🤔 Para Refletir : "Não julgue um jogo pelo Title!" - FL

Sentimentos & Jogos

Membro Membro
Postagens
603
Bravecoins
367
Seja um livro ou um filme, jogos também nos proporcionam certas experiências que são captadas por cada indivíduo de formas diferentes ou no mínimo similares. Uma situação estressante dentro do jogo, que possa provocar raiva. Uma trilha sonora, que nos faça vibrar com alegria ou até mesmo uma cena triste, que nos faça chorar. Independente do que for, a interação humana com este tipo de mídia pode atingir níveis além.

Muitas pessoas formam algum tipo de laço exagerado por algum personagem/jogo e muitas vezes levam para o pessoal, e dependendo de suas experiências na vida real, acabam trazendo um impacto ainda maior neste tipo de pessoa. Também há o fato de o quanto o jogo nos deixa imerso, fazendo com que as emoções fiquem a flor da pele!

Como por exemplo, um jogo com uma atmosfera assustadora, deixando o jogador tão tenso que qualquer estímulo ambiente seria o suficiente pra tomar aquele susto:

[youtube]

Ou ainda um jogo com uma atmosfera melancólica, que constroem a narrativa e os personagens de forma cativante, só para lhe deixar aos prantos no final:

[youtube]

Claro, é uma reação natural, mas não dá pra negar que alguns jogos marcam a nossa vida e nos fazem sentir e descobrir um outro lado nosso. Seja quebrando a mesa de raiva ou inundando a casa de lágrimas! Mas e você? Qual jogo lhe provocou/provoca fortes emoções?

>.<# T_T :eek:hyes:​
 
Ver o Alanzoka chorando enquanto joga Finding Paradise só me faz querer mais ainda jogar o jogo. Ótima matéria sobre sentimentos nos jogos. Estou jogando Tomb Raider, e é incrível a capacidade que a Square Enix teve de transmitir ao jogador toda a tensão que a Lara experimenta durante sua aventura naquela expedição.

Ótima matéria, [member=546]Uddra[/member] ! o/
 
A primeira vez que uma narrativa me fez sentir uma coisa fora do jogo...Spoilers de Chrono Trigger à frente!

Quando o Chrono é desintegrado pelo Lavos e aparentemente morre. Seguido pela origem do Magus e a queda do reino de Zeal no mar...Aquilo me causou transtorno e incredulidade na frente do PC, tipo, o único jogo com história mais complexa que eu tinha jogado até então foi o Super Mario RPG, que sim, eu também fiquei meio triste quando no fim o Geno vai embora.
 
Esses tempos atrás eu venho jogando Nier: Automata - ainda não zerei nenhuma vez, mas cara, como esse jogo te faz sentir coisas.

A ambientação em si já é especial, mas a cereja do bolo pra mim foi a trilha sonora: todos os vocais são cantados em uma língua diferente, criada misturando fonemas de vários idiomas, o que deixa ela completamente ininteligível, mas ao mesmo tempo assustadoramente familiar. Com base na música e no contexto onde ela é tocada você consegue praticamente sentir o significado das palavras, por mais que isoladas elas não façam sentido algum.

[youtube]https://youtu.be/yOo8oJlWwnU
[/youtube]

(Claro, aqui falta o contexto, mas a música continua bonita mesmo assim :p)​
 
Obrigado por compartilharem, mas confesso que mal joguei os jogos que mencionaram auhshashu

Eu particularmente gosto muito de me envolver no universo do jogo, desde a trilha sonora e cada cantinho do mapa eu curto explorar. Death Stranding foi a mais recente experiência e rapaz... que experiência! Sem contar alguns probleminhas técnicos de gameplay, tudo naquele jogo foi incrível.

O aspecto da paternidade que é explorado no game é tão bom que me senti como um pai de verdade... e só quem jogou sabe do que eu estou falando. Aquelas cenas finais... meu amigo T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T T_T

Até mais _b
 
Chrono Trigger e a série Mother foram os que me mais me emocionaram.

Descobri Earthbound já no fim dos 20/30 anos de idade e foi como voltar à infância novamente.

Especialmente o 3 mexeu muito comigo, pois explora muito a perda de entes queridos.
 
Essa é fácil de responder.

