🤔 Para Refletir : "Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!" - Core32

Controles USB no Linux

Membro Membro
Postagens
656
Bravecoins
36
Não consigo fazer isso funcionar no Linux de jeito nenhum.

Alguém aqui já fez isso? Poderia me ajudar?

Estou usando a versão 1.4 do GM.
 
HermesPasser comentou:
Eis umas perguntas básicas:
1 - o problema ocorre só no game maker ou no Linux?
2 - qual é o controle?

Hehe, realmente esqueci de detalhar o problema. Valeu por me lembrar [member=1330]HermesPasser[/member] !

Bom, vamos lá!

1 - O problema ocorre só quando tento rodar o jogo no Linux. O jogo não reconhece o controle ligado. Outros jogos de Linux que testei funcionam com controle normalmente.

Quando rodo o jogo no Windows, o jogo reconhece o controle ligado e funciona normal. Portanto, não estou sabendo configurar alguma coisa pra esse controle funcionar no Linux também.

2 - Uso dois controles pra teste no momento, da Multilaser. Um no formato de Playstation 1 e outro no formato de Xbox 360, mas ambos são D-Input.
 
Não uso o GM a uns anos então sinto que não tem muito mais que possa fazer para tentar ajudar, mas tenho mais uma questãozinha que esqueci de colocar acima: qual a sua distribuição? Até onde sei o GM foi projetado para rodar no Ubuntu.
 
[member=1673]CleanWater[/member] conhece alguém que tenha um Ubuntu e controle para testar se não é algum problema com o seu? Deixe um link aqui para o projeto que talvez alguma alma bondosa faça o teste.
 
HermesPasser comentou:
[member=1673]CleanWater[/member] conhece alguém que tenha um Ubuntu e controle para testar se não é algum problema com o seu? Deixe um link aqui para o projeto que talvez alguma alma bondosa faça o teste.

Cara, não é isso. Já joguei outros jogos de GM:S no Linux, que tem suporte a controle, e funcionou perfeitamente.

Tem alguma coisa que não estou sabendo fazer. Da última vez que testei, o GM tava reconhecendo "meu mouse como controle". :eek::

Não sou usuário assíduo de Linux, só uso pra testar os ports mesmo. Tem algo na arquitetura do OS que é diferente do Windows, por isso não sei o que há de errado no meu código que ele não "encontra" o controle no Linux.
 
HermesPasser comentou:
Se este é o caso então procure por alguns códigos de exemplo disso funcionando no linux e faça o teste.

Já procurei, não achei nada próprio para o Linux. Parece que não tem muita gente interessada em produzir conteúdo pro Linux, os poucos tutoriais que achei são de outras engines, como Unity.

Tem um vídeo em inglês do GM também, que não resolveu meu problema. :XD:
 
Qual Index você tá usando pro gamepad?
No Windows o Index 0 é identificado automaticamente como um Xbox Controller(acho que do 1~4 na verdade). Sendo assim, caso o controle seja um Dualshock, ele no Windows é atribuído ao slot 5+.
Porém no Linux não há essa diferenciação e todo e qualquer controle começa a contar a partir do Index 0 normalmente.

So, você pode usar as funções gamepad_is_supported e gamepad_is_connected pra ter certeza que o controle tá sendo detectado e em qual slot ele tá atribuido, respectivamente.

EDIT:

Caso queira saber como o OS tá categorizando o controle você pode usar a função gamepad_get_description que vai retornar a descrição do gamepad(por exemplo: PLAYSTATION(R)3 Controller).

Vale deixar de nota que emulador de controle altera esse resultado.
 
Obrigado [member=1052]Kawthar[/member] !

Pro X-Input, estou usando o index 0. Mesmo assim, em alguns testes, o jogo "reconheceu" o controle, mas o controle não funcionava. Parece que o OS tava registrando outra coisa ligada no USB como o gamepad. Fiz esses testes em uma VM.

Eu descobri que o jogo tava reconhecendo "um controle" por que vi, que na tela de configuração de gamepad que criei, tava registrando como se tivesse um X-Input conectado.
 
[member=1330]HermesPasser[/member] [member=1052]Kawthar[/member]  passando aqui só pra avisar que consegui resolver o problema!

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda de vocês! :XD:
 
Voltar
Topo