🤔 Para Refletir : "Chamar o VAR é coisa do passado. Agora a gente chama o CONST e o LET." - Dr.XGB

Quem jogou o Clássico RPG Phantasy Star do Master System em português pela Tectoy?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
Olá meus amigos como vão!

sktenRP.jpg

Grande sucesso no mundo dos JRPGs, o Phantasy Star foi lançado para Master System em dezembro de 1987 no Japão, em 1988 para a Europa e Estados Unidos, e em 1991 no Brasil com textos traduzidos pela Tec Toy.​
Clássico indiscutível, Phantasy Star impressiona por ser bom em absolutamente todos os pontos: os gráficos são ótimos, ricos em animações, inimigos que se movimentam, cenários durante as batalhas (considerando que os RPGs da época tinham fundo preto), além de ser bem colorido e visivelmente esforçado e caprichado.​
Some isso a uma história relativamente simples para os padrões de hoje, mas envolvente devido ao carisma dos personagens; trilha sonora memorável mesmo se tratando de um videogame tão antigo; além de ter um nível de dificuldade “na medida certa” para os padrões da época.​
Vale dizer que a versão japonesa conta com um chip FM que deixava as músicas ainda mais sofisticadas que a versão ocidental. No entanto, é muito debatido na comunidade de fãs sobre qual trilha sonora é a melhor.​
E para nós, brasileiros, tivemos uma versão adaptada para o português pela Tectoy. A tradução ficou fiel ao texto norte americano, e a adaptação ficou boa, apesar de não ter acento nas palavras devido à impossibilidade de acrescentá-la nos dados do cartucho. No fim das contas, dá para entender todos os diálogos, e se envolver com a aventura de Alis.​
Talvez para muitos o jogo sofra com o “peso da idade”, pois faz quase 33 anos do seu lançamento original. No entanto, aqueles que amam um bom RPG japonês com batalhas em turno, e gostam de um jogo envolvente e divertido, além de querer conhecer um dos pioneiros do gênero, deveria experimentá-lo. Nota 10 em praticamente todos os pontos, Phantasy Star para Master System é uma lenda!​
Espero lançar ainda neste ano o Livro Estudando os Clássicos: PHANTASY STAR — Relembrando o melhor jogo do Master System que encantou o público brasileiro.
Diga lá, conhece o clássico jogo que fomentou o gênero JRPG?​


A Tectoy prometia uma jogatina de até 3 meses com Phantasy Star para Master System. Textos todos em português e muita diversão. Essa, veio da revista Supergame n°4 de 1991.​
 
Última edição:
Pelo que me lembro acho que joguei no master system e aventura que esse jogo me proporcionou foi gigante demais. Acredito que foi a partir desse momento que comecei olhar melhor para jogos de Rpg onde foi na mesma época que comecei aprender usar o rpg maker vx. Sem dúvidas é um clássico que marcou muita gente pela sua inovação.
 
Pelo que me lembro acho que joguei no master system e aventura que esse jogo me proporcionou foi gigante demais. Acredito que foi a partir desse momento que comecei olhar melhor para jogos de Rpg onde foi na mesma época que comecei aprender usar o rpg maker vx. Sem dúvidas é um clássico que marcou muita gente pela sua inovação.

Muito obrigado pelo comentário @AngeloNobre

Acredito que junto com Dragon Quest e Final Fantasy, ele é um clássico que ajudou muito em promover o JRPG para o Mundo. Além disso, o RPG Maker bebeu muito dos 3 jogos mencionados, ou seja, acredito que as comunidades devem muito aos clássicos... Valeu!
 
Meu 3ª livro: PHANTASY STAR
Relembrando o melhor jogo do Master System que encantou o público brasileiro
xm3A6YQ.jpg
Conteúdo do livro:
  1. PREFÁCIO
  2. FICHA TÉCNICA DO GAME
  3. HISTÓRIA, MECÂNICA, BASTIDORES, CURIOSIDADES
  4. ENTREVISTA COM OS DESENVOLVEDORES
  5. A LOCALIZAÇÃO DO GAME - TRADUÇÃO DA TEC TOY
  6. DIÁRIO DE BORDO
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  8. POSFÁCIO
  9. DEPOIMENTOS
  10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EM BREVE
 
- Phantasy Star de Master System é uma experiência de cair o queixo para sua época, já havia experimentado a série no Mega Drive, porem nunca tinha jogado a versão de Master System e graças ao Professor Bento, resolvi adiantar na minha fila de jogos retrô. Posso dizer que é simplesmente incrível.
 
Voltar
Topo