🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

Poste aqui seus Projetos que falharam!

Membro Membro
Postagens
162
Bravecoins
663
Boa noite, pessoal. Recentemente eu caí num "rabbit hole", e me tornei bastante obcecado por "lost media". Me refiro a "conteúdo perdido", ou que nunca tenha sido acessível ao público. Pode ser um longa metragem muito antigo, cujo rolo de filme tenha sido mal preservado e hoje é impossível de se recuperar, episódios cancelados de uma determinada série, músicas de artistas que faleceram antes de concluir um novo álbum, etc. Claro, jogos entram no mesmo critério, alguns nunca foram lançados, outros estão "praticamente" completos, mas nunca foram publicados pois não cumpriram o prazo de lançamento... dentre infinitos outros motivos. Dói um pouco imaginar que existam "pedaços" de mídia perdidos por aí que nem sequer sabemos da existência, alguns deles muito interessantes, por sinal!

Gostaria de dedicar este espaço para que os membros do Condado postassem seus projetos inacabados. Sim, sabe aquele jogo no qual você trabalhou duro, mas que apesar de seus esforços, não deu certo? Aquele projeto que você se envergonha? Ou até mesmo algo do qual você se orgulhe, mas outros projetos tomaram prioridade e você nunca mais pôde retornar a ele. Seria muito legal se você o postasse aqui (caso ainda tenha um demo ou executável) e comentasse o porquê de não ter dado certo, e o que você aprendeu com sua experiência trabalhando nele. Eu pessoalmente acho um desserviço não só ao desenvolvedor, mas à toda comunidade indie jogar fora conteúdo de tamanho valor didático!

Eu tenho um projeto assim, e o usarei como exemplo:

Tentei recriar o DOOM no Game Maker, no melhor da minha capacidade e conhecimento:


DOWNLOAD: 4.8 MB folder on MEGA

Caso alguns não saibam, é possível renderizar gráficos 3D no game maker, mas a engine prioriza a criação de jogos 2D. Não existem funções nativas para checar colisões tridimensionais, neste caso, é necessário programá-las você mesmo, ou usar plugins de terceiros (eu usei a DLL "p3dc" - Precise 3D Collisions). Meu principal problema foi com os projéteis das armas, cada "tiro" é uma entidade própria que utiliza uma função externa para localizar o eixo "Z" das demais entidades, e isso puxa MUITA memória! Em armas como a "super shotgun", por exemplo, que dispara múltiplos projéteis simultaneamente, o jogo chega a "engasgar" , com quedas absurdas nos quadros por segundo. Percebendo isso, eu desisti antes mesmo de programar o ataque dos inimigos, imaginando que se meus próprios tiros causam tamanho impacto na performance, seria ainda pior somado aos projéteis inimigos.

Se eu tentasse recriá-lo hoje, provavelmente tentaria sair da minha zona de conforto e me arriscaria com outra engine com melhor suporte à jogos 3D, ou se fosse para continuar no game maker, mudaria a colisão dos projéteis para uma alternativa "hitscan", assim como no DOOM original.
Mas e você? Possui algum projeto inacabado que serviu de aprendizado em sua jornada GameDev? Poste ele aqui! Vamos compartilhar nossas vergonhas e ponderar sobre "o que poderia ter sido".
 
Última edição:
Voltar
Topo