🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

Você é uma pessoa criativa? - Marcio Zeppeline [metáforas]

Membro Membro
Postagens
391
Bravecoins
0
Como vão todos!

Gosto demais das metáforas deste cidadão chamado Marcio Zeppeline, tanto é que as recebo semanalmente em meu e-mail e preciso conseguir, qualquer dia desses, ir a uma de suas palestras.

A que recebi ontem questionando se "Você é uma pessoa criativa?" tem tudo a ver com os makers que fazem proezas fantásticas no RM, pois se dão ao direito de arriscar!

=================================

estudar-2-sept.jpg

Redações de vestibular

Há lendas no vestibular que se perpetuam, principalmente quando se trata redação. Existem duas clássicas.

A primeira é uma lenda em relação à Fuvest: dizem que, em um vestibular qualquer perdido na relação espaço-tempo, o tema era o relógio e a maneira como ele nos escraviza. Um sujeito, então, no ápice de sua capacidade criativa, escreveu uma redação com tic-tac. Sim, tic-tacs ao longo das 30 linhas. Reza a lenda que hoje sua redação está pendurada em um quadro na Fuvest ao lado do busto de Napoleão.

A segunda lenda é relacionada ao vestibular da Unicamp, mais um perdido na relação espaço-tempo. O tema, naquela suposta ocasião, era a relação lápis/borracha. Mais uma vez, reza a lenda que o gênio escreveu um tempo inteiro com lápis bem calcado, apagou tudo e, no final, escreveu: "O que o lápis escreve, a borracha apaga".

Crie mais, resolva melhor

A criatividade é o degrau mais alto da sabedoria. Ter conhecimento técnico e teórico para resolver um problema é imprescindível. Resolvê-lo de forma mais rápida e com menos recursos é o diferencial competitivo que as empresas procuram em um profissional.

Mas não é só no mundo corporativo que a criatividade faz a diferença. Criar maneiras diferentes de brincar com seus filhos, por exemplo, farão com que você seja ainda mais admirado por eles. Surpreender a pessoa amada ou simplesmente encontrar uma forma diferente de se fazer faxina em casa pode lhe render muito mais do que meros elogios.

No esporte, a criatividade está sempre aliada às estratégias, já que não se pode burlar uma regra de jogo. Portanto, os esportistas ou times que criam estratégias diferentes sempre vão surpreender os adversários e tornar a vitória mais próxima.

Mas ser criativo significa, acima de tudo, estar disposto a arriscar. Estar disposto a errar ou a falhar. Nas redações acima - sendo mito ou verdade - os alunos se arriscaram a tomar um zero bem redondinho. Mas tiveram a coragem de tentar. E se tornaram lendas!

Arrisque-se mais. Seja criativo. Encontre formas diferentes de fazer seu cotidiano e resolver seus problemas. Além de colocar a cabeça para funcionar, pode ser que você ganhe com a economia de recursos - dinheiro, tempo, energia dentre tantos outros.

Troque o "porque sempre foi assim!" pelo "Por que sempre foi assim?" e encontre respostas diferentes!

Espero que você e sua família tenham um delicioso - e responsável - Carnaval. Seja criativo e divirta-se do seu modo.

Troque o "porque sempre foi assim!" pelo "Por que sempre foi assim?" e encontre respostas diferentes!

Marcio Zeppelini

===============================

Outras metáforas, para quem quiser ver:

Ser sustentável

Abs.,
 
Muito bom, Joe. Se não se importar vou divulgar no meu grupo de arte do facebook haha
Eu tenho um jeito de estimular minha criatividade na arte, onde eu tento criar "monstros" baseados nos objetos q estão ao meu ver. Eu sempre ando com um sketchbook kkk
Acho que muitas pessoas são criativas mas tem medo de demonstrar.
Esses conteúdos são muito interessantes, traga-os mais haha

Ps.: Nossa, eu to rindo muito dessas redações citadaa. Essa da borracha merecia nota máxima! Kkk
 
RyanKamos comentou:
Muito bom, Joe. Se não se importar vou divulgar no meu grupo de arte do facebook haha
Eu tenho um jeito de estimular minha criatividade na arte, onde eu tento criar "monstros" baseados nos objetos q estão ao meu ver. Eu sempre ando com um sketchbook kkk
Acho que muitas pessoas são criativas mas tem medo de demonstrar.
Esses conteúdos são muito interessantes, traga-os mais haha

Ps.: Nossa, eu to rindo muito dessas redações citadaa. Essa da borracha merecia nota máxima! Kkk

Como vai meu caro [member=3]RyanKamos[/member]!

É pra divulgar mesmo, fique a vontade!

Eu também tinha esse costume de andar com um apetrecho para fazer anotações e sempre que vinha uma ideia em mente, eu jogava ali. Hoje em dia na minha correria não dá mais, então quando o estalo surge eu faço de tudo para memorizá-lo, depois o lanço num rascunho e guardo na minha carteira para utilização posterior.

Já perdi muitas ideias boas, uma que lamento profundamente é a melodia de uma canção que me veio a mente quando terminei de escrever o terceiro capítulo do meu livro, muito tempo atrás. Imaginei a melodia, comecei a cantarolá-la seguidamente para tentar gravá-la, mas ela se perdeu. Não sou compositor, na verdade não toco nenhum instrumento, mas já escrevi mais de 100 letras de música, a maioria versões para canções estrangeiras, esse exercício eu faço desde moleque, com 16 anos. E também carrego em minha mente algumas composições originais que nunca foram gravadas, mas que de tanto eu as cantar, acabei por assimilando, veja que louco!

Abs.,
 
hahaha não é que ando com o sketch pra cima e pra baixo sempre. Só uso ele em casa ou na faculdade mesmo xD
Mas quando tenho ideias fora eu chego em casa e rabisco xD
Pra mim não precisa ser músico pra criar uma melodia. É um bom exercício também.
Às vezes também fico criando umas melodias na cabeça, mas nunca cheguei a pôr em prática. Um dia ainda gostaria de aprender afazer músicas ~
 
Voltar
Topo