🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

[Loose Leaf] 4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens

Membro Membro
Pixel Art 💘
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

4ª LIÇÃO: USANDO A INFLUÊNCIA DE CORES PARA CRIAR IMAGENS

 Se você estudou design e outras coisas relacionadas, talvez já tenha aprendido que as cores dão uma imagem apropriada às pessoas. A imagem da cor se torna imagem de pixels. Embora haja algumas diferenças dependendo da pessoa, eu não acho que tenha alguém que se lembre de escola juvenil como amorosa, cheia de raios de luz em cores assustadoras. Por outro lado, é possível usar isso como um efeito, então quero estudar o poder da cores na imagem.
 Como é apenas uma teoria, não há nada que diga: "isso é necessário". Por fim, o que se deve confiar é a sensibilidade do próprio desenhista. Por favor, lembre-se disso como conhecimento.​


Gic5bFl.png

 Aqui, eu trouxe uma parte da paleta que criei da última vez. Essas cores têm um "peso" imaginário e há diferenças de "tamanho" entre elas.
 À medida que as cores se tornam mais escuras, o "peso" aumenta. Se você me perguntar qual parece mais leve, o marrom à esquerda ou o amarelo à direita, você não acha que o amarelo parece mais leve de alguma forma?
 À medida que as cores se tornam mais claras, elas parecem se expandir. Você pode ter ouvido que roupas pretas fazem você parecer mais magro, enquanto roupas laranjas fazem você parecer mais gordo. É pelo mesmo motivo. Cores claras parecem maiores à primeira vista, mesmo que o tamanho real seja o mesmo.
 Explicar por que as cores podem parecer maiores ou mais pesadas fica um pouco complicado, então não vou entrar em detalhes. Não é relevante para desenhar pixel arte. Lembre-se apenas de que "cores claras parecem leves e expansivas" e "cores escuras parecem pesadas e compactas".​

gHFezzt.png



ueUO7me.png
g0a2e9V.png

 A próxima coisa que quero que você lembre é a "temperatura" que as cores transmitem. Isso é facilmente imaginável, pois é exatamente o que se chama de "cores quentes" e "cores frias". As cores frias são principalmente as azuladas, que mesmo sendo claras, transmitem a sensação de "frescor", "refrescante" e "frio". Já as cores quentes são o vermelho e o amarelo, transmitindo a ideia de "calor" e "quentura".​



xMGydRe.png

 Para uma explicação mais simples, o azul representa o inverno e o amarelo representa o verão. A primavera, que é verde, ocorre entre o inverno e o verão. O outono, que é marrom ou roxo, ocorre entre o verão e o inverno. Se você sempre tiver essa imagem em mente, poderá transmitir a imagem desejada para quem está vendo.​



B9co6jy.png

 Vamos aplicar a imagem à paleta criada. Os números são os códigos das cores na paleta.
 Esta cor é marrom, então a temperatura que ela transmite é "outono", uma cor que não é quente, mas também não é extremamente fria.
 Se desenhar tijolos com base na cor da moldura azul-clara, terá uma sensação de peso devido à cor pesada. Por outro lado, se usar a cor da moldura verde, ficará muito mais leve. Aqui, como estamos usando cores quentes, a sensação de calor é maior quanto mais brilhante for a cor. Também é bom usá-lo para representar onde a luz está brilhando. Não se esqueça que as pessoas têm a imagem de que onde a luz está brilhando é quente.
 Combinando esses três elementos, você pode criar um material versátil. Não é necessário usar exatamente quatro cores ou torná-las muito escuras. Em termos de imagem, acho que é melhor deixar-se levar pela sensibilidade, como um pouco mais sombrio ou mais leve, para obter um bom resultado.​



gPAZ3ED.png

 Se o desenho acima for substituído pelas cores frias, ficará como abaixo.​



RhMYXfX.png

 Deverá sentir "frio" em vez de calor. Dá a sensação de ser recomendado para um palácio de gelo ou uma masmorra subterrânea.​


■ Minha Recomendação ■
"Colorist: A Practical Handbook for Personal and Professional Use" da Kodansha
Escrito por Shigenobu Kobayashi, editado pelo Japan Color Design Research Institute, Preço: 1.648 ienes

Este livro é altamente recomendado para quem quer obter conhecimento sobre cores. Contém palavras de imagens delicadas, nobres e as cores correspondentes, então gostaria que as pessoas que desejam adquirir um senso de cor o lerem. O tamanho do livro é pequeno e é satisfatório poder abri-lo com uma mão.​

 
Última edição:
Voltar
Topo