Dark Souls II sem dúvidas me emocionou muito, a trilha sonora, o enredo e tudo mais. Sou o tipo de pessoa que pensa que tudo que existe, possui um significado, e bom, saber disso torna as coisas mais vivas. Eu, sem dúvidas alguma, demoraria muito tempo aqui citando vários pontos positivos e o porque de eu tanto amar esta franquia e em especifico este jogo, mas creio que se vocês jogarem, por mais que seja um jogo complicado, não irão se arrepender.

giphy.gif


Meu tema preferido de DSII

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=D8ShsHeYkeI[/youtube]
 
Oiiiiiiiin. Sou novo aqui no fórum. ☺

Well, nunca cheguei a chorar por causa de um jogo, mas uma vez fiquei bem emocionado quando vi há mto tempo uma gameplay de Undertale do Alanzoka.


Se você clicar e ver o vídeo, no tempo que marquei, provavelmente irá achar a cena bem "fraca", mas uma das coisas que me deixou meio na bad, foi porque eu estava acompanhando a gameplay desde o inicio, aí, além de estar por dentro de todo o contexto que levou àquela cena, também desenvolvi uma certa conexão com os personagens do jogo, bem como com a pessoa que estava fazendo a jogatina.

E é exatamente esse tipo de conexão que pretendo fazer no meu projeto que já estou trabalhando há algum tempinho. 🤪
 
kkkkk Esse Alan é engraçado. Se emociona com tudo.

Bom, no meu caso, há alguns dias atrás eu estava tentando jogar melhor no Apex Legends.
Mas, mano.... Pensa num jogo que me deixou irado. Me deixou com uma raiva danada. Pq os caras lá são bons e eu tava horrível, naqueles dias. Tava péssimo! Tava jogando muito ruim. Morrendo demais. E é impressionante como isso afeta a gente.

Mas depois eu percebi que eu tava agindo de forma meio besta com isso e decidi deixar pra lá. Agora jogo tranquilamente.
Mas realmente... Tem jogo que te faz entrar lá! Mesmo sem ser de realidade virtual.

Um jogo kabulozo que joguei tbm que foi um dos poucos que me fizeram ficar com medo em alguns momentos foi o Dead Space 2. Que jogo tenso, cara. Aquele deu medo.

Mas, pra mim, esse é um sinal de que o jogo é bom. Pq ele consegue transmitir esses sentimentos pras pessoas. Se a proposta do jogo é ser emocionante e não consegue fazer ninguém chorar, tem algo de errado com ele. Não concorda?

Gostei do tópico.
 
Acho que poucas mídias tem potencial para emocionar quanto o jogo. Isso por que fundamentalmente jogar geralmente provoca no jogador algum nível de imersão.

Tristeza: (1) Quando joguei FFTatics pela primeira vez. Apesar do jogo todo estar em Japonês senti uma profunda tristeza quando meu grupo teve um fim trágico. (2) O final de Halo Reach (x360) é épico e ao mesmo tempo tragico.

Euforia: Quem nunca comemorou um golaço no Fifa ou PES?

Medo: Eu já fique sem dormir depois de jogar Silent Hill. Jurei pra mim mesmo que jamais voltaria a jogar isso de noite quando estivesse sozinho em casa.

Depressão: Doko Doki: Literature club. Cara ... sei lá... o jogo é bom, mas se eu soubesse que era tenso do jeito que é eu não teria jogado.

Chorar de alegria: Me lembro até hoje do primeiro pentakill el LOl: Foi uma jogada 4x1 da qual eu achei que não sairia vivo. Eu estava de Lulu e jogando full suporte. E foi legal repetir o feito ano passado quando o jogo comemorou 10 anos.

Arrepio: (1) Até hoje me impressiono ao assitir a semi-final da Evo de 2004 entre Daigo e Justin, quando Ken defende TODOS os golpes do superart da Chun li levando a plateia ao delirio para em seguinda mandar o Justin pra casa com uma finalização incrivel. (2) Outro grande momento foi na final da Intel Extreme Master de 2013 quando Xpeke vence a partida para a Fnatic em cima da SK em um backdoor impressionante.

Dor: Quando jogo de Nida no Lol, as vezes eu fico com dó dos caras por causa das lanças que acerto. Principalmente quando acerto no no limite do alcance (quando o dano é maior).

Raiva: Jogando Nija Gaiden. Eu to pra ver jogo mais troll. Cara esse é um jogo que os caras fizeram pra te irritar mesmo. Nunca vi dificuldade mais absurda. Tem uma hora que vc cansa de morrer e vai fazer outra coisa da vida.

Rachar o bico de rir: Tarugoland e Rygar e os soldados do rei. Jogo feito em RPG Maker 2000 que renderambons momentos de riso.
 
Última edição:
Voltar
Topo