🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

Meu jogo preferido do Atari

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Olá, Corações Valentes!
dyXSF28.jpg

Continua lindão... Meu Deus... Como queria ele novamente...​

Estou veio e dai! Como bom jogador de Atari que sou :^^': frequentemente jogo no emulador alguns jogos de Atari e fui indagado por meu sobrinho Caio: - Qual é o melhor jogo do Atari, Tio? Bem, é difícil definir o melhor jogo, pois é uma escolha puramente subjetiva e pessoal, se você me perguntar. O que é bom para mim pode não ser a escolha do meu colega.

Vale lembrar também que, para quem jogou Atari na infância ou adolescência, a memória de um bom jogo pode estar diretamente relacionada à sensação da época, a momentos de nostalgia, imaginação, ou mesmo opções disponíveis. Porém, o meu jogo preferido é o: River Raid (Activision - 1982)

YO2VbE5.jpg

River Raid é um dos maiores e melhores clássicos de Atari. No jogo você controla um caça de assalto StratoWing em uma feroz luta no "Rio Sem Volta", destruindo navios, helicópteros e jatos inimigos. Cada vez que você vai passar de fase, aparece uma ponte que deve ser destruída para que você continue voando. Não precisa se preocupar com munição, seus mísseis são ilimitados e basta colocar o controle para frente para acelerar e para trás para reduzir a velocidade. O único problema é seu combustível, reabasteça sempre que possível nos depósitos espalhados pelo rio. Diminua a velocidade para garantir um abastecimento mais eficaz. É diversão garantida!

Em uma época em que os recursos de hardware eram limitados, Carol Shaw (sim, uma mulher programadora) programou esse fantástico jogo com 256 telas ou fases em apenas 4Kb de ROM.

Isso foi possível devido a uma
complexa equação (Matemática em toda parte (y)).

As fases não são desenhadas como nos games atuais, mas sim geradas a partir de um algoritmo incremental que define diversos elementos e seus posicionamentos na tela. Loucura @Dr.XGB
e @DanTheLion
Carol_Shaw_Holding_Gold_River_Raid_Cartridge.jpg

Carol Shaw segurando seu cartucho de ouro do River Raid.

Nascida na Califórnia (Estados Unidos) em 1955, Shaw sempre esteve na região do Vale do Silício e, naturalmente, foi influenciada pela revolução tecnológica que ali aconteceu. Seu interesse pelos videogames começou cedo, quando a jovem Carol costumava frequentar o minigolfe de sua região, onde havia uma sala com jogos de arcades.

Formada em Ciências da Computação pela universidade de Berkeley, Carol foi contratada pela Atari em 1978. Neste mesmo ano, a jovem nascida no seio do Vale do Silício, em Palo Alto, Califórnia, se tornou a primeira programadora de um game. No caso, era um simples jogo da velha chamado 3D Tic-Tac-Toe, mas foi um passo importantíssimo para abrir as portas para outras mulheres entrarem na indústria de desenvolvimento. Quatro anos depois, Carol Shaw, já como funcionária da pela Activision, se tornaria programadora do inesquecível River Raid, seu game de maior sucesso.

No inicio dos anos 90, Carol se aposentou, antes mesmo de chegar à terceira idade, graças ao imenso sucesso de River Raid Desde então, Carol Shaw passou a realizar trabalhos voluntários em organizações relacionadas à tecnologia. Fonte: Wikipédia.

Carol Shaw nunca mais fez um game de destaque como esse. Aliás, suas posteriores contribuições foram escassas e muito diversas de sua obra-prima, com destaque para Happy Trails (Intellivision) e Super Breakout (Atari), este último, um dos meus preferidos.

Enfim, gostaria de saber: Qual é seu jogo preferido do Atari?


 
Não fui jogador de Atari. Um vizinho possuía esse console, mas raramente convidava os amigos pra jogar na casa dele. Nas poucas oportunidades que tive, me lembro de ter jogado Enduro, Dig Dug, Boxe e Esconde Esconde. Não tenho um jogo preferido dentre os jogos dessa geração, apesar disso acho muito interessante o Pitfall, que só joguei anos mais tarde por emulação.

1696063607221.png
1696063625031.png
1696063663339.png
1696063712054.png
 
Que matéria daora, Bento!

Assim como o Dado, eu também não tive Atari, mas joguei os mais famosos através daquelas compilações pra outros vídeo games que tinham centenas de jogos de outros consoles mais antigos.

O primeiro jogo que me veio na cabeça foi o H.E.R.O. Eu era bem pequeno quando joguei ele a primeira vez, e eu achava super enigmático - porque eu não entendia muito bem o que que eu tinha que fazer! kkkkkkk

Lembro que os gráficos eram bem contrastantes, com as cores vivas; e eu curtia demais. Ficava brisando ao controlar o personagem e voar com ele.

O runner up pra mim é o pitfall. Joguei mais do que o H.E.R.O, mas não era tão enigmático e fascinante com ele pra mim.

Minha treta com o pitfall era morrer toda vez nos jacarés. EASUEHUASEHUASEH DAVA UMA RAIVA BICHO!
 
Voltar
Topo