🤔 Para Refletir : "Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá." - Frank

O que Shawn Lane nos ensina sobre velocidade?

Membro Membro
Postagens
258
Bravecoins
158
Estava andando no Youtube tranquilamente, e me deparei com este vídeo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DhkbSBxPYcU[/youtube]

Para quem não entende bem inglês, vou dar uma ajuda. No vídeo, Lane dá uma guitar clinic em Radisson, e então um fã pergunta como ele desenvolveu sua mega velocidade. Então, (de certa forma), ele disse: "Bem, muitos guitarristas começam pegando frases tocando lentamente, e depois, vai subindo até chegar na velocidade da frase. O que faço, é justamente o oposto disto: eu toco na mesma velocidade (até além), mesmo que não consiga tocar perfeitamente e limpo. E com o passar do tempo, consigo o que eu quero, com menos tempo significativamente, ou seja, tocar na velocidade ideal, e bem limpo"
Achei isso interessante, e resolvi aplicar isto uma vez no violão, mas em situações bem diferentes. Fui aprender Clair de Lune (que originalmente é tocada em piano, em 60 BPM, e nunca mudei a velocidade em nenhum momento), eu mesmo transcrevi no decorrer do aprendizado, e ainda, em partitura! Demorei quase que 1 ano, porém na mesma velocidade. Mas me sinto muito orgulhoso disto, porque melhorei bastante minhas habilidades de leitura de partitura (tive que ler três pentagramas ao mesmo tempo) e desenvolvi uma técnica bem diferenciada em tocar algo que seria para o piano. Poderia diminuir o tempo de aprendizado? Sim, poderia ter aprendido em tablatura, com o vídeo, e já transcrita. Demoraria no máximo, 2 meses, uma única música!
Estamos falando de técnica, e quando não se tem tempo, temos que dribla-lo de alguma forma. E achei interessante isto, pois também apliquei na música Spread Your Fire do Angra, e é a mesma coisa, não demorei 2 meses, para tirar quase toda a música (o solo ainda é bem complicado, pois utilizo Economy Picking nesta parte). Aparentemente, pode dar certo para qualquer indivíduo. E você? Como tem o costume de praticar? Digite nos comentários o que achou da aula que Shawn Lane nos deu, ou até mesmo, aplique, volte, e diga-me como se saiu.
Passar bem...
 
Voltar
Topo