🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

[MZ] Mundos Paralelos

Membro Membro
"Esto no me gusta"
Postagens
724
Bravecoins
1.824
index.php

Pog_ParallelWorlds
Play Demo (+downloads)

  • Plataforma: MZ - RPG MAKER
  • Atualização: 10/10/2020
  • Data de Criação: 13 / 09 / 2020
  • Versão atual: v.04
  • Autor: DadoCWB

parallel8.jpg
parallel9.jpg
parallel10.jpg


Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.

Contexto: Criar eventos para teletransportar entre mapas é algo bastante fácil no RPG MAKER MZ. Memorizar a posição do jogador para depois teletransportá-lo para essa posição também não é algo que envolve muita dificuldade. Porém tudo isso pode ser muito trabalhoso quando essa técnica for parte essencial do jogo.

Descrição: Este script automatiza rotinas de teletransporte para que o o desenvolvedor evite gastar tempo com esse tipo de rotina. Que tal fazer o seu jogador transitar entre mapas diferentes como acontece em jogos como Silent Hill e Legacy of Kain: Soul Reaver?

Configuração do script: Você precisará configurar 2 variáveis nas configurações do plugin:
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel.jpg


1. Saved Map: escolha uma variável do banco de dados para armazenar o último mapa salvo (memorizado).
2. Alernate Map: escolha uma variável do banco de dados para memorizar um mapa para o qual o jogador será teletransportado quando ele alternar de mapa.

Configurações de Mapa (ao carregar)
É possível configurar um mapa de jogo para que quando ele for carregado ele chame um evento comum do banco de dados. Isso pode ser muito útil quando se quer "ajustar" o mapa antes dele ser exibido na tela para o jogador.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel2-1.jpg


Neste exemplo, o evento comum número 4 é chamado após o carregamento do MAP003. O evento comum escurece a tonalidade da tela.
Isso é algo que pode ser feito com eventos no próprio mapa mas essa função leva vantagem por que ela é ativada sempre que o mapa carrega sem necessidade de usar interruptores. Outra vantagem é que você pode economizar 1 evento do próprio mapa.

Configuração do mapa alternativo

No jogo Legacy of Kain: Soul Reaver o jogador pode transitar entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Essa fato por sí só já enriquece o gameplay do jogo de uma maneira incrível! Em Silent Hill o jogador também é obrigado a jogar em dois mundos (o nosso mundo e o mundo sombrio). Se você deseja fazer algo parecido no RPG MAKER MZ, pode fazer isso usando dois mapas: um para o mundo dos vivos e outro para o mundo dos mortos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel3.jpg


O comando de plugin Alt gameVar Mapa permite que o desenvolvedor troque o mapa onde o jogador está por outro mantendo a mesma direção e posição do jogador. Para que isso aconteça sem problemas é preciso que os mapas sejam do mesmo tamanho e desenhados com bastante atenção.
Como funciona o comando de plugin Alt gameVar Mapa? Bem simples, antes de usá-lo você precisará configurar:

1) A versão "Normal" do Mapa com uma tag que faz referência para a sua versão alternativa.

2) A versão "Alternativa" do Mapa com uma tag que faz referência para sua versão "Normal".

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel4.jpg


3) Verifique se você configurou anteriormente (nas configurações de plugin) uma variável para memorizar o mapa alternativo de cada mapa:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel5.jpg


4) Defina o tipo de transição no comando de plugin:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel6.jpg


Outros comando de plugin:
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é parallel7-1.jpg


(0) Save Position: memoriza o ID do mapa e a posição do jogador no mapa (x, y e direção).

(1) Save Map/Position: Permite que o desenvolvedor salve uma coordenada (x, y e direção) de um mapa específico.

(2) Teleport to Map: Teleporta o jogador para uma posição especifica de um mapa previamente memorizado.

(3) Tp to Map reverse D: Teleporta o jogador para uma posição previamente memorizada. A direção do jogador após o teletransporte será a direção contrária à que foi memorizada.

(4) Alternate Map: teleporta o jogador para uma mapa especificado mantendo a mesma posição (x, y e direção).

(5) Alt gameVar Map: teleporta o jogador para um mapa configurado previamente nas configurações do mapa.
 
Última edição:
Voltar
Topo