra-tempos. Mas sempre que eu coloco as mãos em uma nova edição eu sinto que valeu a pena, hehehe.
Na mosca!

TsuYa comentou:
Agora a parte "negativa", sei que eu já disse isso na última edição e também sei que vocês prometeram pensar no assunto, mas eu ainda sinto falta de uma matéria, ou seção na revista exaltando os jogos mais recentes da comunidade, um review completo de preferência recheados de screens (adoro screens kkkk), tem vários jogos incríveis sendo produzidos, alguns com 100% de recursos originais, que merecem um destaque foil na revista, um bom exemplo é o jogo do Raony, Canções de Mnemosine, fica ai a mesma sugestão de novo kkkk, prometo que não faço mais.
Primeiramente obrigado pela sugestão!

A revista já conta com a seção revendo: Com um Review completo com várias screens, mas não se limitando a lançamentos. No entanto, só são feitos análises de jogos completos, porque é complicado analisar um jogo só por um tópico, no fim acaba ficando o texto do tópico resumido/escrito com outra palavras. Quando tem uma demo é menos ruim, mas a maioria (pra não dizer todos) os desenvolvedores daqui não lança demos, mas sim uma versão básica que conta apenas com o começo do jogo, e muitas vezes o jogo só engata mesmo após passar do começo, especialmente RPGs.

Só falar um pouco de vários projetos populares irá soar muito como um "catálogo" e terá pouco valor se comparado a uma análise em que é visto o que deu certo e o que não deu. Além disso, eu, particularmente, prefiro muito mais que seja dada atenção para os jogos finalizados do que os feitos pela metade, quem sabe assim o pessoal se concentra mais em fazer jogos bons ao invés de promessas ótimas, mas inviáveis.

A obra do Raony pode ser analisada na seção quando for completada. Na próxima edição, vou ver se trago um jogo bem conhecido por aqui.

 
Finalmente consegui descolar um tempo pra ler com mais calma, e bom... como um fã de OFF, a parte dedicada ao jogo me pareceu fantástica, a parte de entrevista também deu um temperinho especial. Mesmo tendo olhado antes da hora, rever a reviewzinha do Verdadeiro Dragão ainda me é nostálgico, ler sobre os defeitos do jogo e pensar: "Oh boy, eu e o Hiroto corremos iguais dois doidos, foi massa", mas como era de se esperar do FL, ainda é uma review sólida e justa com total respeito, não tenho muito o que reclamar, só a agradecer pelo destaque ao jogo.

Também é impossível pra mim pedir mais do visual da minha própria matéria, acabei saindo com o bonde andando, mas se eu tivesse que fazer por conta própria, eu duvido que eu pensaria em uma forma de me expressar visualmente tão bem como foi feito aí... meus parabéns <3

Eu sinceramente não poderia ter mais orgulho de trabalhar algo do que eu tive ajudando nessa revista, espero que tirem forças de suas respectivas constelações e mantenham-se firme e fortes!
 
Bem interessante o texto do Rafael. Eu mesmo demorei a engolir a ideia de que um jogo pode ser arte. As matérias sobre os mini-games e visual novels também ficaram muito boas. Sobre esta última, acrescento o comentário de que é coisa de velho, no bom sentido. Às vezes você não tem saco pra escalar gigantes ou levar cartas ao outro lado do continente. Talvez você só queira ficar sentado, olhando pro monitor e clicando de vez em quando. Queria fazer uma piada envolvendo o famoso Inkey University, mas o horário não permite.

Agora, precisam melhorar esse marketing aí. São meses para montar a revista e ela fica relevante no fórum por duas semanas, quando muito. Enviem pros Youtubers que ainda criam conteúdo sobre RPG Maker, considerem traduzir ao menos uma revista anualmente e postar nos fóruns gringos. Existem n canais de Discord, grupos no Facebook e afins. E o podcast do Star? Morreu por quê? Quanto mais gente colaborando, mais mão de obra para escravizar.

Só pra constar. Página 52, quarto parágrafo:

[...] Se eu nunca tivesse visto o comentário do Xandy, a anos, eu acho, sobre vocaloid, eu poderia não ter gostado das músicas japonesas [...]

Pois é, eu sou muito chato.

Ah, e a resposta ficou na medida.  :Okay_fix:
 
O design da revista está bom, bem limpo, clean.

Gostei bastante da matéria com o criador do OFF, apesar de não conhecer o jogo fiquei bem interessado.

Parabéns pelo trabalho, coisa boa.
 
Ontem li novamente essa maravilha e constatei foi minha última colaboração. AH! é bom está de volta.
Muitas materias bacanas e dicas valiosas... Valeu!
 
Voltar
Topo