🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Baú do Bento - Papo de Locadora

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.711
Bravecoins
427
Olá meus amigos como vão!


68cfFcv.png



Do tempo dos fliperamas, das locadoras de videogame, das revistas antigas... O projeto Baú do Bento promove resgatar toda aquela nostalgia dos videogames clássicos dos anos de 1980 e 1990.

Confesso que estava almejando criar um blog/site rudimentar, para escrever alguns textos/artigos referente a vivência que passei em progresso como jogador de vídeo games. Meu primeiro contato, além de jogar é claro! Foi o emprego na locadora de vídeo do meu bairro, os consoles que tive, revistas de games e claro as histórias que desfrutei ao lado de companheiros de joysticks. Mas sou apenas um véio contador de história com um sonho antigo, que é produzir conteúdo impresso sobre Retrogames. Por isso, vou utilizar esse espaço e iniciar o projeto denominado Baú do Bento.

Muito bem sem mais delongas, inicio com o tema: Papo de Locadora



IyZ6r94.jpg

Morram de inveja, meros mortais... Sim trabalhei por 3 anos numa locadora.


Na locadora, descobri os videogames, conheci grandes amigos, aprendi sobre a vida, trabalhei, e vivenciei histórias inesquecíveis. Era o meu espaço favorito no mundo. Um cantinho para encontrar com a turma, falar sobre as coisas que eu gostava e me divertir. As locadoras estiveram presentes em cada etapa da minha infância/adolescência, até o momento em que elas simplesmente desapareceram. Um pouco de história:

As Locadoras surgiram nos EUA aproximadamente no final da década de 70, oferecendo aluguel de filmes em fitas de videocassete (VHS). O modelo fez muito sucesso e, em pouco tempo, se espalhou pelo resto do mundo. Em seguida com o sucesso do Atari 2600, os comerciantes perceberam que os jogos de vídeo games também tinham um bom apelo, superando as expectativas.

Depois que conheci os famigerados Arcades (Fliperamas) tornei-me um viciado em jogos. Meu pai preocupado com minha atual condição... Comprou um Phantom System (há diversos clones do NES no Brasil) onde realmente comecei a frequentar as locadoras. Para maiores informações sobre clones do Nes recomento fortemente a série de documentarios denominado Paralelos feita com exclusividade para o site RedBull, dirigida e roteirizada por Hugo Haddad e Pedro Falcão.

Continuava frequentando os fliperamas, pois a ficha era mais barata do que jogar por hora ou alugar uma fita, mas no fim de semana a coisa mudava, eu e meu primo alugávamos geralmente 3 fitas para entregar na segunda-feira. Era mais ou menos assim: Tio! Chegou o Metroid? Ou Chegou o Contra? Ou Chegou o Mighty Final Fight? Chegou o Super Mario Bros 3? etc... Esse último era de vera especial para o que vós escreve!



O declínio do centro da diversão gamistica (ficou forçado!)


HAD05As.jpg

Não há sentido algum em jogar videogame sozinho, eu jogava com os meus camaradas...


Primeiramente os motivos que acarretaram o declínio das locadoras foram sem dúvida a pratica da pirataria de fitas e depois com a 5° geração de consoles, quando os sistemas começaram a utilizar mídias em discos. Lembro-me perfeitamente que tinha uns caras que vendiam o CD pirata do jogo pelo mesmo preço do aluguel ou até mais barato. Depois com a forte ascensão da mídia digital, as locadoras perderam completamente o sentido de existir. A mídia física esta em extinção? Muitos jogadores que possui conta na Steam de PC, por exemplo, tem vários jogos. Além disso, é mais barato que o disco!

Enfim, mesmo que as locadoras não voltem mais, elas deixaram ótimas lembranças para quem vivenciou seu auge na década de 90. As locadoras representam um simbólico período na vida de muitos jogadores.

Como foi sua experiência em alugar uma fita ou jogar por um tempo limitado em uma locadora?

 
Última edição:
  Infelizmente eu era muito novo pra aproveitar a época de ouro das locadoras, mas ainda pude curtir um pouco das lan houses que vieram depois. Por mais que os tempos tenham mudado e hoje em dia basta clicar em um botão pra ter um jogo novo em casa, sinto falta daquele ambiente bacana, daquela sensação boa de ir pra um lugar jogar algo novo lado a lado com desconhecidos (ou velhos amigos) e se divertir pra caramba. A única coisa que não sinto falta era o preço salgado hahahah

  Quem sabe essa ideia de juntar uma galera pra socializar e jogar não volte daqui uns tempos, uma mistura de bar ou café com uns videogames pra jogar me parece bem interessante.
 
