🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

[MZ] Moral de Batalha

Membro Membro
"Esto no me gusta"
Postagens
724
Bravecoins
1.824
index.php

Moral Battle
Download em: Tecnoanalogica
  • Atualização: 22/09/2023
  • Data de Criação: 22 / 09 / 20203
  • Versão atual: v.0.1
  • Autor: DadoCWB eudado@gmail.com


Contexto: Durante a Batalha pode se muito trabalhoso programar um evento que possibilite a tropa aliada ou o grupo aliado avaliar as chances de vitória ou derrota. Imagine que um grupo de inimigos está em desvantagem numérica, ou sofreu muito dano durante a batalha. Nessa condição seria muito interessante que a tropa inimiga pudesse ter um parâmetro para avaliar sua vantagem ou desvantagem com relação ao grupo aliado.


Descrição: Este script cria um atributo de batalha chamado Moral. Esse atributo é um numero percentual que representa o desgaste da tropa inimiga ou do grupo de aliados. Quanto mais danificada a tropa inimiga ou o grupo de aliados estiver, menor será o valor de sua moral. Um bom exemplo de como usar esse atributo seria fazer com que os inimigos fugissem da batalha caso a moral da tropa inimiga esteja muito baixa.

A3.jpg

Configuração do script: Nas configurações de plugin você DEVE personalizar as variáveis que receberão a moral da tropa inimiga (A1) e do grupo de aliados (A2). Também é preciso especificar se você deseja que o valor de Moral seja exibido durante a batalha (B1). Finalmente você pode personalizar as mensagens que informam os valores de moral durante a batalha.


A1.jpg

Comandos de Plugin: O script também possui dois comandos de plugin bem específicos. Ambos permitem passar para uma variável especificada o valor de um cálculo matemático feito a partir da diferença entre a moral da tropa inimiga e do grupo aliado.

  • Moral Diff( Troop - Party): armazena em uma variável a diferença entre a moral da Tropa inimiga e do grupo de aliados.​
  • Moral Diff (Party - Troop): passa para uma variável o resultado da diferença entre a moral do grupo de aliados e a moral da tropa inimiga.​

A2.jpg

Exemplo de uso: Um exemplo bem prático de uso desse script é fazer com que a tropa inimiga fuja caso perceba que sua chance de vitória é muito baixa.

A4.jpg

1 - O primeiro passo é usar o comando de plugin pra calcular a diferença entre a moral da tropa inimiga e do grupo aliado.
2 - Posteriormente é verificado se a diferença de moral é maior ou igual a 200. Se sim, a tropa inimiga escapa da batalha.

A5.jpg


 

Anexos

  • A2.jpg
    A2.jpg
    124,8 KB · Visualizações: 21
  • A4.jpg
    A4.jpg
    294,3 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Muito legal e útil essa ideia! Me fez lembrar dos tempos em que eu jogava Earthbound, e eu achava magnífico que depois que seu nível alcançasse um valor mais elevado, inimigos mais fracos, aos poucos, passavam a fugir de confrontos contra à sua party. Até hoje não sei porquê mais jogos de RPG não fazem isso... a exploração e backtracking se tornam menos maçantes quando você não precisa parar a cada dez passos para entrar num menu de batalha e enfrentar inimigos que morrem num único golpe.
 
Muito legal e útil essa ideia! Me fez lembrar dos tempos em que eu jogava Earthbound, e eu achava magnífico que depois que seu nível alcançasse um valor mais elevado, inimigos mais fracos, aos poucos, passavam a fugir de confrontos contra à sua party. Até hoje não sei porquê mais jogos de RPG não fazem isso... a exploração e backtracking se tornam menos maçantes quando você não precisa parar a cada dez passos para entrar num menu de batalha e enfrentar inimigos que morrem num único golpe.

Penso da mesma forma. Assim como eu, desconfio que muita gente não tem mais tanta paciência para batalhas randômicas que não possuem importância alguma para a história. Pior ainda é quando a batalha não é divertida ou não oferece desafio.

Pensando um pouco agora, eu tenho um script que evita que o jogador entre em batalhas dependendo do nível do seu grupo e do nível da tropa inimiga. Vou achar ele por aqui e se estiver apresentável vou postá-lo pro pessoa apreciar.
 
Voltar
Topo