🤔 Para Refletir : "A pressa é a inimiga do grinding." - Moge

Quais são as chances da Condado e a Centro morrerem?

Membro Membro
Não existe impossivel no RPG Maker. Seja persistente e acredite!
Postagens
25
Bravecoins
53
Agora pouco eu estava procurando por comunidades de RPG Maker e achei muitas comunidades mortas mas entre elas uma me chamou atenção. Uma comunidade chamada Taberna RPG Maker. Porém, a comunidade estava abandonada desde 2016. Ninguém pisa naquela comunidade por anos.
E isso me criou uma dúvida:
Isso está longe de acontecer com a Condado e a Centro não é?
Quais são as chances da Condado e a Centro morrerem?
 
É uma pergunta bem estranha, já que ninguém aqui pode prever o futuro, mas tentarei explicar pelo lado do Condado:
Com o nome Condado Braveheart já são mais de 10 anos de atividade, marca que só as "mais fortes" conseguiram alcançar, então não vejo um encerramento das atividades ou "morte do fórum" como algo tão breve, ainda mais agora que estamos em um bom momento.
Sobre a Centro RPG Maker, eles são nossos parceiros e não podemos responder isso por eles, inclusive, peço que não mencionem nada sobre essa "possibilidade de fechamento" deles aqui, porque não iremos cultivar essa péssima cultura de desejar o mal ao próximo e quem o fizer estará sujeito a punições, portanto, maneirem nos comentários ou este tópico será fechado.
 
É uma pergunta peculiar .... bem, comecei na Reino RPG em 2009, depois migrei pra RPG Maker Brasil, até tentei me fixar pelas terras da Mundo RPG Maker e da Santuário RPG Maker, mas nunca consegui, questão de gosto pessoal, fui parar na Centro RPG até pegar as malas e viajar para a Condado Braveheart, onde estou até hoje.

Destas seis comunidades, as quatro primeiras estão extintas, não importam os motivos tão pouco a duração, ciclos começam e terminam, a condado braveheart tem uma década de vida e isso é uma puta bagagem para o site e para seus administradores, que saberão controlar os impulsos e o entusiasmo nas horas boas, como esta, e ajeitar a casa nas horas ruins.

Não se preocupe com o fim, preocupe-se com o que esta fazendo agora para ajudar a comunidade.
 
Todo site tem um começo, um amadurecimento e um fim, e se isso é verdade até para as grandes redes sociais como o Orkut, também é verdade para as comunidades makers que apareceram e desapareceram com os anos. A década passada foi uma época onde o RPG Maker estava em seu auge e muita gente usava a engine, e depois que o "boom" acabou a maioria das comunidades morreu junto com ele.

Tanto a Condado (com foco em gamedev no geral) quanto a Centro (com foco no RPG Maker) são comunidades bem maduras e com muitos anos de estrada, e dado o nível de atividade e interação atual acho que vão continuar existindo por muito tempo ainda. Também acho que a staff dos dois lugares é bastante comprometida com a comunidade, e vai continuar trabalhando ativamente para trazer o melhor pros membros.

Eu já fui daqueles que acreditava que o fim dos fóruns nacionais era inevitável e próximo, dada a quantidade cada vez menor de membros e de interação, mas de uns anos pra cá percebi que pensar assim era ficar preso no mero saudosismo, e que ainda tem muito chão a ser desbravado pela frente. Tivemos praticamente o dobro de movimento no Condado nesse ano em comparação com o ano passado, fizemos nosso maior evento de todos os tempos e tivemos mais apoio dos membros do que jamais esperávamos conseguir na nossa campanha de doações. Esse ano fez a gente perceber que tem muito espaço pra crescer ainda, e vamos continuar trabalhando duro para transformar o Condado em uma referência na cena nacional de desenvolvimento de jogos e expandir ainda mais em 2021.
 
Última edição:
Sei lá mano hauahau
Eu particularmente acho que a chance é bem grande, porque não estamos mais na era dos fóruns, há 10 anos atrás os fóruns e revistas faziam mais sentido, mas hoje tem formas tão boas quanto o fórum de se reunir e discutir jogos, como os grupos do discord. Eu participo às vezes das comunidades e leio a revista mais por nostalgia mesmo, porque tem anos de tutoriais espalhados pela internet já, e dificilmente tem algo exclusivo das comunidades. O que mantém as comunidades vivas é apenas a vontade dos membros de participar, se isso acabar, já sabe.
 
Sim, um dia irá morrer, mas até lá, existirá pessoas interagindo a ponto de não ocorrer tão rapido.

Mas uma hora as tecnologias se defasam, o conceito da comunidade muda, ls interesses passam a serem outros, as pessoas mudam, o tempo passa.

Então sim, um dia irá acabar 😅 mas até lá... Aproveite assim como todo mundo.
 
Voltar
Topo