Quem sabe essa ideia de juntar uma galera pra socializar e jogar não volte daqui uns tempos, uma mistura de bar ou café com uns videogames pra jogar me parece bem interessante.

Muito Obrigado pelo comentário [member=225]Lord Wallace[/member]!

Na minha cidade eu e alguns amigos criamos um Cine Clube e no momento estamos vendo/estudando os filmes do Mestre dos Diálogos Quentin Tarantino e futuramente vou tentar reunir o pessoal para dividir o sofá e jogar alguns rertôgames. Valeu!
 
Cara muito show parabéns tópico extremamente informativo, lembro-me dos anos 90 em que alugava jogos de SNES, num belo dia a locadora viu que jogos de SNES não davam muito certo e começaram a vender as fitas por 10 reais, ai acabei comprando uma penca de fitas originais por 10 reais, lembro de ter comprado o Kirby Super Star original kkkkkkk
 
Nossa, quanta nostalgia vendo essas imagens, parabéns pela iniciativa bento!

Eu não sou da época do lançamento do fliperama, mas joguei muito TKOF no shopping da minha cidade, era o único lugar que tinha fliperamas  descentes, eu particularmente adorava um jogo de futebol, por que ele vinha com uma bola pra você chutar, aquilo pra mim era o máximo da realidade que os jogos poderiam chegar, sim, eu era bem inocente! kkkkkkk

Me lembro de uma vez que organizei um campeonato de Street fighter 2, foi tão acirrado que se extendeu pra outros games, MK3, Futebol etc, era uma época boa.

Aliás, meu primeiro video game, Um Snes, veio de uma locadora, eu ia todo dia jogar em um "super nintendo slim" que tinha na locadora perto da minha casa, era diferente dos demais, por ser mais pequeno, leve e com menos botões, pensava que era a "nova geração" dos super nitendos, de tanto implorar meu pai resolveu negociar e comprar do cara.

De verdade, sinto falta daquela rotina, como você disse bento, esperar sexta feira 17:00 pra alugar a fita e passar o fds inteiro jogando com os amigos, pra mim também, a época das Lan Houses, onde geral se reunia pra jogar GTA Vice City, Mu, Ragnarok, havia muita interação social, era bem divertido, principalmente para a molecada nerd introvertida, ali, eles eram reis kkkkkkk

 
Apesar de na minha época existirem locadoras, nunca frequentei, pois não tinha nenhuma perto de casa na época que ainda não tinha video-game.

Antes de ter meu Polystation (NES clone), eu tinha um Atari, mas era muito mais divertido jogar fliperama no boteco lá perco de casa. Eu jogava Street Fighter (acho que o 2, apesar de lembrar do Vega loiro nele, talvez fosse o Zero 3?), e adorava um jogo chamado King of Dragons.

Depois que ganhei meu Play 1, eu sempre comprava os CDs piratas mesmo (achando que era original, por que o dono da locadora tinha uma "impressora de CDs" que a usava pra deixar o CD com a "estampa do original"). Eu ia na locadora só pra comprar um jogo e voltar pra casa mesmo. :XD:

Na época de Play 1, eu ainda tinha uns amigos que sempre se reuniam na casa de alguém pra jogar.
Sinto falta dessa interação de antigamente.
 
Nossa época dourada, quanta pancada já levei do meu pai, por que pegava o troco que ele me mandava no mercado e colava na locadora/fliper e ficava lá sem avisar ninguém, aí ele ia me buscar puto da vida!
Lembro quando apareceu o primeiro Play1 lá. Meu deus, mulecada ficava louca!

Nada se compara.
Nada.
 
Muito Obrigado pelos comentários [member=225]Lord Wallace[/member] [member=648]Cross Maker[/member] [member=756]SimonMuran[/member] [member=1673]CleanWater[/member] e [member=407]Rhit[/member]

Estava sem internet devido mudança para uma chácara e ainda vai demorar um pouco para voltar na ativa. Até mais!
 
Isso me lembrou quando um colega meu abriu uma "mini casa de jogos" na garagem dele, tinha um SNES, um Mega Drive, um Playstation e um "poderoso" Playstation 2 (a hora era mais cara nesse).
Em uma dessas jogatinas que conheci vários jogos legais da Nintendo, como Supe Mario All Stars e alguns da Sega, como Streets of Rage. No geral a galera só queria jogar futebol no PS2, era uma febre na época (meio que é hoje em dia ainda...).
 
Minha vida nos jogos começou nas locadoras através da pessoa que mais amo e admiro nesse mundo e, além dela, ia direto jogar com um grande amigo meu também.

