🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

O que define "sucesso" para vocês?

Membro Membro
Postagens
102
Bravecoins
313
Motor de jogo
RPG Maker MV
Tema que me veio à cabeça agora há pouco
Vejo muitos devs tristes porque poucas pessoas jogaram os jogos deles e dizendo que o jogo foi um "fracasso" ou que não fez "sucesso".

Então, vamos debater... O que é sucesso para vocês? É apenas quando o jogo tem milhares de downloads e que todos os YouTuber querem jogar?
 
Essa... É uma palavra curiosa.
Vários interpretam de um jeito e muitos assimilam que fazer sucesso = conseguir muito dinheiro e/ou fama... Mas é muito mais que isso.

Sucesso é você conseguir terminar aquele seu projeto que estava empacado há muito tempo.
Sucesso é ver um fulano que tu nunca viu na vida jogar o que você fez e comentar sobre, mesmo ele tendo odiado o jogo. ("Ele detestou, mas finalmente alguém jogou meu bebê!" :Gamers_Rise_Up:)
Sucesso é ter êxito em realizar uma tarefa, seja o resultado bom, ótimo, perfeito ou só... Ok.

Não importa o quão bem você foi – Se você conseguiu, é sucesso.
Fama e dinheiro são bônus do seu esforço – Podem chegar do nada (não é impossível), mas se não chegarem e se você os quer tanto, persista e corra atrás deles. Mas como?

Divulgue o projeto para amigos, youtubers, fóruns & grupos de pessoas que curtem coisas parecidas; crie trailers e artes que despertem o interesse do pessoal; pergunte às pessoas que jogaram o que acharam do projeto e como melhorar; analise com cuidado e descubra como aquele jogo famosão fez sucesso e por que gostam dele; jogue, rejogue e deixe seu jogo mais agradável aos olhos e ouvidos...

E como dizem por aí: Venda o seu peixe.
...Não estou dizendo para vender todos seus jogos, mas... Vocês entenderam, o que quero dizer é – Deixe-o apresentável.
A primeira impressão importa dependendo do jogador que conhecer o projeto, então... Chegue chegando.

"Por que as pessoas deram bola pro tópico daquele jogo ruim ali e passaram reto pelo meu?"
...O tópico dele tava bonito e o seu só tinha um link de download.

Muitos se frustram porque a prioridade que querem alcançar é dinheiro e fama... E as vezes não conseguem, mesmo se esforçando. É uma coisa que acontece, mas não se desanimem. Tentem, tentem, tentem, tentem... E se der errado, experimente mudar de tática.
O gráfico tá feio? Melhore ou mude. Música tá ruim? Melhore ou mude. Tá maçante? Jogue, melhore ou mude, mas tente agitar as coisas.

Parece bobinho, clichê, simplista ou "fácil falar", mas é o que acontece. Só não desistam... Senão acabarão como eu, sem nenhum jogo postado até hoje kkkkkkkkkkkkkk

ACENDAM AQUELA CHAMA DE DETERMINAÇÃO DA PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊS BRINCARAM DE CRIAR JOGOS :midoria:
 
Acho que o @Matheus/Felps/Delayzado resumiu muito bem o que seria sucesso no nosso meio. Vou me permitir desenvolver meu pensamento a partir de suas palavras...

Pra mim, arte é comunicação. Arte é sobre transmitir uma ideia, um sentimento, um conceito.

Muito já se falou sobre a arte enquanto forma de produzir sentido do mundo, ou de organizar a realidade, mas eu vejo isso como um resultado tangencial; pra mim, a boa arte é a arte que fala, que transmite algo inclusive independentemente da vontade do autor.

Por isso, na minha concepção, ter sucesso é conseguir se comunicar. Ser um comunicador de algo. Eu vejo valor mesmo nos projetos não-finalizados; eu vejo valor nos projetos em desenvolvimento, jamais concluídos. Eles estão concluídos, de alguma forma; estão postados.

Às vezes, o projeto de jogo existe só para que exista o tópico do projeto de jogo em desenvolvimento, e nesse ato algo é comunicado: algo da obra, algo das potencialidades do RPG Maker enquanto ferramenta, algo do autor, que agora pode bater no peito e dizer: eu sou um produtor de jogos, também. Algo de um mundo desenhado pelo desenvolvedor, algo pelas suas vivências de infância com videogames...

Sucesso não é só dar um ponto final, porque isso fica fora do nosso controle. O ponto final é imposto à obra. Seja quando paramos de desenvolver, ou paramos de jogar um jogo já totalmente pronto. Sem falar que, por exemplo, League of Legends é um jogo de sucesso, sem dúvidas, mas é um jogo finalizado? O jogo sofre atualizações toda semana...é mais ou menos completo que The Witcher 3, por exemplo?

E sobre nosso meio em específico: o que mantém a Condado viva, outros tantos fóruns de RPG Maker pelo mundo afora, é um sentimento de empurrar os limites da plataforma e de pertencer a uma comunidade. Eu cansei de ver projetos que existem meio que só pra provocar a dúvida do espectador: "Dá pra fazer isso no RPG Maker?!"

Veja que o modelo de um post de projeto em desenvolvimento de RPG Maker é o mesmo tem pelo menos uns 10 anos: sinopse, personagens, screenshots...isso constitui uma mística em si, um objeto e um objetivo em si. Sim, videogame é arte, óbvio, mas eu vou além: um tópico de projeto em desenvolvimento é arte. Um tópico de projeto em desenvolvimento é capaz de comunicar.

Sucesso é participar de uma comunidade de desenvolvedores, sucesso é poder dizer que participamos, muito mais do que completar um jogo ou sequer ter alguém pra jogar. Sucesso é curtir o post dos outros e receber comentários. Sucesso é ser artista; ter sucesso é conseguir se comunicar. Óbvio, mais que isso: ter sucesso é ser compreendido.
 
Voltar
Topo