🤔 Para Refletir : "Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes." - InterPlay

Sugestão - Top Screens.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Membro Membro
"Castitatis Lilium"
Postagens
331
Bravecoins
789
Saudações Azulinas.

Venho trazer uma observação construtiva em relação ao tópico Top Screens, postado, creio eu, semanalmente.

Já é de um tempo que venho vendo que este tópico, que outrora era um dos principais das comunidades, vem recebendo atualizações bem abaixo do esperado e muito "específicas", que começam a me chamar atenção.

Dando uma olhada nos últimos três anos, o tópico teve as seguintes postagens

Tivemos 50 (Cinquenta) edições deste tópico, 30/11/2019 até 01/09/2021, e destas edições, levantei alguns dados:
1. existem só 8 projetos brasileiros e quarenta e dois projetos gringos.
2. Existem 34 projetos de fanmade, ou seja, sagas de jogos que já existem ou foram reimaginado por fãs.
3. Tem um projeto de 2009 (Dois mil e nove) nos tópicos, mas não tem NENHUM do BraveJam
4. O Número de jogos fanmades do mario é o mesmo que os projetos brasileiros (08)
5. O Tópico passou por 4 editores, são eles @FL @Gabs Tche @Eliyud e Kazzter, sem significativas mudanças.

Eu acredito muito que impulsionar projetos "de casa" seja da nossa comunidade, das vizinhas ou até mesmo projetos brasileiros é uma ótima maneira de estimular a criação e desenvolvimento de projetos, o Condado Review faz um bom trabalho nesse sentido, entretanto, o tópico de screens, ao meu ver deixou a muito tempo de ser uma dessas armas de estimulo e divulgação, uma vez que só há espaços para sonic's, marios e pokemons da vida.

Enfim, gostaria de deixar essas informações construtivas a visão dos queridos moradores do nosso adorado condado e na visão dos administradores @Jully Anne @Dobberman e @Lord Wallace para que sempre possamos melhorar nosso querido local.
 
Prezado, @SimonMuran .​
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por todo o tempo dedicado e os dados levantados. Foi um trabalho impecável.​
Contudo, antes de entrar no mérito da questão, gostaria de destacar que o Top Screens é uma iniciativa aberta, ou seja, qualquer um pode mandar uma screen com os dados do projeto para ser avaliado e posteriormente publicado. Apesar disto, grande parte do conteúdo é feito pelo nosso querido @FL , o qual teve o cuidado e carinho de dedicar parte do seu escasso tempo para jogar estes projetos, tirar, escolher e enviar as screen. Pode até não parecer, mas é um trabalho bastante delicado, que leva tempo e um tanto árduo de se fazer. Além dele, o Kazzter, o @Gabs Tche , o @Eliyud e até mesmo o @Lord Wallace já se dedicaram a alimentar o "banco de screens".​
Aproveitando o assunto, gostaria de deixar meu enorme voto de admiração ao @FL , não é de mais dizer que se não fosse por ele essa iniciativa já teria sido cancelada.​
Dito isso, esclareço que a homogeneidade das screens ocorre por esse motivo. Como há poucos colaboradores interessados em alimentar o banco de "screens" — o qual, mais uma vez eu esclareço que se trata de uma iniciativa aberta para qualquer um, membro da staff ou não — os interesses do maior contribuidor naturalmente acabam aparecendo mais vezes no decorrer do tempo.​
Ressalto que não há nenhuma espécie de favorecimento sobre as imagens enviadas pela staff ou pela comunidade, contudo, desde o seu lançamento, acredito que não houve nenhuma contribuição, até hoje, por parte dos membros para o Top Screens.​
Sendo assim, entendo a sua preocupação com o futuro desta iniciativa e já lhe aviso que a solução é simples: aumentar as screens do banco de dados.​
Caso tenha interesse em contribuir, basta mandar a sua screen para qualquer membro da staff por mensagem privada que ela entrará para o banco de screens. Claro, desde que respeite as regras do fórum e que seja uma foto tirada na sua jogatina, não retirada do google ou do tópico do projeto.​
Espero ter esclarecido a sua dúvida. Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos.​
Ademais, mais uma vez, agradeço pelo tempo dedicado nesta crítica construtiva.​
Abraço.​
 
Primeiramente, muito obrigado pelo seu feedback! No geral, eu concordo com a ideia de colocar mais jogos BR no quadro. Mas claro, seria tudo muito mais fácil se eu recebesse sugestões de quadros tupiniquins.

