🤔 Para Refletir : "Refatorar o código é como usar inseticida: Elimina bugs." - Mayleone

RMMV - Andar livre estilo caranguejo

Membro Membro
Postagens
57
Bravecoins
102
Bom dia.
Estou precisando de ajuda para que alguns NPCs de inimigos meus andem livremente pelo mapa como caranguejos. Não podem andar nem pra cima nem pra baixo, somente nas para esq e dir (e diagonais.)
Obrigado se alguém topar esta empreitada. É para o jogo Dino Hazard.
 
Dê mais detalhes sobre o tipo de código que você queira. É para simular um jogo de plataforma dentro do RPG Maker, assim como o primeiro Zelda (NES) fazia quando o Link descia uma escada dentro de uma masmorra, como o seguinte vídeo ilustra?
Se for esse o caso, é teoricamente simples de se fazer se for apenas para algumas seções do jogo, e você pode fazer pelo próprio gerenciador de eventos.

Mas se seu objetivo for algo parecido com o sistema de batalha dos jogos da saga Tales of, vide o seguinte vídeo:
Então você poderá usar um plugin como este.

Mas de qualquer forma, eu não sou usuário do RPG Maker, então não tenho ajudar com detalhes.
 
Obrigado pela resposta! No jogo de RPG por turno #dinohazard , o jogador vê os inimigos como npcs no cenário à la Earthbound.

Alguns dinos são enormes, por isso só têm sprites de lado. Estes, ao invés de andarem nas8 direções (feito os menores) devem andar feito npcs de jogos Beat them up. Mas nunca pra cima e pra baixo, por conta da ausência destas sprites. Isto também altera a dificuldade do inimigo.
 
Obrigado pela resposta! No jogo de RPG por turno #dinohazard , o jogador vê os inimigos como npcs no cenário à la Earthbound.

Alguns dinos são enormes, por isso só têm sprites de lado. Estes, ao invés de andarem nas8 direções (feito os menores) devem andar feito npcs de jogos Beat them up. Mas nunca pra cima e pra baixo, por conta da ausência destas sprites. Isto também altera a dificuldade do inimigo.
Aaaah, nesse caso a solução é bem mais simples do que parece: ao invés de quebrar a cabeça tentando escrever um script pra esse específico problema, basta editar o spritesheet dos dinos maiores para que quando eles estiverem olhando para cima, o sprite carregando seja eles virado para a esquerda, e quando eles estiverem olhando para baixo, faça o sprite olhar para a direita. Se você teme que isso vá quebrar a dinâmica do jogo, relaxa que não vai não. Jogos como Paper Mario e Spores Creatures (do DS) se aproveitam bastante disso, vide:

Paper-Mario-3D-Land.gif

Paper Mario 3D Land

Spore Creatures
 
Seria o inverso do South Park? Brincadeiras à parte.
Imagino que você queira que apenas os dinossauros andem desta maneira, eu sei criar as condições por eventos, o que custaria muito tempo por ter de editar evento por evento.

É necessário saber o plugin que você usou pra dar movimento diagonal pra poder criar alguma solução em cima, se fosse apenas os movimentos cima/baixo e esquerda/direita não aconteceria mesmo.

O sistema de evento é apenas um temporizador que verificar as coordenadas X do evento, se o X ficar menor que ele mesmo 300ms depois forçaria o charset ficar olhando para esquerda e se ficar maior olharia para direita.
 
Seria o inverso do South Park? Brincadeiras à parte.
Imagino que você queira que apenas os dinossauros andem desta maneira, eu sei criar as condições por eventos, o que custaria muito tempo por ter de editar evento por evento.

É necessário saber o plugin que você usou pra dar movimento diagonal pra poder criar alguma solução em cima, se fosse apenas os movimentos cima/baixo e esquerda/direita não aconteceria mesmo.

O sistema de evento é apenas um temporizador que verificar as coordenadas X do evento, se o X ficar menor que ele mesmo 300ms depois forçaria o charset ficar olhando para esquerda e se ficar maior olharia para direita.

Olá, @DevWithCoffee ! Eu topo, sim! Meus animais são cópias spawnadas nos cenários igual earthbound. Então, não são muitos. Se você conseguisse programar pra um já ajudaria muito. Acho que são 5 espécies que terão este padrão de movimento. Vamos conversar por PM!

Abraço jurássico!
 
O sistema de diagonal é o do GALV. Ainda estou precisando solucionar isto.
Sugiro que faça esse pedido também no nosso discord na área de programação, provavelmente alguém lá saberá como ajudá-lo nessa questão. O caso é que muitos membros (muito competentes, em diversas áreas) de lá não acessam o fórum e você poderá ter um retorno mais breve se interagir diretamente com eles.
Em todo caso, deixei uma mensagem lá pedindo um auxílio para o seu problema, mas seria melhor que você mesmo o fizesse X3
 
Sugiro que faça esse pedido também no nosso discord na área de programação, provavelmente alguém lá saberá como ajudá-lo nessa questão. O caso é que muitos membros (muito competentes, em diversas áreas) de lá não acessam o fórum e você poderá ter um retorno mais breve se interagir diretamente com eles.
Em todo caso, deixei uma mensagem lá pedindo um auxílio para o seu problema, mas seria melhor que você mesmo o fizesse X3


Obrigado, @Jully Anne ! Vou ingressar no Discord de vocês agora. Que bom! Nem tinha pensado nisso!
 
Voltar
Topo