Esse tópico é super nostálgico e me faz lembrar de muitos momentos especiais meus, mas com certeza uma alegria imensa de ter aproveita essa época e me divertido tanto. Peguei do SNES, Mega Drive até o PS2, apesar que já na era do PS2 a situação já ia decaindo e muitas locadoras estavam fechando ou dando lugar para as lan houses. Acabei conhecendo vários amigos por causa das locadoras ou ela me dava a oportunidade de levar alguém que nunca tinha jogado para se divertir e, assim, ter algo novo e especial a mais nas minhas amizades. Aaaaaaaaaaaaah, quanta saudade! Ah, além disso, meu tio também investiu nisso e assim que fechava ficava meus primos, uns amigos e eu jogando por lá uhAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHA

Também passei alguns apertos em uma locadora pois eu era menina e SEMPRE tava por lá jogando, além de que eu vencia desses serzinhos que me enchiam. Ah, fun fact sobre mim até hoje: Eu raramente me estressou com jogos e jogo super de boa qualquer coisa, mesmo quando o outro time/jogador/amigo ficam zuando e enchendo o saco (sério, eu fico rindo e deixando fluir pois uma hora cansam :v), mas no momento que me zoam por ser menina vem... Meu amigo, sai da frente que fico EXTREMAMENTE séria no jogo, coloco tudo que sei e muito mais só para pagarem a língua u.u
apesar que recentemente fiquei mad com um joguinho (depois de mais de década sem isso ocorrer), mas depois que vi a zuera e diversão dele voltei a ser a Nine jogadora zuera que só quer se divertir. Devo ter assustado dois amiguinhos, mas yo los amo, [member=230]Cronus[/member] [member=506]Pet[/member] s2

Mas é isso :3

Parabéns pelo tópico, Professor! Traga mais coisas do Baú!  :Beijinho2:
 
Fiquei um ano e meio sem internet trabalhando num sítio do meu tio com agricultura familiar ( que é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma). Depois desistir e decidi estudar programação e espero voltar a lecionar depois que essa epidemia acabar. Por isso, estou com tempo e gostaria de voltar com esse projeto: escrever sobre minhas experiências com os vídeos games. Já estou escrevendo e pesquisando novos temas. Quem sabe não escrevo um livro. Logo vou publicar outro artigo do projeto Baú do Bento. Abraço!
 
rapaz, gostei muito do post!
lendo ele bateu aquela bad, pois tbm vivi bem essa época de locadoras e fliperamas, inclusive, eu cheguei a alugar Cd de Ps1 em uma locadora do meu bairro, e lembro de comentar com meu primo sobre esse assunto, pois pagamos 3 reais para alugar um cd, ficávamos morrendo de medo de riscar o cd, pois a locadora falava q riscasse, éramos obrigados a comprar o cd hahahhah
dai apareceu os primeiros "camelos" vendendo os cd pirata por 5 reais, compensava bem mais. kkkkk

lembro tbm das inúmeras vezes que aluguel jogos para o meu mega drive, e da tristeza que éra alugar um jogo que tinha uma capa maravilhosa, e um gameplay horrendo kkkkk

Acho q a vez mais marcante, foi quando aluguel "the Immortal" e "shadow blasters", me apaixonei por the immortal, e odiei o Shadow blaster, infelizmente na época não consegui passar da segunda fase do the immortal, meu inglês não ajuda nada kkkkk.

A uns anos peguei pra jogar o shadow blaster e relembrar se ele realmente éra tão ruim, eu zerei ele depois de adulto, e mudei de opinião, o jogo é bacana, mas não tinha como ele competir com o maravilhoso "the Immortal".

me empolguei aqui, compartilhando esse "Causo" kkkkk

Forte abraço e Keep on Rocking!
 
Última edição:
me empolguei aqui, compartilhando esse "Causo" kkkkk

Muito Obrigado pelo seu depoimento @juniorcjbj

Me ajuda muito para minha pesquisa...

Já escrevi mais cinco artigos como este tema e estou escrevendo um livro sobre COMO ERA SER GAMER ANTES DO ADVENTO DA INTERNET abordando um período de 1990 até 2000.
 
Minha idas à locadora para jogar Secret of Mana e Art of Fight 2 são saudosas. Curioamente a "locadora' era a garagem de um cara que devia te runs 19 0u 20 anos e tinha 2 SNES e um MEGA. Nessa época eu tinha um Master Ssyetem.
Quando adquiri um PS1 deixei de ir àquela locadora e passei a alugar cds para jogar. Interessante é que os cds a disposição para locação eram piratas (coisa que nem me passava pela cabeça).
 
Voltar
Topo