vem recebendo atualizações bem abaixo do esperado
Então, na minha primeira gestão, que durou mais de 100 edições, não atrasei um único dia (a vez que a CBH tava off não conta por razões óbvias). Vendo a queda de frequência e o quadro parado por um quadrimestre eu decidi voltar e as últimas 3 edições foram postadas por mim.

existem só 8 projetos brasileiros e quarenta e dois projetos gringos.
Hoje em dia tem uma quantidade de brasileiros que fazen o jogo e posta em inglês. Dessa lista que postou, você não contou 4:

Álom (esse é de um membro da CBH)
Roguelike (esse é da CRM)
Saint Seiya Etenity
Marvel First Alliance

Logo, ficam 12 brasileiros (50% a mais) e 38 gringos. Talvez tenha até mais, mas esses são os que eu lembro sem fazer uma pesquisa maior.

O Número de jogos fanmades do mario é o mesmo que os projetos brasileiros (08)
Eu contei 4 fanmades do Mario.

O Tópico passou por 4 editores, são eles @FL @Gabs Tche @Eliyud e Kazzter, sem significativas mudanças.
Estava planejando começar com screens 3D. A primeira seria a #175. Hoje em dia, não vejo mais motivo pra deixar os jogos 3D de fora.

é feito pelo nosso querido @FL , o qual teve o cuidado e carinho de dedicar parte do seu escasso tempo para jogar estes projetos, tirar, escolher e enviar as screen
Só um adendo Dobberman. Apesar de algumas screens terem sido tiradas por mim, não foram todas. Aliás, acho que foi menos de 20%. Isso sem contar as screens que eu chego a capturar frame de vídeo.

Algumas das screens que eu mesmo tirei:
EYOTvDM.png

a4sVEfA.png

JYZnmVQ.png

tMarv9N.png

oDaJTEL.png

WYqPdkv.png

ZqiZpAi.png

h68PbcG.png

7b0jxNk.png

Dito isso, esclareço que a homogeneidade das screens ocorre por esse motivo. Como há poucos colaboradores interessados em alimentar o banco de "screens" — o qual, mais uma vez eu esclareço que se trata de uma iniciativa aberta para qualquer um, membro da staff ou não — os interesses do maior contribuidor naturalmente acabam aparecendo mais vezes no decorrer do tempo.​
É +/- isso. Na verdade cerca de 90% das screens postadas por Gabs Tche, Eliyud e Kazzter foram escolhidas por mim. Eu costumo colocar mais screens dos jogos que eu jogo/vejo, mas também tento diversificar um pouco.

Dentre as screens que eu postei, apenas três foram indicações (#38, #67 e #170). Se não em falha a memória, cheguei a receber mais uma ou outra, mas estava abaixo do padrão de qualidade (essa régua não fui só eu que fiz).

Além disso, tem um outro motivo: Quando eu sai da staff (foi na #114, quando o Top Screens começou a ter um tópico por edição), eu deixei 26 screens guardadas pro restante da equipe postar, e orientei pra postarem em paralelo com screens escolhidas por eles e mais atuais. Eu imaginava que ficaria uns 50% deles, dai me preocupei bem pouco em colocar screens mais diferenciadas ou atuais. Só que acabou sendo uns 90% meus por causa de alguns problemas (basicamente falta de gente pra adicionar screens). Agora que voltei, pretendo colocar mais jogos atuais. Aliás, depois que eu sai mandei mais 2 packs de screens e o primeiro do último pack veio da Brave Jam (a screen #174 que será antecipada porque eu concordo com a sua sugestão).​
 
Última edição:
Também gostaria de aproveitar a deixa e parabenizar ao @FL pelo apreço, empenho e insistência no quadro. Só quem esteve por dentro da equipe sabe como era estar quase acabando a lista enorme de screens que ele já havia reunido, e de repente ele surgir das cinzas com mais um monte de screens.

Quanto ao quadro, o que eu posso dizer é que sempre faltou muito feedback dos membros. Pouquíssimas screens eram comentadas. Não havia a sensação de que o quadro era realmente valorizado. Isso acabava por desmotivar e dar a entender que o Top Screens não era tão importante assim. Mas, graças a feedbacks como este do @SimonMuran, meu querido elfo azulino, as coisas que fazemos de coração podem continuar sendo feitas de coração.

Mas é evidente que ninguém mais colocará o coração nesse quadro como o faz o seu idealizador, grande @FL !
 
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo